Início » Brasil » Política » O comunista de Lula e os capitalistas da Fifa
Política

O comunista de Lula e os capitalistas da Fifa

Orlando Silva continuou ministro do Esporte porque Lula gosta dele e porque Dilma tem birra com a Fifa. Por Leandro Mazzini

O comunista de Lula e os capitalistas da Fifa
Lula defendeu a permanência de Orlando Silva (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Orlando Silva continuou ministro do Esporte, por enquanto, por dois motivos: porque Lula, que o classifica de “meu comunista”, gosta dele e do presidente do PCdoB, Renato Rabelo; e porque tem o apoio total e irrestrito do próprio partido. Lula e Rabelo viajaram juntos de jatinho para São Paulo da última vez que o ex-presidente esteve em Brasília em setembro. Conversaram muito sobre o ministério, o partido e alianças.

Sim, Luiz Inácio Lula da Silva continua a dar pitacos no governo da sucessora Dilma Rousseff. Ele não manda, mas é muito, muito ouvido. E seu conselho para a presidenta tem peso em suas decisões. Sem ele, Dilma Rousseff não seria chefe da nação. Se não a tivesse escolhido, talvez nem ministra seria. Lula, pois, ainda flerta com o poder através da apadrinhada, sem tirar-lhe, à vista popular, a supremacia mandatária.

Conta-se que ela ouviu Lula. E decidiu manter Orlando. Primeiro, obviamente, porque não há provas de seu envolvimento no escândalo, apesar dos indícios. Segundo, porque indício deixou de ser motivo de queda de ministro desde o último. Cinco já caíram em apenas dez meses de governo – quatro por suspeita de corrupção. Mais um para o rol seria clara vitória da oposição neste momento. Vitória política, vale ressaltar.

Dilma viajou para a África preocupada com o que viria à tona. Decidiu criar um “comitê de monitoramento”, contara-me o líder do PCdoB na Câmara, Osmar Junior (PI). Os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Luís Adams (Advocacia-Geral da União) foram incumbidos de orientar o ministro e, também, fiscalizá-lo. Nada até agora surgiu que o desabonasse, mas as suspeitas permanecem, e fortes. Sobre ele e o partido. O recado foi dado ao ministro. Se surgir prova, Orlando dança.

Mas outro fator que fez Dilma segurá-lo foi birra contra a Fifa. A entidade quer derrubar o ministro e já não o trata como tal, oficialmente. E Dilma anda de mal com Joseph Blatter, que mandou recados velados para ela acelerar a Lei Geral da Copa cheia de benefícios para a FIFA. Manter Orlando é mostrar para os europeus que eles podem mandar no futebol, mas no seu campo quem apita é ela.

Nota do autor – O próprio Orlando me contou essa, há semanas: Em sua última viagem à China como presidente, Lula aproximou-se do presidente chinês, Hu Jintao, e apresentou Orlando Silva, com o intérprete: “Esse é o meu comunista”. Jintao sorriu, e depois gargalhou ao ouvir do Orlando uma frase em sua língua, que ele treinou semanas para não fazer feio. Lula puxou o ministro para um canto: “Que porra você falou pra esse cara?”. “A China é linda, presidente, em mandarim”.

Jornalista e escritor. Autor de Corra que a política vem aí. www.leandromazzini.com.br

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

28 Opiniões

  1. helo disse:

    Como dito, não há indícios contra o ministro, só 2 acusações. Uma investigação vai puxar o novelo: O ministro diz que irregularidades vinham desde seu antecessor Agnello do PT. Interessa?
    Compreendo a revolta do ministro: Li hoje que Gushiken, ministro que renunciou por “malfeitos”, está de assessor na Copa. Incrível!

  2. FELIX disse:

    ENQUANTO NÃO HOUVER PROVAS CABAIS, ELE, ASSIM COMO QUALQUER UM OUTRO, E ATÉ MESMO VOCE QUE ESCREVEU ESTE TEXTO, VOCE NÃO VAI SAIR ! E VOU LHE DEFENDER ATÉ QUE SE PROVE EM CONTRÁRIO. DESCULPEM-ME MAS EU GOSTO DA VERDADE, EU GOSTO QUANDO DOS JORNALISTAS QUE TENHAM UM COMPROMISSO COM A VERDADE E NÃO COM FOFOCAS, QUE ESCREVAM E FALEM A VERDADE. E DE VEZ EM QUANDO ESTAS FOFOCAS SÃO ESCRITAS E ATÉ VOCES PUBLICAM. SOLICITO-VOS EVITAR FOFOCAS POIS PODEM PERDER A AURA DE QUE O QUE VOCES ESCREVEM É VERDADE E UMA VEZ PERDIDA A PALAVRA ELA NÃO SE RECOMPÕE E A PARTIR DE ENTÃO TUDO O QUE VOCES FALAREM OU ESCREVEREM SERÃO PALAVRAS AO VENTO E PERDERÃO A CREDIBILIDADE, CORRENDO O RISCO DE QUE ” MESMO QUE ESTEJAM FALANDO E ESCREVENDO A VERDADE “, AS PESSOAS NÃO ACREDITEM. OLHA O PERIGO !

  3. joão Cirino Gomes disse:

    Só rindo para não chorar qualquer um pode fazer uma lista de corruptos, desde que estes corrutos não sejam de outros partidos, nunca havera indicios de crime!

    Não foi diferente com Daniel Dantas, o banqueiro bandido, sócio do filho genial do ex presidente Lula!

    A investigação foi ditorcida e o larapio inocenmtado ganhou a libertade sem devolver um centavo!

    Também pudera, se o banqueiro continuasse preso, mancharia a imagem do Lula!
    Com judiciario e policia federal subordinada aos politicos que a população pode esperar de corruptos?

    A unica saida é acabar com alei de imunidade e com o forum previlegiado; o manipulados por politicos, deixam de vender sentença e ganhar promoções; e os politicos pensarão antes de cometer suas corrupções!

    Em uma democracia os direitos deveriam ser iguais!

    Abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade! Ou voto Nulo, em quem promete, só visando vantagens!

    Nós subscrevemos o abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade! Ou voto Nulo, em quem promete, só visando vantagens!!

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=Janciron

    Divulgue uma andorinha sozinha não faz verão!

  4. Nivaldo Capoia disse:

    Claro que corrupção existe. Não é de hoje que se arrastam denúncias e mais denúncias envolvendo o Ministério dos Esportes e o PCdoB.
    O fato de o ministro Orlando Silva se afastar não quer dizer que ele seja culpado. Mas ele deve se afastar para não direcionar a investigação. Até porque todos os brasileiros sabem que isso acontece…
    A sua permanência por forço do padrinho Lula significa que existe algo mal cheiroso nos casos – são diversas as denúncias.
    E a Presidenta Dilma, infelizmente, para mim, ficou desmoralizada no episódio. Ela mostrou que não tem o poder quer dar parecer que tem. Ela é manejada por vários interesses. O Lula é o maior…
    O termômetro da moralização pública não está nas mãos dos eleitos, e sim nas mãos dos eleitores. Gostem ou não.

  5. Pedro Brita disse:

    O ministro foi muito otimista demais ao apresentar o molusco como comunista. Ele na verdade só é OPORTUNISTA. Será que ainda da pra corrigir?

  6. Almanakut Brasil disse:

    A Opinião Pública fica em dúvida hoje em dia, quanto a brandice da DITA!

    Com seus olhos de Raio X, como puderam ter nos deixado tantos bandidos infelizes?

    Ou os infelizes somos nós?

  7. Rosa Maria disse:

    Que coisa feia,Sr. autor! O ministro pensa que o Sr. é um sujeito confiável e conta-lhe um momento de descontração acontecido na China.Como todo bom oportunista,o Sr. agora usa o fato para dar credibilidade ao seu artigo. Se estamos falando de ética, ministerial ou não, é preciso mostrar exemplos, né não ?????? Conduta ética começa em nossa casa.

  8. Evandro Alexandre disse:

    Melô da Dona Benê

    A BeneDITA Branda

    http://www.youtube.com/watch?v=QesX6Cm0sbE&feature=share

  9. Luiz Mourão disse:

    O eminente articulista sugere que o fato de obtermos CONHECIMENTO de outrem, ainda mais se esse outrem tem EXPERIÊNCIA, é condenável, ou que evidencia incapacidade decisória…
    Não vejo problemas em a Dilma se ilustrar no que o Lula sabe…
    A Vida é assim, e só quem não tem “insight” profundo sobre a natureza humana acha estranho…
    Aposto que o eminente articulista buscou CONHECIMENTO em MILHARES de pessoas em sua formação, incluindo LIVROS (que são pessoas!)…
    É o que dá lançar lentes sobre a Realidade já preconceituado nessa ou naquela direção…

  10. Joaquim Caldas disse:

    OS FANTOCHES.
    É muita ingenuidade achar que Dilma é toda poderosa que manda e desmanda no PT e no Brasil,”Ela”não passa de uma marionete,uma fantoche do sistema,a “grande irmandade da esquerda”,que decidiram se apoderar as nossas riquezas,começando pelos mais fáceis de vence!O pobre.

  11. Francisco Anéas disse:

    Orlando Silva não caiu porque o PCdoB e o PT roubam juntos ! Quando vai ser o julgamento dos mensaleiros e quadrilheiros de 2005 ? Quem está pagando na TV, a propaganda do Orlando Sila, do Ministro do Esporte Comunista amigo do Rei Lula, da Aldo Rabelo e da SD Olga Benario ?? O dinheiro é roubado da Sociedade Brasileira ou vem do exterior ???

  12. Luiz A. F. Ramos disse:

    Então alguém acha que Dilmão/Tocha Olímpica manda? É só arrogância, grosseria e nariz empinado. Continuamos nas mãos do metalúrgico/analfa/enganador, que com seu palavreado chulo “moldou” grande parte da juventude nos infindáveis oito anos à frente do governo. Além de todas as falcatruas produzidas. Triste País.

  13. Francisco Anéas disse:

    Inimigo Externo
    A oposição amiga praticada pelo PSDB do FHC, os comentários a respeito de Bandidos de Toga, a lentidão e a falta de punição da justiça, em especial dos Mensaleiros e Quadrilheiros de 2005, os recentes casos de corrupção de membros da base alugada, como o recente Ministro Orlando Silva do PCdoB de Aldo Rabelo, a falsa faxina feita pela Princesa Stella Dilma que depois de terrorista foi Coordenadora Política e Chefe da Casa Civil do Rei Não Sei De Nada Lula, do crescimento do Narcotráfico e da falência da Segurança Interna, do apoio ao Assassino Italiano Cesare Battisti, do governo paralelo do Agente Cubano José Daniel Dirceu, e de muitos outros fatos podemos dizer: HÁ FORTES INDÍCIOS DA EXISTÊNCIA DE UM ACORDO ENTRE A ATUAL CLASSE POLÍTICA E O CRIME ORGANIZADO INTERNACIONAL.
    O sucateamento, o desrespeito, a difamação na imprensa, a retirada dos militares da mesa da Presidência da República, tudo tem como fim o enfraquecimento das Forças Armadas e conseqüentemente da Soberania Nacional, fatos estes que nos leva a crer: NA EXISTENCIA DE INIMIGO EXTERNO.

  14. Henrique Meyer de Azevedo disse:

    Temos que fazer pressão por um Brasil melhor.A imprensa está fazendo o dever de casa direitinho; talves possamos pedir para colocar mais pimenta.
    É quase a hora de negociar alguma coisa em troca de deixar ele a continuar no ministério.

  15. Honório Tonial disse:

    Acreditarei na Presidente da República no dia em que deixarem de chamá-la de PRESIDENTA e tratarem o Sarne como PRESIDENTO. Afinal a ABL que sabe agraciar o literato Ronaldinho Gaúcho merece credibilidade.
    O PT possui o Ministro que merece.
    Viva o democrático Brasil!!!!

  16. Áureo Ramos de Souza disse:

    Excelentissima Senhora Presidenta DILMA sou formado em ECONOMIA tem algum lugarzinho pra mim em Brasilia para fazer o que? Podem me pôr pois só abro a bôca quando tenho certeza. Tenho uma merreca de aposentadoria, me ajuda aí, se eu roubar digam que é mentira e LULA ajuda não é êle o cooptor. Não adianta agente aqui que temos OPINIÃO & NOTICIA para desabafarmos, mas digo não adianta, o Brasil vai, vai, vai, O brasil se F…

  17. kão disse:

    Eu até ia comentar. Mas não vale a pena.

  18. Rogerio Faria disse:

    Sou do tempo em que Orlando Silva era “cantor da multidões”. Agora é conhecido como o “corrupto das multidões”. Como o Brasil evoluiu…

  19. Afonso Schroeder disse:

    Felix de Coritiba meus parabens, pois o que se percebe que existe uma minoria que só enxerga o lado negativa das coisas, esta em tempo destes poucos acordarem e começar a divulgar esta imensidão de coisas boas que estão acontecendo como nunca vistas antes, Lula e Dilma com suas equipes conseguiu mostrar aos ilustres que não da para tampar o sol com peneira, oxalá que Deus continue iluminando pessoas e políticos que tem deseja de fazer o bem a toda sociedade.

  20. v.marchetti disse:

    VOCES CONHECEM A PIADA DO PORTUGUES QUE QUERIA O “CUNUNISMO” EM PORTUGAL ?
    DOIS PORTUGUESES CONVERSAVAM E UM DISSE PARA O OUTRO AGORA VAI FICAR OTIMO
    COM O CUMUNISMO COMO VOCE TEM 2 PORCOS VOCE VAI TER QUE DIVIDIR UM COMIGO
    ASSIM EU JA TENHO 6 COM O SEU POR CAUSA DO CUMUNISMO EU VOU FICAR COM 7 PORCOS.
    ESTA É A MAIS PURA REALIDADE DO CUMUNISMO DOS orlando (NÃO DO INESQUCIVEL CANTOR) silva
    lulinha, dilminha e muito outros mais…

  21. Beraldo Dabés Filho disse:

    Tudo óbvio e de amplo conhecimento público.

    Pra frente Brasil!!

  22. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    Quando é interesse do governo, Lula & Cia…. preto é branco, branco é preto, grande é pequeno, e quem discordar será censurado!

  23. Cesar Fonseca disse:

    É fácil acusar. É estúpido e covarde acusar sem provas.
    Analisem o Decreto Lei 3913/2001 e descubram o grande golpe que desviou milhões do trabalhador para os bolsos dos marginais da época.

  24. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    Isso é o começo da Corrupção das Olinpidas que vem por ai, a qual rola muita grana.

  25. ZUKA disse:

    o Lula gosta dele mas ‘e o povo que paga os rombos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!povo IDIOTA

  26. Carlos Cesar disse:

    Sr. Francisco Anéas, concordo em tudo que você falou.
    Abraços……

  27. P.F. disse:

    Infelizmente mais um no ROL das pérolas políticas, depois do Paulo Magalhães do DEM-BA ontem, é mesmo o fim da picada.

  28. Regina Maria Scotton disse:

    Lamento profundamente o que está acontecendo com o Brasil. Para ser mais exata com a arte futebolistica. Onde estão os referenciais que formam a espinha dorsal do futebol? Os mesmos estão sendo contrabandeados pelo despudor das pessoas que não tem medo de usa-lo como mercadoria p/ fazer dinheiro. Meu Deus! Quanta maldade!!!!!!Onde vamos parar?Por favor senhores ladrões do lúdico, da arte nos campos, deixe-me sonhar com partidas honestas, com pés se movimentando driblando uma bola e atingindo uma rede depois de um espetacular movimento de artilharias.Por favor não deixem meus sonhos, nossos sonhos morrerem. Roubem em outros lugares. Aqui onde a bola vai rolar não. Por favor eu lhes peço: Não deixem morrer a criança que existe em cada um de vcs.!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *