Início » Notícia » Egito bloqueia gás para Israel
Acordo cancelado

Egito bloqueia gás para Israel

Governo israelense atribuiu a suspensão no fornecimento de gás a uma disputa empresarial

Egito bloqueia gás para Israel
Explosão na tubulação que leva gás a Israel em março (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O governo egípcio anulou um acordo com Israel, suspendendo o fornecimento de gás natural para o país vizinho. A notícia foi divulgada neste domingo, 22.

Nesta segunda-feira, 23, o governo de Israel atribuiu a suspensão no fornecimento de gás a uma disputa empresarial, e não a uma crise diplomática. A declaração por parte de Israel é vista como uma tentativa de evitar complicar ainda mais a relação com o Egito.

‘Disputa comercial’

Embora tenha dito a rádios de Israel que o rompimento do acordo “não é um bom sinal”, o chanceler israelense, Avigdor Lieberman, ressaltou que o governo quer “entender isso como uma disputa comercial”.

Cerca de 40% do gás natural consumido em Israel é importado do Egito. Mohamed Shoeb, diretor da empresa nacional de gás natural do Egito, também negou qualquer componente político na decisão do governo de seu país. De acordo com o diretor, a suspensão se deve ao fato de Israel não ter pago pelo gás fornecido nos últimos quatro meses.

Decisão egípcia: ‘ilegal e de má fé’

A informação, entretanto, é negada pelo governo israelense, segundo o qual o Egito não consegue mais garantir o transporte de gás, uma vez que o gasoduto utilizado foi alvo de inúmeros ataques nos últimos meses no deserto do Sinai.

A empresa israelense responsável por importar o gás natural, a Ampal, classificou a decisão egípcia como “ilegal e de má fé”.

Fontes:
BBC Brasil - Egito interrompe fornecimento de gás a Israel
Reuters - Israel diz que corte de gás do Egito é disputa empresarial

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. olbe disse:

    É importante saber quem está falando a verdade!!!!

  2. jayme endebo disse:

    Começa assim, os fundamentalistas querem democracia prometem tudo, vencem as eleições e depois implantam a ditadura islamica e quebra-se todos os contratos para que o “inimigo” seja eterno em seus problemas. obviamente fazendo revezamento com os americanos.
    Tudo equacionado é só partir para a roubalheira infinita e o ódio externo, fórmulas básicas de poder em cima de trouxas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *