Início » Brasil » Política » Corpo de Allende é exumado e começa investigação sobre sua morte
Salvador Allende

Corpo de Allende é exumado e começa investigação sobre sua morte

Versão oficial diz que o ex-presidente chileno morreu em 1973 após ter dado um tiro de fuzil dentro do Palácio La Moneda

Corpo de Allende é exumado e começa investigação sobre sua morte
Família de Allende pediu exumação para sanar dúvidas sobre sua morte

Quase 40 anos após a sua morte, o ex-presidente chileno, Salvador Allende, teve seu corpo exumado nesta segunda-feira, 23, para esclarecimentos sobre seu falecimento. A versão aceita pela família e amplamente divulgada é que Allende teria se matado dentro do Palácio La Moneda, quando as forças golpistas bombardeavam por terra e por ar o local. A exumação será feita para descartar a possibilidade de execução durante o golpe que instaurou a ditadura Pinochet no Chile.

A diligência, ordenada pelo juiz Mario Carroza, aconteceu no mausoléu da família de Allende, no Cemitério Geral de Santiago. Após a exumação, o corpo será submetido a perícias prévias e levado para o Serviço Médico Legal de Santiago, onde será analisado por médicos legistas. As investigações começaram em fevereiro deste ano, quando a família do ex-presidente fez um pedido à Justiça chilena para esclarecimentos das circunstâncias em que Allende morreu.

Desde sua morte, em 11 de setembro de 1973, a morte de Allende é dada como suícidio. A tese, sustentada por depoimentos de testemunhas e pela necropsia realizada pelas forças golpistas, mostra que Allende teria se matada com um tiro de fuzil que recebera do líder cubano Fidel Castro. Patricio Guijón, médico que viu o corpo do presidente minutos após sua morte, confirmou a causa da morte. Algumas fontes dizem que o ex-presidente já teria dito que preferia a morte a ter de se entrgar às forças golpistas.

No ano de 2008, quando um relatório forense foi divulgado, baseado na primeira necropsia, as dúvidas sobre a morte voltaram a surgir. O relatório mostrava que o corpo tinha dois impactos de bala diferentes, em lesões que não poderiam ser atribuídas ao suicídio. A ditadura Pinochet, implantada com o golpe contra Allende, terminou apenas em 1990, deixando mais de 3000 vítimas. Além da investigação sobre a morte de Allende, ainda existem cerca de 726 processos abertos para apurar casos de violações aos direitos humanos no país.

Fontes:
G1 - Chile exuma corpo de Salvador Allende para esclarecer sua morte

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *