Início » Brasil » Política » Estados Unidos dizem que não queriam executar Bin Laden
Operação dos Seals

Estados Unidos dizem que não queriam executar Bin Laden

'Se houvesse a possibilidade de uma rendição factível, isso teria acontecido', disse o secretário de Justiça dos EUA

Estados Unidos dizem que não queriam executar Bin Laden
Eric Holder disse que rendição de Bin Laden teria sido aceita (Fonte: AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A operação que resultou na morte de Osaman bin Laden era uma “missão de matar ou capturar”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 12, pelo secretário norte-americano de Justiça, Eric Holder, que ressaltou ainda que os EUA não tinham como objetivo principal assassinar o terrorista.

Em entrevista à BBC, Holder disse também que a rendição de Bin Laden teria sido aceita pelos norte-americanos. “Se a possibilidade existisse, se houvesse a possibilidade de uma rendição factível, isso teria acontecido”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário de Justiça dos EUA, a principal preocupação da missão era minimizar os riscos para os oficiais da Navy Seals, a força especial norte-americana responsável por matar Osama bin Laden.

Fotos de Bin Laden morto

A ação dos oficiais da Seals foi considerada “adequada” por Holder, que ressaltou também que as leis internacionais permitem que comandantes inimigos sejam alvos de operações.

Após o governo dos EUA decidir não divulgar as imagens de Bin Laden morto, a CIA ofereceu mostrar as fotos a membros de comissões do Congresso norte-americano. O senador republicano James Inhofe foi o primeiro a ter acesso às imagens e as descreveu como “pavorosas”, embora tenha ressaltado que elas não deixam dúvidas de que o corpo é mesmo de Osama bin Laden.

Leia mais:

Lobos solitários são as maiores ameaças aos Estados Unidos

Filhos de Bin Laden criticam ação norte-americana

Fontes:
Estadão - Missão não foi de execução e rendição de Bin Laden teria sido aceita, diz EUA
Uol - Senador diz que fotos de Bin Laden morto são pavorosas e provam identidade

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

17 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    Não sei se isso não é uma defensiva. Mas a quem interessaria Bin Laden vivo? Talvez somente ao senador Suplicy, o trapalhão das causas populares que não se furtaria de mandar um requerimento à embaixada americana para fazer uma entrevista com Bin Laden. E talvez presentear o terrorista com uma cueca com as novas etiquetas do PT.

  2. Elaine Albino disse:

    Não acredito que foi pensada a possibilidade de rendição. Os soldados entraram atirando, segundo as informações, sem qualquer chance para os que estavam na casa. Imaginemos a logística e os custos de manter Bin Laden em uma prisão? O terrorista jamais aceitaria se entregar e o único fato estranho foi mesmo jogá-lo ao mar tão rapidamente. Respeitar os preceitos religiosos de quem causou tanta dor, dificilmente passaria pela cabeça de quem quer que fosse.

  3. carlos macchia disse:

    O EUA estão falando a verdade.
    Incrível, mas realmente tanto não queriam matá-lo que não o fizeram.
    Muitas fontes, tanto do serviço de inteligência do Paquistão, bem como da Inglaterra e Alemanha já admitem que Bin Laden foi capturado vivo e esta em uma das centenas de prisões secretas americanas na Europa.
    Dois correspondente da Reuters também afirmam isto.
    Pois forjar a morte de Bin Laden é uma estratégia para evitar que a Al Qaeda passe também a caçá-lo uma vez que ele não apenas era o financiador e estrategista do terrorismo internacional, mas também um inimigo declarado da família Saud da Arábia Saudita.
    Pode ter certeza que em breve várias bases de terroristas no Oriente Médio e na Europa serão destruídas.
    O o playboy terrorista estará em uma prisão de segurança máxima desfrutando de seus últimos anos de vida.

  4. Reinaldo Lamenza disse:

    Bin Laden morto! Uma boa para o Barack Obama se reeleger. E os outros Bin Laden que existe no mundo, inclusive no próprio e poderoso dono do mundo,o Estados Unidos da América do Norte. Um bom exemplo, o Bush…Hipócritas!

  5. fernando disse:

    Parabens, era para matar todo familia, para não ficar nenhum nem para contar a história. Valeu muito bem as tropas especiais. PARABENS. fernando formiga

  6. VLADÍMIR FRANCISCO TOMAZONI disse:

    CAROS SENHORES!!!…

    AH!!!… SINTO MUITA PENA DOS NORTE AMERICANOS. ELES INVADEM, MATAM 30.000 PESSOAS EM GUERRINHAS PESSOAIS; E AINDA SE DIZEM VITIMAS DE DESTES POVOS, HÁ MUITO OPRIMIDOS E APOIADOS PO ELES. A AMEAÇA É CONSTANTE, ELES CRIARAM OS SUBSVERSIVOS, DÃO CARTA BRANCA PARA SEUS MERCENÁRIOS MATAR. O ORIENTE SEMPRE FOI EXPOLIADO PELO OCIDENTE. O QUE HOJE VEMOS É UMA ETERNA BRIGA DE GATO E RATO. SÓ NÃO JOGAM OUTRA BOMBA ATÔMICA, PORQUE A HUMANIDADE SE LEVANTARÁ CONTRA ELES.

  7. VLADÍMIR FRANCISCO TOMAZONI disse:

    CAROS SENHORES!!!…

    ELES ACHAM QUE O POVO ACREDITA EM

    “PAPAI NOEL”

  8. Marcel disse:

    Parabéns ao presidente do EUA, pois mostrou-se ser um estrategista, ninguém consegue acabar com uma mal da noite para o dia. Mais o presidente Obama conseguio!!! Nossa não acredito como tem gente que se agrada com doce, o que o EUA fala não é coisa que podemos colocar no papel hoje em dia…
    Agora não tiveram a intenção de matar o Líder da facção terrorista mais conhecida do mundo(Al Qaeda)… Quem dos soldados não iriam querer seus 25Milhoes oferecido pelo Governo ?
    Brincadeira Sr. Presidente Obama…

  9. LOURIVAL MUNIZ REIS disse:

    Na verdade os ingleses genéricos “americanos”, querem desviar a atenção do mundo para a invasão dos países africanos, esses países estão sendo trucidados pelo podério ocidental. A briga é por posse do pontecial econômico que esses países têm, especialmente o petrôleo.O espólio desses países é o suficiente para sustentar o ocidente por algum período, até a próxima crise econômica mundial, ou seja ocidental.
    Até quando, os ocidentais vão viver da pobreza e da miséria alheia.

  10. José Milton De Quevedo disse:

    Nao concordo com a colocação do Secretario Americano de que os EUA aceitariam a rendição do Osama.
    Acho que fizeram o que tinha que ser feito,parabenizo os SEALS por esta ação.Quanto a mostrar as fotos acho que deveriam mostrar ao
    mundo sim, duvido que sejam piores como aquela famosa foto da menina queimada po NAPALM no Vietnam.
    É muita hipocrisia querer esconder uma coisa que brevemente vazará na mídia, é uma questão de tempo, garanto que não vou perder o sono vendo, a carcaça do Bin Ladem.

  11. helio disse:

    Lourival,
    Suas idéias esrão desatualizadas. Sim a Europa explorou tragicamente as colônias africanas nos séculos passados. Hoje dá ajuda e recebe culpadam0nete os milhares de refugiados de países africanos em guerra e na miséria. É só ir a Londres e Paris e procurar na multidão de migrantes os que são ingleses ou franceses há 4 gerações. Quem hoje coloniza o continente africano é sobretudo a China. Mas a migração lá é proibida.

  12. helio disse:

    Excelente o comentário Pozzobon. Quantos morreram por Bin Laden e para Bin Laden. E ele nem representa um partido grande ou um país. O perigo nas guerras são muitos, mas líderes que sofrem de radicalismos e delírios persecutórios podem por em risco todo o planeta. Quem foi o monarquista Antonio Conselheiro?

  13. Pb Luiz disse:

    eles podem falar o que deseja falar,agora acreditas neles ou não cabe a nós,eles falaram que no iraque havia bombas de destruição em massa ate hoje as bombas estão sendo “procuradas”
    não sou a favor do terrorismo,porem os tal estado Unido é um vilão na historia,e muito mais perto é a historia do brasil um dos maiores Genocídio aconteceu aqui e nunca ouvimos falar nas escolas ou nos noticiarios,matamos muito mais negros aqui que Hitler.
    cabe a cada um verificar a historia de cada pais e verificar aonde estão os terrorista,pois para mim um grande ataque de terrorismo e esconder a verdade

  14. eliel campos de melo disse:

    Os EUA,fizeram o correto em executar de imediato este terrorista, a prisão dele seria mais um adiamento dos familiares das vitimas do 11 de setembro

  15. Genivaldo disse:

    Segundo sites de informes sinceros especializados sobre sociedades secretas satanicas afirmam que Bin Laden morreu em 2009 e que aconteceu é uma grande farsa americana para beneficiar Obama e dar início a 3 guerra mundial, isto é lamentável para a humanidade, que D´us nos ajude.

  16. geraldo euclides disse:

    QUEM ACREDITAR NESTA ASNEIRA QUE ATIRE A PRIMEIRA BALA (CLARO QUE SERIA A PRIMEIRA PEDRA0) MAS SE É PARA FAZER PIADA, FAÇO A MINHA TAMBEM!

  17. Carlos Magno da Silva disse:

    Acredito que esteja tudo errado. Não sou a favor de terrorísmo, mas uma situação igual a esta não se justifica pelo fato de este terrorista ter matado tantos inocentes como no incidente das torres gêmeas.
    No entanto acredito que este homem deveria ter sido julgado pelos seus crimes e com certeza condenado a viver o resto de seus dias nas grades em uma prisão de segurança máxima com existem várias nos EUA.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *