Início » Notícia » Brasil terá mais cinco mil vereadores após eleições
Mais do mesmo?

Brasil terá mais cinco mil vereadores após eleições

Aumento do número de vereadores no intervalo de quatro anos será de 10%

Brasil terá mais cinco mil vereadores após eleições
Brasileiros vão eleger nada menos do que 56.818 vereadores (Fonte: Reprodução/AE)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nas eleições municipais de outubro deste ano os brasileiros vão eleger nada menos do que 56.818 vereadores, exatos 5.070 vereadores a mais do que os 51.748 eleitos em 2008.

O aumento do número de vereadores no intervalo de quatro anos será de 10%. Tal aumento foi possível graças à emenda 58, que alterou o artigo 29 da Constituição, o que estipula a quantidade de vereadores de acordo com recortes populacionais.

Maioria terá o máximo de vereadores permitido

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fez uma pesquisa junto aos 2.153 municípios que poderiam aumentar o número de vereadores de acordo com as novas regras. Dos 2.125 que responderam, 1.535 informaram o aumento e, desse total, 1.291 elevaram o número de vereadores até o limite máximo permitido.

Segundo a estimativa populacional do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), poderiam ter sido criadas até 8.036 novas cadeiras, o que elevaria o número final de vereadores para 59.764. Mas 2016 vem aí…

Fontes:
Veja - Câmaras terão 5.070 vereadores a mais no ano que vem

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. geracina disse:

    nao pode ser verdade, isso e chamar o povo brasileiro de burros ignortantes que trabalhan para sustentar esses corruptos que aumenta a cada dia. terrivellllllllllllllllllllllll, deveriam diminuir que os que ja tem e demasiado para roubar. tudo que fazem e legislar em causa propria. ate quando brasileiros , acorda brasil

  2. Henrique de Almeida Lara disse:

    A Democracia é um mal menos mal. Porém, a política na Brasil se torna cada vez mais uma sobrecarga pesada demais para os cidadãos brasileiros! Essa sanha por poder e dinheiro público vai, a certo momento, desesperar ainda mais esse povo revoltantemente tão desrespeitado! Não há a mínima necessidade de aumentar número de parlamentares em nenhum nível do legislativo. Muito pelo contrário, existe veemente necessidade de diminui-lo. Só assim, poder-se-ia haver mais dinheiro para a saúde, educação e segurança.

  3. Kalil Saliba disse:

    Mais 5070 assaltantes dos cofres publicos. Isso é a falsa democracia representativa que atende uma minoria em detrimento a maioria da população que trabalha e paga a conta .Não votar. Rebelar-se é justo!.

  4. João Cirino Gomes disse:

    O esquema é conseguir votos para manter s raposas velhas no poder!

    Veja como funciona: Estão aumentando o numero doa arrecadadores de votos! Mas acontece que o voto não pertence ao candidato, mas sim ao partido, e como os partidos estão de alianças e coligações qualquer corruptos poderá se eleger como o voto do candidato novato, que na maioria das vezes se candidata, mas não tem verbas para fazer campanha, e na mídia, não tem tempo nem para dizer seu nome!

    Quer dizer o otário carismático também são usados para manter os raposas velhas no poder!

  5. Geraldo Moura Silva disse:

    Ter quantidades de acordo com a populaçaõ de cada município é aceitável. Agora ter salários acima do piso dos professores e outras categorias dos trabalhadores brasileiros é inaceitável.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *