Início » Notícia » Lula deve ou não deve depor na CPI?
Caso Cachoeira

Lula deve ou não deve depor na CPI?

Para o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, não há motivos para pedir explicações a Lula

Lula deve ou não deve depor na CPI?
Lula nega versão da revista Veja sobre encontro com Gilmar Mendes (Fonte: Reprodução/Arquivo/Folha Imagem)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Após a divulgação de uma reportagem da revista Veja afirmando que Lula propôs ao ministro do Supremo Gilmar Mendes blindá-lo na CPI do Cachoeira em troca de se adiar o julgamento do mensalão, aventou-se a possibilidade de o ex-presidente ser convocado para depor na comissão que investiga as relações perigosas do contraventor com o poder público.

Segundo a Veja, o encontro entre Lula e Gilmar Mendes no qual a troca de favores teria sido proposta aconteceu no escritório do ex-ministro de Lula e ex-ministro do Supremo Nelson Jobim. A assessoria de Lula negou veementemente que o ex-presidente tenha proposto o acordo.

Presidente da CPI não quer chamar Lula

Ainda segundo a Veja, Lula teria dito a Gilmar Mendes que o ministro do Supremo poderia ter problemas na CPI do Cachoeira com uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), um dos principais investigados na CPI. Em troca de apoio para abafar essa viagem, Lula teria solicitado postergar o julgamento do mensalão por considerar “inconveniente” julgar o processo agora.

Entretanto, para o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), não há motivos para pedir explicações a Lula. Convocar o ex-presidente, segundo ele, “foge do foco”. Vital do Rêgo também é contra a convocação de Gilmar Mendes por considerar que os motivos para isso “são questões de ordem pessoal do ministro. Não cabe explicações à CPI”.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Presidente da CPI diz que não há motivo para convocação de Lula

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

22 Opiniões

  1. Francisco Chagas de Olivreira disse:

    Este episodio deve haver maiores explicações, seja por parte do ex-presidente Lula, quanto do Ministro Gilmar Mendes, primeiro um encontro dessa magnitude ao olhos do ex-ministro do Supremo Nelson Jobim, principalmente esta viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes, um dos principais investigados na CPI, cujo mesmo disse hoje na CPI, “Só chegou no local, porque só agora conseguiu reencontra-se com Deus” há de se pensar e fazermos interpretações, o senador goiano vivia, convivia e se encontra com o Lúcio Fé pra não dizer o diabo.

  2. JOSÉ MARQUES disse:

    COM CERTEZA DEVE DEPOR SIM, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME.
    ACHO QUE TEM MUITA COISA ESCONDIDA.

  3. claudio disse:

    Lula faz tempo que me decepciona com sua atitudes e com o PT cada vez mais dizendo coisas e fazendo outras.
    Lula deve depor se for chamado por comissão, mas sabe como é o brasileiro não acredita mais em nada, tudo vira pizza.

  4. friburguense disse:

    A moralidade, de quem tem, não deveria suscitar dúvidas. Ninguém pode estar acima da Lei e tampouco um indivíduo que se escudou e usufruiu “a tripas forras” de todos os benefícios que o povo do Brasil já vilipendiado sucessivamente por eleitos em sufrágios MERECE E DEVERI EXIGIR QUE TUDO FOSSE ESCLARECIDO E OS ENVOLVIDOS DEVERIAM HONRAR OS NOMES E OS SEUS SALÁRIOS EXPONDO, ÀS CLARAS, O JOGO IMUNDO QUE FOI CONSTANTEMENTE APLICADO PELOS INTEGRANTES DO PT QUE FORAM ELEITOS OU ESCOLHIDOS PELOS REPRESENTANTES POPULARES.

  5. kão disse:

    MInha Nossa!
    A se pensar assim, nem o Cachoeira nem o tal Demóstenes (o mais novo convertido) precisariam depor, podia ficar tudo por isso mesmo e antecipar a entrega da pizza.
    Qualquer coisa que tenha cheiro de safadeza, crime, chantagem, pressão indevida deveria ser investigada e tornada pública. Se tivéssemos um Congresso sério, claro.
    Diferentemento do que acontece nos EUA, na França, na Inglaterra e por aí vai, onde quanto mais se sobe mais se fica em evidência, sujeito a investigações sérias e consequências imediatas dos erros cometidos, aqui no Brasil, quanto mais se sobe, mais se fica invisível, intocável, quase divino.
    Parece-me que a visita do Batráquio ao Ministro Gilmar tem cheiro de tentativa de chantagem: ou você adia esta coisa de mensalão ou…
    O que me leva a uma digressão: este senhor não tem uma assessoria? Alguém que lhe diga que um passo assim, agora, se descoberto seria uma coisa esxtremamente nociva? Ou ele é tão arrogante que imaginou que não haveria comentários, consequências? Ou pensou que todo mundo é tão burro que não veja o que ele tentou fazer?
    E o presidente da CPI, tentando aliviar a burrice e inépcia do ex-presidente, dizendo que “foge do foco”. Não quer a verdade, não quer esclarecer, não se importa com o futuro do País, este pobre País tão avacalhado.
    É do rego! Só pode ser!
    ‘Caba não, Brasil! Tem mais coisa por aí!

  6. Geraldo euclides disse:

    Esse lula ainda não sabe (como de hábito no seu governo) que é um ex-pres. e está fazendo tudo para aparecer na mídia, já noticiou-se que iria aparecer no programa do Ratinho (iria substituir o tal Markito aquele que leva na cara farinha de trigo e baldes de água?) não duvidem nada pois para ficar lembrado ele faz de tudo, todos os presidentes quando deixam o cargo vai para casa ficar com sua mulher e filhos e recuperar o tempo que ficou ocupado com responsabilidades e obrigações, mas o lula é o contrário: falem mal, mas falem de mim [ei gente, estou vivo o câncer que tive já foi-se]

  7. João Cirino Gomes disse:

    Abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade! Ou voto Nulo, em quem promete, só visando vantagens!
    Para:Senado Federal
    ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA TERMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!
    E quem quiser ser candidato que seja, pode até mentir, mas se roubar será preso e terá que devolver aos cofres públicos os produtos de suas falcatruas!
    Pois é a oportunidade e impunidade, que esta fazendo o ladrão neste país indiferente de partido,raça,cor ou credo!
    E que adianta criticar generalizando; se os políticos desonestos continuam aprovando leis e emendas só visando seus benefícios?
    Vamos deixar bem claro> Enquanto houver IMUNIDADE PARLAMENTAR,
    ou FÓRUM PRIVILEGIADO, não haverá justiça social, nem democracia; pois em
    uma democracia, os direitos são iguais, e sempre predomina a vontade da maioria.
    Se analisarmos corretamente; somos nós mesmos; “esta população inocente”, que lhes da à chave do cofre e o poder de semi deuses, deixando que desfrutem da lei de imunidade parlamentar!
    “ESTE PROCEDIMENTO” é o mesmo que dar um cheque assinado em branco a um estranho! E quem acaba sem ação, sendo malhados e pagando contas indevidas, são os políticos bem intencionados, se é que ainda existem, os cofres públicos e o povo em geral.
    Mas com boa vontade, poderemos esclarecer boa parte da população!
    Vamos deixar claro Lista das corrupções no Brasil
    Caso esteja de acordo, divulgue; pois uma andorinha sozinha não faz verão!
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron
    Os signatários

  8. Robson Mothé disse:

    Evidente que sim.
    O ex-presidente claramente está fazendo pressão para que não se investigue os políticos aliados, tanto do mensalão como o caso Cachoeira, pois têm muito interesse envolvido.
    Os políticos brasileiros não aprende, saímos de uma ditadura e agora que podemos avançar na democracia, esses maus políticos só pensam nos seus partidos, interesses próprios, e se esquecem do interesse da população brasileira.
    LULA sai fora.

  9. Luiz Mourão disse:

    Isso se chama manobra DIVERSIONISTA da Oposição, que opera como se TUDO fossem pedras para seu moinho em total colapso…
    Ainda que eu concordo que TODOS devem ser convocados e expor suas opiniões, está claro que o núcleo da CPMI está obrando no sentido de criar uma ENORME pizza para o caso…
    Mas, por que??
    A conclusão óbvia é que TODOS têm algo a perder com o resultado esperado (pela sociedade, é claro) da CPMI!!!
    Dado o quadro geral do Congresso, excetuando-se alguns nobres membros, é o que se pode inferir, com grande chance de NÃO errar…

  10. Silvia disse:

    É o seguinte: não sei se “Lula” propôs ou não propôs alguma coisa ao ministro Gilmar Mendes, não sei se a Veja está ou não certa sobre suas afirmações e também não sei se deve ou não deve chamar “Lula” para depor na CPI do Cachoeira.
    O que eu sei é que esse julgamento já deveria ter saído e os 40 “bandidos” envolvidos no caso já deveriam estar presos! Presos e condenados a devolver todo o dinheiro desviado!

  11. Telles disse:

    Em minha opinião, Lula, o bagulhão de Caetés, deveria depor num distrito policial, ser fichado e trancafiado por ter cometido chantagem contra uma autoridade do porte de um ministro do Supremo Tribunal Federal, e não numa CPMI. Ele se configurou num marginal vulgar como qualquer outro existente em qualquer presídio do Brasil ou do mundo.

  12. Rene Luiz Hirschmann disse:

    O Lula tem que ser preso, o pai da corrupção Brasileira em nome da governabilidade, essa cara é louco não tem controle, para ele não existe sociedade estruturada, é o grande matador de aposentados, se brasileiros não fossem tão dependentes de governantes e de religião esse cara já estava na cadeia, uma coisa é certa, ele ainda vai pagar mais caro por suas demagogias, ou perdendo a saúde ou o poder.

  13. Regina Maria Scotton disse:

    Adiar ” o mensalão” ou seja ” ENGAVETÁ-LO “> Peço a todos homens honrados deste país que não cruzem os braços diante do “MENSALÃO”. O mesmo seria ” INFAME “.Ah! Cecilia Meireles vejo vc. debruçar-se em sua mesa e com sua caneta escrever a lástima desse povo oprimido e sedento de justiça .Ah! poetas não desistam de nos seus poemas clamarem pela nossa mãe JUSTIÇA . O Brasil conta com vcs.

  14. Joaquim Caldas disse:

    Lugar de bandido é na cadeia! Por que Lula ainda está livre? Chantagens,roubos,assaltos,terrorismo,drogas,FARCS,assassinatos,grampos,lavagem de dinheiro,fraudes,dossiês falsos,ilícitos, corrupção e outros crimes hediondos são características do grupo da luta armada,PT,infiltrados no poder.Crimes tipificados não tem que ouvir depoimentos de bandidos,tem que ir pra cadeia direto! Vejam,pensem,imaginem o que disse o bandido Lula:”eu não admito que o PT(Mensalão)seja julgado pelas leis do País”.Com esse pronunciamento pedia a Gilmar Mendes que adiasse o julgamento,por inoportunismo da situação.É mele ou quer mais?

  15. Afonso Schroeder disse:

    Vemos que existe a ampla liberdade de expressão, mas dai esta minoria querer lamear um estadista impar como Luis Inácio Lula da Silva (Lula), é achar que a grande maioria da população não soube escolher seu representante maior nas eleições de 2002 e 2006, para presidente,oxalá que Deus de entendimento a estes poucos que percebem, mas fingem não entender que os tempos são outros e o Brasil indiscutivelmente mudou para melhor.

  16. marco moura castro disse:

    Claro que o chefe da bandidagem tem que ser convocado. grande chefe da quadrilha do mensalao e outros demandos e gatunagens afins..
    Sr. Lula… vc. nao é o cabra macho….??? vai lá se explicar e convencer toda a populacao, incluvise aquela mesma que lhe deu os votos necessarios que vc. mesmo pudesse roubar como roubou.. Ladrao… porcaria..

  17. Honório Tonial disse:

    Por acaso o ex-presidente Lula não transgrediu a Lei Eleitoral, valendo-se do cargo para impor a candidatura d sua sucessoras?
    A Justiça Eleitoral fez que não tomou conhecimento .
    Lula tinha permissão para firmar compromissos com a FIFA sem consultar o Senado?
    Poe essas e outras Lula julgou-se o dono do Brasil e deu no que deu.
    O PT não assinou na Constituição Cidadã todavia não se furta de transgredi-la.

  18. Goethe-Br disse:

    …no meu entender,Veja é quem menos vê…–a alguns anos,ela era uma fonte de propaganda do “vice-Rei da Bahia”ou Id Amin”modêlo baiano”…segundo manchete da época, na qual endeusava um” tirano de aldeia”…-a meu ver,continua a serviço da “velha turma”, tentando ressuscitá-la…

  19. Victor M. Siva disse:

    LULA deve explicações à Nação, tanto na CPMI como na Comissão da Verdade, pondo fim a todo o tipo de acobertamento que distorcem e envergonham a História do Brasil.
    Deveríamos ser historicamente, um povo ético que por pressão social instituiu a FICHA LIMPA. Agora devemos pressionar para acabar com a “OAB-PT”
    (Operação-Abafa e Blindagens – Procrastinação Tutelada do mensalão pelo Ministro Ricardo Lewandowski).

  20. leandro g pinto disse:

    ESTE LULA TEM QUE IR DAR EXPLICAÇAO A CPI SIM ISSO. ERA UM QUEBRADO ANTES DE ENTRAR NA POLITICA AGORA JA E DONO DE METADE DE SAO BERNARDO GRAÇAS AO POVO I QUE VOTOU NELE.

  21. Alice disse:

    ESTE GOVERNO DO LULA É UMA MÁFIA…O PT É SINÔNIMO DE CORUPÇÃO, E O MAESTRO É SIM O “TRABALHADOR” ( QUE MUITO POUCO TRABALHOU POR SINAL) E SINDICALISTA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.O PT É UM PARTIDO DE UFANISTAS, NUNCA SE ROUBOU TANTO NO PALÁCIO COMO NO GOVERNO DO LULA…ÓBVIO QUE O LULA É O CHEFE DA QUADRILHA, QUERO VER ATÉ QUANDO A REDE GLOBO VAI SER PARCEIRA DO GOVERNO…PQ NÃO SE MANIFESTA COMO FEZ COM O EX PRESIDENTE COLLOR???
    O LULA NÃO DEVE EXPLICAÇÕES P/ A NAÇÃO…ELE DEVE MILHÕES….

  22. jose rosario disse:

    os militares ja conhecia essa cambada que hoje esta no governo,para saber mais leia o livro , a verdade sufocada.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *