Início » Brasil » Política » Julgamento do mensalão pode ficar para 2012
Política

Julgamento do mensalão pode ficar para 2012

Seja qual for a data, julgamento deve ser um dos mais longos da história do Supremo

Julgamento do mensalão pode ficar para 2012
Com alegações de Gurgel, desfecho deve acontecer em 2012 (Foto: Reprodução)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Com as alegações finais da acusação apresentadas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o julgamento do caso mensalão pode ser extendido até 2012. A partir de agosto, os réus terão 30 dias para apresentar suas últimas defesas.Após esse processo, o relator do caso no Supremo, o ministro Joaquim Barbosa, começa a elaborar seu voto e deve apresentar, em dezembro, uma conclusão.

Roberto Gurgel disse, na última sexta-feira, 08, que espera que o caso seja terminado ainda este ano, mas Joaquim Barbosa já afirmou que o desfecho do mensalão só deve sair em 2012. Entretanto, Barbosa também já manifestou interesse em acelerar os trâmites internos.

O ministro está de licença médica, por uma cirurgia no quadril, e ainda não analisou as alegações do chefe do Ministério Público Federal e que isso só deve acontecer em agosto. Concluído o voto do relator, o ministro revisor Ricardo Lewandowski, precisa elaborar o seu, que não tem prazo certo.

Seja qual for a data, o julgamento deve ser um dos mais extensos da história do Supremo. O advogado de cada réu tem direito a uma hora de sustentação oral. Além disso, ainda existe o tempo de exposição do procurador-geral, de cerca de uma hora, e as manifestações dos ministros.

Fontes:
O Globo - Julgamento do caso mensalão pode ficar para 2012 e ser o mais longo do Supremo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

12 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Enquanto o PT estiver no poder, e o STF tiver uma maioria de indicados por ele, duvido que essa quadrilha do mensalão seja julgada.

  2. Jurandir disse:

    Como Brasileiro, acredito na Carta Magna de que todeos são iguais perante a lei, sem revanchismo de nenhuma parte, que a Justiça seja aplicada, pois ela, é aplicada aos pequenos. Neste Brasil as coisas tem que mudar. Se o pobre vai para a cadeia porque o rico, o potentoso, o poderoso, não deva fazer spas nela? Um dos maiores delitos que possa haver é meter a mão no dinheiro público. Que a Justiça seja aplicada e cada qual colha o fruto que semeou. Quem deveria votar nos Membros do Supremo? Acredito que teria que ser a própria Magistratura e o Ministério Público, aquela por aplicar a Lei e este por fiscalizá-la. A meu ver seria mais claro aos olhos da sociedade.

  3. manoel santana de novais disse:

    nao deixe tudo isso cair no esquecimento seria uma derrota para a justiça e a vitoria da inpunidade estou com toda certeza que alquem vai ser punido.

  4. Missao Tanizaki disse:

    REFLEXÃO: “Verdades & Mentiras”, JÁ, em CRISE ! ! ! ! ! !
    Seus Filhos os CONDENARÃO ! ! ! ! ! !

    OBSERVAÇÃO: Faça uma REFLEXÃO e se estiver ao seu alcance apresente–nos suas MANIFESTAÇÕES sobre o Tema / Assunto utilizando o Endereço Eletrônico apresentado abaixo.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

  5. Helo disse:

    Estou com Evandro, Não tenho a menor fé nos membros do STF. Teses de doutorado vão se deliciar em descrever essa década de vai e vem desses juristas. Pobre Brasil

  6. Samuel disse:

    Vai acabar tudo em pizza… infelizmente. A pouca vergonha vai continuar, a menos que a PresidentA se torne uma dama de ferro.
    Samuel

  7. Janciron disse:

    Fosse um dos três P para ver!
    Em principio teria entrado na borracha; e estaria vendo o sol nascer quadrado!

    Esta é a justiça que conhecemos no Brasil!
    Sem falar da lei de imunidade que só serve para acobertar os verdadeiros integrantes do verdadeiro crime organizado, que se instituiu no País!
    Estes criminosos são os maiores responsáveis pelo aumento da injustiça social, e aumento da violência!

    E boa parte da população continua presa em apriscos, sendo tosquiada por estes bandidos, santinhos do pau oco, que com suas arrogâncias, se passam por salvadores da pátria e semideuses!

  8. Manassés Alves disse:

    É de se acreditar que o julgamento seja pontual ao anseio da licitude, com toda a prudência, onde os resultados serão moralizadores, poderão servir de exemplo, grandeza e valores morais para toda a nossa pátria. Represente prioridade de legalidade e nobreza de uma Suprema Corte, onde fique distribuído os passos de responsabilidade.

  9. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    Quando o caso na Justiça ven contra o pobre que luta para produzir neste País. Ela age com rapida decisão. E senpre favoreçendo aquêles que nada produz.Esta é a verdade.

  10. teodosio silva de sena disse:

    A democracia se solidifica a cada dia em nosso “Pais”, o julgamento dos envolvidos no mensalão, é um demostração de justiça está sendo feita. O suflemo fará a justiça necessária para p fatos como o mensalão não volte acontecer nos governos que virão pela frente.

  11. José Milton De Quevedo disse:

    Será que poderemos ainda acreditar nesta justiça Brasileira. Depois de tudo o que temos visto e acompanhado,tantos conchavos e jeitinhos,que sao concedidos aos sanguessugas do país.Para mim como à tantos Brasileiros desiludidos, que acordam cedo para ir trabalhar,este e (Outros)Julgamentos não passam de mais uma “Patuscada”.

  12. LUIZ CARLOS PEREIRA disse:

    Temos que mudar nossas leis nesse país, e para isso só mudando tudo, pois o nosso STJ. e indicado pelo presidente e aprovado pelo concresso, queremos ok , como eles vão julgar gente deles mesmo.Na minha opinião, só é condenado qdo. não tem interesse para eles. Temos exemplo claro como o de Palocci, precisso falar mais.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *