Início » Cultura » Nasceu Barack Obama
NESTA DATA

Nasceu Barack Obama

Em 4 de agosto de 1961, nasceu Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA

Nasceu Barack Obama
Obama é o primeiro presidente negro e o 44° dos EUA (Reprodução/Internet)

Barack Obama nasceu no dia 4 de agosto de 1961 em Honolulu, no estado americano do Havaí. Filho de um economista queniano e antropóloga americana, viu o divórcio de seus pais com cinco anos de idade. Depois, foi morar na Indonésia onde viveu e estudou até os 10 anos, quando regressou ao estado de origem para morar com seus avós maternos.

Após a conclusão de seus estudos, em 1979, Obama mudou-se para Los Angeles, na Califórnia, onde ingressa na Occidental Colleges (escola preparatória). Dois anos depois, foi morar em Nova York para estudar na Universidade de Columbia, na qual se graduou em Ciências Políticas.

Depois de formado, em 1988, Obama ingressou na Faculdade de Direito de Harvad, onde foi editor da revista Harvard Law Review, criada por estudantes de Direito em 1887. No ano de 1991, conseguiu seu título de doutor em Direito. Por 12 anos,deu aulas de Direito Constitucional na Escola de Chicago. Durante esse período, trabalhou em organizações sociais, como a  Public Allies e a Fundação Woods of Chicago, ambas sem fins lucrativos.

Barack Obama foi eleito para o senado do estado de Illinois (órgão do poder Legislativo local) em 1996, cargo que permaneceu até 2004. Quatro anos antes tentou, sem sucesso, eleger-se para a House of Representatives, equivalente à Câmara de Deputados do Congresso Americano. No ano de 2005, foi eleito para o senado dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.

Antes de concorrer à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama precisou vencer a companheira de partido Hillary Clinton, antes de se tornar candidato oficial do Partido Democrata. Em julho de 2008, a campanha presidencial de Obama ganhou o cenário internacional, quando o candidato visitou países como o Afeganistão, Iraque, Jordânia, Israel, Alemanha, França e Inglaterra.

Em novembro do mesmo ano, venceu o concorrente republicano John McCain e foi eleito o 44° presidente dos Estados Unidos da América. Obama foi muito aclamado por ser o primeiro negro a chegar ao mais alto cargo americano. Contudo, a questão racial sempre foi questão secundária para ele. Em suas palavras, “Não há uma América negra e uma América branca e uma América latina e uma América asiática. Há os Estados Unidos da América.”

Fontes:
Uol Biografias-Barack Obama

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *