O governo da cidade de Fukushima vai distribuir, a partir do último trimestre do ano, medidores de radioatividade a cerca de 34 mil crianças e adolescentes com idades entre 4 e 15 anos a fim de tranquilizar as famílias que moram na região.
Leia também: Detectado elemento cancerígeno no mar de Fukushima
Leia também: Mais de 70% dos japoneses querem fim da energia nuclear
A cidade de Fukushima fica a 60 quilômetros da usina nuclear de Fukushima, que foi gravemente afetada pelo forte terremoto seguido de tsunami do dia 11 de março. O Japão enfrenta a maior crise nuclear desde a II Guerra Mundial.
Os pais que tiverem filhos com menos de três anos de idade poderão solicitar um medidor de radioatividade nos escritórios municipais de Fukushima. Desde o acidente nuclear, a venda desses aparelhos disparou. A campanha de distribuição destes medidores visa garantir a saúde das crianças e dos jovens de Fukushima e vai incluir também exames de saúde detalhados uma vez por mês.
Três meses após o acidente, a usina nuclear de Fukushima ainda apresenta problemas, liberando radiação na atmosfera. A Tokyo Electric Power (Tepco), empresa que opera a usina, está se preparando para dar início à descontaminação de água radioativa na região.
Leia mais:
Mundo pode levar dez anos para aprender com Fukushima
AIEA diz que Japão subestimou risco de tsunami
Fontes:
Veja - Fukushima distribuirá medidor de radioatividade a crianças
Agência Brasil - No Japão, 34 mil crianças e adolescentes receberão medidores de radioatividade
260 visualizações
227 visualizações
159 visualizações
7 comentários
4 comentários
2 comentários