Início » Brasil » Política » Mais da metade dos eleitores não tem primeiro grau completo
Eleições municipais

Mais da metade dos eleitores não tem primeiro grau completo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que 44,4 milhões de eleitores, ou 56%, não completaram o primeiro grau de ensino, o chamado ensino fundamental. Além disso, o TSE divulgou que 10,1 milhões dos votantes têm o fundamental completo, 15,8 milhões completaram o segundo grau, o ensino médio, e somente 4,5 milhões têm o terceiro grau completo, o nível superior.

São 128 milhões de pessoas que podem votar nas eleições municipais deste ano. Do total, mais de 8 milhões são analfabetas.

De acordo com o TSE, há ainda 20,3 milhões de eleitores que só lêem e escrevem, mas que não têm qualquer registro escolar.

Fontes:
Valor Online - TSE indica que mais da metade do eleitorado não completou primeiro grau de ensino

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

10 Opiniões

  1. Liz Fernandes disse:

    Alarmante essa notícia, infelizmente o quadro que vemos diariamente é igual em todas as regiões, não podemos generalizar e dizer ser um problema apenas Governamental. A mídia pode exercer um papel maior na educação brasileira, investir em campanhas que mostrem a necessidade de ser alfabetizado, uma campanha séria a nível nacional. Precisamos salvar essas pessoas da ignorância do saber, e com relação a política precisamos criar bases sociais politizadoras, onde teriamos aulas de conscientização sobre a política em nosso maravilhoso país. Desta forma a responsabilidade é de todos!!!

    Liz Fernandes

  2. Luzíadas disse:

    ESTA AÍ O MOTIVO DESTE DESASTRE E DE OUTROS!

  3. yama souto disse:

    Com esta constatação se pode compreender o sucesso e a inexistência de protestos ante as barbáries do luis i(gnor)ácio da silva ao se pronunciar quanto a problemas internacionais, de economia e até jurídicos bem como a catrefa que compõe o seu ministério

  4. Luiz Mourão disse:

    Concordo com a Liz Fernandes, mas sua sugestão de que precisamos de uma mídia com papel mais proeminente na educação brasileira é, intrinsecamente, ingênua. Qual o interesse da Rede Bobo (e das demais) em aumentar a consciência das pessoas sobre o mundo que as rodeia? Isso as levaria a não ver TV (pois estariam LENDO mais livros); e isso elas não vão fazer. Então, do ponto de vista da mídia tradicional, nem pensar (a Internet é um meio de mudança pois existe a mídia alternativa honesta e desatrelada). Do ponto de vista dos políticos e governantes, o princípio é o mesmo: por que um pilantra desses vai querer que o povo saiba das coisas, se isso vai impedir que eles sejam eleitos? Não podemos esperar que a conscientização do povo parta da mídia ou do Poder. Então, quem poderia iniciar o movimento "revolucionário"? Não vejo muitas alternativas exeqüíveis pois não há muitos mecanismos e institutos que possam fazer essa tarefa. Considere um ONG; ela não vai fazer muito pois recebe dinheiro de quem? Não vejo como ir muito longe. A única solução, por paradoxal que pareça, é o aprendizado por sofrimento, ou seja, o povo votando em gente inadequada, sofrendo as conseqüências disso, e aprendendo quem é quem na História. Vejam um paradoxo: a Bahia (não sou da Bahia) tinha 3 senadores do PFL, partido de direita, cheio de gente rica; e os baianos são predominantemente classes D e E, e muitos negros; como essas pessoas votam em gente que jamais vai se preocupar com elas? É que a lábia dos candidatos é encantadora, eles têm uma oratória e uma retórica envolventes, falam contra as coisas erradas, etc; mas é tudo farsa. E isso não muda facilmente pois precisa de consciência que é justamente o que se busca; meio que vicioso esse círculo.
    Resumo: não vejo saída a curto prazo; talvez, nem a longo prazo. Talvez o melhor mesmo seja ir embora para outro lugar….

  5. L. Xavier disse:

    Dá para entender o porquê do Lula ser o nosso presidente…

  6. Margareth disse:

    Pois é.. o brasil é um país de ignorantes, e pelo o que eu vejo a situação só tende a PIORAR. Afinal, o que é investido em CIRCO nesse paiseco..
    Bem colocado logo abaixo, estão todos juntos.. políticos e redes de Tvs no mesmo ideal: formar uma nação cada vez mais ignorante.

    Salve-se quem puder nesse país!

  7. reinaldo oliveira disse:

    Diante destes números fica fácil ver porque a sitaução do país está assim. Quem vota não sabeo que está fazendo. Escolhe sem nenhum critério. Fica fácil manipular através do dinheiro público essa massa ignorante através de todo tipo de bolsa miséria e outros tipos de paternalismo. Enquanto na classe do poder, os milhões falam mais alto. Manda prender e manda soltar. Faz desacreditar em justiça igual para todos. A segurança que é para proteger, ta matando mais que nas guerras pelo mundo. E por ultimo um bandido internacional que roubou o dinheiro do povo brasileiro e que estava no exterior, recebe o direito – dado pela justiça do país, de sequer ser algemado e, logo com a benesse da impunidade estará livre novamente. Que país é este?

  8. Romeu de Castro disse:

    Além da maior parte dos eleitores ter nível fundamental incompleto, o nosso povo é, na média, ignorante e, costumeirante, só se preocupa com futebol, novela, concurso de miss, fofoca de artista da GLOBO, carnaval, trio elétrico, funk, BBB, Casa dos Artistas, cerveja, churrasco, praia, passeata gay, feriado na quinta-feira ou na terça-feira (“para matar” a sexta-feira ou a segunda-feira), boate etc.

  9. m a sattamini disse:

    Porisso que temos péssimos políticos, em todos os níveis, federal.estadual e municipal,ececutivo e legislativo. Eles não querem educar o povo, protegendo-se a si mesmos.

  10. Luiz disse:

    Também pudera, o Lula se gaba de nunca ter lido um livro.. E ainda sobra tempo e dinheiro prá distribuir camisinha nas escolas e dar aulas de educação sexual prá garotada. O abismo parece não ter fim. Salve-se quem puder.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *