Início » Economia » Internacional » Americanos culpam Trump por paralisação no governo
PESQUISA

Americanos culpam Trump por paralisação no governo

Em pesquisa feita pela Reuters, 47% apontam Trump como culpado pela paralisação, provocada por insistência do presidente em destinar US$ 5 bilhões para construção de muro na fronteira

Americanos culpam Trump por paralisação no governo
Apenas 35% dos entrevistados relataram apoiar a inclusão dos recursos para o muro (Foto: Flickr/Michael Vadon)

A opinião pública americana vem culpando o presidente Donald Trump pela atual paralisação do Congresso. É o que aponta uma pesquisa feita pela Reuters/Ipsos, divulgada na última quinta-feira, 27.

Na sondagem, a maioria dos entrevistados (47%) afirmou considerar Trump responsável pela paralisação. Os democratas ficram em sefundo lugar, sendo considerados culpados por 33% dos entrevistados, seguidos dos parlamentares republicanos, apontados como culpados por 7% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de dezembro, após o início da paralisação, decretada à meia-noite do dia 21 dezembro, por falta de um consenso sobre o orçamento de 2019.

A paralisação foi provocada por uma exigência de Trump de destinar US$ 5 bilhões do orçamento – proposta fortemente rejeitada por democratas e alguns republicanos. Apenas 35% dos entrevistados na pesquisa Reuters/Ipsos afirmaram apoiar a inclusão dos recursos para o muro e 25% disseram apoiar a paralisação promovida por Trump devido a essa questão.

Em seis dias de paralisação, os impactos ainda são moderados, em parte por conta das férias de cerca de 800 mil servidores federais diretamente afetados. Porém, o quadro pode mudar em breve. Algumas agências do governo têm notificado a população sobre interrupções nos serviços.
No Capitólio, parlamentares se reuniram para tratar do assunto, mas nenhum acordo foi fechado. A falta de urgência alimenta os rumores entre analistas de que a paralisação pode seguir no mês de janeiro.

Fontes:
Reuters-Norte-americanos culpam mais Trump por paralisação do governo, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *