Início » Brasil » Política » Mensalão pode prescrever sem julgamento
Formação de quadrilha

Mensalão pode prescrever sem julgamento

Preocupação com o julgamento do mensalão vem norteando a escolha dos novos ministros do STF

Mensalão pode prescrever sem julgamento
Genoino e João Paulo Cunha: réus vão aos poucos voltando a ocupar cargos importantes (Fonte: Tribuna do Norte)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma série de articulações do comando do PT e do governo federal deve resultar no esvaziamento do processo do mensalão, culminando com a prescrição do crime de formação de quadrilha, em agosto.

Entre os 38 réus do processo, 22 respondem por formação de quadrilha. O crime é citado mais de 50 vezes na denúncia do Ministério Público, aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Quando deixou a presidência, Lula afirmou que sua principal tarefa a partir de então seria mostrar que o mensalão era “uma farsa”.

Mensaleiros voltam à vida pública

Mas o PT está agindo no Supremo também, intervindo de forma indireta. A preocupação com o julgamento do mensalão vem norteando a escolha dos novos ministros do STF. Foi assim com José Antônio Dias Toffoli, indicado por Lula em 2009, e com Luiz Fux, recém-indicado por Dilma. O critério deve balizar também as duas nomeações que Dilma deve fazer nos próximos meses.

Enquanto o processo do mensalão caminha para dar em nada, seus réus mais notórios vão aos poucos voltando a ocupar cargos importantes em Brasília. José Genoino foi nomeado assessor especial Ministério da Defesa e João Paulo Cunha ocupa atualmente a presidência da mais importante comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça.

Fontes:
Veja - Réus do mensalão devem escapar de condenação

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. João Cirino Gomes disse:

    Estranha muito estranha esta nossa justiça social: O cidadão é obrigado a pagar as mais altas taxas tributarias do universo para sustentar um bando de canalhas, ladrões, que além de ter salários principescos cheios de mordomias,tem varias aposentadorias, exercem vários cargos ao mesmo tempo, e como se não bastasse, ainda roubam, desviam e superfaturam, como no caso das ambulâncias e das merendas escolar, onde e davam lixo para as criança!
    Mas as cadeias continuam lotadas dos três P! Pobre Put,s e pretos!
    Político e seus parentes fazem sociedade com bandidos e se tornam milionários da noite para o dia e são considerados gênios! O banqueiro bandido é solto e o Delegado que o prendeu no cumprimento do seu dever é punido!
    O pai de familia trabalha de sol a sol para receber pouco mais de quinhentos reais, e politiqueiros que estão superfaturando até custos de presidio; informam que cada um daqueles presos, embolados em pequenos cubículos, custam em torno de quatro mil e quinhentos reais!
    Mas quem não sabe; que nem uma boa faculdade em período integral custa tanto?
    E por ai a fora vão as distorções!
    Bom seria, dar um fim na lei de imunidade, que só serve para acobertar os verdadeiros bandidos do crime organizado!

    Depois mostram ao mundo meninos subnutridos, de bermudas descalços e sem camisa e dizem que eles são os responsáveis pelo aumento da criminalidade e violência! Não tem verbas para educação, não tem para a saúde, não tem para dar o aumento justo que é garantido por lei, aos aposentados, não tem verbas para aumentar salários de professores; mas para fazer filme, publicar biografias, doar aos irmanos, aos países de primeiro mundo para construir estradas, portos e rede de hotel em Cuba, teve!

    Por estas e outras, eu passei a votar NULO e divulgar o VOTO NULO!

    Pois votar, seria o mesmo que ajudar eleger o carrasco menos pior, para me acorrentar e escravizar!

  2. Fritz d'Orey disse:

    Que VERGONHA !!!!
    E nós engolimos tudo !
    Somos um bando de carneiros…

  3. Helio disse:

    Isso é democracia? A lei só para que não está no poder? Quanto desrespeito e falta de limites.Indignante!

  4. S.A. disse:

    É uma vergonha e … descarada, o que está acontecendo com os maus políticos em Brasília.

    Os maus políticos é que continuam no comando do destino do Brasil e de todos brasileiros.

    Precisamos fazer alguma coisa!

    Eles, os corruptos, estão agindo na surdina e estão conseguindo o que querem!

    O ex-presidente… foi um grande mentiroso e faz parte desta ‘turma’ e, a presidente Dilma parece estar conivente com ‘eles’ …

    É uma ditadura, o que dizem ser democracia … os maus no comando!

  5. sujeito oculto disse:

    isto está parecendo um shou humorístico,
    intitulado:

    as cabras voltaram a tomar
    conta da nossa horta!!!

  6. Geracina disse:

    POLITICOS BRASILEIROS 90% SAO BANDIDOS E CORRUPTOS, ISSO ESTA ACONTECENDO PORQUE JA FOI PLANEJADO, DE PROPOZITO,ACORDA BRASIL VAMOS TER K. IR AS RUAS COMO NA AFRICA.

  7. Carlos U. Pozzobon disse:

    Prescrevendo ou não, todos serão inocentados. A melhor forma será deixar sem julgamento, mandando tudo para o arquivo morto. Já se sabia que ia dar nessa grande pizza com sobremesa de marmelada. Agora, o que não deve estar arrependido FHC de não ter levado a frente o pedido de impeachment proposto no calor da hora?! Embora não se pudesse garantir que Lula fosse de fato defenestrado com um pedido formal ao Congresso, a verdade é que se o Congresso tivesse levado a cabo o impedimento, a história seria outra. O Brasil estaria diferente. Mas são esses pequenos erros, essas vacilações conciliatórias, esse horroroso passado de pequenos subornos, aliado a um visão sempre desculpatória que fazem o Brasil ser a miséria moral que é.

  8. Paulo Fernando disse:

    Com a historia dos mensaleiros vamos acompanhar o papel da justiça se vai fazer justiça ou injustiça. Será que é o Lula que decide tudo nesse país, mesmo não sendo Presidente? O que quis dizer o ex-Presidente com essas palavras: “Quando deixou a presidência, Lula afirmou que sua principal tarefa a partir de então seria mostrar que o mensalão era “uma farsa”. Será que ele está acima do bem e do mal?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *