Início » Notícia » Conselho de Ética aprova pedido de cassação de Demóstenes
Quebra de decoro

Conselho de Ética aprova pedido de cassação de Demóstenes

Processo contra o senador agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça

Conselho de Ética aprova pedido de cassação de Demóstenes
Demóstenes Torres terá ou não seu mandato cassado? (Fonte: Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Conselho de Ética do Senado aprovou nesta segunda-feira, 25, parecer pedindo a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), por quebra de decoro parlamentar.

Todos os 15 membros do Conselho de Ética aprovaram o relatório de 79 páginas do senador Humberto Costa (PT-PE), que apontou provas “robustas e manifestas” do envolvimento de Demóstenes Torres com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro durante a operação Monte Carlo.

O processo contra Demóstenes agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a fim de que seja verificada sua legalidade. Posteriormente, o plenário da Casa decide em sessão secreta se o senador Demóstenes Torres terá ou não seu mandato cassado. A expectativa é de que a votação ocorra daqui a duas semanas.

Presentes e telefonemas

O relator do processo, o senador Humberto Costa, ressaltou que Demóstenes usou o seu mandato para “influenciar as diversas esferas do poder em favor dos negócios do contraventor [Cachoeira]”. Além de ferir a ética e o decoro parlamentar, Demóstenes também foi acusado por Humberto Costa de cometer os crimes de advocacia administrativa e favorecimento pessoal.

Costa citou ainda presentes dados por Cachoeira ao senador, e a quantidade de telefonemas trocados entre Demóstenes e Cachoeira e também entre o senador e integrantes do grupo do contraventor, além de outras ligações nas quais o nome de Demóstenes foi citado por terceiros.

Fontes:
Portal Exame - Pedido de cassação de Demóstenes é aprovado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. áureo Ramos de Souza disse:

    Porque a Comissão de Constituição e Justiça do Senado terá que votar secreto, porque os senadores omitir seus votos ao povo brasileiro. Abra a boca e se tiver coragem diga SIM pela cassação do energúmeno Demóstenes

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *