Início » Notícia » Coreia do Norte permite que pesquisadores britânicos subam ao pico de sua montanha sagrada
mistério sísmico

Coreia do Norte permite que pesquisadores britânicos subam ao pico de sua montanha sagrada

Depois de registro de tremores no monte, que fica longe de placas instáveis, sismógrafos foram instalados na montanha

Coreia do Norte permite que pesquisadores britânicos subam ao pico de sua montanha sagrada
a montanha é sagrada para norte e sul-coreanos, estando até na letra de hino (Reprodução/Internet/Alamy)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O monte Paektu, um vulcão inativo situado na fronteira Coréia do Norte-China é considerado um local sagrado há muito tempo. A montanha, e o lago em seu cume, são reverenciados por norte e sul-coreanos como o local de nascimento de Tangun, o fundador mítico da Coréia.

Ela ainda consta no verso inicial do hino nacional da Coréia do Sul. Na Coreia do Norte se ensina que na década de 1930 Kim Il Sung comandou um movimento de guerrilha anti-japonês sob as copas das árvores do monte Paektu e que seu filho, Kim Jong II, nasceu em uma cabana em um dos flancos no monte. Os chineses, que o chamam de Changbaishan, também o reverenciam há muito tempo. Peregrinos e adeptos de trilhas o visitam, embora a localização exata da fronteira seja contestada. Após a divisão da Coreia na década de 50, o Norte concordou com um novo traçado de fronteira que dividia o lago em dois, uma solução que ainda desagrada muitos coreanos.

À medida que prossegue a questão nacionalista, o monte Paektu começou a fazer barulho por contra própria. Há uma década os seus flancos foram chacoalhados por uma série de pequenos terremotos que geraram preocupação. As autoridades norte-coreanas ficaram preocupadas a ponto de fazer um raro convite a cientistas britânicos, que visitaram os observatórios do vulcão da Coreia do Norte em 2011.

Eles voltaram em agosto deste ano para instalar seis sismógrafos, os quais registrarão tremores ao longo de um ano. Ondas de terremotos distantes iluminarão a estrutura dos 100 km de crosta terrestre e manto sob o vulcão. Caso os testes revelem um corpo subterrâneo pouco profundo de rocha fundida, por exemplo, isso poderia sugerir que o monte Paektu está se preparando para outra explosão (a sua última, por volta de 940 DC, cobriu uma parte do nordeste da Ásia com uma nuvem de cinzas).

Há outros enigmas a serem investigados pelos vulcanologistas. O monte Paektu fica longe das bordas da placa pacífica, uma fronteira tectônica bastante ativa, o que faz com que a potência de suas explosões pregressas seja um mistério. Clive Oppenheimer, um dos cientistas britânicos que participou do grupo, está analisando amostras de cinzas e pedras-pomes coletadas no local.

Do outro lado da fronteira a China tem monitorado a montanha desde 1999. Ela agora tem 11 sismógrafos instalados no monte. Mas Xu Jiandong, o vulcanólogo da Agência de Terremotos Chinesa, em Pequim, afirma que a parte norte-coreana do vulcão tem sido um “ponto cego”. A porção do norte – cerca de um terço do vulcão – costuma ser inacessível para cientistas estrangeiros. O compartilhamento de dados, afirma Xu, é inexistente, e por isso ele considera o projeto britânico revolucionário. Ele o considera “a nossa primeira colaboração indireta com o Norte”.

 

Fontes:
The Economist-Another rumbler

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. marlos silva disse:

    SE O MUNDO VIROU A DESGRAÇA QUE VIROU E PORQUE OS SERES HUMANOS SÃO OS PIORES VERMES DESSE PLANETA UM VERME QUE PENSA E AGE SÓ COM MALDADE E AMBIÇÃO. QUE MONTANHA SAGRADA, A NATUREZA É PERFEITA, OS HUMANOS É QUE SÃO LOUCOS. ESSE NEGÓCIO DE DEUS DIABO ANJOS CÉU E O INFERNO SÃO FANTASIAS E ALUCINAÇÕES DE MENTES DOENTIA SE O SERES HUMANOS PREOCUPASSE EM PRESERVAR E CUIDAR DE TODO TIPO DE VIDA O MUNDO NÃO SERIA ESSE CAOS QUE ESTA ATÉ MESMO UM VÍRUS OU UMA BACTÉRIA TEM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NO MEIO AMBIENTE, ESTAMOS CAINDO EM UM BURACO NEGRO INFINITO E SEM FUNDO E DEUS NÃO PODE FAZER NADA. SABE POR QUE ELE NÃO EXISTE, O HOMEM É O LOBO DO HOMEM NÓS ESTAMOS DOENTE E VAMOS MATAR TODAS VIDAS DESSE PLANETA. SÓ LAMENTO.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *