Início » Brasil » Política » Encontro do PT tem homenagem a Dirceu e críticas à imprensa
Política

Encontro do PT tem homenagem a Dirceu e críticas à imprensa

'Disseram que o PT ia acabar e hoje somos o principal partido do país', disse Lula em discurso

Encontro do PT tem homenagem a Dirceu e críticas à imprensa
Dilma, entre José Dirceu (esq.) e Lula (dir.) no 4º Congresso do PT

A abertura do 4º Congresso do PT, na noite da sexta-feira, 2, foi um desagravo ao ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Réu no processo do mensalão, ele foi ovacionado pela plateia aos gritos de ‘Dirceu, guerreiro do povo brasileiro’ e recebeu o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. A festa também marcou a reestreia do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares – reintegrado ao partido há cinco meses – nos encontros do partido.

Diante de uma plateia composta por 1.350 delegados, Dirceu não discursou, mas sorriu várias vezes e acenou para os companheiros. “Quero propor aqui uma moção de repúdio ao crime cometido por uma certa revista contra Dirceu”, o afirmou presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, se referindo à recente edição da revista Veja, na qual o ex-chefe da Casa Civil é apontado como líder de uma conspiração contra o governo de Dilma Rousseff. “Quero saudar os ex-presidentes do PT aqui presentes e cumprimento todos eles em nome do companheiro Dirceu”, disse a presidente em eu discurso.

A presidente também negou qualquer espécie de divergência com Lula. “Como é que eu posso estar em conflito comigo mesma? Vejo muitas vezes na imprensa dizerem, ou tentarem dizer, que me elegi presidente baseada na trajetória deste partido, baseada no sucesso do governo do presidente Lula, tenho uma herança que não é bendita. A continuidade não é herança, porque ajudei a construir esta pedra. Eu estava lá. Os erros e acertos da gestão anterior são os meus erros e meus acertos”, disse Dilma, sob aplausos. “Essa tentativa solerte, essa tentativa às vezes envergonhada e insinuada, tenta toldar uma das maiores conquistas que tivemos nos últimos anos. Nós mudamos a forma de o Brasil se desenvolver. Outros tentaram. De uma forma ou de outra foram interrompidos. Ou se mataram ou foram apeados do poder”, em referência a Getúlio Vargas e João Goulart.

“Se hoje o Brasil tem a força que tem, é porque nós temos essa herança e esse legado, que não é um legado só dos oito anos do governo do presidente Lula, mas da responsabilidade que cada um de nós no governo carrega todos os dias”, completou.

Lula aproveitou seu discurso para admitir que não será candidato à reeleição em 2014. “Oito meses de governo é muito pouco para quem vai governar esse país por oito anos. É apenas 10% que você vai ter para fazer esse país ser maior, ser melhor, mais democrático. Ninguém pode cobrar de você, Dilma, o que você não teve tempo de fazer. Não tem mar revolto, não tem vendaval, não tem furacão, não tem vulcão que você não possa vencer. Conte conosco”, disse o ex-presidente.

Ovacionado pela plateia de cerca de mil militantes e autoridades do governo, Lula criticou a imprensa e adversários do PT que, segundo ele, chegaram a prever o fim do partido em 2005 – ano em que foi descoberto e esquema do mensalão.

“Estou muito orgulhoso de viver este momento. Lembrem-se que alguns diziam cinco anos atrás que nosso partido ia acabar, que nós não íamos conseguir nem eleger o síndico do prédio. E hoje, em qualquer pesquisa que se faça sobre partidos políticos, para desgraça de nossos adversários, este é o principal partido desse país”, afirmou Lula.

Fontes:
Estadao.com.br - Dirceu e Delúbio são homenageados em congresso do PT
Estadao.com.br - Dilma diz que erros e acertos são seus e de Lula, que pede 8 anos para a petista

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

26 Opiniões

  1. raufe disse:

    O presidente do Brasil não é mais uma pessoa, mas um partido político com muitas cabeças com interesses divergentes. E nós? Nós somos os camponeses desse feudo renascentista.

  2. Wellington disse:

    O Delúbio Soares, Dilma Rousseff, José Dirceu, Lula e o PT…”não há o que comentar”, apenas dizer que eles são os verdadeiros artistas do povo que gosta de ser enganado…!

  3. Regina Caldas disse:

    O palavrório todo em nada difere da frase lapidar:”porque ajudei a construir esta pedra..”
    sem comentários….

  4. Francisco Anéas disse:

    O Partido dos Trabalhadores já acabou… o que existe hoje é uma organização criminosa que contra diz tudo o que o PT defendeu no passado. A proteção dada à corruptos, como José Dirceu e Delúbio, demonstra a falta de vergonha típica de quem é conivente com o crime!

  5. João Cirino Gomes disse:

    Quer dizer que o PT que criticava tudo e todos, que se dizia contra as injustiças sociais, contra o enriquecimento ilícito, contra a corrupção que representava o trabalhador, ainda existe?

    E onde esta?
    E o Lulinha se enriqueceu honestamente?
    Ou só se tornou um empresario, fazendeiro e milionário genial, depois do pai se eleger e lhe facilitar o acesso as verbas do BB E BNDS em sociedade com o banqueiro bandido Daniel Dantas?

    Deixa de baboseira Sr ex presidente!

    Lula devia levar seu PT com a pelegada toda para Cuba, ou para a Grécia, onde investiu e doou nossos impostos!
    Aproveite e leve também sua biografia mentirosa seu filme de horror, tudo feito as custas do sangue e suor dos humildes, que continuam sem moradia, sem verbas para educação, escolas, sem verbas para segurança, e na dependência dos currais eleitorais, que estão sendo mantidos, com as verbas roubadas descaradamente dos aposentado!
    A se Lula soubesse disto, quem sabe, ele arrumasse um buraco e se enfiasse dentro!
    Isso, caso tenha vergonha na cara de pau!

    A população já começou a despertar!
    Cuidado zé mentira!

  6. ZUKA disse:

    MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS !OLHEM NAS MÃOS DE QUEM WSTÁ NOSSO P A I S ….. QUE SAUDADES DE JOÃO FIGUEIREDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Leonardo Martins disse:

    A corja toda reunida..O mal que essas pessoas fizeram e continuam fazendo ao país..Esse Sr.Lula,talvez tenha sido o maior canalha que a política brasileira já tenha produzido;pena que a ignorância de grande parte de nosso povo e o oportunismo de outros mais,fechem os olhos a toda a lama desses anos do PT no govêrno.Mas nada como o tempo e a história,para que a verdade apareça e a justiça seja feita aos que a merecerem.
    Lula tinha direito a quase tudo,devido a sua origem operária,menos ao mau-caratismo,facêta que não imaginávamos que fizesse parte de seu repertório político e pessoal,claro.

  8. João Dias disse:

    Ora, ora presidentA (horrível) e as mulheres morrendo nas portas de hospitais, grávidas e mal assistidas???? E a mortalidade infantil??? Não falo só da morte do corpo (matéria) mas, a morte dos sonhos (escolaridade precária) que só existe como excelente nos anais das estatísticas pseudas e da imprensa (aquela que puxa o saco)… uns se mataram sim, talvez de vergonha, outros morrem assassinados todos os dias nos nossos estados e aí mesmo em Brasília nas barbas de voces, Opps, desculpe, barba era no governo passado… morrem nas nossas ruas todos os dias de fome, morre-se analfabeto, morre-se aos poucos (que crueldade)votando em todas as eleições, suicídam-se suas esperanças a cada eleição acreditando em um Brasil melhor, e morre-se finalmente de desgosto no corporativismo disfarçado de democracia. Essa companheiros Lula e Dilma é a república dos MENSALÕES E CORPORATIVISMO….vem aí 7 de setembro… vou estar sentado no vaso sanitário o dia inteiro (só por vcs)!!!!!

  9. Ivone Sucena disse:

    Não defendo José Dirceu porque sei que não é um ser “confiável” , muito pelo contrário mas fico indignada com a revista Veja, porta-voz da direita mais retrógada do país que não se conforma com a derrota em 2010.
    Está na hora dessa revista desqualificada ir para o ligar que merece: o LIXO.

  10. Samuel disse:

    Queira Deus que tudo dê certo!

  11. Luiz A. F. Ramos disse:

    Homenagem a Zé Dirceu e críticas à Imprensa? Estão pedindo uma nova REDENTORA. E será bem-vinda.

  12. Renato Cesar disse:

    José Dirceu de Oliveira e Silva
    “Foi em na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo, durante uma tentativa de realização do XXX Congresso da UNE. Em setembro de 1969 foi deportado, em troca da libertação do Embaixador dos EUA. Deportado inicialmente para o México e posteriormente exilou-se em Havana (Cuba). Mudou sua aparência cirurgicamente e mudou de nome para não ser reconhecido em suas tentativas de voltar ao Brasil após ser exilado. Voltou definitivamente ao país em 1971, vivendo um período clandestinamente em SP e em algumas cidades da Região Nordeste do Brasil e, quando teve novamente sua segurança ameaçada, retornou a Cuba. Em 1975 retornou ao Brasil, estabelecendo-se clandestinamente no Paraná na cidade de Cruzeiro do Oeste. Com a redemocratização, na década de 80 ajudou a fundar o PT, do qual foi presidente nacional durante a década de 90. Exerceu vários mandatos: entre 1987 a 1990 foi deputado estadual constituinte por São Paulo, e, em 1991, 1998 e 2002 elegeu-se deputado federal. Em janeiro de 2003, após tomar posse na Câmara dos Deputados, licenciou-se para assumir o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil do governo Lula até junho de 2005, quando foi obrigado a deixar o cargo, quando foi acusado, pelo então deputado do PTB Roberto Jefferson, o mentor das denuncias do Mensalão do PT. Retornando à Câmara para se defender, Dirceu teve seu mandato de deputado federal cassado no dia 1º de dezembro de 2005, tornando-se inelegível até 2015”.
    Este breve relato demonstrar que José Dirceu é um camaleão que se transforma conforma a sua conveniência, portanto não é confiável para exercer qualquer cargo público (legislativo, executivo ou judiciário) político, durante sua vida clandestina nem mesmo sua mulher sabia sua verdadeira identidade – um homem que mente para a sua própria família fatalmente irá mentir para seu país. Que Deus nos livre desta escória! (Dirceu, Palocci, Delúbio soares, Dilma, Lula, etc.) Esta matilha quer devorar o Brasil e Dirceu é o Lobo Alfa.

  13. RAYMUNDO AUGUSTO D'ALMEIDA disse:

    Será que eu posso ser um brasileiro convicto dos meus deveres com a Pátria ao ver que homens representantes do povo brasileiro envolvidos com o crime vergonhoso do Mensalão?
    O que é ser cidadão brasileiro com tanta falta de vergonha e honestidade alcançando os píncaros dos direitos judiciais e políticos daqueles que mentem descaradamente perante a opinião pública?
    O QUE É CERTO OU ERRADO?
    Ser bom pai de família ou ser corrupto neste país?

  14. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Eta PT, quem diria um partido que defendia a honestidade agora é ninho de mensalões, abandona aposentados, financia estadios de futebol e faz demagogia de uma economia forte, voces podem enganar um, alguns, mas todos sempre, nunca, um dia a mascara cai e a história mostrara, Lula, Candido Vacareza, Henrique fontana, Pepe vargas etc…. como os carrascos dos velhinhos.

  15. Frederico disse:

    Calar a imprensa! Lentamente esta corja que tomou o poder no Brasil vai dominado a parada, é preciso que a população acorde enquanto é tempo. O PT do ex-Presidente Lula, ganhou o poder com o discurso da moralidade, mas ou era só fachada , ou mudou de rumo no percurso. Nunca antes na história desse pais se roubou tanto, e tantos crimes são denunciados pela mesma mídia que agora estão forçando uma barra para calar. Nós, homens livres e de bons costumes deste país precisamos estar alertas e atentos para levar nossa grande nação para bem longe dessa demagogia e degradação da sociedade, disfarçadas em bolsa isso e bolsa aquilo, migalhas enquanto o grosso da riqueza arrecada vai para os banqueiros e os que detem a chave do cofre, segundo é noticiado todos os dias. Dai o valor de uma imprensa livre numa sociedade que se diz democratica.

  16. L. Schmidt disse:

    É o principal partido porque comprou todos os outros…

    Isso apenas confirma que esta gente não tem um projeto para desenvolver o país, mas apenas um projeto para se manter no poder, mamar indefinidamente e distorcer os fatos históricos, sem ninguém enchendo a paciência.

    Até dizer que lutavam pela democracia já disseram. Lutaram para implantar no país uma ditadura comunista, isso sim!

    Querem fazer agora o que não conseguiram naquela época, só que usando uma fachada de democracia para enganar o povo abestado e roer as instituições por dentro…

    Revolução Cultural Cabocla orquestrada pelo “Rasputin do Planalto” e animada pelo “Mao de Garanhuns”…

  17. Tristes Trópicos disse:

    Os larápios querem continuar furtando mas não querem ser chamados de larápios. Zé Dirceu quer continuar a chefiar a quadrilha, a tentar submeter Dilma, a fazer oposição a ela dentro do PT, a receber os ministros e assemelhados que venham a lhe beijar a mão, mas não quer que nada disso seja dito para o povo; quer mesmo é se vingar da “Veja” opr ter publicado até as fotos, está tentando ressussitar o plano autoritário, fascista de amordaçar a imprensa, igualzinho ao que fez o gorila Chavez. Pobre Brasil, coitada da Dlma que começou com caráter e vontade de acertar e corrigir a herança maldita do Lularápio, de altas corrupção, inflação, mentira e roubalheira.

  18. Walter Senise disse:

    O povo merece o que tem, se gostam de anarquia, corrupcao, roubos, desvios de verbas publica, facam bom proveito, so que eu estou fora dessa cambada de ladroes.sou de Varzea Grande – Mt

  19. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    Tudo isto é INCRIVEL !!!
    Daqui a pouco os ladrões, assassinos, estupradores, traficantes, politicos, presidentas, cassados & cia. vão botar todos os CIDADÃOS na cadeia…

    Deve ser muito dificil para os adolescentes, jovens, terem algum REFERENCIAL e esperança no futuro do Brasil ao ver TUDO ISSO !!!

    E, o que será que eles pensam?
    Estamos no FUNDO DO POÇO sem ter o que fazer?

    É ALARMANTE!!!!

  20. rubensgomesdefreitasfilho disse:

    O LULA, PILANTRA QUERIA APROVEITAR O ATO PARA FAZER UM DESAGRAVO A ZÉ.
    O ZÉ CONTINUA SENDO INDICIADO PRINCIPAL COMO CHEFE DE QUADRILHA. É BOM QUE A PRESIDENTE DESTE PAIS IMENSO, NÃO PERCA O RUMO, POIS VERGONHA NÃO TEM MESMO; QUEREM COAGIR O MIN.JOAQUIM, UNICO MACHO NESSA HISTÓRIA TODA.

  21. rogerio Faria disse:

    Tuto buena gente… Esta máfia tem cheiro de enxofre.

  22. renato vasconcellos disse:

    Contra a liberdade da imprensa, amigo dos ditadores, centralização do poder através a corrupção, êste pessoal nunca me enganou quanto ao seu viés neo-fascista

  23. Coutinho disse:

    Concordo com o Governo de Dilma mas, compartilhar de “festinha desse tipo” bem a cara do lado idiota do PT, não dá!
    Engana que gostxo!

  24. Coutinho disse:

    Outra coisa. NEM PENSAR EM RESTRINGIR IMPRENSA. O POVO PRECISA DELA PARA MUDAR OS PARADIGMAS.
    ESTÃO COM MEDO DO QUE?
    A IMPRENSA NÃO OS DEIXA EM PAZ?
    POR QUE SERÁ, EHIMMMM?????????????????

  25. Coutinho disse:

    ESSE PAPO ME TIRA DO SÉRIO.
    A FORÇA, QUEREM CALAR A IMPRENSA.
    O QUE É ISSO???????

    TÁ NA CARA O PORQUE DESSA IDÉIA!!!!!
    MAS O POVO BRASILEIRO NÃO DEIXARÁ QUE ISSO ACONTEÇA.
    NOJO!
    EU CONVOCO A JUVENTUDE QUE TEM CABEÇA E DISCIPLINA A PROTESTAR VEEMENTEMENTE.

  26. Helo disse:

    A garantia única de aplausos a Dirceu fora dos limites de seu mando (governo e PT) só acabando com a liberdade de imprensa. Que risco corre a democracia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *