Início » Brasil » Política » CNM prepara devassa em obras do PAC
Coluna Esplanada

CNM prepara devassa em obras do PAC

O objetivo é levar o dossiê ao Planalto e pressionar pela conclusão das obras. Por Leandro Mazzini

CNM prepara devassa em obras do PAC
Leandro Mazzini é jornalista e escritor (Reprodução/Internet)

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) prepara uma lista com todas as obras paradas do Programa de Aceleração do Crescimento, desde o governo Lula e as do governo Dilma Rousseff. Os dados são passados pelos prefeitos filiados – são mais de 4 mil – e fomentados por outros alcaides. O objetivo é levar o dossiê ao Planalto e pressionar por conclusão. A demanda se alia às reivindicações dos parlamentares. Muitas obras são bancadas por emendas que o Palácio está segurando.

No front

Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, tem visitado algumas cidades e catalogado com equipe as obras. Um grupo atua com dados do próprio governo federal.

Memória

A relação do Palácio com prefeitos não é mais a de antes, quando o ministro José Múcio (Relações Institucionais) os recebia e ouvia, claro, até absurdos pedidos.

Edital na UTI

O Tribunal de Contas da União deu 15 dias para a direção do Instituto Nacional do Câncer corrigir edital para construção do Campus Integrado, no Centro do Rio. O TCU identificou sobrepreço nas obras previstas. E o MPF cercou o INCA. O procurador Jaime Mitropoulos investiga R$ 5,2 milhões pagos indevidamente a comissionados.

Clubinho da Mamá

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) entrou em campanha para virar ministra. Ofereceu jantar para Gleise Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Mirian Belchior (Planejamento). Convidada, Dilma Rousseff não apareceu.

Mundo cão

Foi aprovado o projeto de lei nº 873/11, do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB-PR), com substitutivo do deputado Cesar Silvestri (PPS). A lei trata “do controle ético da população de cães e gatos”. Vá entender.

Duas rodas

 

Terra rica em cultura, o Piauí ergue hoje também o título de campeão em número de motos por habitantes. É no município de São Gonçalo. A cada 10, 8 têm uma.


Da arquibancada

O estádio Castelão em Fortaleza ficará pronto daqui a 380 dias. O de Brasília, daqui a 360. Ambos para a copa das confederações. Cobremos.
Haja saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, começará a percorrer o país para inaugurar as academias de saúde. A primeira será na segunda, no Recife, área de 5 mil m² de lazer e de exercícios. Custou R$ 914 mil, para 31 mil pessoas do bairro Campo Grande.

Tibastião

Coube ao repórter Silvan Alves descobri na comunidade Bom Jardim, em Vieiras (MG), o homem mais velho do país. Sebastião Cândido, o Tibastião, 106 anos. Fala mansa, sem problemas de saúde, ele sai para capinar de manhã e só volta à tarde para casa.

Cobrança

No jantar promovido para 100 lideranças do Sistema S (SESC, SENAC, SEBRAE..), o presidente da Confederação Nacional de Saúde, José Carlos Abrahão, cobrou a regulamentação do repasse para serviços de saúde do trabalhador do comércio.

No site

Confira no site da coluna charges de Aliedo, às sextas, com histórias pitorescas do cotidiano político, e fotos históricas de Evandro Teixeira, aos sábados. A partir do dia 2 de Janeiro, um especial sobre 11 aeroportos do país.

 

____________________________________

www.colunaesplanada.com.br .   contato@colunaesplanada.com.br Twitter  @leandromazzini

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Honório Tonial disse:

    VIVA A INOVAÇÃO!

    É inegável que as mulheres estão ocupando lugar de destaque no mundo moderno
    Embora sempre tenham lutado com bravura e inteligência, a ocupação do seu meritório espaço , ainda não teve o devido reconhecimento por parte do sexo oposto.
    Haja vista a diferença de remuneração em atividades idênticas.
    Agora, o nosso querido Brasil está sendo ministrado, pela primeira vez por uma mulher, desencantada pelo mítico e carismático Lula num golpe de mágica ideológica.
    E a primeira inovação da eleita consistiu numa espécie de Gramatiídio para cunhar a adjetivação de seu cargo. Dilma, a Presidenta
    E até os políticos de fardão da Academia Brasileira de Letras, junto com deputados e senadores de diversos partidos aderiram ao “neologismo”
    O uso constrói a linguagem.
    Dentro deste critério inovador esperamos que a nova mandatária proclame que o Senador José Sarney seja agraciado com o justo e coerente tratamento de Presidento

  2. Jorge Hidalgo disse:

    Parabéns ao Opinião e Notícia por divulgar – e cobrar – como andam as tão propaladas “obras” do PAC e outras, superfaturadas, corrompidas, absurdas, etc

    É dinheiro do povo que precisa – e deve – ser fiscalizado – além do que, a Imprensa em geral deve informar a todos nós brasileiros, para que acordemos desse marasmo em que estamos em que temos que acreditar em qualquer bobagem que venha dos políticos. Em geral!

    Muito obrigado!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *