Início » Notícia » Alunos podem ser obrigados a aprender a planejar gastos
Rio de Janeiro

Alunos podem ser obrigados a aprender a planejar gastos

Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Alunos podem ser obrigados a aprender a planejar gastos
Estudantes podem ter aulas de educação financeira (Fonte: Reprodução/Portal Exame)

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tem até esta terça-feira, 24, para aprovar ou vetar um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da educação financeira para alunos do Ensino Médio das escolas estaduais.

Caso o projeto seja sancionado, os alunos vão aprender lições de finanças pessoais, incluindo como planejar gastos, poupar e investir. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Conhecimentos necessários

Durante a apresentação do projeto, o deputado José Luiz Nanci (PPS) argumentou que esses conhecimentos são “necessários ao exercício de qualquer profissão e também ao bom desempenho da vida doméstica”.

Em entrevista ao jornal O Globo, a professora de finanças Sheila Maia diz que o projeto pode incentivar os jovens a falar sobre dinheiro com seus familiares, o que ainda é incomum na sociedade brasileira.

Fontes:
O Globo - Educação financeira poderá ser obrigatória nas escolas do Rio

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. sujeito oculto. disse:

    pode ser uma boa, mas tambem nesta aula seja inserido de como ganhar seu dinheiro do jeito certo,ou seja, fruto do seu trabalho. não com falcidade, querendo fazer uso da sua posição social, se apossando de algo que não lhe pertence. A ser honesto. Homem de verdade

  2. Francisca das chagas ferreira da silva disse:

    Caros leitores o que o governo deveria estar preocupado é em colocar no ensino, deveria ser a matéria de como o cidadão faz para mover ações contra os governos que fazem mal uso do dinheiro público.Quem tem que ir pra escola são eles os politicos que gastam todo o dinheiro dos impostos ninguém sabe em que nem onde,a saúde é um causo, a educação um horror,a segurança um terrorismo, as estradas ninguém ver asfalto, trasporte uns calhau.
    Não sei de quem foi essa ideia,mas com certeza não é os alunos que precisa fazer economia não são os politicos cara de pau.

  3. jorge luiz ponce cardillo disse:

    É um projeto de tanta importância que deveria ser aplicado em todo o País. Outros projetos que teriam grande utilidade são a educação de trânsito, política e cidadania.

    Os desafios serão qualificar os professores e tornar a educação financeira atraente para os alunos.

  4. Prof. Silvio Ribeiro disse:

    A senhora Francisca das chagas ferreira da silva está um pouco equivocada na exposição de sua opinião.
    Pura utopia pensar que os políticos que legislam em causa própria, acatarão suas sugestões.

    O projeto em pauta é importante e deveria ser acrescentado para aulas de ética, cidadania, humanismo e atualidades.
    Os alununos deveriam estudar o Código Civil, na íntegra, incentivando os jovens a tomarem consciência da sua responsabilidade social para tomarem as rédias e mudarem a realidade em benefício da nação.
    Chega de alienação, omissão, consumismo e conformismo por parte dos jovens.
    A escola tem grande responsabilidade na formação dessa conscientização, pois os pais estão mais preocupados com a novela e o futebol.
    Para os políticos, quanto mais alienação, melhor.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *