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Eleições 2010

Metodologia pode influenciar resultado de pesquisas eleitorais

Para diretor-executivo do Vox Populi, os resultados diferentes não importam, pois as duas pesquisas mostraram que não houve alteração no cenário de julho.

Metodologia pode influenciar resultado de pesquisas eleitorais
Datafolha e Vox Populi acreditam que metodologias diferentes podem ter alterado resultado

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O instituto Vox Populi divulgou na última sexta-feira, 23, uma pesquisa eleitoral em que a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) aparecia 8 pontos à frente de José Serra (PSDB). Já a pesquisa divulgada no sábado pelo Datafolha apontou empate técnico entre os dois candidatos.

Os resultados divergentes das duas pesquisas geraram dúvidas e suscitaram o debate sobre a precisão de levantamentos de intenção de votos. Para os institutos, a diferença deve-se ao uso de metodologias distintas.

Para o diretor-executivo do Vox Populi, João Francisco Meira, os resultados diferentes não importam, pois as duas pesquisas mostraram que não houve alteração no cenário de julho. “Os dois institutos mediram o mesmo fenômeno, mas é como usar uma escala Fahrenheit ou centígrados. Cada um de nós tem um corte do eleitorado”, argumentou.

Metodologia

Os dois institutos explicam que as metodologias utilizadas podem ter interferido no resultado. O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, no entanto, afirma que isso não deveria ocorrer. “Pesquisas com datas próximas teriam que captar resultados próximos, independentemente dos instrumentos utilizados.”

Enquanto o Datafolha faz abordagem em locais movimentados, como estações de metrô, o Vox Populi entrevista as pessoas em suas residências. Além disso, a checagem dos dados pelo Datafolha acontece por um supervisor no local ou por telefone, já o Vox Populi retorna às residências.

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Fontes:
Reuters - Metodologia diferente esquenta polêmica em pesquisas eleitorais

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3 Opiniões

  1. sinval mondadori disse:

    a pesquisa publicada pelo VOX POPULI, e, sem

    duvida encomendada pelo GOVERNO DO PT.

    Pois eles sabem que vao perder a eleiçao

    no desespero tentam manipular a opiniao pública.

  2. Carlos Roberto disse:

    Se olharmaos para os critérios usados pelas duas pesquisas Vox Populi e Data Folha,veremos que temos os mesmos resultados sobre rejeição de ambos canditatos a uma diferença de 6 a 7 pontos em favor de Dilma tambem a intenção de voto é de 5 pontos em favor de Dilma.Essa pesquisa da Data folha é descaradamente manipulada e segue a linha de campanha eleitoral pró PSDB do Estadão da Folha de São Paulo, da Revista Veja e da Globo.

  3. Beraldo Dabés Filho disse:

    Pesquisa certa é a de “buteco”: Dilma 54%, Serra 31%, Marina 10%, Indecisos 5%, margem de erro zero. Sem registro no TSE.

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