Início » Brasil » Política » ‘Baixo clero’ vai presidir Câmara outra vez
Legislativo

‘Baixo clero’ vai presidir Câmara outra vez

Ex-metalúrgico gaúcho Marco Maia (PT) é praticamente candidato único ao posto

‘Baixo clero’ vai presidir Câmara outra vez
Marco Maia deverá ser eleito presidente da Câmara nesta terça (Fonte: O Globo)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um novo racha no PT vai resultar em uma nova eleição de um parlamentar do chamado “baixo clero” para a presidência da Câmara dos Deputados. É a segunda vez que isso acontece em seis anos.

O ex-metalúrgico gaúcho Marco Maia (PT) deverá ser eleito presidente da Câmara nesta terça-feira, 1º, com mais de 400 votos, segundo previsão dos líderes partidários. Ele é praticamente candidato único ao posto, uma vez que seu “concorrente” é Sandro Mabel (PR-GO), que não tem o apoio sequer do próprio partido.

Berzoini liderou ‘rebelião’

Marco Maia ficou com a vaga da candidatura petista após correr por fora na disputa entre os “medalhões” Cândido Vaccarezza, líder do governo, e Arlindo Chinaglia.

Vaccarezza apareceu como favorito, mas o deputado Ricardo Berzoini, insatisfeito com as nomeações para o ministério de Dilma, e Henrique Fontana articularam a concentração dos votos que seriam de Chinaglia em Marco Maia, fazendo com que este vencesse a disputa interna do PT. 

O PMDB, que tem acordo com o PT para o revezamento entre os dois partidos na presidência da Câmara, se encarregou de garantir o apoio dos partidos de oposição ao nome de Maia, e assim a eleição de mais um político do “baixo clero” para o cargo, depois de Severino Cavalcanti, em 2005, é dada como certa.

Na verdade, Marco Maia já ocupa o cargo desde o dia 17 de dezembro do ano passado, após a renúncia de Michel Temer, que viria a assumir a vice-presidência da República do governo Dilma.

Leia mais:

Sarney quer ser reeleito presidente do Senado

Os novos parlamentares a serem empossados

Fontes:
Estadão - Mais uma vez, comando da Câmara ficará com baixo clero

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Nosferatu Gomes disse:

    Com o baixo clero mandando no Congresso e a camarilha do PT ocupando cada vez mais cargos no governo dilmais, a volta do Delúbio e do Genoíno, fica confirmado que Deus, infelizmente não é brasileiro. Até quando teremos que aguentar o pior da sociedade brasileira nos governando, onde estão as “zelites” criativas deste país, que se deixam governar por este pessoal com cheiro de corrupção?

  2. Markut disse:

    Baixo clero. Se você imaginar o quanto de pejorativo há nisso!
    Veremos mais um pelego sindicalista procurando fazer cobiçada carreira política? Já não bastou um para vermos o quanto isso se distancia do Político (com P maiúsculo)?
    Se já a escolha direta do eleitor é péssima, pela sua ignorância, imagine-se os flibusteiros do poder!

  3. Peter Pablo Delfim disse:

    Que estúpida aberração. Desde quando o Deputado Marco Maia é do “baixo clero”? Como não ridicularizar matéria tão inconsequente? Certamente alguém desconhece o que seja Brasilia, onde fica, pra que lado é. Que coisa mal intencionada!!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *