Início » Brasil » Política » Lula para sempre
Opinião

Lula para sempre

Qualquer obstáculo que atrapalhe a sua volta à presidência será ultrapassado a qualquer custo. Por Marco Antonio Villa

Lula para sempre
Ao longo do tempo, a doença do eterno poder foi crescendo (Reprodução/ABr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Luiz Inácio Lula da Silva não é um homem de palavra. Proclamou diversas vezes que, ao terminar o seu mandato presidencial, iria se recolher à vida privada e se afastar da política. Mentiu. Foi mais uma manobra astuta, entre tantas que realizou, desde 1972, quando chegou à diretoria do sindicato de São Bernardo, indicado pelo irmão, para ser uma espécie de porta-voz do Partidão (depois de eleito, esqueceu do acordo).

A permanente ação política do ex-presidente é um mau exemplo para o país. Não houve nenhuma acusação de corrupção no governo Dilma sem que ele apoiasse enfaticamente o acusado. Lula pressionou o governo para não “aceitar as pressões da mídia”. Apresentou a sua gestão como exemplo, ou seja, nunca apurou nenhuma denúncia, mesmo em casos com abundantes provas de mau uso dos recursos públicos. Contudo, seus conselhos não foram obedecidos.

Não deve causar estranheza este desprezo pelo interesse público. É típico de Lula. Para ele, o que vale é ter poder. Qualquer princípio pode ser instrumento para uma transação. Correção, ética e moralidade são palavras desconhecidas no seu vocabulário. Para impor a sua vontade passa por cima de qualquer ideia ou de pessoas. Tem obtido êxito. Claro que o ambiente político do país, do herói sem nenhum caráter, ajudou. E muito.

Ao longo do tempo, a doença do eterno poder foi crescendo. Começou na sala de um sindicato e terminou no Palácio do Planalto. E pretende retornar ao posto que considera seu. Para isso, desde o dia 1 de janeiro deste ano, não pensa em outra coisa. E toda ação política passa por este objetivo maior. Como de hábito, o interesse pessoal é o que conta. Qualquer obstáculo colocado no caminho será ultrapassado a qualquer custo.

Corrupção

O episódio envolvendo o ministro do Esporte é ilustrativo. A defesa enfática de Orlando Silva não dependeu da apresentação de provas da inocência do ministro. Não, muito pelo contrário. O que contou foi a importância para o seu projeto presidencial do apoio do PCdoB ao candidato petista na capital paulista. Lula sabe que o primeiro passo rumo ao terceiro governo é vencer em São Paulo. 2014 começa em 2012. O mesmo se repetiu no caso do Ministério dos Transportes e a importância do suporte do PR, independentemente dos “malfeitos”, como diria a presidente Dilma, realizados naquela pasta. E, no caso, ainda envolvia o interesse pessoal: o suplente de Nascimento no Senado era o seu amigo João Pedro.

O egocentrismo do ex-presidente é antigo. Tudo passa pela mediação pessoal. Transformou o delegado Romeu Tuma, chefe do Dops paulista, onde centenas de brasileiros foram torturados e dezenas foram assassinados, em democrata. Lula foi detido em 1980, quando não havia mais torturas. Recebeu tratamento privilegiado, como mesmo confessou, diversas vezes, em entrevistas, que foram utilizadas até na campanha do delegado ao Senado. Nunca fez referência às torturas. Transformou a casa dos horrores em hotel de luxo. E até chegou a nomear o filho de Tuma secretário nacional de Justiça!!

O desprezo pela História é permanente. Estabeleceu uma forte relação com o símbolo maior do atraso político do país: o senador José Ribamar da Costa, vulgo José Sarney. Retirou o político maranhense do ocaso político. Fez o que Sílvio Romero chamou de “suprema degradação de retrogradar, dando, de novo, um sentido histórico às oligarquias locais e outorgando-lhes nova função política e social”. E pior: entregou parte da máquina estatal para o deleite dos interesses familiares, com resultados já conhecidos.

O desprezo pelos valores democráticos e republicanos serve para explicar a simpatia de Lula para com os ditadores. Estabeleceu uma relação amistosa com Muamar Kadafi (o chamou de “amigo, irmão e líder”) e com Fidel Castro (outro “amigo”). Concedeu a tiranos africanos ajuda econômica a fundo perdido. Nunca – nunca mesmo – em oito anos de Presidência deu uma declaração contra as violações dos direitos humanos nas ditaduras do antigo Terceiro Mundo. Mas, diversas vezes, atacou os Estados Unidos.

Desta forma, é considerável a sua ojeriza a qualquer forma de oposição. Ele gosta somente de ouvir a sua própria voz. Não sabe conviver com as críticas. E nem com o passado. Nada pode se rivalizar ao que acredita ser o seu papel na história. Daí a demonização dos líderes sindicais que não rezavam pela sua cartilha, a desqualificação dos políticos que não aceitaram segui-lo. Além do discurso, usou do “convencimento” financeiro. Cooptou muitos dos antigos opositores utilizando-se dos recursos do Erário. Transformou as empresas estatais em apêndices dos seus desejos. Amarrou os destinos do país ao seu projeto de poder.

Como o conde de Monte Cristo, o ex-presidente conta cada dia que passa. A sua “vingança” é o retorno, em 2014. Conta com a complacência de um país que tem uma oposição omissa, ou, na melhor das hipóteses, tímida. Detém o controle absoluto do PT. Usa e abusa do partido para fortalecer a sua capacidade de negociação com outros partidos e setores da sociedade. É obedecido sem questionamentos.

Lula é uma avis rara da política brasileira. Nada o liga à nossa tradição. É um típico caudilho, tão característico da América Hispânica. Personalista, ególatra, sem princípios e obcecado pelo poder absoluto. E, como todo caudilho, quer se perpetuar no governo. Mas os retornos na América Latina nunca deram certo. Basta recordar dois exemplos: Getúlio Vargas e Juan Domingo Perón.

Fontes:
Instituto Millenium - Lula para sempre

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

21 Opiniões

  1. Markut disse:

    Entrará para a história esse exemplo de amoralidade, essa figura Macunaimica,ignorante, sem dúvida, esperta,demasiadamente esperta, sem dúvida.
    Amizades preferenciais: os ditadores, todos ,do planeta,os campeões da corrupção e mais o que?
    Aquilo que Sílvio Romero chamou de “suprema degradação de retrogradar, dando, de novo, um sentido histórico às oligarquias locais e outorgando-lhes nova função política e social”.
    Basta isso para constatar o desastre de uma sociedade pessimamente escolarizada, à mercê de engodos como os assistencialismos ilusórios, com o que essa figura terá até oportunidade de se reeleger.
    Uma urgente revolução educacional é a única porta de saida para a mesmice atual.

  2. TERRAKUT disse:

    Lula já foi, já passou.

  3. EDSON disse:

    Feliz é a nação que tem o Mito Lula, que foi capaz de tomar as dores, e também sentir o cheiro e o suor do seu povo. Lula o maior e mais produtivo presidente do Brasil, de todos os tempos. abraço, EDSON.

  4. SID OLIVEIRA disse:

    SEM DUVIDAS O BRASIL VAI SE TORNAR*(CUBA) OU ALEMANHA SOB COMANDO DE HITLER.OS CRISTAIS SERAM QUEBRADOS, JA COMEÇARAM COM A DAMA DE VERMELHO.SERAM VINTE ANOS DE POUCO PROGRESSO POIS QUEM ACREDITA QUE ESTE ESTE PAIS ESTA PROGREDINDO ESTA SENDO ENGANADO PELA MIDIA PAGA E É MIDIA PAGA QUE ELEGE POIS O POVO É TÃO IDIOTA QUE ACREDITA NAS PESQUISAS E TODAS ELAS SÃO PAGAS POR QUEM DER MAIS., QUEM ESTA REALMENTE PROGREDINDO SÃO SOMENTE OS PETISTAS E FILIADOS AO PT.POIS OS ESCANDALOS ESTÃO AI E O POVO NÃO VÊ.O REINADO LULISTA E DILMA VAI BEM LONNNNNNGE. E O POVO Q SE FU,POIS ACREDITA Q UM CARA Q CORTOU UM DEDO PARA SER APOSENTADO É DEUS. GENTE DEUS NÃO É BRASILEIRO ELE É UNIVERSAL. DAQUI A POUCO NEM EVANGELICOS PODERAM EXISTIR.BASTA VER O QUE ESTA ACONTECENDO, NO RJ E BRASIL AFORA

  5. Luiz Franco disse:

    O Lulla molusco é o melhor presidente que o Brasil ja teve para nos mostrar a exata dimensão do nosso atraso. E quanto mais se cogita delle voltar, mais fica isso evidente.

  6. Beraldo Dabés Filho disse:

    Rancorooso, o autor da matéria, como a maioria dos opositores do PT, não expõe seu verdadeiro pensamento.

    Da boca pra fora é isto aí que ele escreveu mas, da boca pra dentro, engole a realidade de que o Lula foi, disparado, o melhor de todos os Presidentes do Brasil.

    A nossa História Política pode ser dividida em dois períodos: Antes e Depois dele.

    Este tipo de matéria que, não é de hoje, vem sendo amplamente utilizada pela Oposição contra o Lula, não o fragiliza perante o grande eleitorado de todas as classes sócio-econômico-culturais. Pelo contrário, o engrandece.

    Com tanta incompetência a lhe fazer oposição, em 2014 o PT ganha as eleições no primeiro turno, com qualquer cndidato.

    Pra frente Brasil!!!

  7. José Smokovicz disse:

    2014 vem aí…enquanto a massa votante torce…o PT???dá continuidade ao seu plano…e ao povão pão e circo…quer coisa melhor…saúde porquê???? E a copa…os estádios…o preparo… até a musiquinha será a mesma… LULALÁLULALÁ…. e o povo em coro… LULALÁLULALÁLULALÁ… e não tem jeito…temos que admitir…é um plano mirabolante, diabólico…mas a inteligencia por detrás é coisa de gênio. Brasilzilzil…Brasilzilzil….Brasilzilzil

    Veja agora vão dividir o estado do Pará…sabe porquê… o filho do Lula e o Sr. Dantas (aquele banqueiro) compraram no atual estado uma propriedadesinha de 3000 alqueires… próximo a Marabá…não se sabe se foi a mãe Diná ou outro milagre que indicou a posição exata…mas dizem os entendidos que ali tem é muito Neóbio…e veja de quebra vão dividir o estado…será criado o estado de CARAJÁS…com capital Marabá…e veja outro milagre, vai ter uma usina novinha em folha…sabe qual é … BELO MONTE… viu o que acha…estratégia ou milagre do destino. Eta Brasil…é PT na cabeça companhero…

  8. João Cirino Gomes disse:

    Abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade! Ou voto Nulo, em quem promete, só visando vantagens! Para:Senado FederalESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA TERMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!

    E quem quiser ser candidato que seja, pode até mentir, mas se roubar será preso e terá que devolver aos cofres públicos os produtos de suas falcatruas!

    Pois é a oportunidade e impunidade, que esta fazendo o ladrão neste país indiferente de partido,raça,cor ou credo!

    E que adianta criticar generalizando; se os políticos desonestos continuam aprovando leis e emendas só visando seus benefícios?

    Vamos deixar bem claro> Enquanto houver IMUNIDADE PARLAMENTAR,
    ou FÓRUM PRIVILEGIADO, não haverá justiça social, nem democracia; pois em
    uma democracia, os direitos são iguais, e sempre predomina a vontade da maioria.

    Se analisarmos corretamente; somos nós mesmos; “esta população inocente”, que lhes da à chave do cofre e o poder de semi deuses, deixando que desfrutem da lei de imunidade parlamentar!

    “ESTE PROCEDIMENTO” é o mesmo que dar um cheque assinado em branco a um estranho! E quem acaba sem ação, sendo malhados e pagando contas indevidas, são os políticos bem intencionados, se é que ainda existem, os cofres públicos e o povo em geral.

    Mas com boa vontade, poderemos esclarecer boa parte da população!

    Vamos deixar claro Lista das corrupções no Brasil

    Caso esteja de acordo, divulgue; pois uma andorinha sozinha não faz verão!

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=Janciron

  9. Roberto Santiago disse:

    Certamente o Lula quer voltar para evitar que mais “ministros”, ainda oriundos do seu “governo”, continuem caindo, em razão da sistemática corrupção, à qual já estavam acostumados.

  10. severino candido dias disse:

    ACOMTEÇA O Q ACOMTECER,NESSE PAIS,LULA FOI OMELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS,

  11. Melhor dos piores ??? disse:

    Para alguém dizer que Lula foi o maior presidente que o Brasil já teve, imagina as porcarias que já tivemos !!!

  12. L. Schmidt disse:

    Lula mentiu, foi? Nao acredito…

  13. ZUKA disse:

    O BRASIL E UM GRANDE CIRCO ONDE PREDOMINA MEIA DUZIA DE BANDIDOS E O POVO PAGA HA CONTA SORRINDO……!!!!!UNICO NO PLANETA. CUIDADO PARA NAO TERMINAR COMO OS ULTIMOS DITADORES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. SID OLIVEIRA disse:

    NOS TEMPOS IDOS QUANDO FAZER GREVE ERA PRIORIDADE TANTO PARA AS MONTADORAS QUE PAGAVAM PARA TER GREVES E AUMENTAR OS PREÇOS DE VEICULOS, E ELE COMO PARA SE FIRMAR COMO LIDER, JA FAZIA PRESSÕES PARA NÃO FECHAR PEQUENAS EMPRESAS METALURGICAS. A TROCO DE UM SACO DE FEIJÃO OU ARROZ,E AI PASMEM JUNTO COM UMA CERTA IGREJA O LIDER DO PT E A IGREJA. ALIMENTAVAM AS INVASÕES DE TERRA DO MST.VOCES ACHAM QUE ELE VAI ABANDONAR A VACA DE TETAS DE OURO QUE O PODER.IDIOTAS SERAM OS QUE VOTAREM NELE,PODEM ESCREVER PARA A MIDIA E OS EMPRESARIOS QUE O ELEGEU É MUITO BOM ELE VOLTAR, A DESGRAÇA BRASILEIRA VAI CONTINUAR, E O BRASIL AGUENTA AINDA MAIS CINQUENTA, EU DIGO CINQUENTA ANOS DE CORRUPÇÃO E O PT SABE DISTO?

  15. Francisco Mandlate disse:

    O redactor do texto acima deve nao conhecer bem a politica internacional e pelo que sei dos brasileiros, sabem pouco de Africa, acham que so ha tiranos, miseria, etc. A ajuda que Lula deu em Africa foi para Angola e Mocambique. E pelo que eu sei Mocambique nao e’ governado por nenhum tirano, nos mocambicanos nunca tivemos tiranos no poder. E insulto a mocambicanos dizer que temos um governo tirano. Lula teve razao ao desprezar os EUA, sao os maiores tiranos do mundo, destruidores de nacoes, grandes abusadores de direitos humanos, o meu caro deve nao saber.

  16. Luiz Franco disse:

    O Lulla estragou a laringe de tanto falar besteira.

  17. olbe disse:

    É, pode ser que agora com um cancer na garganta ele não volte pq vai ter que ficar calado…Ou talvez resista como seu querido amigo Hugo Chavez

  18. João Santos disse:

    Esse cara não gosta mesmo do Lulinha paz e amor hein!…Cuidado com seus sentimentos..Rancor , raiva, inveja e outro mais faz mal para a saúde…Agora me responda por favor antes do lulinha ( que de acordo com seu comentario foi o pior Presidente que o Brasil teve e é um dos piores seres humanos que existe no Brasil)quais foram os presidentes bons que o Brasil teve e qual era a situação do Brasil?Céu de de Brigadeiro ? Ou tormenta tipo estreito de magalhães …..Que o lulinha não é nenhum santo a gente sabe mas que todos os outros que passaram pelo palacio do Planalto desde sua fundação foram tremendos Picaretas..Ah! o melhorzinho foi o Fernandinho mas não foi o fernandinho collor não …. Resumindo são todos farinha do mesmo saco!!

  19. Beraldo Dabés Filho disse:

    Não há registros de que grupos políticos organizados ou militantes avulsos, tenham festejado doença grave e/ou incurável de qualquer opositor.

    Mário Covas, por exemplo, não teve o cancer que acabou por matá-lo festejado pelo PT.

    Não parece ser o que está acontecendo agora, com a divulgação da doença do Lula.

    Precipitação? Insensibilidade? Talvez.

    Rancor e incompetência política? Com certeza.

    Com mais esta demonstração de incompetência da Oposição, nas eleições de 2014 o PT ganha no primeiro turno, com qualquer candidato.

  20. LINDIMARIO DIAS CUNHA disse:

    LULA, JA SE IMORTALIZOU, NA POLITICA NACIONAL, E INTERNACIONAL.A INVEJA E UNS DOS SENTIMENTOS, MAIS TERIVEL, QUE O SER HUMANO, PODE TER. E FOI COM ESSE SENTIMENTO, QUE JA ARRUINARAM A VIDA DE VARIOS PRESIDENTES.PORTANTO, MALDITO DO HOMEM, QIE CONFIA NO HOMEM.

  21. rudy lang disse:

    Talvez, vamos ver, agora, com um câncer na laringe, Ele compreenda que não é melhor do que ninguém. Talvez, então, ele desenvolva um pouco de humildade e pare de atormentar o país com suas idéias malucas.
    Temo pela tia Dilma que, sem a proteção Dele, poderá passar pela mesma lamentável experiência de Celso Daniel. Afinal temos que reconhecer que ela está se esforçando para botar ordem numa bagunça instaurada durante longos e insuportáveis 9 anos de desgoverno e baboseiras.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *