Início » Vida » Meio Ambiente » O incrível problema da poluição na China
china poluida

O incrível problema da poluição na China

A China vem enfrentando um problema sério de poluição do ar, que pode diminuir a expectativa de vida em até cinco anos. Felizmente, o governo parece começar a investir na questão

O incrível problema da poluição na China
Em alguns locais, a visibilidade é somente de alguns metros a frente (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No norte da China, o uso pesado de carvão, juntamente com o crescimento da população levou a um caso alarmante de poluição do ar. É tão extremo que a expectativa de vida de uma pessoa, no norte do país é cinco anos menor do que alguém que reside no sul. Na medida que o tamanho da classe média continua inflando, existe uma necessidade insaciável de energia barata e fácil. Usando gasolina e óleo como combustível e carvão para aquecimento, o caso de amor chinês com os combustíveis fósseis arrastou muita gente para um ambiente perigoso.

Nas áreas mais poluídas da China, que inclui Pequim e cidades vizinhas, não é raro ver pessoas andando pelas ruas com máscaras. Às vezes, a poluição atmosférica é tão grande que não se pode ver muito mais longe do que alguns metros à frente. Quando a contaminação chega nesse nível, diz um estudo, ela pode ser a raiz de doenças cardiovasculares devastadores e outros inúmeros problemas de saúde, ​​diretamente relacionados com a inalação das partículas transportadas pelo ar.

O estudo do MIT, liderado por Michael Greenstone, professor do departamento de economia ambiental da instituição, analisou dados recolhidos pelo governo chinês, sobre poluição e estatísticas sobre a saúde, entre 1998 e 2001. Os pesquisadores acreditam que os resultados da pesquisa possa convencer o governo chinês a melhorar drasticamente as leis de proteção ambiental.

A poluição do ar não é o único problema. A contaminação da água também afligem toda a China. Muitos rios foram contaminados por fábrica de subprodutos e a falta de cuidado no despejo de lixo e produtos químicos e também por moradores locais. Em março deste ano, mais de 2.000 porcos mortos foram encontrados flutuando no rio Xangai, que é uma fonte de água primária para 23 milhões de pessoas.

Felizmente, o governo parece estar começando a prestar atenção no assunto.  Em julho de 2013, Wang Tao, um funcionário do Ministério da Proteção Ambiental da China, anunciou que cerca de 3,7 trilhões de yuans (mais de 489 bilião dólares americanos) serão destinados a lutar contra esses dois problemas principais. O país também se transformou, em 2011, o líder mundial de investimentos em energia limpa.

Fontes:
Business Inside- If You Think China's Air Is Bad, You Should See The Water
Business Inside- If You Think China's Air Is Bad, You Should See The Water All that is interesting-The Incredible Chinese Pollution Problem

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Afonso Schroeder disse:

    Toda vez que o Ocidente faz algum tipo de divulgação do povo Chinês, com certeza o faz com a intensão de pretensões em atingi-los em sua forma política de administrar as coisas, será que naquela região do planeta só existem conduções políticas econômicas que não condizem com os interesses daquele povo ou será que temos a pretensão de difama-los com a preocupação de que vão se tornar a primeira economia mundial em pouco tempo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *