Início » Brasil » Política » Dilma, boa sorte, mas eu tô de olho!
Grita Brasil

Dilma, boa sorte, mas eu tô de olho!

Que Dilma consiga fazer algo melhor, que consiga mostrar que nós estávamos errados. Por Claudio Schamis

Dilma, boa sorte, mas eu tô de olho!
Grita Brasil (fonte:Opinião e Notícia)

O relógio no canto do monitor não para. Assim como o piscar do cursor numa página agora não mais em branco. O tempo não para. Ele corre. Ele foge de você. Se você não o acompanhar, não tem jeito e o problema é única e exclusivamente seu. A vida é assim. Assim como suas escolhas. Todas que você fizer terão suas consequências. Boas ou ruins, só o tempo dirá. Se você segue em frente, vira para a esquerda ou para a direita. Tudo terá um fim.

E foi assim que fizemos agora, quando o povo elegeu Dilma Rousseff a primeira mulher presidente do Brasil. Uma vitória da democracia. Eles quiseram assim e que assim seja.

É na verdade uma grande vitória da mulher. Da figura da mulher que mostra a sua força, dizendo a todos que elas também podem. Parabéns mulheres. É isso mesmo. Vocês têm o seu valor, e este deve ser respeitado e reconhecido. Sempre.

Existe agora a outra questão que me preocupa um pouco. A questão não era a mulher Dilma ser eleita, e sim a mulher Dilma candidata criada pelo presidente Lula, e que diz que dará continuidade ao que já sabemos que existe.

Quero dizer com isso que, se Dilma não fosse a Dilma que é, e não tivesse esse time que tem por trás dela, e não fosse, como já disse, cria de Lula e um projeto do PT, segundo José Dirceu, o pai do mensalão, e tivesse propostas claras de que iria mudar o país e tirá-lo do mar de lama em que se encontra, eu poderia até ter votado nessa outra Dilma. Mas só existia uma, e a que eu via eu não gostava.

E o que mais me incomodou nessa eleição foi que acabou sendo, na verdade, a eleição do Lula – A missão. Foi a eleição do que o “mestre” mandou. Independentemente de quem ele tivesse escolhido para lhe suceder, seja a Dilma, o palhaço Bozo, ou o Monstro de Lama, o povo iria atender.

Claro que existem centenas de novas promessas. Velhas promessas. E promessas são dívidas. Que às vezes nem são pagas, mas quando são, no final, todos nós acabamos pagando parte dessas promessas de alguma forma. E, até onde vimos, vai muito mais pelo lado do mal. E é nesse momento que entrarão os super-hiper-poderosos-defensores da “Liga de Justiça Pró-Lula” e isso é preocupante e perigoso. Porque eles têm somente uma visão, uma verdade, nada mais é real. Todo o resto é pura fantasia ou intriga da oposição ou criação da imprensa que é considerada uma inimiga. Mas Dilma já assegurou que dará garantia irrestrita à liberdade de imprensa. A conferir.

Agora é o momento em que começam as transições, conjecturas e piadas. Piadas sim. Lula disse que só dará conselho se Dilma pedir. Ah, tá! Como se ele fosse ficar de chinelos e pijama em casa, assistindo novela com Dona Marisa ou lendo um bom livro. Aliados já falam até em sua volta em 2014. Ele, Lula, claro irá negar isso até a morte. Ele mesmo já disse que a luta continua. Que luta é essa dá para imaginar. Lula já andou dizendo que vai montar um escritório, queria saber de quê? Eu teria um “belo monte” de ideias do que poderia ser sua principal atividade, mas vou no momento me calar, vai que ele resolve roubar uma de minhas ideias!

Agora é um momento de pedir, de pedir que Dilma seja iluminada e não se deixe cair em tentação, que não se deixe ser conduzida e que tenha ideias e ideais próprios que façam bem ao país que a escolheu para comandar. Que não se deixe ser mandada. É ela quem manda. Ou pelo menos é o que o cargo que ocupa pressupõe

Que Dilma consiga fazer algo melhor, que consiga mostrar para  nós, que não votamos nela, que estávamos errados. Que ela é “o cara” que vai mudar mesmo a história desse país e mostrar que pode fazer isso, por tudo que disse que aprendeu (?) – e isso foram palavras dela mesma – e que esse aprendizado tenha sido em cima de tudo que deve ter visto de errado no governo Lula,  seu “mestre” que não enxergava nada do que acontecia ao seu redor, que ela faça um governo e um Brasil melhor, mais justo, com justiça, primando pela honestidade, transparência e que faça desses erros seus acertos nesses próximos quatro anos.

Que o Brasil brilhe. Que o Brasil cresça. E que possamos dizer: agora sim.

Boa sorte, Dilma. Boa sorte, Brasil.

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

18 Opiniões

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    O autor falou e desfalou do começo ao fim, fez e desfez previsões e, com tantas idas e vindas, não chegou a lugar nenhum.

    Claro mesmo, ficou nas entrelinhas o seu eterno e venenoso ódio contra o Presidente Lula.

    E ainda tem a cara de pau de desejar boa sorte à Presidenta Dilma Roussef.

    Em nome dos 56 milhões de brasileiros que nela votaram, me dou o direito de repudiar estes seus votos hipócritas de boa sorte.

    Tenha um mínimo de humildade. Reconheça que dificilmente alguém fará um governo como o de Luiz Inácio Lula da Silva. É tão difícil quanto nascer um novo Pelé.

  2. Adjair Alves disse:

    Poderia até concordar com alguns aspectos do nobre redator, mas sinto por traz das palavras uma pitada de ressentimento e preconceito. Sobretudo na afirmação: “a mulher Dilma candidata criada pelo presidente Lula e que diz dará continuidade ao que já sabemos que existe”. É como se “a mulher Dilma” não tivesse vontade e personalidade própria. Tudo bem, se o redator me perguntar se Dilma seria eleita sem o apoio de Lula, eu diria que possivelmente não. Mas isso não nos dá o direito de querer entender que ela não tenha competência para dirigir o país. Aliás, a referência sob a qual o redator se apoia para sua análise não é muito recomendada do ponto de vista dos interesses políticos e econômico. O mais curioso é que grande parte dos críticos de Lula, afirmavam as mesmas teses em relação a Lula; que ele não tinha experiência, que era um produto dos intelectuais do PT, que nunca teria sido prefeito, governador, coisa e tal. Hoje Lula é a referência e Dilma o fantoche! Não é de estranhar isso! Essa Imprensa Brasileira precisa mesmo é de uma reciclagem para vencer os ranços do autoritarismo e da dominação. Viva o Brasil que a elegeu; primeira mulher presidente!

  3. Markut disse:

    Desejo, com todas as forças,sobreviver aos próximos 4 aos e poder dizer: DE FATO, ESTÁVAMOS ERRADOS.

  4. Nina (rio de janeiro) disse:

    É Schamis, acabou a campanha. Fim de campanha é o que todos esperamos. Afinal não é a campanha a responsável principal pelo baixo nível, o caixa 2, o adeus à honra?
    O país há de ser mais importante que um projeto de poder.
    A presidente mudou o tom, falou dos critérios de escolha de seus assessores, desmentiu boatos plantados por candidatos aos postos chaves (que como infelizmente observou Markut, a Educação não era o alvo).
    Torço que a definição da nova Dilma se dê logo para que expectativas não se avolumem. Quanto mais a presidente se mantiver ainda desconhecida dos brasileiros maior serão as projeções e possíveis desapontamentos.
    No mais desejo também sorte à presidente e a nós, despertados para uma participação popular há anos esquecida.

  5. Ana Katia disse:

    Não votei na Dilma, tão pouco vou com a cara do Serra, mas, tive que escolher entre um e outro… E é o que eu sempre digo: as pessoas não sabem ganhar e nem perder. Quando ganham ficam esfregando na cara dos derrotados que ganharam, quando perdem, ficam torcendo para que os vencedores cometam falhas que os desvalorizem. É assim que visualizo esse nosso momento e os próprios comentários me fazem ter mais certeza da minha percepção. Fazemos todos parte de uma mesma nação, estamos todos no mesmo barco… Azar de quem não aceita os votos de boa sorte a Dilma das pessoas q votaram no Serra. Eu torço para que ela faça um bom governo, para q o Brasil cresça, para q as roubalheiras parem e o dinheiro dos impostos seja bem empregado. Eu não vou deixar de ser brasileira só pq não votei igual a maioria.
    O governo do Lula, como os demais, teve vários escândalos, mas ele teve uma ASSESSORIA muito boa mantendo a estabilidade do país. Eu votei nele… Não votaria novamente, me decepcionou, o país poderia ser muito mais do que já é se ele cumprisse o q prometeu. Não sou PSDB, Não sou PT, sou brasileira e a favor q caiam as amarras do fanatismo político.
    Gostei do seu texto, concordo com muito dele.
    []’s…
    Ana Katia

  6. Téka Assunção disse:

    PORQUE “TEMER” O NOVO ???
    Gostaríamos apenas e tão sòmente, que se algo não der certo neste novo governo, que a Presidente eleita diga;
    SIM!! EU SABIA…ou..NÓS SABÍAMOS !!! E VAMOS ENCONTRAR A SOLUÇÃO. E não agir como o Sr.Luís Inácio,que sempre disse :
    NÃO…EU NÃO SABIA…(Ele nunca sabia de nada )
    “Que o Brasil cresça e apareça”!!!
    A Presidente é mineira, “comequieta”,trabalha em “silêncio”, poderá surpreender.
    Abços,
    Téka

  7. Helio (rio de janeiro) disse:

    O leitor de Uberaba não entendeu: desejar sorte para a Dilma é desejar sorte a nós brasileiros. Nada tem a ver com hipocrisia.

    A oposição do PT ao Real, a responsabilidade fiscal e ao Proer que Lula até ofereceu ao Obama é que não me parece ser a atitude correta: ser sempre do contra quando não se está no poder.

    È possível torcer pelo Brasil sempre.

    Governo não é campanha. Os 8 anos de em que FHC foi insultado e arrasado pelo governo não me convenceu.

    Ainda assim torço pela Dilma. Espero me surpreender.

  8. Nelson João Teixeira disse:

    Todos querem que a presidente Dilma faça um bom governo, e não se deixe levar por opinião de politicos e ex politicos. Tire suas proprias conclusões. A senhora vai ter que provar capacidade em administrar o Brasil.Boa sorte. O Brasil esta de olho na Presidencia, Senado Federal, e a Camara dos deputados federais bem como os ministros.

  9. gesse cardoso costa disse:

    Boa sorte, Dilma! Boa sorte para nós,o povo “desçeimençopaiz”, que vamos sentir na pele toda a revolta do PT, por Lula ter escanteado o partido durante oito anos. Agora, como diz o mensaleiro-mor, o projeto que vigorará será o do PT. Diz ele que Lula era e é maior que o partido, mas Dilma não, logo, terá de governar sob os ditames do partido. o que é um perigo! Boa sorte para os velhinhos, que pensam em ganhar uma aposentadoria digna, mas que sabem que não vão levar! Boa sorte para quem adoecer, pois com o retorno da CPMF, a saúde será uma maravilha, como já o foi com este mesmo imposto, anos atrás(?). Boa sorte para a educação, que terá mais verbas e melhores salários para os professores, como é hoje, não é mesmo? Boa sorte para quem trafegar pelas rodovias do país, pois com as obras do PAC(?), serão de 1º mundo! Poderia aqui enumerar infinitos boas sortes, para infinitos problemas que o Brasil ostenta, mas creio que apenas um boa sorte será realmente comemorado. O daqueles escolhidos pelo povo para nos representar e os escolhidos para os milhares de cargos públicos que compõem a máquina pública. Estes continuarão a ganahrem um salário polpudo, e muitos continuarão locupletando-se dos atos corruptíveis que hoje grassa no poder público, e que com certeza, terão continuidade no novo governo. Boa sorte para quem viver, para testemunhar o futuro, e se possível, aprender a votar! Boa sorte Brasil!

  10. Renato disse:

    Seu texto é interessante, me chama a atenção. Creio que você, homem culto, sabe que quem manda de fato no mundo é o capital que tem força econômica ou melhor, poder econômico e, nesse sentido, dita o jogo político de qualquer país. Portanto, Dilma não está fora dessa realidade. O capital ou melhor, os capitalistas que são sujeitos, tem nomes, são reais, isto é, de carne e osso, não qualquer um, mas sim, os de grande poder econômico, estes irão interferir nas questões políticas de governo quando sentir-se lesados por alguma decisão política por parte da governanta Dilma Russef. Muitos governos de outros países que ousaram com alguma política mais humanizante foram destituídos do seu posto de chefe pelos capitalistas poderosos e isso é fato. Portanto, sabemos que o jogo é delicado, não é simples. O atual chefe de Estado Maior sabe melhor do que nós como é de fato governar.

  11. Nelson João Teixeira disse:

    Certos politicos eleitos do PT, estão tramando trazer a CPFM, de volta. Éstava previsto que o dinheiro seria para a saúde. Não aconteceu. Querem mais dinheiro para sanar a ganancia dos politicos do PT. Isto sera um grande desafio para a nova presidente. Se for aprovado, sera o começo do fim.

  12. ANDREZA disse:

    SE FORMOS DEPENDER DO QUE ELA APRENDEU O PAÍS TÁ NA SARGETA(+), MAS, QUALQUER GRACINHA ESTAREMOS FRENTE AO CONGRESSO GRITANDO ¨FÓRA DILMÃO NÃO QUEREMOS MAIS LADRÃO¨RSS
    ROUBOS JÁ SABEMOS QUE JÁ DEVE ESTAR TENDO, AFINAL, E OS PANETONES CUJO A ÉPOCA JÁ ESTAMOS? O NEGÓCIO É FICAR DE OLHOS, SE BEM QUE AGORA SERÁ MAIS FÁCIL DO QUE NUNCA PARA ELES ESCONDEREM AS CAGADAS. QUANDO PENSO NUMA SAÍDA MINHA MENTE CANSA,PARECE NÃO HAVER NENHUMA MAS TIRO O CHAPÉU PARA ESSE GRUPO QUE SERIA CAPAZ DE ROUBAR O SOL (SE NINGUEM PERCEBESSE QUEM FORAM). PENSEI SERIAMENTE EM SAIR DO PAÍS, MAS NÃO ABANDONO MINHA PÁTRIA, QUE VENHAM OS BONS E MAUS VENTOS, ESTAREI À POSTOS EM DEFESA DE MINHA PÁTRIA.(LULA, DIRCEU, DILMÃO NÃO QUEREMOS MAIS LADRÃO ENGANADORES DO POVÃO) JÁ TENHO O HINO PRONTO…

  13. d3ils0 disse:

    muito bom esse texto cara isso que vc falou é meramente uma verdade real não temos nada contra Dilma ou contra qualquer candidato mas que o mesmo mude o nosso Brasil p/ melhor com honestidade e sinceridade pois o Brasil esta precisando mudar

  14. Fátima Pereira disse:

    Boa sorte para nossa presidente Dilma. Todos sabemos que não é facil governar o Brasil, mas sei que assim com nosso presidente LULA, a Sra. Dilma vai mostrar que a vez é do povo esquecido, realmente da maioria, doa a quem doer. Se o Brasil não está melhor é porque falta sair certas figuras que rondam os “aposentos” do governo. Temos que fazer a diferença e fazer a diferença é não voltar com o antigo governo que plantou toda as formas de bandidagem com a humilhada maioria necessitada do país. Se tivesse algum candidato MELHOR que Dilma, com certeza as pessoas sensatas que votaram nela, iriam votar no melhor. Ela (Dilma) era a melhor candidata, o LULA foi o melhor na época dele. Que os virem a ser sejam novos de coração e atitudes. Nós, hoje, estamos mais do que vacinados contra os corruptos de carteirinhas, pena que nós não somos todos. Bola pra frente povo brasileiro e mudanças SEMPRE, pra melhor!!!!! que Deus proteja o governo da Sra. Dilma Roussef.

  15. Helio (rio de janeiro) disse:

    A corrupção, a campanha eterna, a impunidade e a negação da ótima herança que herdou foram marcas do governo Lula. Acho que a maior sensibilidade social teria sido investir na Educação, Saude, e menos impostos, e menos criminalidade e drogas. Podíamos ter dado um passo e um exemplo muito maior para os brasileiros. Penso que Dilma possa pensar nesses tropeços e evitá-los. Até os que foram muito corruptos talvez concluam que isso talvez possa vir a ser histórico.

  16. Ruth Galper disse:

    Parabéns pelo texto. Bjs.

  17. Ady Veltroni disse:

    Valeu, Claudio. Vc deu idéia de amadurecimento neste texto. Agora é mesmo hora de torcer e cobrar. Cobrar por melhorias políticas, crescimento econômico, avanço em todaa as áreas nas quais precisamos: saúde, edducação, saneamento, transportes, moradia, segurança, saneamento, emprego e outras. Viu só? não é só em botecos (atrás de uma muralha de cascos vazios ) que sabemos como salvar este país.
    Um forte abraço

    Ady Veltroni

  18. rodrigo disse:

    Cláuidio você se mostrou muito preocupado com a volta de dirceu e cia mas se esquece que durante os oito anos de desgoverno fhc todos os pedidos de cpi feitos pela oposição ,que na época era o pt e seus aliados foram abortados pela base aliada do tucano que na época era muito numerosa.Por que será que a base aliada de fhc indeferiu todos os pedidos de cpi propostas pela oposição?Do que que ela tinha medo?Por que será que em 16 anos de governo tucano em são pauloi a assembléia legislativa comandada pela maioria tucana nunca aprovou 1 pedido de cpi proposta pela oposição?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *