Início » Brasil » Política » Fifa envia lista de problemas do Brasil para Comitê Olímpico
Brasil 2014

Fifa envia lista de problemas do Brasil para Comitê Olímpico

O documento sugere que o COI poderá enfrentar as mesmas dificuldades durante as Olimpíadas no país, em 2016

Fifa envia lista de problemas do Brasil para Comitê Olímpico
Diretor dos Jogos no COI, Gilbert Felli (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) recebeu um alerta da Fifa sobre os problemas que a federação internacional de futebol tem enfrentado no Brasil, sede da Copa do Mundo de 2014. Um documento da Fifa enviado ao COI lista uma série de problemas que a instituição máxima do futebol tem enfrentado no país. A lista sugere que o COI poderá enfrentar as mesmas dificuldades durante as Olimpíadas no país, em 2016.

Leia também: O gol contra do futebol brasileiro
Leia também: Projeto autoriza feriado em dias de jogos

O documento enfatiza a crise que dificulta a relação da Fifa com o governo brasileiro e o Comitê Organizador Local (COL). O relatório da Fifa diz respeito, especificamente, às divergências entre o governo e a instituição em alguns pontos dos preparativos para a Copa. O governo brasileiro admite que a Fifa mude algumas legislações já existentes no país para a realização do evento, mas entre os pontos divergentes estão os ingressos de meia-entrada e a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. Na última semana, em Bruxelas, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com a cúpula da Fifa, na expectativa de um acordo.

Copa vs. Olimpíadas

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o diretor dos jogos no COI, Gilbert Felli, afirmou que há diferenças na preparação para os dois eventos. De acordo com Felli, o grau de exigência do COI foi estabelecido antes de o Brasil ganhar o direito de receber a Olimpíada de 2016. Segundo o diretor dos jogos, os problemas que a Fifa enfrenta não se repetirão com o COI porque um contrato com a cidade do Rio já foi feito e os compromissos são claros. Felli afirmou ainda que esses contratos foram assinados antes mesmo da capital fluminense ser escolhida como sede. Porém, o diretor admitiu que, com o relatório enviado pela Fifa, o Brasil terá de mostrar uma atenção especial na preparação para as Olimpíadas de 2016.

A principal preocupação do COI, de acordo com Felli, diz respeito às medidas protecionistas que o Brasil tem adotado nos últimos meses. O governo Dilma tem acordado, em diferentes setores da economia, restrições a estrangeiros e imposições para que empresas nacionais participem de projetos que aconteçam no Brasil. O COI, que já contratou empresas estrangeiras para determinados serviços durante os jogos, teme que isso seja um problema na realização do evento.

Outro ponto que preocupa o COI é a participação de cada setor do governo na preparação dos jogos. Segundo Felli, que estará no Brasil em novembro, o comitê já exigiu do país uma definição da responsabilidade de cada nível do governo com relação aos custos da Olimpíada. O COI espera que até o final do ano, o Brasil entregue um orçamento sólido para a construção da infraestrutura necessária para a realização dos Jogos Olímpicos

O Comitê Organizador Local de 2014 (COL), responsável pela Copa do Mundo no Brasil, informou que o documento enviado ao COI é de responsabilidade da Fifa e que não se pronunciaria sobre o assunto.

Fontes:
Estadão - Fifa faz alerta ao COI sobre os problemas enfrentados no Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *