Início » Brasil » Política » Crimes relacionados ao PT seguem sem esclarecimento
Brasil

Crimes relacionados ao PT seguem sem esclarecimento

Há exatamente um ano o Opinião e Notícia dava início a uma série de matérias sobre crimes sem solução envolvendo o nome e a gente do PT nos quais a reputação do partido foi colocada em xeque. Os casos da prisão cheia de controvérsia de Toninho da Barcelona, o chamado “doleiro do PT”, e dos assassinatos de Celso Daniel, em 2002, e de Toninho do PT,  em 2001, ainda estão para ser esclarecidos, mas o governo não parece interessado em tal empreitada. E mais: em um ano ocorreram desdobramentos que trazem novos indícios de descaso para com a verdade.

Toninho da Barcelona

No dia 05 de março de 2008 o O&N publicou a reportagem “Doleiro do PT é perseguido pelo governo”, que mostrou a incoerência da condenação de Antonio Oliveira Claramunt a 25 anos de prisão por efetuar operação de câmbio não autorizada, cuja pena prevista na Lei 7.492/86 é de dois a seis anos de reclusão. Toninho está em presídio de segurança máxima no interior de São Paulo. Foi condenado três vezes pelo mesmo crime, o que atenta contra a Constituição.

Ele diz já ter sido ameaçado de morte e sofrido tortura psicológica, e chegou a ficar trancafiado durante um ano em uma cela isolada, o que só não chegou formalmente ao conhecimento da Anistia Internacional graças a uma intervenção do Ministério Público Federal. Apesar das claras irregularidades, todos os seus pedidos de Habeas Corpus até aqui foram negados. Parece perseguição e intimidação, e tudo indica que é isso mesmo, uma vez que a única razão aparente para tamanhos rigores da lei é o fato de que Toninho da Barcelona sabe muito sobre o envolvimento de petistas graúdos com remessas ilegais de dinheiro para o exterior, o que lhe valeu o apelido de “doleiro do PT”.

No final do ano passado o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa concedeu habeas Corpus a Ussen Alin Chahime, denunciado pelo Ministério Público de São Paulo junto com Toninho da Barcelona, no âmbito do caso da empresa Barcelona Tur, por crimes contra o sistema financeiro nacional. Chahime vai aguardar o julgamento dos recursos em liberdade; Toninho, no entanto, continua preso.

Celso Daniel

Em 13 de março do ano passado, foi ao ar no O&N a matéria “Oito mortos e dois refugiados políticos. Crime comum?”, na qual se relatou como o assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel completava seis anos impune deixando um rastro de sangue e ameaças. Pois o assassinato de Celso Daniel completou sete anos no último dia 20 de janeiro. A data foi lembrada com uma missa realizada na Igreja Matriz de Santo André. Os poucos que compareceram puderam ouvir a leitura de uma carta enviada por familiares do prefeito morto que moram na França como refugiados políticos, condição que lhes foi concedida pelo governo francês em 2006 depois de receberem uma série de ameaças no Brasil por insistirem na elucidação do crime.

Bruno Daniel, irmão do prefeito, Marilena Nakano, sua mulher, e os três filhos do casal disseram ter saudades do Brasil, onde não podem botar os pés porque automaticamente perderiam o direito ao asilo que conquistaram junto ao Ofício Francês de Proteção aos Refugiados e Apátridas. Na carta, eles também cobram justiça:

“Que a nova promotora que assumiu as investigações seja iluminada pelos ideais de Justiça e que tenha a mesma força necessária que tiveram os promotores Roberto Wider Filho e Amaro Tomé Filho (…) para enfrentar as pressões que virão pela frente por parte daqueles que querem esconder a verdade”.

A referência é ao fato de que a Promotoria-Geral do Ministério Público de São Paulo trocou o comando do Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional contra o Crime Organizado) do ABC paulista. O afastamento de Roberto Wider Filho se deu depois que surgiram suspeitas de irregularidades durante a investigação de denúncias sobre um outro caso, o de fraudes em licitações na cidade de São Caetano, o chamado caso Cressoni. O Ministério Público, no entanto, diz que Wider Filho não foi afastado por este motivo. Segundo o MP, o afastamento do promotor não se deu de forma isolada, mas única e exclusivamente em razão da reestruturação de todos os núcleos do grupo, e não existe nenhum procedimento sobre sua conduta na corregedoria geral da instituição.

O Tribunal de Justiça de São Paulo anulou todas as denúncias sobre o caso Cressoni porque o MP teria interrogado os réus, o que é irregular. Wider, no entanto, disse que os depoimentos dos réus haviam sido autorizados pelo próprio TJ, e que a anulação das denúncias pode acabar em impunidade, uma vez que os crimes datam de 1996 e estão próximos da prescrição. “Vamos esperar que com os outros inquéritos não aconteça o mesmo”, disse ele. Referia-se, dentre outros, ao caso Celso Daniel?

A promotora Eliana Faleiros Vendramini, que assumiu o Gaerco do ABC, diz que até maio vai acontecer o julgamento dos oito denunciados pelo crime, inclusive do empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, ex-segurança de Celso Daniel que continua negando com veemência a acusação de ser o mandante do sequestro e do assassinato do amigo.

Toninho do PT

No dia 18 de março de 2008 o ON mostrou na matéria “Viúva de Toninho do PT segue em busca da verdade” a falta de empenho para a apuração a fundo da morte do ex-prefeito de Campinas Antonio da Costa Santos. Segundo o inquérito policial, Toninho foi morto a tiros porque cruzou com uma quadrilha de sequestradores em fuga, ou seja, estava no lugar errado na hora errada. Para sua família, no entanto, ele morreu porque abriu várias frentes de combate à corrupção na cidade.

O O&N contou ainda que em setembro de 2007 o juiz José Henrique Torres, presidente do Tribunal do Júri de Campinas, havia rejeitado o pedido do Ministério Público de São Paulo para levar o seqüestrador Wanderson de Paula Lima, o Andinho, a júri popular pela morte de Toninho do PT. Na sentença, o juiz disse que “o indício da participação do réu [Andinho] no homicídio somente poderia surgir de provas seguras e nunca de outros indícios, especialmente de indícios frágeis, inseguros, contraditórios e contrariados”.

Na época, o juiz determinou também a reabertura das investigações policiais, mas o início de novas apurações foi impedido por um recurso da promotoria impetrado junto ao tribunal de Justiça de São Paulo, que poderia levar de dois a três anos para ser julgado.

Pois no último dia 17 de janeiro o TJ confirmou a decisão do juiz José Henrique Torres. Os desembargadores também entenderam que não há provas contra o homem apontado pela polícia de Campinas como autor do crime. O Ministério Público ainda pode recorrer, mas a família de Toninho tem esperança renovada de que o caso seja reaberto e a verdade sobre morte do ex-prefeito enfim venha a público.

Afinal, caro leitor,
você acha que o PT está dificultando a solução dos crimes?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

38 Opiniões

  1. ruthinha disse:

    Oportuno o artigo e a pergunta. Este é o lado assustador do projeto de governo do PT. Temos medo de admitir e tudo fazemos para não ver.

  2. Gesiane disse:

    Moro na região de Campinas e a morte do Toninho causa revolta. Não somos bestas para acreditar na versão da polícia, o Andinho é como dizem "peixe pequeno". Acredito que existem interesses grandes e pessoas do alto escalão envolvidas nas duas mortes, pessoas que seriam muito prejudicadas se o Toninho Da Barcelona falasse. A impunidade está impregnada no Brasil, um país de desigualdades, onde os "ricos" e seus interesses estão protegidos.
    Alguns jornalistas que tentam abordar o caso do Toninho de forma séria são demitidos, mudam de editoria… é o que acontece com quem busca a verdade, está sujeito a ter que se esconder.

    Hortolândia – SP

  3. Jorge Bengochea disse:

    Um partido não tem poder para impedir a solução de crimes. São as nossas leis benevolentes, a nossa justiça morosa e descomprometida e os nossos falidos e desorganizados sistemas de coação e controle que proporcionam tais ilícitos e impunidades. Os Poderes estão tão desacreditados e a lei tão desrespeitada pelos criadores e aplicadores que a sociedade desconfia da autoridade e já capitulou diante dos abusos e ilegalidades.

  4. Fabio Leonel disse:

    De Seropédica, RJ.
    Não tenho a menor dúvida de que o PT está jogando sujo. Essa perseguição ao doleiro é absurda, e as oito mortes no caso de Celso Daniel também.

  5. Robson Leite disse:

    A autofagia Petista é conhecida há muito tempo dentro do cenário político brasileiro. Só os petista que não reconhecem, e pior, fazem vista grossa para este fato.
    “Decifra-me ou te devoro”. Esta é a máxima petista. Nos seus 25 anos de existência o PT já não é mais o seio da intelectualidade de esquerda e aos poucos se deteriora cada vez mais.
    Claro que o desencanto com um partido vendido como o PT surge de vários e vários cantos do país. E o principal fato para que este desencanto será cada vez mais ascendente nos próximos anos, pois o retroceder partidário está cada vez mais abrangente.
    Por motivos mais que óbvios o PT esconde a verdade sobre seus crimes, assim como outros partidos também o fazem para defender e acobertar seus asseclas.
    A vergonha nacional está estampada na cara do senhor presidente LULA. Mas, infelizmente como o brasileiro é considerado “um povo pacato” aqui tudo termina em pizza ou em um chopinho no bar depois do expediente.
    O PT não é mais o mesmo partido de luta, reforma e conscientização nacional que era. Hoje é o partido da vergonha, do “quanto vai me custar”, do “quem dá mais”. Vendido? Praticamente doado e, de muito bom grado, para quem quiser.
    Vale alertar ainda que o ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ganhou praticamente um grande “presente” dos petistas. Ele vai presidir a Comissão de Infraestrutura do Senado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou apenas que o PT deve fazer "uma boa salada" da eleição do senador, e disse ainda que não estava surpreso com o resultado, pois a indicação do senador de Alagoas para a comissão estava dentro do acordo que elegeu José Sarney (PMDB-AP) presidente do Senado. Collor derrotou Ideli Salvatti (PT-SC) por 13 votos a 10. Esta ai a prova de que o PT foi e sempre será autofágico. Collor está se aproximando, e um dia desses pode até virar presidente novamente e manter a nossa “vergonha nacional”.
    Bem, quem avisa amigo é.

  6. Alvaro Spadim disse:

    O Partido dos Trabalhadores chegou ao poder por vias democráticas, porém não necessariamente por vias inquestionavelmente virtuosas. Afora estas (válidas) denúncias apontadas pelo Opinião e Notícia existem várias outras situações que mancham o passado – e o presente – deste partido de “esquerda” que ao longo de seus vinte e nove anos de existência envolveu-se nas mais diversas contradições entre discurso e prática. Entre tais (embaraçosas) situações basta-nos relembrar a posição do senador Aloísio Mercadante no caso envolvendo a possível cassação do mandado do senador Renan Calheiros ou os acontecimentos que envolveram (ex) partidários importantes como Heloísa Helena e Luísa Erundina.
    Entretanto, o que deixa de ser transparente e se torna mais grave aos cidadãos não é apenas a falta de elucidação policial e política do conjunto de fatos espúrios da história petista, mas sim a falta de compromisso da imprensa brasileira em investigar e denunciar tais atrocidades.
    Isoladamente é possível nomearmos alguns jornalistas, jornais e revistas que prestam serviço à sociedade através de opiniões questionadoras da moralidade e da ética petista, assim como da conivência policial para com os detentores do poder. Porém, grosso modo, estas opiniões se resumem às aparências e ao superficial; jamais se aprofundam nas investigações e na elucidação dos fatos. O complexo jornalístico envolve – ou deveria envolver – entre outras coisas, a apuração dos fatos e a busca incessante da verdade. A sociedade brasileira carece de maturidade política, de formação cultural mais ampla e, acima de tudo, de uma imprensa verdadeiramente livre, com objetivos sociais claros e possuidora de uma reputação ilibada, capaz de fazer frente aos desmandos de políticos apequenados pela corrupção patente.

  7. claudio schamis disse:

    Não acredito que seja o PT o grande vilão. Não podemos culpar um partido, um grupo, pelo todo. Sempre haverá os tomates que não estão podres no mesmo saco. Acredito sim que exista um pacto, um acordo de cavalheiros, promessas, cumplicidade, e o varrer a poeira para debaixo do tapete. É evidente que exista vista grossa, falta de interesse em solucionar todas as denúncias. Uma denúncia, uma suspeita é sempre alvo de atenção e promessas de averiguações e punições, até que por encanto surge outra, ofuscando a primeira e assim a banda toca. Não existe interesse em solucionar nada e mesmo que houvesse os culpados geralmente voltam depois de reunciar. Exemplos temos todos os dias. É só perguntar para o Renan Calheiros, Collor, Severino Cavalcanti. Que inclusive declarou e confidenciou ao amigo Edmar o dono do castelo, de que com o tempo ninguém mais se lembra de nada. Esse é o problema.

  8. Markut disse:

    Boa e oportuna esta retrospectiva de O&N,pois ela nos permite refrescar a memória, tornada curta e anestesiada ,pela incomum sucessão de malfeitos e contínuas patifarias.
    O PT simboliza o que de pior há no assalto ao poder,amparado pelo esgarçamento ético e moral das nossas instituições.
    O que se vê é um sistema político de grupos arregimentados em torno de interesses, sempre espúrios, nunca visando as necessidades e pleitos das parcelas da sociedade que os elegeram.
    Isto se aplica a toda essa sopa de letras, que são as siglas dos ditos partidos políticos e que nada mais são do que precárias arregimentações de interesses, sempre inconfessaveis, absolutamente divorciados das reais necessidades da sociedade que, iludida, os elegeu.
    O que há de pior, no PT, é a força do poder carismático do seu fundador, hoje Presidente da República, a quem se acoplam, indistintamente, os façanhudos "companheiros" sindicalistas, do tempo dos movimentos nas portas das fábricas do ABC , mais um grupo de supostos intelectuais que fornecem a superada e bolorenta base conceitual.
    Esta aí montado o circo , sob cuja lona se alberga o cinismo, a impunidade, o oportunismo, a cobiça, o total divórcio e desprezo , com relação à sociedade que os elegeu.
    Finalmente, acredito que o problema não é só o PT, mas ,sim, de todo o nosso tecido social.
    As reformas ,dramaticamente urgentes e necessárias da nossa sociedade, se tornam um imperativo impostergavel, caso queiramos realmente ombrear, de igual para igual, com outras nações, neste universo globalizado.
    Recursos e gente temos para isto.
    Falta a figura do Principe maquiavélico,(no melhor sentido), do verdadeiro lider , indutor de atitudes , que signifiquem a verdadeira participação cidadã da sociedade.

  9. Fabio Barbosa disse:

    Sempre achei que o PT, assim como outros partidos tem o seu lado obscuro, mas o PT tem um lado bem mais obscuro, e acredito que a podridão começará aparecer depois que o PT sair da Presidência da República.
    Quem não lembra do caso do mensalão que acabou arrastando uma corja grande do pessoal do PT e o Presidente se fazendo de inocente dizendo não saber de nada? Sinceramente eu não acredito que tanta sujeira acontecia bem embaixo do nariz do Lula e ele disse não saber, pura conversinha.
    Agora sobre o caso do prefeito Celso Daniel, é simplesmente um absurdo, já se passaram 7 anos e até hoje ninguém foi preso, Celso Daniel era um político exemplar e de bem com a cidade que exercia seu cargo (Santo André).
    O governo nunca viu com bons olhos uma investigação que levasse à descoberta da verdade. Ainda mais quando se suspeita de quem tenha feito tal tipo de ação seja da corja dos políticos, interessados apenas em dinheiro e nem aí para a vida dos outros.
    Só em países como nosso Brasil não há interesse em desvendar crimes. E não se trata de uma vítima qualquer. Celso Daniel era, à época do crime, o coordenador do programa de governo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Logo, se não tivesse sido morto, acabaria certamente em uma posição de destaque no governo, a exemplo do que ocorreu com seu sucessor na coordenação, Antonio Palocci.
    Agora quando o irmão do Prefeito Assassinado Celso Daniel tomou a frente querendo cobrar das autoridades repostas para este caso o governo federal pressionou, indiretamente, o irmão de Celso Daniel, Bruno, levando-o a asilar-se na França com a mulher, Marilena Nakano.
    Que democracia é essa, que governo é esse que tolera ou até força o exílio de quem está apenas cobrando que as autoridades façam o seu dever e investiguem direito um crime?
    Interessante reparar o seguinte, Lula tentou expulsar o jornalista do New York Times que escreveu uma matéria verdadeira (é público e notório que o ilustre Presidente sempre foi chegado a uma bebida) sobre ele, e o recente caso do preso Cesare Batisti que a Itália está quase implorando que devolvam ao seu país para que seja feita justiça, mas não acabaram ficando com um Italiano Assassino, e deixando a Itália que é um país exemplar deixar de resolver os crimes que este assassino fez em seu país.
    Isso foi só alguns absurdos, agora quando tentam cobrar por justiça aqui acontece isso, ele acabou conseguindo expulsar do Brasil cidadãos brasileiros que incorreram no erro (monstruoso) de ameaçar a revelação de detalhes escabrosos dos crimes do PT na região do ABCD paulista, ironicamente o “berço eleitoral” do PT.
    Nas próximas eleições pensem melhor sobre as "siglas" assombrosas, se coloquem no lugar de famílias que estão sofrendo por que uns ou outros preferem viver no luxo, do que resolver crimes.
    Infelizmente isso é Brasil!

    Abraços…

  10. Adilson Rocha disse:

    Tem muitas coisas que são feitas por baixo do pano.E porque isso não vem a tona? Porque quem deveria entregar o ouro, acaba favorecido com uma parcela do ouro. Por isso, fica tudo como esta.

  11. maria amelia disse:

    Mesmo se o PT nao estiver dificultando a solução dos crimes, e mesmo que não tenha nada a ver com eles, diretamente, já é inaceitável que náo esteja se dedicando a ve-los esclarecidos, tendo em vista que os assassinatos de Toninho do PT e Celso Daniel são claramente crimes com motivação política, como é a prisão rigorosíssima do Barcelona, como se o Brasil fosse um caso exemplar de país onde a compra e venda de dólares é feita sempre dentro da lei…

  12. ROSANGELA FRIEDRICH CAMARA disse:

    Infelizmente em nosso país, prevalece a lei do mais forte. Qualquer partido que estiver no poder, será permeado de boas e más pessoas, interesses divergentes, disputa de poder, tráfico de influências, interesses particulares e tantas outras situações, que veem sendo apontadas ao longo de anos e anos de administração pública.
    A “bola da vez” é o PT, que enquanto instituição, representada por pessoas com interesses dúbios, vem manipulando a opinião pública e o desenrolar das soluções para os diversos crimes praticados e que envolveram, direta ou indiretamente, pessoas ligadas ao partido.
    A sensação que fica é de que jamais poderemos confiar, em seja lá quem for que esteja no comando, e que o poder corrompe, até mesmo, àqueles que acreditávamos ser pessoas de bem.
    Tomara possamos um dia colocar os interesses coletivos acima dos individuais, para vivermos com mais dignidade e respeito à vida.

  13. Jose Macio de Andrade disse:

    O Brasil sofre muito com a corrupção, infelizmente acontece estes casos que mancha a historia do partido e até mesmo do pais. Tantos casos que ocorreram de corrupções, que segundo as informações teve envolvimento do PT, lamentavel que ocorra estas faltas o partido deve se mobilizar e começar a tomar consequências cabiveis para pelo menos diminuir estas difamações.

  14. Emilio Mendonça disse:

    É realmente muito estranho que as pessoas que se envolvem com questões de crime político sofram acidentes repentinos.
    No entanto, devo defender o devido processo legal, e não poderia afirmar com toda a certeza quem tem culpa, pois os referidos casos não foram devidamente apreciados.
    Cabe ao Poder Público averiguar a veracidade dessas informações, e caso isso não esteja acontecendo cabe ao povo que cobre por ações efetivas, afinal este é um ato de cidadania do qual todos deveriam interessar-se.
    No império romano, os julgamentos eram realizados em praça pública para que todos tivessem acesso ao procedimento como um todo, tomando ciência das diversas possibilidades interpretativas e, consequentimente, tendo uma participação mais ativa em assuntos que dizem respeito à vida em comum.
    Seguindo essa linha de raciocínio, acredito não podermos fazer julgamentos, mas sim exijir que este seja realizado pelo poder competente, e que criemos o hábito de participar de julgamentos, tendo maior contato com as decisões judiciais.
    Lembrem-se que os julgamentos são abertos ao público a não ser que corram em segredo de justiça (que geralmente são casos de direito de família).

  15. CARMEN disse:

    É muito triste saber que vivemos num país onde é cultural a "lei da vantagem". Um país onde os "poderosos" ditam as normas, cabendo ao povo sofrido, que paga impostos (por decreto deles), que trabalha para poder manter sua família com o básico: saúde, alimentação, educação, etc…, apenas ficar estático, assistindo as coisas acontecerem sem nada poder fazer. Não somos a diferença, exceto em época de eleição quando estes cara de paus vem para dentro do nosso lar – sem pedir licença – pois são enfiados de goela abaixo, dizer um monte de abóbrinha, como se fossem salvar a pátria. Foi assim que o PT apareceu, com a fachada de um presidente que transformaria o nosso país no "País das Maravilhas". E o que vemos a partir de então, foi uma enchurrada de podridão. E este ainda é o lado mais bonito, aguardem quando o PT sair da Presidência. Daí veremos realmente o quanto eles dificultaram não só soluções de crimes, mas tantas outras poucas vergonhas que vem acontecendo e que nos são apresentados de maneira tão maquiada. E a Festa continua, o Rei continua se banqueteando, e o povo… Que povo? este personagem faz parte da história?

  16. clotilde disse:

    Gente, estamos falando de assassinato.

  17. Djalma Gomes disse:

    O PT tem um projeto para 20 anos no governo e isto inclui tudo que temos assistido pela tevisão e lido em jornais, ou seja: desde enfiar a mão no dinheiro público até os assassinatos. O PMDB que Jarbas Vasconcellos denunciou recentemente é apenas um filhote perto da sanha petista. Os crimes praticados por integrantes do PT e pelo próprio comando do partido jamais serão descobertos, ou melhor, jamais haverá punição, não enquanto o PT estiver no poder. O exemplo que PT dá é tão incentivador à delinquência que o MST tá matando mais que a dengue. Pior, mata e ainda pede proteção policial. Na verdade fica até difícil separar o MST do PT, são mais que irmãos, são siameses.

  18. Rosevel R. Pereira disse:

    Meus caros amigos leitores toda essa mazela é de longa data.
    Sai governo entra governo e isto tudo continua.
    Não é prática exclusivista do PT (não estou fazendo nenhuma apologia a conduta deste partido).
    Nós como povo devemos deixar esta dialética de lado e partir para ação.
    Ação este independente de sindicatos os quais também faz tempo ser um dos tentáculos dos poderes.
    Nossa ação está presente de quatro em quatro anos. Eleição.
    Perceberam que os votos nulos, brancos e abstenções estão crescendo.
    Que teve candidato na última eleição a prefeito que foi eleito com um quantitativo de votos inferior ao total de votos em branco, nulos e abstenção.
    Que teve municípios que teve que ter outra eleição por este motivo.
    Tocar na ferida a qual sabemos que ficará aberta ainda por um bom tempo não adianta.
    Temos que fechar esta ferida.
    O remédio é a educação que está doente. Em estado calamitoso. E de propósito.
    Povo com educação de qualidade não têm esses representantes no poder.
    Já despertamos. Falta ter consciência do despertar.

  19. Jim Morrison disse:

    Vocês estão esquecendo, do caso do Celso Daniel ?!? A verdade não poderá ser calada…não por muito tempo!!

  20. José Luiz Birocchi disse:

    Ola pessoal, como todo mundo sabe, aqui no Brasil não e so esse ou aquele partido favorecido pela impunidade que reina aqui ,de um lado presidentes ,governadores ,senadores,vereadores e outros mais,do outro os que se viram como pode ou com,trafico de influencias ou sem dinheiro para pagar bons advogados.Dai aqueles que podem mais choram menos,além de termos uma policia corrupta,maus policiais,ganhando ninharia para cuidar dos cidadãos.Para onde vão nossos impostos?Só Deus sabe,ou melhor so eles sabem,pois o povo coitadoesta na pior.Falta tudo,saude,segurança,educação." Nossos representantes" na verdade não nos representam a nosso favor ou em favor do País, mas sim em causa própria.Aumentos de salarios na calada da noite,isto tudo para os nossos "representantes" e na hora de votar um aumento para aposentados ou para trabalhadores da ativa, não temos tempo, dinheiro.Isso é o Brasil,como disseram no exterior um Pais de brincadeira.Esperamos mais de nossos representantes para quem sabe nossos netos tenham melhores dias.

  21. Edno Araujo disse:

    É fragil o posicionamento para direcionar o questionamento em tela.
    Devemos ter um olhar para a história deste Páis, especialmente depois da proclamação de nossa república, onde TODOS que estiveram no poder, tiveram a complacência dos lambe-botas de plantão.
    O que ocorre neste caso, é um tipico caso deste amargo processo, onde não existe ideologia para os que estão a serviço do PODER. A tal isonomia e tripartição dos poderes é só uma mera formalidade legal, que como sempre funciona a bel prazer dos interesses mesquinhos desta casta que se amontoa nos três poderes.
    Vou ficar por aqui.. porque sei que existe a vingança subliminar, subpresente, mas que efetivamente ainda funciona como nos piores momentos da DITADURA.
    Não acredito em LEIS, atéporque são feitas por esta casta pra se protegerem… ou se livrar dos indesejaveis, quando se torna conveniente.

    É isso ai…

  22. Evelyn Pinatti disse:

    Tudo que está acontecendo não me surpreende.Nunca acreditei nesse partido.Refresquem a memória: Chamavam o Sarney,Quércia, etc,etc. de filhotes da ditadura e o que eles fizeram para conseguir o poder?Aliaram-se a todos os quais eles diziam que eram os maiores ladrões do país.Que moral tem esse partido? Financiam arruaceiros,desordeiros do MST.Invadiram o Congresso, depredaram, e nada aconteceu.Invadem terras e nada acontece.Estamos sendo desgovernados, faz 6 anos.Na época do mensalão, se aqui fosse um "país" sério já teria acontecido "Impeacheament".Os casos do Toninho e Celso Daniel,não interessa investigar.E para completar, deram asilo político para um terrorista.Sinceramente, tenho vergonha de ser brasileira.E uma boa parte da população brasileira, está seguindo o mesmo caminho, procura fazer só o que não presta, pois o exemplo vem de cima.É lamentável.

  23. francis disse:

    Cherchez l”avocat du PT. E tudo se esclarece,

  24. LAILTON ARAÚJO disse:

    PENSAR NÃO MACHUCA O CÉREBRO – 01) Quando qualquer governo fala do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de seu povo e continua míope quanto à ética – ele quer “tapar o sol com a peneira”. Entender o significado da palavra "moral", não é só uma questão de educação! São princípios elementares de boa convivência em grupo (princípios – aprendidos e exercitados), onde cada cidadão tem o dever de preservar os "direitos e deveres" comuns da sociedade proposta. O aprendizado é gradual – a educação é o fio da tecelagem… É como “parir filhos" – só as mães sentem o processo biológico e a dor real do parto! – 02) Algumas manchetes da mídia nos últimos dias desfazem o mito – que a educação – é o segredo da transformação! O que é educação? Será que a sociedade brasileira sabe o verdadeiro sentido de educar? Os exemplos de crimes cometidos por pessoas diplomadas e supostamente educadas (políticos, jovens de classe média, empresários e outros) mostram que a "sociedade brasileira" está doente e carente de outros valores humanos. Que valores poderão constar nos novos currículos escolares? A escola educa? – 03) As periferias das cidades brasileiras viraram "barris de pólvora". Os verdadeiros educadores fazem mágica para cumprir o mínimo dos conteúdos curriculares. Mesmo com tiros de fuzis, fumaça e soldados da força nacional rondando o "pedaço", a escola da vida ensina o segredo da sobrevivência em um mundo desigual. Salve-se quem puder! O morro não quer e não deve morrer! – 04) Será que vários políticos brasileiros possuem o perfil para governar ou legislar em nome da população brasileira? Alguns dos políticos envolvidos em escândalos publicados pela mídia possuem diplomas… As escolas que diplomaram esses indivíduos são culpadas? O que é educação? – 05) O "jeitinho brasileiro de dar nó em pingo d”água" e outras artimanhas de esperteza criam universos paralelos e anti-sociais. A educação não termina na colação de grau, com direito a diploma de “doutor” e anel no dedo em dia de formatura. Canudos ou títulos não foram feitos para enfeitar as paredes e dar "status". Site: http://lailtonaraujo.blog.terra.com.br

  25. Glória Drummond disse:

    Se o PT é o Poder, só poderia estar ocultando seus crimes. É o óbvio ululante de Nelson Rodrigues…

    Infelizmente a classe operária chegou ao poder e deu nisto. O que não entendo é a estratosférica popularida do homem de um só livro ou das marolinhas…
    Para permanecer no
    poder até plásticas na Dilma (indigesta com ou sem plástica )mandou fazer. E as alianças? O famigerado Collor agora está numa importante comissão do Senado(o que poderá acabar com a farra do PAC) graças a outro famigerado do PMDB.

    Aliás, Collor e Lula foram os presidentes mais esdrúxulos deste país. Um é o avesso do outro., apesar de eles se detestarem.

    Estes crimes do PT clamam por transparência, punição e implosão do próprio partido, que foi sonho de muita gente boa, honesta, consciente.

    Minha opinião é que aquele restante que falta para conferir 100% de popularidade ao "grande líder" deve se organizar, agir…

  26. Dora Silvia Segantini disse:

    Eu sou uma ex-petista. E quando petista eu sentia orgulho, pois acreditava que as pessoas que votavam no PT e no Lula tinha caráter e ansiavam pelo bem comum…mas cá pra nos o PT repetiu o modelo dos políticos e partidos corruptos. Se uns mais ou outros menos não dá não! Está mais do que na hora de surgir pensamentos e ações novas. Tínhamos que votar para desbancar Lula, PT e todos esses políticos e partidos viciados. Eles trabalham para nos. E nos é que deviamos demiti-los e contratar outros. Somos nos que devemos dizer quais são as regras para eles terem o direito do emprego garantido! E somos nos que devemos exigir que o caso Celso Daniel se cumpra e os responsáveis vão para cadeia…

  27. Antonio Campos Monteiro Neto disse:

    O PT desenvolveu ao longo dos anos uma ética – ou falta dela – própria, segundo a qual, roubar dinheiro público para as campanhas do partido não é crime.

    Em 2002, para compensar o dinheiro que o empresariado paulista doava ao PSDB,
    montou um megaesquema de corrupção nas prefeituras do interior paulista, para financiar sua campanha vitoriosa.

    E a julgar pelas declarações de Lulla, para quem "o PT fez apenas aquilo que todos os outros partidos fizeram", pode-se concluir que todos eram coniventes.

    Segundo Larry Rohter, do NYT, Celso Daniel era um dos prefeitos envolvidos no esquema. Quando percebeu, porém, que dinheiro desviado estava indo para bolsos particulares, tentou denunciá-lo, mas foi eliminado, no melhor estilo "cosa nostra".

    É provável…

  28. Luiz Alberto Franco disse:

    Crimes relacionados ao PSDB também seguem sem esclarecimento. Por exemplo: que tal ir fundo na relação de Azeredo com Marcos Valério?

  29. Arlon Borges disse:

    Mas Luiz Alberto, houve alguma morte relacionada com a relação de Azeredo com Marcos Valério?

  30. Marcos Scorzelli disse:

    Ao que parece o PT (que outrora orgulhosamente se intitulava pavilhão dos trabalhadores, humildes e oprimidos) atualmente se transformou em uma entidade de fins escusos e criminosos, manchando a tradição que havia trazido com seu nome por muito tempo, e agindo contra todos os ideais de justiça, transparencia e legalidade.
    Infelizmente a mim nunca enganaram, como não me enganam seus co irmãos do MST, e com isso o país da mais um passo em sentido a republica do banditismo oficial.
    sempre soube que por traz da mascara de perseguidos de um regime estava escondido uma falta de carater, patriotismo e moral.
    acredito que o verdadeiro inimigo do PT é a frase de nossa bandeira: "Ordem e progresso" pois deve ir de sentido contrario aos ideias deles, ja que tudo que fzem vem com intento de manipular a verdade e a situação em seu favor, contra a hombridade e verdade.
    é triste mas é a nossa realidade, parece que o que aprenderam em Cuba vai alem da guerrilha, aprenderam bem a enriquecer de maneira ilicita em detrimento de toda uma nação.
    militares incopetentes, não conseguiram nos livrar dessa corja depois do golpe.

  31. Maria Candida disse:

    O problema estaria solucionado se entrevistássemos o Gilberto, o Greenhalg, o Gushiken, o José Dirceu e o Lula. Tenho certeza que eles dariam boa colaboração e poderíamos esquecer o PT

  32. radical disse:

    Queima de arquivo;O PT conseguiu muito dinheiro para fazer campanhas milionárias
    as custas das falcatruas!!!

  33. BENVINDA disse:

    Como cidadã me sinto órfã,viúva,oprimida e impotente,e me sinto tambem fragilizada pela inoperância do poder constituído, de exercer a CIDADANIA tão bem colocada na Constituição Federal e tão ignorada pelos executores do poder, que só exercitam a hipocrisia.

  34. DINARTE disse:

    QUADRILHA…..CADEIA NELES…..

    QUADRILHA……QUADRILHA…..QUADRILHA…..

    JUSTIÇA…SÓMENTE O QUE FOR JUSTO…JUSTIÇA…..

  35. Joaquim Caldas disse:

    Por tras do presidente Lula se esconde o crime!

  36. Henrique de Almeida Lara disse:

    A resposta à pergunta supra é SIM! Pois as evidências são eloquentes e, infelizmente, a força do Poder neste país produz a impressão de que ela supera a lei. Vimos várias vezes o nosso Presidente contextando os tribunais. Também vemos juízes contrizendo juízes. Esses fatos são decepcionantes e, absolutamente, não deveriam existir. Os poderes da República não são independentes? A Constituição o diz. Então, por que o Executivo interfere no Judiciário? É o que se vê! Por que os crimes relacionados com o PT não são esclarecidos e muito menos punidos?
    Dá vontade de ir às lágrimas ao ver que a maioria esmagadora da população brasileira é desinformada e por isso não sabe votar!

  37. Ieda Dietrich disse:

    INTERVENÇÃO MILITAR E CADEIA PRA TODOS OS CORRUPTOS.

  38. Claudenir Alves da Costa disse:

    Boa tarde a todos,
    Eu só não acho como tenho certeza que foram eles que mandaram exterminar o Celso Daniel bem como o Toninho, porem acredito, que foram capazes de derrubar o Avião do Candidato A Presidência da Republica que ganharia no Primeiro turno das Eleições sendo uma derrota para o PT que os jogariam para sempre na latrina dos mais corruptos do mundo ao meu ver , acredito também que fraudaram as urnas dando vitória a Dilma, tudo isso tem que ser investigado e que nenhum membro do PT participe das investigações haja visto eles serem os principais suspeitos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *