Início » Brasil » Política » Mais uma Silva, porém com outros objetivos
Eleições 2010

Mais uma Silva, porém com outros objetivos

Mais uma Silva, porém com outros objetivos
A experiência que lhe falta na máquina partidária, ela está tentando superar com a sua ética (Fonte: Silvia Saron)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

De vez em quando aparece um político cheio de fundamentos para concorrer a um cargo eleitoral em uma democracia gigante. Marina Silva, candidata à presidência pelo Partido Verde, é este tipo de candidato. A experiência que lhe falta na máquina partidária, ela está tentando superar com a sua ética. Seu objetivo imediato é fazer com que haja o segundo turno. Isso não será fácil, já que a candidata tem apenas 10% das intenções de voto. Mas isso não é todo mau, dado que muitos brasileiros, como eleitores em outros lugares, não contam salvar o planeta como uma de suas prioridades.

Marina, nascida no Acre, é filha de um seringueiro nordestino. Dos seus 11 irmãos apenas oito sobreviveram à infância. Foram vítimas de malária, hepatite e outras doenças florestais. Marina sobreviveu, mas possui uma coleção de alergias, que vão de frutos do mar ao ar condicionado. Começou na política fazendo campanha com Chico Mendes, um ambientalista assassinado por um fazendeiro em 1988. Além disso, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) com o presidente Lula, foi deputada estadual, senadora e ministra do Meio Ambiente.

No governo perdeu algumas batalhas sobre a introdução da soja geneticamente modificada, a pavimentação da estrada BR-163 na Amazônia e a energia nuclear. Ela foi acusada de preencher o seu Ministério com os ambientalistas (ao qual ela se declara culpada) e colegas evangélicos (acusação que ela rejeita). Em 2008, ela se demitiu do cargo de ministra, quando Lula entregou a outro ministro a responsabilidade de reformar a lei sobre a posse de terra na Amazônia. Ela se recusou a criticar publicamente Lula.

O tema principal da campanha de Marina é que o Brasil deve ter uma responsabilidade moral para se tornar uma economia de alta tecnologia  com baixa emissão de carbono, sendo um exemplo para outros países em desenvolvimento. Em uma crítica a afeição de Lula por um Estado maior e por Fidel Castro, ela também diz que Brasil deve reduzir sua carga tributária e não socializar com os tiranos. Guilherme Leal, dono da Natura, um dos homens mais ricos do Brasil, está considerando um pedido para concorrer a vice em sua chapa.

Fontes:
Economist - Another Silva

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. TELMA FARKUH disse:

    AÍ ESTÁ UMA GRANDE PESSOA, EM TODOS OS NÍVEIS E ASPECTOS.AS DIFICULDADES E CRIAÇÃO INFANTIL, ENGRANDECE AINDA MAIS, O POTENCIAL DE UMA MLHER QUE CARREGA UMA INTELIGÊNCIA MAIOR QUE ELA.! COERENTE E EMOCIONALMENTE ÉTICA, A TODOS SÓ RELUZ GRANDEZA DOS ESPÍRITOS NOBRES, NASÇAM ELES NO AGRESTE OU NÃO. SE GANHARÁ OU NÃO AS ELEIÇÕES QUE MUITO POUCO TEM A VER COM ÉTICA E INTELIGÊNCIA . TALVEZ O MUNDO E ESPECIFICAMENTE NOSSO PAÍS NÃO MEREÇA AINDA UMA PESSOA DA GRANDEZA DE MARINA SILVA, ASSIM COMO NÃO TEVE, NEM PRESERVOU A LUTA DE CHICO MENDES, TÃO RELEVANTE E VALORIZADA EM OUTROS PAÍSES PREOCUPADOS COM O PLANETA E NOSSO TERRITÓRIO ELE SEQUER ERA CONHECIDO, ATÉ QUE A TRAGÉDIA VIOLENTA ACORDASSE ESSE BERÇO ADORMECIDO E SUA RICA TERRA E SEU POBRE POVO…

  2. Crizinha disse:

    OK!!!A SRA. MARINA SILVA, É UMA MULHER INTELIGENTE, E SABE QUE ESSA ELEIÇÃO NÃO É PRA ELA. E ELA VAI SE MOSTRAR MAIS INTELIGENTE AINDA, NÃO APOIANDO O PT NO SEGUNDO TURNO. POIS TEMOS VISTO A VERGONHA QUE É ESSE PARTIDO.

  3. Charles Goodwell disse:

    A Marina Silva foi uma ministra fundamentalista. Se cercou dos piores elementos do ambientalismo brasileiro. Além disso, seu marido dirige uma concessão estatal para exploração florestal na Amazônia. Isto não é conflito de interesses?

    Parem com essa mania de endeusar as pessoas só porque elas tiveram uma origem humilde. Isto não credencia ninguém a ser melhor que os outros. Pelo contrário, demonstra sempre uma fragilidade intelectual imorredoura.

  4. Ana Theresa disse:

    Admiro muito a Senadora mas desde que ela virou membro da Assembléia de Deus perdeu meu voto. Como posso votar para presidente do Brasil em alguém que não “acredita” na evolução, em Darwin????
    Ela já declarou que o mundo foi criado em 7 dias por Deus e há 10.000 anos….não dá.
    Acho melhor ela continuar Senadora e votar na Dilma!

  5. Helio disse:

    Marina teve um equívoco. Como é uma mulher de fé, e sobretudo de fé ideológica, não revelou durante o seu ministério o que foi a seguir divulgado pelo Minc, seu sucessor: Os responsáveis pelo maior percentual de desmatamento no país eram os assentamentos do Incra. Como sempre defendeu a política do minifundio, não solucionou nem divulgou esta triste história.

  6. Markut disse:

    O Brasil anda tão carente de figuras dignas no cenário político,que o aparecimento de uma questionavel figura como a desta Silva se traduz por um halo de esperança de que nem tudo está perdido nessa sordidez.
    Não que as discutiveis posturas ambientalistas e evangélicas dela sejam a solução para os nossos problemas, mas dá vontade de prestigiá-la, não para que vença estas eleições,mas para, quem sabe,levar ao cenário político atual um certo ar de honestidade, decência e coerência, que muita falta está fazendo.

  7. claudio disse:

    to com Marina e não abro.

  8. josé carlos barbosa neto disse:

    De início elogiar essa publicação pela independência e coragem em veicular matéria relevante colocando em destaque uma verdadeira patriota, que, por enquanto não empolga as pesquisas de opinião. Sua trajetória de vida e conduta política são ilibadas, penhor de uma administração que respeite com probidade o bem comum.A integridade de sua postura moral não estimulou nenhum outro candidato, nem mesmo do governo, do qual se afastou com a maior dignidade, a opor-lhe críticas ou acusações. Para terminar consigno nesta mensagem meu sincero desejo de engajar-me em sua campanha.
    Sinceramente, José Carlos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *