Início » Brasil » Política » Cuba libera compra e venda de carros
Ilha em reformas

Cuba libera compra e venda de carros

Proibição já durava mais de 50 anos, desde a revolução de 1959

Cuba libera compra e venda de carros
Apenas carros que estavam em Cuba antes de 1959 podiam ser comercializados (Fonte: Reprodução/Reuters)

O governo de Cuba autorizou os cidadãos do país a comprarem e venderem carros após décadas de proibição. Um decreto liberando esse tipo de transação foi publicado nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial cubano.

Leia também: Governo cubano luta para impor impostos a trabalhadores autônomos
Leia também: Cuba pedirá na ONU fim do bloqueio ao país

A medida é tida como uma das mais esperadas reformas econômicas do presidente Raúl Castro. De acordo com o decreto oficial, cubanos e residentes estrangeiros agora poderão fazer o que quiserem com seus carros, sem qualquer necessidade de “autorização prévia por parte de qualquer entidade”. A nova regra entra em vigor a partir do próximo sábado, 1º de outubro.

Carros antigos

A proibição da compra e venda de carros em Cuba já durava mais de 50 anos, desde a revolução de 1959. Segundo a agência de notícias Reuters, a nova regra prevê que apenas residentes estrangeiros e cubanos com autorização do governo poderão importar carros novos. Todos os demais terão que se limitar a comprar ou vender veículos já existentes na ilha.

Até então, somente os carros que já estavam em Cuba antes da revolução de 1959 podiam ser comprados e vendidos. Por isso há tantos veículos antigos na ilha, em geral de fabricação norte-americana e soviética.

Fontes:
Público - Cubanos já podem comprar e vender automóveis

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    Essa notícia parece ter sido feita em Brasília: o primeiro parágrafo diz que qualquer cubano poderá importar carro. No parágrafo seguinte somente os cubanos autorizados poderão importar carros. Chequei no original e vi que a fonte é um site português. Hum… a tal de lógica anda tropeçando. De ser algum sinal.

  2. Flavio disse:

    Carlos, o texto está correto. Qualquer cubano pode comprar e vender (os carros que já estiverem no país), porém somente os autorizados podem importar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *