Início » Brasil » Política » Autor de ataques na Noruega quer audiência pública
Atentados

Autor de ataques na Noruega quer audiência pública

Jornal local informou, no entanto, que audiência será fechada, sem a presença da imprensa

Autor de ataques na Noruega quer audiência pública
Homenagem às vítimas do duplo atentado (Fonte: Reprodução/A Bola)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O suposto autor do duplo atentado que deixou pelo menos 93 mortos na Noruega, Anders Behring Breivik, estará presente em um tribunal nesta segunda-feira, 25, a fim de explicar os motivos que o levaram a cometer os ataques.

Leia também: Primeiro-ministro lamenta morte de noruegueses
Leia também: Suspeito de abrir fogo contra jovens na Noruega está preso

O norueguês, que assumiu a autoria dos atentados em interrogatórios policiais, quer que a audiência seja pública para transformá-la em uma tribuna para os ideias que defende e também quer comparecer vestido de uniforme.

Audiência será fechada

Um jornal local informou, no entanto, que a audiência será fechada, sem a presença da imprensa. Anders Behring Breivik, de 32 anos, considerou sua ação “atroz, mas necessária”. O norueguês, definido como um fundamentalista cristão e ultradireitista, disse para seu advogado que agiu sozinho na explosão de um prédio público na capital Oslo na última sexta-feira, 22, que deixou pelo menos sete mortos, e ainda que matou pelo menos outras 86 pessoas a tiros na ilha de Utoeya também na sexta, onde acontecia um encontro para a juventude do partido governista.

Anders Behring Breivik foi preso pela polícia logo após os disparos, sem oferecer resistência. Neste domingo, 24, o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, considerou os ataques como “a maior atrocidade” vista pelo país — considerado um dos mais seguros do mundo — desde a II Guerra Mundial.

Homenagem às vítimas

Um manifesto de 1.500 páginas de cunho xenófobo e neonazista atribuído a Breivik revela que o duplo atentado já estava preparado desde 2009.

A Noruega parou nesta segunda-feira com um minuto de silêncio ao meio-dia (7h em Brasília) para homenagear as vítimas do duplo atentado.

Fontes:
Euronews - Autor dos atentados quer audiência pública
Veja - Autor de atentado verá juiz sem a presença da imprensa
O Globo - Autor dos ataques na Noruega, que escreveu manifesto 'neonazista', quer ir fardado à audiência de hoje em tribunal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    O atentado da Noruega revela que a presunção de nações pacíficas e sem maiores conflitos sociais acabou. Doravante será implantado um trabalho de inteligência para perscrutar certas opiniões na sociedade e investigar a vida pessoal de cidadãos inocentes. É o preço que teremos que pagar para viver em paz? Esse caso vai ficar na mídia por muitos anos, uma vez que o assassino não tem um comportamento padrão para o seu caso. Normalmente, eles se suicidam ao serem rendidos, comprovando um horror e culpa pelo ato praticado.

    Anders BB não é deste tipo. Ele não sente culpa e ainda acha que tem uma mensagem para dar ao mundo. Acho que estamos na presença de uma psicopatia das mais cruéis — mas ao mesmo tempo nossa velha conhecida –, porque elevada à petulância política. Adivinhem com quem ele se parece quando se propõe a trucidar adolescentes indefesos em nome de ideais políticos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *