Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) recebeu um alerta da Fifa sobre os problemas que a federação internacional de futebol tem enfrentado no Brasil, sede da Copa do Mundo de 2014. Um documento da Fifa enviado ao COI lista uma série de problemas que a instituição máxima do futebol tem enfrentado no país. A lista sugere que o COI poderá enfrentar as mesmas dificuldades durante as Olimpíadas no país, em 2016.
Leia também: O gol contra do futebol brasileiro
Leia também: Projeto autoriza feriado em dias de jogos
O documento enfatiza a crise que dificulta a relação da Fifa com o governo brasileiro e o Comitê Organizador Local (COL). O relatório da Fifa diz respeito, especificamente, às divergências entre o governo e a instituição em alguns pontos dos preparativos para a Copa. O governo brasileiro admite que a Fifa mude algumas legislações já existentes no país para a realização do evento, mas entre os pontos divergentes estão os ingressos de meia-entrada e a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. Na última semana, em Bruxelas, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com a cúpula da Fifa, na expectativa de um acordo.
Copa vs. Olimpíadas
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o diretor dos jogos no COI, Gilbert Felli, afirmou que há diferenças na preparação para os dois eventos. De acordo com Felli, o grau de exigência do COI foi estabelecido antes de o Brasil ganhar o direito de receber a Olimpíada de 2016. Segundo o diretor dos jogos, os problemas que a Fifa enfrenta não se repetirão com o COI porque um contrato com a cidade do Rio já foi feito e os compromissos são claros. Felli afirmou ainda que esses contratos foram assinados antes mesmo da capital fluminense ser escolhida como sede. Porém, o diretor admitiu que, com o relatório enviado pela Fifa, o Brasil terá de mostrar uma atenção especial na preparação para as Olimpíadas de 2016.
A principal preocupação do COI, de acordo com Felli, diz respeito às medidas protecionistas que o Brasil tem adotado nos últimos meses. O governo Dilma tem acordado, em diferentes setores da economia, restrições a estrangeiros e imposições para que empresas nacionais participem de projetos que aconteçam no Brasil. O COI, que já contratou empresas estrangeiras para determinados serviços durante os jogos, teme que isso seja um problema na realização do evento.
Outro ponto que preocupa o COI é a participação de cada setor do governo na preparação dos jogos. Segundo Felli, que estará no Brasil em novembro, o comitê já exigiu do país uma definição da responsabilidade de cada nível do governo com relação aos custos da Olimpíada. O COI espera que até o final do ano, o Brasil entregue um orçamento sólido para a construção da infraestrutura necessária para a realização dos Jogos Olímpicos
O Comitê Organizador Local de 2014 (COL), responsável pela Copa do Mundo no Brasil, informou que o documento enviado ao COI é de responsabilidade da Fifa e que não se pronunciaria sobre o assunto.
Fontes:
Estadão - Fifa faz alerta ao COI sobre os problemas enfrentados no Brasil