Início » Brasil » Política » Em dez anos país terá mais motos do que carros
Mobilidade urbana

Em dez anos país terá mais motos do que carros

Estudo revelou também que a demanda por transporte público diminuiu 30% na última década

Em dez anos país terá mais motos do que carros
Compra de motos aumentou, em média, 19% ao ano na última década (Fonte: O Globo)

Um estudo sobre mobilidade urbana divulgado nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta para políticas insuficientes para conter a degradação do trânsito no país. Entre os problemas estão as deficiências no transporte público e o estímulo ao uso de carros e motos.

Intitulado “A mobilidade Urbana no Brasil”, o estudo prevê que em dez anos o país terá mais motos do que carros. Enquanto isso, o transporte público fica cada vez mais caro e com a qualidade se deteriorando. A expectativa é de que a frota de carros e motos dobre até 2025.

De acordo com o estudo, a demanda por transporte público diminuiu 30% na última década, enquanto a compra de carros aumentou, em média, 9% ao ano e a de motos, 19%. O estudo prevê ainda que a partir de 2012 a compra de motos será maior do que a de carros.

Moto: polui mais e mata mais

Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, coordenador do estudo, ressalta que “moto polui muito mais do que carro. Se comparar com transporte público, polui 40 vezes mais”. O número crescente de mortes no trânsito envolvendo motociclistas também preocupa.

Além do estímulo ao transporte individual, essas mudanças no trânsito também se devem ao aumento do poder de consumo, às deficiências do transporte público, incluindo o aumento no preço das passagens, e às facilidades para compra de carros e motos, como os longos prazos de financiamento.

Leia mais:

Frota fantasma equivale a 30% dos veículos no Brasil

Fontes:
Veja - Estímulo ao transporte individual empurra cidades brasileiras para o colapso
Portal Exame - Em dez anos, haverá mais motocicletas do que carros

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. SANDRA disse:

    OS TRANSPORTES COLETIVOS NÃO OFERECEM CONFORTO ALGUM AOS SEUS USUÁRIOS.AQUI EM PORTO VELHO (RO) ALÉM DA ALTA TEMPERATURA POIS ESTAMOS PRÓXIMOS DA LINHA DO EQUADOR,NÃO TEMOS AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS,SÃO SUPERLOTADOS, E PAGAMOS UMA PASSAGEM CARA,TEM ONIBUS CAINDO AOS PEDAÇOS SEM QUALIDADE NENHUMA,AI O POVO NÃO AGUENTA,A SAIDA É TER UMA MOTO OU CARRO.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *