Início » Notícia » Jornada de trabalho real diminui no Brasil
Horas semanais

Jornada de trabalho real diminui no Brasil

Cinco milhões de brasileiros que trabalhavam mais de 45 horas por semana reduziram sua jornada de trabalho

Jornada de trabalho real diminui no Brasil
Funcionários sem carteira de trabalho caíram de 24% para 18% (Fonte: Reprodução/AE)

O Censo 2010 do IBGE mostra que o percentual de brasileiros que trabalham mais de nove horas por dia caiu de 44% para 28% entre os anos 2000 e 2010.

Leia também: Ligação de empresa para funcionário pode virar hora extra

Em números absolutos, isso significa que, no intervalo de uma década, 5 milhões de brasileiros que trabalhavam mais de 45 horas por semana reduziram sua jornada de trabalho.

Hora extra

No mesmo período cresceu a proporção de brasileiros que trabalham menos de 14 horas por semana, ou menos de três horas por dia.

Os dados do IBGE também mostram que mais de 20 milhões de brasileiros ingressaram no mercado de trabalho nos últimos dez anos. Outro dado significativo é que os funcionários sem carteira de trabalho caíram de 24% para 18%, o que ajuda a explicar a redução da jornada real de trabalho, uma vez que os patrões se atêm à jornada oficial para evitar pagar hora extra.

Fontes:
Estadão - Salário maior e mais empregos formais reduzem jornada de trabalho no País

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    esta pesquisa não tem sentido pois minha esposa trabalha em uma empresa terceirizada e como não trabalha sábado e domingo ela trabalha 10h por dia. No compto geral da pesquisa pode ser, mas de uma em uma não é assim que banda toca. As empresas de Telefonia as atendentes trabalham menos mais ganham menos é o exemplo com minha filha que ganha R$ 400.00 e trabalha 6h. tá certo que tem vale transporte, e ticket refeição mas todos tem um pequeno desconto e o INSS é calculado em R$ 400.00. Esta pesuisa não tem valor.

  2. Luiz Bouchardet Júnior disse:

    COMO SEMPRE, TUDO QUE É DE GOVERNO É UMA GRANDE MENTIRA, SERÁ QUE ELES FIZERAM A PESQUISA EM SUPER-MERCADOS, ABATEDORES DE FRANGOS ETC. NESTES LUGARES NEM HORA EXTRAS EXISTE, POIS LÁ FUNCIONAM O ABOMINÁVEL BANCO DE HORA, POIS ALÉM DE LIBERAREM O FUNCIONÁRIO A HORA QUE ELES QUEREM, ELES ROUBAM NA HORA QUE O FUNCIONÁRIO FAZ. SE O FUNCIONÁRIO FAZ 100 HORAS NO MÊS, ELES ROUBARÃO NO MÍNIMO UMAS 10 HORAS. FALO ISTO DE EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.
    E MAIS ALGUNS ABSURDOS QUE NÃO VALE A PENA NEM COMENTAR.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *