Início » Brasil » Política » Mil pessoas podem já ter morrido na Líbia
Repressão de Khadafi

Mil pessoas podem já ter morrido na Líbia

Khadafi ameaçou usar a pena de morte contra os manifestantes que empunharem armas

Mil pessoas podem já ter morrido na Líbia
Manifestantes anti-Khadafi (Fonte: Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O chanceler italiano, Franco Frattini, disse nesta quarta-feira, 23, que provavelmente cerca de mil pessoas já foram mortas na Líbia em meio à repressão aos protestos que varrem o país. O ministro italiano das Relações Exteriores teria recebido a informação da embaixada da Itália, em Trípoli.

Khadafi ameaça com pena de morte

Acossado por uma revolta popular sem precedentes na Líbia, o presidente Muammar Khadafi ameaçou usar a pena de morte contra os manifestantes que empunharem armas.

“Entreguem suas armas imediatamente, senão haverá derramamento de sangue”, disse Khadafi no seu discurso de uma hora e vinte minutos de duração transmitido pela TV líbia.

Governos querem retirar cidadãos da Líbia

Governos estrangeiros organizam a retirada em massa de seus cidadãos da Líbia, após o país ser tomado por uma onda de protestos contra Muamar Khadafi. As autoridades estrangeiras enviaram balsas, aviões e navios para a missão.

O governo brasileiro também fez sua parte e já retirou cinco cidadãos na manhã de terça-feira em um avião da Força Aérea portuguesa.

O Itamaraty adiantou que negocia a saída de 183 brasileiros entre quinta e sexta-feira do país norte-africano, cuja retirada será feita por meio de um navio contratado pela construtora Queiroz Galvão.

O Ministério das Relações Exteriores estima que devam estar no país entre 500 e 600 brasileiros, sendo a maioria residente.

ONU condena violência na Líbia

O Conselho de Segurança da ONU condenou, nesta terça-feira, 22, o uso de violência contra manifestantes na Líbia e pediu que os responsáveis fossem punidos. Os 15 membros do Conselho pediram o fim imediato da violência e que as autoridades atendam o que pede a população, por meio de um diálogo nacional.

“Eles condenaram a violência contra civis, deploraram a repressão contra manifestantes pacíficos e expressaram profundo pesar pelas mortes de centenas de civis”, disse a embaixadora brasileira na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Leia mais:

Khadafi diz em discurso que não largará o poder

Khadafi: ‘Estou em Trípoli, não na Venezuela’

Manifestantes tomam cidades na Líbia

Fontes:
Reuters - Até 1000 podem ter morrido na Líbia, diz chanceler da Itália
AFP - Kadhafi ameaça manifestantes armados com 'pena de morte'
BBC - Governos se mobilizam para retirada em massa de estrangeiros da Líbia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

7 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    A situação na Líbia é dramática. A evolução depende da divisão dos militares. Se os militares revoltosos forem suficientemente fortes para oferecer resistência ao poder central declarando Benghazi sua capital provisória, poderão até mesmo conseguir apoio internacional. Caso contrário, poderão sucumbir junto com o povo nas ruas por falta de poder de fogo. Ou então, a guerra civil se generaliza. A Líbia está em uma encruzilhada. Os revoltosos em uma situação delicada, porque sabem que o Ocidente, dependente do petróleo e gás da Líbia, tende a se manter covardemente calado para não perder seus suprimentos futuros, caso o vingativo Kadhafi recupere o poder em todo o país. A ausência de lideranças organizadas é o principal problema para os revoltosos, que são eficazes para demonstrações de rua, mas não para organizar uma resistência.

  2. almeida disse:

    Esses efeitos dominó são frutos de um novo limiarum novo tempo a onde que os homens e mulheres devem ser respeitado e estar se aproximando uma nova ordem mundial de libertações coletivas,os senhores que estão embriagados com o poder economico em ditar suas ordens tiranicas já não existem lugar para esses tipos de sanguinários em nosso mundo atual basta de (Muamar Khadafi) e outros mais em nosso mundo eles iram cair de um por um essa e a nova ordens social.

  3. renato disse:

    O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente.
    O povo da Libia vai ter que tomar o poder nas mãos e construir um sistema pelo menos mais democrático onde o povo tenha voz.

  4. José Milton De Quevedo disse:

    Como é que pode o Mundo Ocidental, pode assistir
    passivamente o banho de sangue. que o !Amigo e
    Companheiro” do LULA está promovendo em seu pais. E os EUA a ONU e a União Europeia o que fazem para acabar de vez,com está barbarie.
    Está na hora de prender este bandido travestido
    de LIDER supremo da Libia, que usa o Exercito e até avioes para matar seu povo.Deixem de ser hipócritas lideres do mundo dito”Civilizado” Se
    não fizerm nada, estão sendo cúmplices de do Coronel.O preço será alto para todos nós.

  5. Alexandre Costa disse:

    hó Khadafi, “A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS” se nao a ouvires estarás contra Deus. portanto o seu fim é inevitável… outros ditadores que proliferam o mundo 1º na Africa, 2º no médio oriente, 3º nas americas central e sul, CHEGOU O VOSSO FIM!

  6. jose roberto alodio silva disse:

    No meu modo de ver o Ditador Muamar Khadafi perdeu totalmente o controle do seu pais e por causa da sua insanidade mental muitos tem perdido a vida, e para provar que realmente a ambição deixa o homem cego pelo poder ai estar o resultado, fora que são pessoas que não tem o amor de JESUS no coração, lá em Mateus capítulo 24 já fala quando ouvirem rumores de guerra, nação contra nação…….

  7. João Cirino Gomes disse:

    E se a revolução chegar no Brasil civilizado, dos corruptos patifes, e dos patriotas idiotasA corja já se preveniu!
    Espelhando no passado a corja já se preveniu; pois no passado; patifes políticos e sacerdotes usaram o subterfúgio do desarmamento, e da religião, para subjugar os índios americanos.

    Depois de desarmá-los, foram com força e crueldade para cima deles…
    Tomaram suas terras, e os confinaram em pequenas reservas.
    Transformando guerreiros orgulhosos, em submissos farrapos humanos, levando-os, a uma condição de mendigos.

    E no Brasil, alguns tiranos estão usando este mesmo artifício para se prevenirem; pois temem que a população insatisfeita, com as injustiças das estruturas sociais, deixe que seus pensamentos vaguem pela nuvem da rebelião.

    Eles sabem, que seres marginalizados por um sistema corrupto, dificilmente se tornarão um monumento de serenidade e alto controle.

    E como poderão controlar homens sem perspectivas de vida, que tem a consciência sangrando, por verem terras férteis em abundância, e seus filhos desnutridos morrendo de inanição?

    A estratégia esta sendo, manietar e prender parte das vitimas deste sistema enganoso em currais eleitorais; e para acalma-los, usam as verbas que roubam descaradamente do próprio povo, ou seja, dos aposentados!
    Mas, e se um dia, este povo acordar, a paciência esgotar, e toda a população revoltada se juntar e marchar pela terra, querendo o cumprimento da democracia, e dos direitos iguais, tão prometidos em época de eleição?

    E se exigirem uma verdadeira justiça, e justa distribuição de renda?
    Os corruptos conhecem esta possibilidade; e temerosos, estão se precavendo:
    Se este pessoal se unir, melhor que estejam com a barriga vazia, músculos atrofiados, e com paus e pedras nas mãos!

    Já ficou mais que provado: A verdadeira causa da violência, são os desfalques nos cofres publicos, e a ganância que deixa o povo abandonado as margens, sem trabalho, sem educação,sem acesso a saúde e sem opção de vida digna!

    Nós sabemos, que não são só as armas que matam; através de fatos, podemos concluir, que até mesmo uma caneta, nas mãos de seres insensíveis, se torna uma arma, e mata mais que epidemia.

    Para comprovar tal fato, basta recordarmos “Santos Dumont”, um cientista consciente que se suicidou decepcionado, por ver o avião, sua invenção, ser usado para jogar bombas.

    Os políticos estão preocupados, mas não é com o bem estar da população, ou com a diminuição da violência!

    Pois, se estivessem preocupados com o bem estar da população; eles dariam mais atenção à saúde e a educação, que são princípios básicos.

    Seriam mais éticos!
    E Dariam exemplo de honestidade, arrancando as flores espinhosas dos vasos internos, apurando com mais rigor, os atos vergonhosos de fraude e corrupção!

    Em primeiro lugar, acabariam com a imunidade, que contradiz com a democracia, e da aos corruptos, à certeza da impunidade!
    Sorte é que; enquanto o povo é engambelado com desculpas esfarrapadas, os hipócritas que os oprime, continuam lhes passando mel na chupeta, com promessas, se passando por salvadores da pátria!

    Mas até quando; conseguirão manter a população ludibriada, desunida e na ilusão?

    A tirania é antiga! E só vai acabar, quando o homem tomar consciência, de que o mundo será melhor sem ela!
    E enquanto isto não acontece, o espetáculo neste circulo vicioso só tende a continuar.

    Ai esta a formula usada, para um Brasil civilizado, de corruptos patifes, e patriotas idiotas.

    Sem investimento em saúde, educação, segurança, moradia, e trabalho com salários dignos; o Brasil pode até prosperar; mas seu povo estará regredindo no tempo!

    Talvez regressemos até os tempos medievais, pois cansamos de ver políticos usando, e abusando dos impostos em beneficio próprios; criando desta forma, uma raça de cordeiros submissos, dependentes e desinformados!

    Muitos subjugados, ao bel prazer, dos mesmos hipócritas, corruptos e demagogos, que falam em democracia, ética, justiça social e justa distribuição de renda; enquanto acumulam fortunas ilicitamente, se achando semideuses; acima da constituição, da lei, da justiça, do bem e do mal!

    Ordem e progresso é?

    Com tanta ganância e corrupção, estes crápulas, estão é esculhambando com a Democracia, com a cidadania, com a Bandeira, com a Pátria, com a “Ordem e com o Progresso”!

    As ordens estão sendo para os humildes, e o progresso para os poderosos!

    Este texto é de minha autoria; mas pertence a toda população; pois parte conhece suas obrigações; só precisam conhecer seus direitos ao trabalho, a dignidade, a educação, a segurança, a saúde, a moradia e a justiça!

    E saber, que uma verdadeira democracia, consiste no respeito pela vontade e direito da maioria!

    Autor independente: Janciron

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *