Início » Brasil » Política » Brasileiras estão entre as mais estressadas do mundo
Pesquisa

Brasileiras estão entre as mais estressadas do mundo

Estudo revelou que o percentual de brasileiras estressadas chega a 67%

Brasileiras estão entre as mais estressadas do mundo
Estudo contou com a participação de 6.500 mulheres (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado Nielsen, denominado “The Women Of Tomorrow Study” (“Estudo das Mulheres de Amanhã”, em tradução livre), revelou que as mulheres indianas são as mais estressadas do mundo. Já as brasileiras ocupam o quarto lugar no ranking mundial de estresse.

De acordo com o estudo, 87% das indianas afirmam que se sentem estressadas o tempo inteiro e 82% delas dizem que não têm tempo para relaxar. Entre as brasileiras, o percentual de mulheres estressadas chega a 67%.

Mercado de trabalho e obrigações familiares

Ao todo foram analisadas 6.500 mulheres de 21 países. As mexicanas e as russas aparecem na segunda e na terceira posições do ranking, respectivamente.

O estudo ressalta que os altos níveis de estresse podem associados, entre outras hipóteses, ao fato de as mulheres estarem assumindo papéis mais importantes no mercado de trabalho, mas sem deixarem de lado as obrigações familiares.

O jornal indiano The Economic Times acredita que a cultura de locais subdesenvolvidos propicia o estresse na mulher. No caso da Índia, a publicação ressalta que as mulheres estariam estressadas porque, ao mesmo tempo em que são pressionadas a obterem um emprego moderno, elas também têm que se conformar com os padrões culturais tradicionalistas do país asiático.

Aumento do poder aquisitivo

Enquanto isso, as mulheres menos estressadas do mundo estão na Suécia, seguidas pelas mulheres da Malásia, Coreia do Sul, Tailândia e Alemanha.

O estudo também dá destaque às preferências de consumo das mulheres das economias emergentes e desenvolvidas. Enquanto as que vivem em países emergentes utilizam o que sobra de seu dinheiro em roupas, saúde, artigos de beleza, alimentos e educação, as de nações desenvolvidas dão prioridade a viagens, poupanças e pagamento de dívidas.

A vice-presidente da Nielsen, Susan Whiting, ressalta que as mulheres estão aumentando seu poder aquisitivo e consequentemente ganhando mais controle e influência sobre as decisões domésticas. “Como resultado, as mulheres de hoje e de amanhã são os principais consumidores em potencial”, destacou.

Confira abaixo onde estão as mulheres mais estressadas do mundo:

1 – Índia (87% de mulheres estressadas)
2 – México (74%)
3 – Rússia (69%)
4 – Brasil (67%)
5 – Espanha (66%)
6 – França (65%)
7 – África do Sul (64%)
8 – Itália (64%)
9 – Nigéria (58%)
10 – Turquia (56%)
11 – Grã-Bretanha (55%)
12 – Estados Unidos (53%)
13 – Japão (52%)
14 – Canadá (52%)
15 – Austrália (52%)
16 – China (51%)
17 – Alemanha (47%)
18 – Tailândia (45%)
19 – Coreia do Sul (45%)
20 – Malásia (44%)
21 – Suécia (44%)

Leia mais:

As mulheres na política

Fontes:
Veja - Brasileiras ocupam 4º lugar em ranking mundial de stress
Público - Estudo revela que mulheres indianas são as mais stressadas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. camila medeiros disse:

    Realmente as mulheres estão mais estressadas,Também cuidar de um tarbalho e da vida pessoal doméstica é consequentemente estressante.
    Ótima matéria.

  2. ZULEIDE BOCHNIA disse:

    Também pudera meu amigo,com os dirigentes que temos roubando o PAIS da forma que fazem…e o povo indolente … perdendo …seus princípios…Como aceitar tudo o que vemos de camarotee não haver estress?. …assistindo esta turbulência de irresponsabilidades… de camarote!!!!Outro dia li não sei onde. O BRASIL É UM PAÍS GEOMÉTRICO ,TEM PROBLEMAS ÂNGULARES, DISCUTIDOS EM MESAS REDONDAS POR UM MONTE DE BESTAS QUADRADAS.Haja tranquilidade não é mesmo??????

  3. ZULEIDE BOCHNIA disse:

    ESTRESSE….Projetar BRASILIA,para os políticos que voces colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flôres, PARA VOCES USAREM COMO PINICO. (OSCAR NIEMAYER) 102 ANOS.Nós merecemos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ser estressados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Cinai disse:

    “…as mulheres estariam estressadas porque, ao mesmo tempo em que são pressionadas a obterem um emprego moderno, elas também têm que se conformar com os padrões culturais”…
    A questão está ai, se por um lado a mulher é pressionada a trabalhar (modernidade)por outro em países patriarcais como o Brasil, os afazeres domésticos que incluem organização do lar e filhos são afazeres das mulheres. Não há colaboração, maridos não chegam junto, resultado estresse feminino.

  5. Renato Cesar disse:

    No Brasil, mais mulheres e poucos homens de fato!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *