Início » Brasil » Política » Filho de Khadafi quer se entregar ao TPI
Em fuga

Filho de Khadafi quer se entregar ao TPI

Saif al-Islam é procurado pelo Tribunal Penal Internacional, acusado de crimes contra a humanidade

Filho de Khadafi quer se entregar ao TPI
Paradeiro de Saif al-Islam é desconhecido (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Saif al-Islam, filho do ex-ditador Muammar Khadafi, quer fechar um acordo e se entregar ao Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, na Holanda. A informação foi divulgada por uma autoridade do Conselho Militar de Transição (CNT) da Líbia nesta quarta-feira, 26.

Leia também: Khadafi teria US$ 200 bilhões em contas no exterior
Leia também: O fim brutal da era Khadafi
Leia também: Conheça a trajetória de Muammar Khadafi

O ex-chefe da inteligência do antigo regime líbio Abdullah al-Senussi também propôs se entregar ao TPI, que informou, entretanto, que a notícia ainda não foi confirmada. O porta-voz do tribunal, Fadi El Abdallah, disse que o TPI está “tentando entrar em contato com o CNT para obter mais informações”.

Boatos sobre Saif al-Islam

Há notícias de que Saif al-Islam e Abdullah al-Senussi estariam tentando chegar à fronteira do Níger para fugir da Líbia. Ambos são procurados pelo TPI, acusados de crimes contra a humanidade pela violenta repressão do regime líbio contra os manifestantes no país.

Sem fazer aparições públicas desde agosto, Saif al-Islam já foi dado como morto mais de uma vez pelos rebeldes líbios que lutaram contra as forças de seu pai.

Fontes:
RTP - Filho de ex-ditador Kadhafi e ex-chefe da polícia secreta querem render-se ao TPI
Terra - Filho de Kadafi propõe se entregar a tribunal internacional

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    Esta notícia de que o filho de Kadafi e o chefe da inteligência estariam tentando chegar à fronteira do Niger me parece velha. Ou estão indo de camelo? Eu havia dito, no início do conflito, que Kadafi — como todo bom beduíno — poderia escapar fugindo de camelo para o deserto do Saara. Agora seu chefe de inteligência deve ter percebido que o camelo é a melhor proteção contra os mísseis da OTAN. Nesse caso, como no deserto do Saara supostamente os celulares não funcionam, como sabem que eles querem se entregar? Eles podem viver felizes para sempre se encontrarem uma tribo de tuaregs para serem adotados. A menos que estejam tão ocidentalizados, tão longe das velhas tradições que tanto prezavam, que preferem uma prisão perpétua na Bélgica ou algum outro lugar da Europa do que as delícias do deserto.

  2. Nivaldo Capoia disse:

    O negócio é pegar ele vivo e já enforcar em seguida. Senão, daqui há alguns anos, ele vai querer indenização, reembolso, premio, etc.
    Igual aos comunas assaltantes e assassinos que atuaram no Brasil na década de 70 e hoje recebem polpudas remunerações arrancados a força dos impostos que pagamos.
    Dinheiro para saúde, aposentadorias dignas, transporte publico de qualidade, educação, dizem os governantes que não existe.
    Mas para remunerar meliantes, tem de sobra.

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    A pessoa tem uma criação maldita, cresce naquela maldita e infame ordem do pai as vezes não querem nem ser mas são obrigados. Deveriam aceitar estes jovens filho do ex Kadafi e prende-lo e descobrir coisas que com certeza ele sabe e muita. Mata-lo discordo, ninguem pode tirar a vida de outro a não ser DEUS os que assim o fazem terão seu pagamento nos umbrais. Deus sabe como fazer.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *