Início » Brasil » Política » Collor e Marina estão entre os que tiveram mais de um ano de faltas
Sessões do Senado

Collor e Marina estão entre os que tiveram mais de um ano de faltas

Os líderes do ranking dos mais ausentes entre 2007 e 2010 são Magno Malta, Collor e Marina Silva

Collor e Marina estão entre os que tiveram mais de um ano de faltas
Marina pediu licença e deixou de receber vencimentos

Um em cada quatro senadores faltou o equivalente a um ano de sessões deliberativas no Senado entre 2007 e 2010. Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco apontou que 21 senadores faltaram a mais de 110 sessões de um total de 430 da atual legislatura. Em média, o Senado realiza 108 sessões ordinárias por ano. A maioria das ausências foi abonada. Nenhum senador compareceu a todas as sessões entre 2007 e 2010.

Ao todo, eles faltaram 2.807 vezes, das quais foram pedidas 2.028 licenças para faltar e ocorreram 779 faltas sem justificativa. O parlamentar que mais faltou na legislatura foi Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, que faltou 166 vezes em quatro anos.

Magno Malta

Magno Malta, líder na lista dos mais ausentes

O senador justificou as ausências devido ao trabalho na CPI da Pedofilia. “Eu viajei por diversos estados brasileiros nas oitivas da CPI da Pedofilia. Estive ausente no plenário, mas presente com intenso trabalho combatendo drogas, abusos contra crianças e acompanhando diversas prisões de criminosos influentes. Preferi deixar de ouvir os pronunciamentos, muitas vezes de pouca importância para o meu Estado, para combater um mal muito maior e mais grave”, disse o parlamentar em nota enviada para o Congresso em Foco.

Em seguida na lista do mais ausentes está o ex-presidente Fernando Collor, com 164 faltas, e Marina Silva, com 162. Dos três primeiros no ranking, somente Marina se valeu da licença para tratar de assuntos particulares, quando o senador deixa de receber, sem implicar ônus para o contribuinte. O levantamento foi feito a partir de dados oficiais do Sendo.

Bancada completa de Collor está na lista dos ausentes

A bancada de Alagoas, do senador Collor, é a única que está toda entre os mais ausentes. Estão na lista, além de Collor, seus companheiros de bancada Renan Calheiros (PMDB) e João Tenório (PSDB). Veja a lista dos 21 mais faltosos aqui.

Os parlamentares devem justificar suas faltas por meio de licenças, que são adquiridas pelo encaminhamento de um ofício. Existem três tipos de licença: por atividade parlamentar ou missão política; por motivos de saúde, e para tratar de interesse particular. Somente a terceira modalidade significa desconto em folha, nos demais o parlamentar recebe os vencimentos normalmente.

De acordo com a Constituição Federal, se o parlamentar não comparecer a pelo menos dois terços das sessões ordinárias ele corre o risco de perder o mandato, exceto se estiver licenciado.

Leia mais:

Jader Barbalho e Ciro Gomes são líderes no ranking dos mais faltosos

Ranking dos deputados que mais faltaram e não justificaram ausências

Fontes:
Congresso em Foco - 21 senadores tiveram mais de um ano de faltas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *