Início » Cultura » O embaixador Charles Elbrick foi sequestrado pelo MR-8
Nesta data

O embaixador Charles Elbrick foi sequestrado pelo MR-8

No dia 4 de setembro de 1969, o ex-embaixador americano Charles Elbrick foi sequestrado pelo Movimento Revolucionário Oito de Outubro

O embaixador Charles Elbrick foi sequestrado pelo MR-8
Com pouco tempo de Brasil, Charles Elbrick foi sequestrado (Reprodução/Internet)

Na época do regime militar, dois movimentos armados de esquerda, a Dissidência Comunista da Guanabara – mais tarde chamada de Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) – e a Ação Libertadora Nacional (ANL), de Carlos Marighella, realizaram o primeiro sequestro bem-sucedido de um embaixador na história.

O objetivo dos militantes era trocar o embaixador americano por 15 presos políticos – que seriam libertados no exterior – e a divulgação de um manifesto na mídia contra o governo. Por quatro dias, Elbrick foi mantido em cativeiro em uma casa alugada por Fernando Gabeira, um dos sequestradores, no bairro do Rio Comprido, zona norte do Rio de Janeiro.

Mesmo tendo conhecimento do local do cativeiro, a polícia não invadiu o local por conta do risco de vida de Elbrick. Após violentas brigas internas, a junta militar cedeu. Tendo a confirmação que os 15 presos políticos seriam soltos no México, os militantes libertaram o sequestrado nos arredores do Maracanã, após um jogo do Flamengo contra o Bangu, a fim de despistar a polícia.

Dos sequestradores, apenas Virgílio Lopes da Silva (o Jonas, comandante da operação) e Joaquim Câmara Ferreira (o supervisor Toledo), ambos da ANL, foram torturados e mortos na prisão. Os demais membros foram presos e exilados e só retornaram ao Brasil após a anistia em 1979.

Fontes:
Acervo OGlobo-Em setembro de 1969, embaixador dos Estados Unidos foi sequestrado no Rio
BrasilEscola-Sequestro de Charles Elbrick

1 Opinião

  1. ney disse:

    O sangue desses torturados recai sobre as almas da alta administração Brasileira da época.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *