Início » Notícia » Crise fortalece neonazistas na Grécia
Xenofobia

Crise fortalece neonazistas na Grécia

Grupo neonazista pode até conseguir representação parlamentar nas eleições gregas

Crise fortalece neonazistas na Grécia
Crise na Grécia (Fonte: Reprodução/Getty Images)

O empobrecimento geral da população da Grécia, aliado à grande presença de imigrantes ilegais no país, criou um cenário propício ao fortalecimento do discurso xenófobo, e um grupo neonazista intitulado Jrysi Avgi (“Amanhecer Dourado”) pode até conseguir representação parlamentar nas eleições gregas previstas para abril e maio.

Leia também: Austeridade grega não se estende à compra de armas
Leia também: Vídeo da Comissão Europeia tem circulação suspensa

O Jrysi Avgi, fundado em 1993 por um ex-oficial do Exército da Grécia, mantém vínculos com outros partidos neonazistas da Europa, com figuras da Junta Militar deposta em 1974 e até com setores da polícia grega. Seu símbolo lembra uma suástica e seus membros se referem aos imigrantes como “escória humana”.

‘Vamos fechar nossas fronteiras com cercas elétricas’

Nas eleições municipais gregas de 2010 o Jrysi Avgi conseguiu eleger um vereador para a Câmara de Atenas, sendo que em alguns distritos da capital o partido conseguiu angariar até 20% dos votos. Pesquisas sobre as eleições gerais de abril e maio mostram que o grupo neonazista pode conseguir eleger cerca de dez representantes para o Parlamento da Grécia.

“Invadiram nossa terra e tiraram nossos trabalhos. Se conseguirmos o poder, vamos deportar todos os imigrantes e fechar novamente nossas fronteiras com minas, cercas elétricas e guardas”, disse à Agência Efe o porta-voz do partido e um dos seus candidatos a deputado, Ilyas Panayotaros.

Fontes:
Portal Exame - Crise e imigração fortalece ideais neonazistas na Grécia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. olbe disse:

    Sempre que um País vai mal, financeiramente, a culpa é dos judeus! Neles é fácil bater, eles são inofensivos…já nos Muçulmanos ninguém ousa nem fazer caricatura pq , com certeza, pode morrer!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *