Início » Brasil » Política » Livros escolares criticam FHC e elogiam Lula
Ministério da educação

Livros escolares criticam FHC e elogiam Lula

Os livros criticam a crise cambial e o apagão na gestão de FHC, e elogiam Lula pela inovação no estilo de governar e não citam o mensalão

Livros escolares criticam FHC e elogiam Lula
O próprio ministério exige que as obras escolares não tenham doutrinação política (Fonte: Metropole)

O Ministério da Educação (MEC) aprovou livros didáticos para o ensino fundamental que contêm parcialidade política. As obras criticam a gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogiam o governo de Lula (PT). A aprovação vai contra a exigência do próprio ministério de que as obras escolares não tenham doutrinação política.

Um dos livros, “História e Vida Integrada”, enumera diversos problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apagão, além de fazer críticas às privatizações. A obra ainda cita denúncias de compras de votos no Congresso para a aprovação da emenda que permitiria a reeleição à presidência. Por fim, o livro diz que “um aspecto pode ser levantado como positivo”, citando melhorias na educação e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em relação ao governo Lula (2003-2010), o mesmo livro cita a “festa popular” da posse e afirma que ele “inovou no estilo de governar” ao criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O escândalo do mensalão é citado ao lado de uma série de dados positivos.

Já o livro “História em Documentos” afirma que a eleição de FHC foi resultado do sucesso do Plano Real e “decorreu também da aliança do presidente com políticos conservadores das elites”. Um quadro explica o papel dos aliados do tucano na sustentação do regime militar.

A autora inicia o capítulo sobre a gestão de Lula falando sobre a luta do PT contra o regime militar e apenas cita que o partido fez “concessões” ao fazer “alianças com partidos adversários”.

Em dois livros aprovados pelo MEC, os autores criticam a política de privatizações de FHC, sem contrabalançar com argumentos do governo. Na apresentação de Lula, dois livros não citam o mensalão e um terceiro (“História”) o descreve em uma linha sem nomeá-lo.

“Em 2005, há que se destacar, por outro lado, a onda de denúncias de corrupção que atingiu altos dirigentes do PT, inúmeros parlamentares da base do governo no Congresso e alguns ministros do governo federal”.

Uma das poucas críticas feitas a Lula diz sobre o fato de ele ter continuado a política econômica do antecessor.

Fontes:
Folha de São Paulo - Livros aprovados pelo MEC criticam FHC e elogiam Lula

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

20 Opiniões

  1. luiz disse:

    Isso não é Educação …”è Doutrinação”

  2. Antonio Manoel Firmina Cassaca disse:

    Cara Sandra, responda! Há quantos anos os irmãos Castro mandam em Cuba? Cuba é por acaso o país das maravilhas? Tenha dó, tem de ser cego(a) para defender este governo petista!

  3. SANDRA disse:

    QUANTO MAIS CRITICAM O GOVERNO DO PT MAIS O IBOPE SOBE.A RESPOSTA ESTÁ AÍ AOS NOSSOS OLHOS DEPOIS DE 8 ANOS O PT CONTINUA, SE FOSSE RUIM COMO FALAM TINHAM ELEGIDO OUTRO CANDIDATO DE OUTRO PARTIDO, E OLHA QUE TINHA UMA VARIAÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS PARA SER ESCOLHIDO.INDEPENDENTE DE QUEM ESTIVESSE NO GOVERNO DO BRASIL TERÍAMOS ESSAS CRÍTICAS QUE FAZEM CONTRA O PT,O POVO É ASSIM MESMO NUNCA ESTÃO SATISFEITOS.QUE O PT E OUTROS QUE VIRÃO CONTINUE NA LUTA POR UM BRASIL MELHOR.

  4. SANDRA disse:

    NÃO SE PREOCUPEM COM OS CONTEÚDOS DOS LIVROS MUITOS BRASILEIROS NÃO TEM O HÁBITO DE LER MESMO,POIS SE O QUE ESTÁ NOS LIVROS FOSSE LIDO MINUCIOSAMENTE,DEBATIDO E ASSIMILADO PELOS ESTUDANTES NÃO TERÍAMOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO QUE NEM SEQUER SABE FAZER UMA REDAÇÃO ,RESULTADO DA FALTA DE LEITURA. IMPOSTA PELOS COLONIZADORES PORTUGUESES A PRÁTICA DE LEITURA ERA ASSEGURADA AOS SENHORES,PARA OS COLONIZADOS ERA PERIGOSO O DIREITO DE LER POIS ISSO FARIA COM QUE QUESTIONASSEM E PODERIA LEVAR A MODIFICAÇÕES NÃO DESEJADAS,E O RESULTADO DISSO É QUE FOMOS VIOLENTAMENTE SILENCIADOS. TRABALHAR E PRODUZIR ERA O QUE RESTAVA PARA OS COLONIZADOS, LER, SÓ O QUE OS COLONIZADORES DAVAM PARA SER LIDO.INFELIZMENTE ESSA HERANÇA AINDA FAZ PARTE DO CONTEXTO ATUAL APESAR DOS MAIS DE 500 ANOS, É UMA PENA.

  5. marcilio disse:

    estranho acho que o brasil com b minusculo esta querendo o que fhc seja o mau lider e o lulinha um bom lider, eu acho que o governo do lulinha teve apagonhoes o dia 10/11/09 para dia 11/11/09 que foi de terça para quarta feira ocorreu um apagão que a metade do brasil de b miniusculo ficou sem energia e o governo era perda total o pt , não estou querendo defender o fhc, a qual não concordo com a ideologia tucana, mas os livros didatico estão fora da neutralidade pois deveria ter crítica a todos partidos politicos a qual o aprendiz deve problematizar e saber resolver os problemas, mas concluindo esta virando uma ditadura ptista a qual estes querem vingar a ditadura militar , mas ambas eu creio não fucionam e se fucionassem o brasil seria o Japão da america do sul.

  6. TONHO disse:

    PARA QUEM VIVE NO PODER, NADA SE LIGA EM RESULVER, DA PROPAGANDA É QUE VAI SOBREVIVER, TEM NADA A DESENVOLVER. EM CIMA DA MÍDIA,(PROPAGA) EMPREGOS É O QUE NÃO FALTA NA PROCURA PARA SOBREVIVER. AINDA SOMOS ROTULADOS DE DESQUALIFICADOS. EMPRESAS FECHADAS E MERCADOS ABARROTADOS DE PRODUTOS CHINESES, QUASE DESCARTÁVEL. PARECE QUE NO BRASIL NINGUÉM NUNCA ESTUDOU, OU ERAMOS TODOS ANALFABETOS. ESSES SOBREVIVENTES QUE DA NAÇÃO FEZ SEU FAZ O SEU COLEGIADO. SEM DINHEIRO? DIFÍCIL É ACONTECER, AGORA E NO PASSADO. O ENSINO PÚBLICO, OU SENDO PRIVADO DO QUE RESTA AINDA É DO QUE FOI NO PASSADO. SÃO MAIS DE 20 ANOS DE LUTAS, MAIS 10, DE GOZO EM CIMA NO ACOCHOADO. ENSINO DESESTRUTURADO, BANCAMOS E SOMOS NOS OS CULPADOS. CERTAMENTE, O VOTO É QUE FOI ERRADO. NO MUNDO GLOBALIZADO, O BRASIL GRANDE E TÃO ELOGIADO, ANDA NA CONTRA MÃO DE UM FUTURO QUE NEM CHEGA SER ACELERADO. PARA CRESCER É PRECISO SE DESENVOLVER, COM MUITO TRABALHO E VIVER OCUPADO. ÑÃO SE COMENTA, EVITA COMENTÁRIOS E NOS MOSTRA RESULTADO. ISTO É QUE NOS TRAZ DE INFORMADO: MORADIA, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E SAÚDE. O QUE FALTOU NA CONTA, NOS NO MUNDO GLOBALIZADO.

  7. Rudy Lang disse:

    Depois da eleição em que a Sra. Roussef foi eleita, cheguei a pensar que, em surto de arrependimento por sua atuação nos anos 60, ela iria se desligar da corrupção e corruptos que reinaram no Brasil nos 8 anos anteriores. Infelizmente, tudo indica que eu estava errado.
    Fica provado que o ditado latino VOX POPULI, VOX DEI é uma grande mentira. Definitivamente, ainda não temos capacidade de nos auto governar.
    Nem a plutocracia nos resta, pois os ricos estão todos acertados com o partido dos “trabalhadores”.
    Que Deus tenha piedade do povo brasileiro.
    Amém.
    Rudy Lang

  8. freitas de itaipu disse:

    ESTILO RUSSO.
    ESTILO BÊBADO DE GOVERNAR FALANDO BOBAGENS,POR FALTA DE VOCABULÁRIO, SENDO APOIADO PELA MIDIA QUE SARNEY CALOU. A CAMARADA DILMA, ESTÁ INDO PELO MESMO CAMINHO, NA FALTA DE VOCABULÁRIO, RI E DIZ QUE VAI SER BREVE.

  9. Jose Silva disse:

    O PT privatizou o Estado brasileiro sob os olhares passivos de politicos, empresarios, intelectuais e dos proprios trabalhadores utilizando os mais sordidos recursos. Nao e’ absolutamente de se espantar que agora queira doutrinar ‘a moda hitlerista os estudantes dando-lhes a versao “lulo-dirceista” dos fatos
    copiando o Guru Hugo Chavez.

  10. Almeida disse:

    O PT,estar fazendo igual a alemanha Nazista,igual o Terrorista Ben Ladem,induzindo as nossas crianças a criar òdio dos nossos politicos,nâo è assim que se educa um POVO.

  11. Carlos U. Pozzobon disse:

    Mas minha gente, o Brasil sempre foi narrado pelos historiadores oficiais. Para conhecerem a verdadeira história é preciso anos de paciente garimpo em sebos, em bibliografias de citação de autores críticos e assim sucessivamente. O que está se fazendo é apenas um lance dentro de um processo mais amplo de difamação da verdade em função dos interesses de um partido. E nada mais. Apenas como exemplo, baixem o livro com alguns apontamentos constrangedores da história do Brasil no site: http://guiapoliticamenteincorreto.wordpress.com/author/guiapoliticamenteincorreto/
    O livro pode ser encontrado em PDF gratuitamente.

  12. Fátima Pereira disse:

    Tá certo, até venham outros indivíduos políticos, com novas estratégias de governo, e seram, com certeza, aclamados como nosso LULA. Que venham novos governantes essenciais para o Brasil. Parabens aos autores. Não temos que ter vergonha ou medo de replicar os que chamam de canalhice e/ou nojento um governo diferente, que apostou no povo e fez vir a tona todas as falcatruas e corrupção de “velhos” políticos de looonnnngas datas. Desculpem ai hem! abram seus olhos e seus corações, o LULA foi e é um grande homem.

  13. ceiça alles disse:

    concordo com todas as opiniões abaixo.

  14. OLBE disse:

    FICO PROFUNDAMENTE TRISTE..QUANTO GASTO INÚTIL..COMO UMA PUBLICAÇÃO ESCOLAR NÃO PASSA POR UMA REVISÃO? DEPOIS DE TODO ESTE DISPERDÍCIO E DA VERGONHA DE TER QUE REFAZER O MATERIAL, QUEM VAI PAGAR A CONTA? LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!!

  15. Tiago disse:

    Nada além da aplicação pragmática do Decálogo de Lênin. Precisamos urgentemente da volta do Coronel Ustra, o que, infelizmente, não irá acontecer.

  16. Afonso Schroeder disse:

    ANTES E DEPOIS:
    Tempo que não volta ainda bem, se voltar antes de 2003 onde poucos tinham tudo e a grande maioria sequer conseguia se alimentar, porque será isto incomoda tanto as pessoas que julgam acima da razão, os livros só completam aquilo que esta acontecendo na vida real, graças ao bom governo de Luis Inácio da Silva (Lula), que a Presidente Dilma Rousseff esta dando continuidade e cá entre nós com muita eficiência mostrando a sociedade que as mulheres sabem fazer as coisas, sabemos que em nenhum governo vai haver unanimidade, mas a grande maioria da sociedade esta apoiando seu bom governo, oxalá Deus continue iluminando pessoas que governam para toda sociedade.

  17. André Musadra disse:

    QUEIMEM esse material, antes que seja tarde demais.
    Antes que os asseclas petistas se propaguem desde o primário.

  18. Shaken and stirred, on the rocks disse:

    Absurdo dos absurdos!A SOCIEDADE está permitindo que um bando de corruptos mude a história pois para a posteridade estes serão os fatos e não a versão distorcida dos fatos!

  19. João Jarnaldo de Araújo disse:

    Mas para que tanto espanto? O PT pegou a fama de madrugador para poder dormir até o meio dia. Agora é aguentar. É assim mesmo.
    Quem sabe daqui 30 ou 50 anos, uma nova geração pensante advirá, trazendo novos conceitos e novos ideais nacionalistas, os quais terão que trabalhar heróica e bravamente, para corrigir os desacertos e desarranjos de um passado, cujos mandatários manipulavam seus “súditos”, com quinquilharias, e pegavam em troca, imensas fortunas e suntuosas mansões. Mas falando em novo livro e aprendizagem, o bom mesmo e viver observando, porque o que mesmo ensina é a vida com o tempo, e a lição, da hora, a que temos que nos declinar é que A MENTIRA SEMPRE VEM DISFARÇADA DE VERDADE. “Libertas que será Tamem”

  20. Dorival Silva disse:

    Isso é uma canalhice, corrupção, uso de dinheiro do governo para fins de propaganda. Em resumo, nojento. Era o que se esperar o PT.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *