Início » Vida » Ciência » Nobel de Química vai para cientista que descobriu quase-cristais
Premiação

Nobel de Química vai para cientista que descobriu quase-cristais

Descoberta de Daniel Shechtman quebrou paradigmas da ciência

Nobel de Química vai para cientista que descobriu quase-cristais
Trabalho de Shechtman provocou polêmica no meio acadêmico (Reprodução / internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O cientista israelense Daniel Shechtman ganhou o Prêmio Nobel de Química deste ano por descobrir “os quase-cristais”, padrões em átomos que, até então, eram considerados impossíveis. O trabalho causou controvérsia no meio acadêmico.

Leia também: Estudos sobre a expansão do Universo levam Nobel de Física

O comitê do Nobel lembrou que os quase-cristais foram estudados por muitos cientistas, mas que a descoberta se deve exclusivamente a Schechtman, que precisou de muita habilidade e tenacidade para convencer uma muito cética comunidade científica.

A descoberta dos quase-cristais quebrou paradigmas da ciência, porque eles não obedeciam às teorias que eram esperadas dos cristais por terem simetria rotacional.

Quando Schechtman apresentou seus resultados pela primeira vez, ele enfrentou muita resistência de seus colegas. Até então, os cientistas pensavam que os padrões do átomo dentro de cristais se repetiam.

Fontes:
O Globo - Cientista israelense que descobriu quase-cristais ganha Nobel de Química

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. wander kimam disse:

    achei muito interessante os premios que estes homens conseguiram pelos seus trabalhos. ainda bem que Deus criou algumas pessoas de bem. mas por outro lado o vejo tambem que criou uns nobres nobeis de quimica no Brasil, eles conseguem sumir com o dinhieiro publico, eles conseguem driblar a lei, eles conseguem sumir do brasil mesmo com provas irrefutaveis a respeito dos roubos.esses nobeis de quimica do brasil, deveriam ter premios cassaods, por fraulde. ex. roubam de nos aposentados roubam de nao aposentados e a promotoria poem na cadeia a PF cumpre mandados de prisao, mas os juizes soltam este povo, alegando que nao tinham provas suficientes.Nobeis quimiicos esses juizes e o supremo tambem que sabem das falcatruas e nada fazem para melhorar o nosso pais. investem milhoes de dolores em esporte e a educação nao teem verbas, e a saude nao tem verbas.investem em tecnologia da informação, mas o povo nao come computador nao come celulares o povo nem saude tem. nem empregos tem.estamos num caos danado temos que fazer algo ou alguma coisa para parar isso ou n?ao ? pergunto aos senhores.??

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *