Início » Brasil » Política » O labirinto do PT no pós-Lula
Eleições 2010

O labirinto do PT no pós-Lula

Por Fabíola Leoni e Fábio Teixeira

O labirinto do PT no pós-Lula
Para especialista, partido é "refém" de Lula (arte: Camila Paulino)

O Partido dos Trabalhadores (PT) passa por um dilema curioso. Enquanto o presidente da República conta com uma taxa de aprovação de 67% — segundo o Datafolha –, o partido parece estar sem rumo. Na última semana, perdeu dois senadores — Marina Silva e Flávio Arns. O PT, com Lula na presidência, parece se arrastar de crise em crise, perdendo militantes e colocando em xeque o emblema de “partido da ética”.

A alta aprovação de Lula e a situação atual do PT não são coincidências, de acordo com o professor Paulo Roberto Leal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autor dos livros O PT e o dilema da representação política e Os debates petistas no final dos anos 90. Na opinião do professor, um fato é consequência do outro. “Numerosos foram os episódios em que, em nome de preservar Lula e seu governo, foi o partido que pagou altas faturas políticas.”

A polêmica da reforma da previdência — que causou a saída da ala mais radical do PT –, a crise do mensalão e a atual crise do Senado seriam todas situações em que, para preservar o próprio governo, Lula sacrificou o partido. Para o cientista político Paulo Baía, a atual crise do Senado, com Lula ordenando apoio do partido a José Sarney, é prova de que o PT está “refém” do presidente.

Enquanto o lulismo existe sem o petismo, o contrário não parece possível, de acordo com Paulo Roberto. “Na verdade, nunca houve no partido uma figura capaz de rivalizar com Lula.” O professor aponta como sintoma do problema do partido a candidatura repetida de Lula à presidência desde a redemocratização. A vontade do PT de ter Lula na presidência teria, portanto, tirado credibilidade do partido, que se aliou a adversários históricos nas eleições de 2002 e novamente em 2006. “O lulismo é superior e mais amplo que o petismo. Hoje não dá para casar Lula e PT como no passado”, afirma Paulo Baía.

E 2010?

“A primeira eleição sem Lula como candidato desde a redemocratização significa o fim de um ciclo político com início em 1989”, afirma Paulo Baía. O PT terá que eleger a chefe da Casa Civil Dilma Rousseff se quiser se manter no poder. O partido terá que promover uma candidata “sem carisma pessoal e nem popularidade para a candidatura para Presidência da República”. Mesmo com a alta popularidade, Lula não conseguiu transformar sua aprovação em votos para Dilma, que apareceu com 22% de intenção de votos na última pesquisa do Datafolha, do dia 15 de agosto.

Uma vantagem de Dilma em sua campanha é a falta de oposição ao governo Lula. “Os políticos fazem tudo, menos cometer suicídio. Atacar Lula é um suicídio político”, de acordo com Paulo Baía. O PSDB, inclusive, mudou o discurso sobre o programa Bolsa Família e tem planos de ampliação do programa.

Dilma é uma escolha do Lula, segundo o especialista. O PT teve uma crise profunda com José Dirceu e Palocci, nomes que poderiam se consolidar ao longo do tempo. Se Dilma não decolar nas pesquisas,  aliados como o PMDB podem “debandar”, formal ou informalmente, do apoio a ela, segundo Paulo Roberto Leal. E Paulo Baía afirma que o PMDB é uma caixa de surpresas. “É governo e apoia quem será governo. O PMDB pode fazer uma aliança formal com Dilma e Michel Temer como um nome para a vice-presidência, já que este tem características para agregar as bancadas federais na Câmara, e não no Senado.”

Para Paulo Baía, o presidente brasileiro não tem intenção de voltar em 2014, quando poderia tentar um terceiro mandato. O cientista político acredita que Lula vai tentar “saltos mais ousados”, como a busca por um Nobel da Paz. “Ele quer cuidar exclusivamente da África, a fim de salvar a população negra. É um continente que está sob os olhos de todo o mundo. Ele quer ser personalidade internacional, um avatar do povo brasileiro.”

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

595 Opiniões

  1. SAMUEL R LIMA disse:

    A OPINÃO DO VOTO DEVE SER FEITO PELO ELEITOR NÃO PELO NOSSO PRESIDENTE,PESQUIZA OU MIDIA. SOU BRASILEIRO

  2. manoel disse:

    Hoje a candidata mais preparada para dar continuidade ao projeto nacional do presidente Lula do PT é com certeza a Dilma, ou o povo vai querer retroceder no tempo e serrar o nosso pais ao meio e dar aos estrangeiros.o povo que reclama so pode ser o da elite brasileira que nunca deu a minima para os menos favorecidos no pais.

  3. paulo cesar broetto disse:

    minha opinião me diz para divulgar oP.D.T. com osocialismo nacionalista a nova realidade dos trabalhadores para 2.014 no governo federal.

  4. valter zanim disse:

    vejam quem e o lula porque esta no poder e porque o serra tem que se cuidar

    Através da portaria nº350, de 30 de dezembro de 2009, passou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano a determinação que prevê que todo presidiário com filhos tem uma bolsa para sustentar a família, dado pelo INSS, porque o recluso não pode trabalhar para sustentar os entes queridos. O chamado auxílio-reclusão é de R$ 798,30 enquanto que o salário mínimo é de pouco mais de R$ 510,00. O valor corresponde a média dos 80% maiores salário de contribuição do período contributivo a contar de junho de 1994. Para o segurado especial (trabalhador rural), o valor do auxílio-reclusão será de um salário-mínimo, se o mesmo não contribuiu facultativamente.

  5. Marluizo Pires Cruz disse:

    O Governo que declamou ter acabado com a síndrome de vira lata,sofreu no episódio mais recente o rugido do Leão. Demonstrando o Poder que inibe “saltos mais ousados”. Na história deste país precisamos nos preparar para demonstrar antes de falar.

  6. Sérgio Almeida disse:

    A gente precisa dar um jeito no Lula e no PT. Desmoraliza-los de alguma forma, sei lá, inventem, trapaceiem, mintam, difamem, sejam parciais, nós temos lado, somos a elite.
    Lula e o PT estão enchendo nossas universidades de pobres, fazendo-os pensar. Isso é um absurdo. Lula foi eleito homem do ano na França e Espanha. Logo na França…
    O salário mínimo valorizado é outro absurdo. Essa gente já pensa em tirar férias, precismos impedir que gastem o dinheiro que ganham a mais com educação senão não voltamos mais ao poder.
    Ironia. Procurem a definição socrática

  7. valmir dutra de faria disse:

    AVISA AO BAB… QUE DISSE QUE DEVO SER PASTOR DA UNIVERSAL, QUE ELE ESTÁ ENGANADO, SOU UM CIDADÃO COMUM, VIVO DO MEU TRABALHO, GOSTO DE FUTEBOL, CARNAVAL E AMO MINHA FAMÍLIA. SOBRE A DILMA RUSSEF, CANDIDATA DO LULA, ELA É HORROROSA, ELE VAI PERDER ESTA ELEIÇÃO, POR INSISTIR NISTO. QUALQUER UM CANDIDATO TERIA MELHOR DESEMPENHO QUE ELA. VIDE, HELOISA HELENA, MARINA SILVA, GABEIRA, MERCADANTE, HELIO BICUDO, CRISTOVÃO BUARQUE ETC…, ENTENDEU SEU BAB….

  8. Mauricio C. Pinheiro disse:

    Na minha opinião está todo mundo errado !
    Com pesquisas que entrevistam 1.200 pessoas
    ou 0,01% da população só os trouxas acreditam
    nisso ! Ainda mais em 134 municipios enquanto temos 5.564 municipios ! Até usando a população da favela Paraisopolis, 60.000 pessoas essa pesquisa ao meu ver comprada e manipulada por órgãos do governo apontam como popularidade do Lula ! Cacareco era muito popular ! Aprovação é outra coisa !! Em nenhuma dessas pesquisas onde somam Ótimo com Bom o Lula teve mais que 20% de Òtimo !
    Até o PSDB acredita nessas manipulações !
    Num congresso do CONRE 2 catedráticos e professores da USP êles disseram à diretora do IBope que esse tipo de pesquisa é enganador e falso e só serve para tentar alte
    rar o voto dos tontos que votam para quem está na frente nas pesquisas, pois não tem co
    mo julgar a sua competencia ! Só que em SP não colou e a Martaxa que liderava com 8 pontos, nessas pesquisas pagas por órgãos do
    governo, a tres dias do 1º turno perdeu fra gorosamente mesmo com a vinda de 11 ministros, o Guru e a Dirma aqui ! Não ele geu o poste 1 experiente e muito melhor que o poste 2 um verdadeiro Jaú,
    não vão ganhar eleição nem a pau !
    Essa “imensa” maioria do Lula é fajuta ! Se voces analisarem a última pesquisa da Sensus êles desprezaram 22,…% de Regular porque senão daria a exata medida da grande farsa ou 92% de aprovação, que nem engolidor de espadas aceitaria !!! Se tirarem os 20 % de
    Ótimo (na última 17%) vai dar uma popularidade mediana 1/2 boca como o seu governo ! E o surpreendente é que o Lula apa
    rece na pesquisa da Datafolha e não é candida
    to a nada ! Ridículo ! E continua comparando
    com FHC governo morto e enterrado no século
    passado ! Mesmo no seu 2º mandato ! Como fez
    pouco nesses 7 anos quase todo em céu de brigadeiro continua na mesma cantilena !!!!
    deiro

  9. Marco Cavalcante disse:

    Lula é um mago da Politica. Chegou ao governo libertando todas as amarras e preconceitos existentes em nosso país. Presidente reeleito com vitória grandiosa contra Alkimin. Lembra-se??? E deixará um Governo com avanços significativos nas áreas Sociais, Econômica e Educacional. Agora vêm Dilma, sempre presente e acompanhada com o nosso Lula nas inaugurações, movimentações sociais e com certeza conseguirá ser eleita, claro com a força do Lula. Gostaria que o nosso vice, na chapa presidencial fosse o Ministro Mineiro Hélio Costa. Compondo assim, PT e PMDB. Favorecendo a chapa com os estados do Sul ( militância de Dilma )e MG ( Dilma oriunda deste estado e Hélio Costa ). Buscando alianças regionais com o PMDB e com os partidos aliados nacionalmente. O PT esta unido em prol da Dilma e mais que isso. O povo Brasileiro observa com bons olhos a continuação deste projeto de país. Para manter e avançar é Dilma Presidente. Torço , pela volta de Lula em 2014, buscando assim entrar para a história da politica brasileira. Não só pelos governos que teve, mas também como um dos poucos homens publicos que alcançaram mais de dois mandatos á Presidência da Republica de forma democrática e Republicana.

  10. Almir disse:

    Ao que parece os personagesn que comandam o PT esqueceram a ética e o principio da moralidade! enquanto o Presiente Lula esbaja popularidade, ao mesmo tempo impõe uma candidata sem dimensões populares e jamaiss disputou qualquer cargo eletivo isso sem olhar a história passada da Dilma que se faz necessário a sociedade menos esclarecida de saber um pouco de sua história, mas como dizem que o povo tem memoria curta, mas ainda sim é muito mais preferível a Dilma, que o senhor Serra, um antes nordestino de um governo Paulista apático. Retrocesso jamais Serra é criade FHC, e o caso Sivan e a pasta cor de rosa, vamos repensar e não cair na arapuca tucana com tantos vícius, vamos dar uma oportunidade a uma mulher primeira vez na história política do Brasil………….

  11. Vanderlei Oliveira disse:

    Não confunda Lula com Dilma nem relacione esses com o Pt, Pois o Lula governa para si apenas usou o Pt para se eleger e a Dilma não será diferente à apena uma diferença entre os dois é que a Dilma tem que aprender muito com o Lula rsrsrrsrsr.

  12. Givaldo Oliveira disse:

    Em quanto tantos criticam o gonverno Lula, eu acho que o melhor gonverno do nosso pais foi este nordestino arrojado; e acredito eu que a sua sucessora vai ser eleita para dar continuidade no trabalho do gonverno que ajuda muito não so a classe menos favorecida mas todos em geral. A Dilma, na verdade vai ter grade dificuldade para ser eleita, so que ela vai ser a nossa presidente…..

  13. Valter Fernandes da Silva disse:

    O Brasil precisa ter uma experiencia com uma mulher na presidencia da Repúplica,que tenha planos políticos e sociais definidos como o do presidente Lula.Que tenha compromisso em fazer com a distribuição de renda junta, com os brasileiros.Dilma Rousseff,é uma mulher preparada para governar esse país e quebrar esse preconceito que mulher só serve para dirigir fogão.Parabéns,Lula,voce já é um grande vencedor.Desejo que voce ganha o premio nobel da Paz na Africa.Voce é um exemplo para o mundo.Digo ao PT Lula está no caminho certo, não vejo necessidade de divisão, Ele deve continuar sendo o Presidente de honra do PT.

  14. Alexandre Neto disse:

    Todos comentários aqui, têm suas características partidárias, e se acham donos da verdade, mas se esquecem de serem amigos da sabedoria… Alguns dizem que os programas sociais são migalhas, compra de votos e etc. Nesse ponto alguns países europeus se utilizam de programas similares e nem um europeu se considera beneficiado por algum tipo de migalha nem um vendedor de votos. Ao contrário daqui, aproveitam as oportunidades de programas governamentais e se destacam no exercício de sua cidadania. Como também não sou dono da verdade, vejamos os números: Tenho um amigo que era flanelinha, hoje trabalha na justiça, foi beneficiado por essas migalhas (bolsa família, enem, prouni e etc), hoje é advogado e apresenta-se moralizando seu círculo profissional e de amigos. Eu e um colega de trabalho, somos beneficiados pelo prouni, estamos cursando Direito. Como vêm estamos aproveitando de migalhas e se promovendo perante anos de políticas perversas e elitistas. Isto posto, os números não mentem, como nós, há diversos exemplos de Joãos e Marias que irão se destacar como cidadãos e não tememos concorrência, que acredito que esta assombrando uma minoria, são os recebedores de migalhas se inserirem no mercado de trabalho público e privado, antes de espaço de uma minoria. Sim! Esse meu amigo hoje não é mais beneficiado por programas públicos, face sua ascensão social. Também não somos partidaristas. Tipo petistas, orgulho de ser brasileiros, corintianos, rubro-negros e que Argentino são a escória do mundo. Acreditamos no conhecimento e na universalização do mesmo e nas divisões. Contudo nossa análise é unânime em dizer que percebemos mudanças nesse governo, até porque os números não mentem.

  15. Ailton Machado Ribeiro disse:

    Lula não precisa mais provar qualquer coisa para seja lá quem for. Durante o Mensalão, a imunidade dele cotrariou todas as teorias da Ciência Política.O empréstimo ao FMI, a economia que melhor resistiu a atual Crise Financeira,Copa do Mundo e Olimpiadas. Na reta final da campanha para presidente, até um espantalho que ele apoie para presidente será eleito.

  16. Joaquim Caldas disse:

    Doravante,tudo que de ruim acontecer com o povo brasileiro é de inteira responsabilidade do Sr. Lula.O Lula, melhor do que ninguem,conhece o perfil de Dilma Rousseff e sabe que “Ela” não tem perfil parlamentar.É uma revanchista que já começa por botar as garras de fora contra as “Forças Armadas”,é um risco muito grande para o povo brasileiros ser dirigidos por:bandidos,assaltantes,ladrões,assassinos,terroristas e falsários,que o Lula não venha dizer que não sabe de nada? Isso é um abuso da credibilidade que o povo lhe deu.

  17. Ademir Bazzan disse:

    Minha opinião é que quem deveria ser o candidato é o Requião, para Lula voltar depois.

  18. Cezar disse:

    O Lula será esquecido como qualquer um outro que presidiu este país. A população brasileira tem memória curta, pois se fosse inteligente não teria reeleito o Lula e nem outros que passaram e passarão pela presidencia e comando desta nação.

  19. Denilson disse:

    Nossa! Li algus comentarios e deu pra ver por aqui os 6% andam desaguando suas eternas maguas por aqui… rsrs Aquele ranço mal-cheiroso não deixa de sair dos mesmos comentarios de sempre rsr Será aquele velho instginto de vira-latas misturado com a inveja que alguns sentem de um nordestino e ex-trorneiro mecanico? Alguém ai com curso superior queria ser escolhido pelo Le Monde? rsrsr

  20. Marcos luis R Figueiredo disse:

    Todos nós direita centro e esquerda sabemos que hoje no Brasil nao tem politico algum que substitua LULA.

  21. Souza disse:

    Olha com todo o sucesso do presidente Lula só tem um que pode representar um governo mais a esquerda, com todo respeito que temos pelo governador José Serra. O nome é do governador do Paraná Roberto Requião esse tem categoria de presidente. É melhor pensar agora para não arrepender depois.

  22. Renan disse:

    heeheehehehhe.
    Como diz o ditado popular.
    a inveja mata!
    dou um nota dez para lula, por ter enfrentado toda essa escória direitista, hipocrita, de carater imperialista e de obejtivos sombrios que lava a mente de nosso povo com mentiras de progresso e prosperidade. A culpa de nosso país ser despolitizado não é do lula e muito menos do PT, mas sim dessa minoria egoísta e ridícula de que vem com políticas do tipo “plano real” e “temos que estabilizar a economia privatizando”, aff faça meu favor! NENHUM país de prosperidade na história força a seu sistema economico a se tornar privado e muito menos transfere e MILHARES de vezes a moeda nacional. Esse tipo de coisa é que atrasou nosso país em pelo menos 50 anos de desenvolvimento, que para começar, esse excesso de transferencia provoca endividamento do poder público e tambem aumento de dividas com o exterior, que empobrece o país.
    AGORA! NÃO ME VENHAM, DIREITISTAS, DIZER QUE É CULPA DO ATUAL GOVERNO A FALTA DE INVESTIMENTO, POIS TODA A VERBA QUE PASSA PELA APROVAÇÃO DO CONGRESSO É SEMPRE DESVIADA PELA A MÃO SUJA DE SEUS GOVERNANTES QUERIDINHOS QUE VOCÊS VOTAM ALEGREMENTE, ACORDEM! ESSES PILANTRAS AI ROUBAM O DINHEIRO DE VOCÊS A CADA 5º DIA UTIL DE SUAS VIDAS!!!

  23. marusa paolozzi leite disse:

    Tôda criatura q. radicaliza, em qualquer situação, não luta por um ideal, e sim pela rápida satisfação de seus interesses pessoais. Portanto,não admira esteja o PT desorientado, posto que, ao longo do poder, os interesses se miscegenaram, pois não estavam escudados no ideal do bem comum. Nesse embrólio, quem levou vantagem foi o LULA, que deu algumas esmolas para o povão faminto, sem estruturar coisa nenhuma. Mas, diga-se, com o nosso dinheiro.

  24. ANTONIO CLAUDIO VIANA CÂMARA disse:

    O presidente LULA,pelo bem do povo brasileiro,deverá eleger Dilma Rousseff, para
    dar continuidade as politicas públicas:consideradas as melhores do mundo.
    Não é atoa que o Brasil tem o respeito a nivel
    internacional,tudo isso graças a LULA.O presidente LULA deve sim retornar em 2014.
    O ninho maldito dos tucanos jamais se multiplicará…DEUS proverá, porque ele é justo!Esquecer nunca mais o intreguismo do Brasil, com as malditas privatizações.

  25. ANTONIO CLAUDIO VIANA CÂMARA disse:

    Eu acredito que LULA,deve sim voltar em 2014;
    para o bem do povo brasileiro.Deixar esta praga
    TUCANA retornar ao poder seria o pior mal que
    ele faria ao nosso povo.Dizem que o nosso povo
    tem memórtias curtas,mas jamais poderia ocultar
    a moral que nosso País tem a nivel internacional, acabou-se a maldição das privatizações que só mal fez ao País,retroagir
    nunca.

  26. marusa paolozzi leite disse:

    Tôda criatura q. radicaliza, em qualquer situação, não luta por um ideal, e sim pela rápida satisfação de seus interesses pessoais. Portanto,não admira esteja o PT desorientado, postomarusa paolozzi leite que, ao longo do poder, os interesses se miscegenaram, pois não estavam escudados no ideal do bem comum. Nesse embrólio, quem levou vantagem foi o LULA, que deu algumas esmolas para o povão faminto, sem estruturar coisa nenhuma. Mas, diga-se, com o nosso dinheiro.

  27. Francisco das Chagas Pontes Ribeiro disse:

    Com Serra ou sem Serra quem ganha a eleição é Dilma rousseff.

  28. marcos xavier disse:

    so a sombra de um tucano voltar a presidencia isso me da calafrios. oque que eles vao vender agora a amazônia ou a petrobrás

  29. Bernadetti disse:

    Lula, precisa acabar com os impostos altissimos.Assim ninguém aguenta.Trabalhamos somente para pagar impostos, empregados e fornecedores. E o pedaço do nosso pão? Nosso sangue está acabando.

  30. Marluizo Pires Cruz disse:

    O rumo da ética para os trabalhadores consciente,é trabalhar sem opressão,receber o justo do resultado do seu trabalho,sem esperar o bolo crescer pois pode desandar.Estar atento para apoiar o governo que tem compromisso com a valorização do trabalho e do Povo na construção de uma Nação. Povo consciente é Povo livre! o povo sempre soube votar alguns políticos nem sempre soube respeitar o voto do povo. A maravilha da Democracia é o Povo escolher sueus políticos.

  31. joão caldas novas junior disse:

    QUEM FALOU ACIMA QUE O PRESIDENTE VAI SER DO PT NÃO CONHECE DE POLITICA.Sabe porque? porque LULA apoiou Vladimir Palmeiras do PT pela Manhã para Governador do Rio deJaneiro e a noite subia o Palanque com CRIVELLA da Universal. Para quem ele perdeu a ERleição? nada mais nada menos para DENISE FROSSART, que foi para o segundo turmo copm cabral. Sendo assim como ele elege alguem. Vamos para São Paulo. Dizia ele que iria eleger a MARTHA semnbra dela relaxa e gosa, e perdeu para quem? para KASSAB do DEM. Como entãio elege elege alguem ou repassa votos? Bolsa familia meu filho existe no Rio e São Paulo. O Pt vai perder a eleção pela Arrogancia, port perseguir as pessoas, por mentir para cahnhar eleição, etcv.etc.Avante SERRA E AECIO UM PAIS EM NOVOS RUMOS.

  32. claudio ferreira galvos disse:

    o proximo prasinte do brasil vai ser do PT não tenha duvida quem ele apoiar ganha mais de 70 por cento dos votos

  33. Andre Bicalho disse:

    Eu sempre comparei o Lula com a rainha das abelhas, dos cupins, dos marimbondos, etc.,ou seja ele fica protegido das roubalheiras de seu desgoverno, como no caso do Mensalão e de outros tantos escâdalos.Agora, bem feito para o PT. Encobriu o Lula o tempo todo e está pagando por isso. O “Chefão” sai como bonzinho e o resto que se dane. Lula, como falam muitos que o conhece, como o Hélio Bicudo, gosta de mandar, de jogar a sujeira embaixo do tapete. Pra finalizar, ele em nada difere do Maluf, não viu nada, não sabe de nada (e não sabe nada mesmo), e vai sair do jeito que entrou, exceto quanto ao bolso.

  34. Agapito Costa disse:

    Eu só recnheceria a popularidade de Lula, se o voto não fosse obrigatório. Fui treinado para sobreviver na lei da selva, onde se aplica o exame para posteriormente receber as aulas. Este apendizado nos faz enxergar de longe o cego dormindo, o morto deitado e o rengo sentado. Portanto não é este apedeuta que me preocupa, e sim os que estão escondidos atrás de sua suposta popularidade. Embora sabemos que por baixo das penas de um pavão se esconde uma águia.

  35. Assis Vieira disse:

    Lula é um desses mitos que aparecem de tempos em tempos. Principalmente em paises subdesenvolvidos. O povo precisa de mitos. Não importa o partido. Até porque não temos uma cultura política no Brasil. Tudo que ai está, é de natureza colonial e cartorial herdada dos portugueses.

  36. Sindomar Ferreira Marques disse:

    A Ministra Dilma aparece ainda atrás de José Serra nas pesquisas por uma série de fatores. Primeiro em razão da popularidade de Serra que já se aventurou em outra corrida presidencial, sendo caricatura conhecida dos brasileiros. Digo caricatura pois é exatamento o espelho de FHC, um dos piores presidentes que este país já teve, analisando o conjunto de resultados sócio-econômicos de sua gestão liberal. O governo do PT sim, entrou para a História, já na avassaladora vitória nas urnas, que se repetirá em torno da Ministra Dilma, bem como em relação aos resultados econômicos e sociais, internnacionalmente reconhecidos, diga-se. O eleitor brasileiro está mais consciente e maduro, sabe a hora que deve mudar e sabe a hora que deve dar continuidade. É hora de dar continuidade, mas não como supostamente sugerem os “tucanos”, apenas como marketing de campanha. Ao contrário, o povo quer garantias, com provas concretas de que a competentíssima equipe do Executivo de Lula, se mantenha, sob a liderança daquela responsável direta por grande parte do sucesso do Governo Lula e que de fato, garante continuidade. E se o que conta é carisma, então estamos falamos de “reality Show” e não de eleição presidencial. Aliás, mesmo neste quesito ela ganha…Dilma lá!!

  37. Antonio Rodrigues S Filho disse:

    Esperamos que o povo brasileiro, NA HORA DE VOTAR, não se iluda com “melzinho na chupeta” caracterizado por migalhas que são lançadas embaixo da mesa por este governo de DESCALABRO ADMINISTRATIVO e desse MAR DE LAMA DE CORRUPÇÃO. Será que não basta a forma descarada e desavergonhada que os mais altos escalões desse DESGOVERNO rouba e deixam roubar, prejudicando centenas de milhões de pessoas que precisam, não de ESMOLAS mas de Educação Moradia e principalmente TRABALHO???

  38. Antonio Rodrigues S Filho disse:

    Para se evitar que surja ditadores de republiquetas (todos assassinos de opositores) como Fidel Castro e Sadam Russeim e Kim Jong Il, que se reelegem indefinidamente com mais de 90% dos votos (ás vezes quase 100%) é que a Civilização chegou á solução da obrigatoriedade de alternancia no poder. Em todas as nações em que houve ou há reeleição indefinidamente as consequencias são gravissimas. Basta observar que em Cuba o Fidel Castro por se julgar o unico com competencia para governar se reelegia indfinidamente, porque está agora com um pé na cova e não consegue nem andar, escolheu o seu irmão Raul Castro como o segundo melhor do país para governar. Tenha dó!!!E aí vem Hugo Chaves, Evo Morales, Rafael Correa, Manuel Zelaya…todos se julgando os unicos e mais competentes par governar os seus paízes.

  39. Paulo Pereira disse:

    O partido vai desinflar e desaparecer do cenario politico em alguns anos, pois não tem “currículo”. Só sobreviverá se o cinturão de miseria dos centros urbanos aumentar muito e os sucessores não fizerem nada pelo social.Qualquer outro presidente que “distribuir” dinheiro como o Lula faz, será tão popular ou mais que o próprio.Basta ler pela cartilha do Lula:corromper toda a sociedade, desde o gari até o presidente. O legado dele é triste:o maior corrupto da história da República Brasileira…Assim é fácil, até eu…Quantas strippers são necessárias para se conseguir o Nobel da Paz?

  40. José Maria Greco disse:

    O Brasil deveria eleger Lula de novo, numa democracia é o povo que manda
    Numa democracia sólida o povo muda a constituição a hora que quizer

  41. Hider disse:

    Lula não é apenas o presidente popular e de projeção internacional, ele também representa um Programa de Governo executado pelo PT. Quanto ao futuro político do PT e outros partidos é ficção tentar advinhar o que vai acontecer. Nenhum jornalista previa a crise mundial e ela aconteceu, tudo é um processo onde vários fatores podem levar a vários caminhos diferentes. O certo é que depois do Governo Lula não vai ser tão fácil vender o Brasil.

  42. Marluizo Pires Cruz disse:

    O Ser Humano é fadado à levar vantagem,se lançando na crítica,aos outros,esquecendo-se da auto-crítica de que,todo Poder Humano é corrupto.

  43. Marluizo Pires Cruz disse:

    Os Trabalhadores buscam com a consciência política,valorizar o trabalho,que é,a base fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma nação.Os personalismo,ismo….de interesses polêmicos atrofia o desenvolvimento do Brasil do Povo há 509 anos.

  44. Evaristo disse:

    A análise está totalmente errada. A análise carece de método científico. Esse tipo de blog tem a finalidade de tentar passar uma falsa impressão da realidade. A pesquisa da CNT/Sensus indica que a candidata do PT cresce de forma consistente. E que o candidato conservador José Chirino Serra perde votos a cada pesquisa. Dilma será eleita presidente do Brasil e o país continuará a caminhar rumo ao desenvolvimento social e econômico.

  45. Maranhão disse:

    Dominado pelo pragmatismo de Lula o PT abandonou todos os discursos do passado, abandonou os trabalhadores, os “companheiros” e o povo brasileiro. Submergiu como partido político. Hoje será muito difícil ou até impossível fazer o partido flutuar, quanto mais, decolar para continuar no poder. Melhor para o povo brasileiro que se viu atolado por oito anos.

  46. Noemia Rocha disse:

    Discordo da opiniao que p PT virou seita. Voces estao esquecendo de Edir Macedo e seus candidatos. A Igreja deveria se ater somente a Educação Religiosa. O PT nao é, nem sera seita. Daqui a pouco vao dizer que Karl Max foi um DEMONIO… tem dó.

    Lula deveria ter conquistado o Premio Nobel quando perdeu o dedo sendo explorado, assim como todo trabalhador.

    Obama ganhou o Nobel só por aconselhar…. Me poupe! Foi o melhor Presidente que tivemos.

    O brasileiro deve aprender a ter memoria e nao esuqcer que todos que passaram tiveram escandalos.

    Será que a Princesa Isabel assinou mesmo a Lei Aurea?
    Por que se deu as CApitanias Hereditárias?

    Imaginem….

  47. Jacyara Alves da Silva disse:

    O PT deixou de ser um partido político desde os primeiros escândalos do governo: transformou-se numa seita e, seus filiados, em “adoradores de Lula”. Daí, o impasse: como transferir veneração?

  48. antonio da silva campos disse:

    acho q o pt stá alto suficientemente maduro para enfrentar uma campanha sem q o candidato sejo a sua estrela maior,o presedente LULA,OS CONFRITOS ,os desgastes dos ultimos tempos não abalou as estruturas politica do partido, q busca cada dia consolidar seu projeto de fortalecer cada dia a democracia.

  49. marta chaves disse:

    Não se preocupem, o PT está bem vivo. Prova disto, aí está o Ped, movimentando mais de um milhão de filiados para escolher os seus novos dirigentes, nacional, estaduais e municipais.Por isso prof. Paulo Roberto Leal, com seus livros de títulos tão longos, não despertam o meu apetite de leitor.Para sentir o que o militante do PT é preciso amar o Brasil e defendê-lo e promove-lo, assim prof. como o nosso Presidente Luis Inácio Lula da Silva faz. Quanto a nossa candidata a presidência DILMA, já está preocupando a muita gente, bem claro tem que ficar, que não existe a tão decantada transferência de votos do Lula para ela e sim a continuação do projeto que aí está para projetar ainda mais o noo BRASIL. Aguardem os insatisfeitos o dia vai chegar.Saudações Petista.

  50. Sergio disse:

    O PT, infelizmente, é Lula! O que é muito pouco.
    D. Dilma é uma brincadeira de mau gosto.

  51. Meriam Cruz da Silva disse:

    Deus nos livre de PT de novo. Nunca acreditei nele nen nunca votei em PT. Não sei ainda em quem vou votar. Espero que aparece alguém que nós livre da era PT, por que foi uma vergunha.

  52. kiro disse:

    Essa Dilma candidata de lula é uma vergonha uma pessoa que já esteve presa por roubar bancos.

  53. Jorge Carreiro disse:

    Será, que o collor tem aconselhado o lula a não reajustar os aposentados, os dois são farinha do mesmo saco

  54. Jorge Carreiro disse:

    O LuLa é um simples mortal, como todos os aposentados que ele quer massacrar,se ele vai sobreviver pós governo, é claro que não, pois as injustiças são maiores do que ele, onde estão os usurpadores dos direitos do povo Brasileiro, sepultados p/sempre como olula e outros aproveitadores, Viva o Brasil e os Brasileiros Viva nação Brava que vai sobreviver a todos os picaretas que se aproveitam do nosso povo. Jorge Carreiro + um aposentado insatisfeito.

  55. Ingo Rhoffman disse:

    O Lula quer acabar com a stok Car!!!! eu voto cerra!!!

  56. leu leutraix disse:

    votarei em serra em 2010 vamos tirar essa corja maldita do planalto
    “Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos.Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe.” (Discurso de Cícero, tribuno romano, 42 a.C.) relação de páginas do leu leutraix leu leutraix

  57. marta chaves disse:

    Inveja mata! A oposição não é uma oposição séria, podridão política que o Brasil inteiro conhece está lá toda juntinha um partido safado se escondendo atrás do outro. O povo não é imbecil e estão dando banana para esses safados. Abram os olhos e ouvidos, não se deixem enganar.Vamos eleger a DILMA, pois ela é comprometida com o projeto traçado para o Brasil pelo nosso querido presidente.Vamos em frente companheiros!!!!!!

  58. zé coelho disse:

    todos os especialistas, analistas apostavam
    que o lula iria quebrar o paiz
    o Brasil não quebrou
    agora eles é que vão quebrar a cara… de novo

  59. zé coelho disse:

    quero dilma para continuar o progresso do Brasil
    não quero retroceder

  60. Eliana de Souza Silva disse:

    Gostaria de pedir que alguém me ajude para que eu possa comprar um fogão, uma geladeira e uma televisão. Quero comprar, só que meu nome está no spc/cerasa, pois uma pessoa usou meu cpf. Sou deficiênte física, passei no concurso da prefeitura de Salvador, para agente de combate as endemias, só que o salário é muito pouco e por cima tive um grande problema com minha casa, pois moro junto ao barranco e tive que reforçar ou recuperar a casa para não cair e com isso perdir minhas coisa e ainda não pude concluir o término casa, porque faltou o dinheiro. Ainda por cima, fui acidentada no trabalho, onde permaneço encostada pelo inss, por esse motivo deixei de receber auxílio alimentação que a prefeitura paga e que ajudava no pouco salário que recebo. Estou morando em casa de uma amiga e preciso retornar para minha moradia e não tenho como concluir o meu habitat e também comprar as coisas que perdir como ja citei acima e digo que essas são as coisa mais urgênte, pois perdir tudo mesmo. Peço que alguém me ajude para que eu possa comprar, não etou pedindo nada de graça, eu quero pagar! Preciso voltar à minha casa, descongelar minha vida pacata! Minha vida parou! Alguém que tiver contato com pessoa ou politicos que possa facilitar a fora de ajeitar a minha vida entre em contato comigo pelo meu e-mail. Por favor! Não é justo que algumas pessoa tenham tudo demais e muita gente passando o pior da vida para ter um pouco de dignida de vida. Esse é um apelo aos politicos e empresários ou quem possa assim ajudar! Agradeço e espero que encontre uma janela aberta e que DEUS abençoe a todos.

  61. José Alberto Corrêa disse:

    Quanta asneira dita em tntos quantos comentários postos. Esse é o espelho da classe mérdia brasileira. Tolices, tolices e tolices..

  62. olga disse:

    E os aposentados quem vai cuidar?
    O que o lula esta fazendo é um holocausto com os velhos do Brasil!
    PT nunca mais!
    O que o partido do Serra esta fazemdo a favor dos aposentados?Espero que não seje emprestimos,pois todos já estao endividados,e o dono desta empresa ja esta milionario,com a exploraçõa!!!!!

  63. jose disse:

    dilma e o apagao do brasil…..

  64. CELSO BRANCO disse:

    UMA NAÇÃO CHAMADA BRASIL.

    O POVO BRASILEIRO BAIXO E ALTO ESCALÃO O VOTO É DEMOCRÁTICO, O VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS PARA UM BOM GOVERNO DE CREDIBILIDADE PARA O CRESCIMENTO DO BRASIL, AS NAÇÕES ESTA DIRECIONADO PARA O BRASIL E OS NOSSOS GOVERNANTES COM AS SUAS GESTÕES.DEUS CRIOU O SONHO HOMEM FAZ A OBRA.
    http://WWW.OEXCELSO.KIT.NET
    CELSO BRANCO

  65. augusto disse:

    LULA é o simbolo máximo do brasil sem gerência.Não há investimento necessário em tecnologia,valorização e capacitação do profissional brasileiro.O brasil está gastando mais do que arrecada,e os municípios ainda ganham 20 anos para pagar dinheiro(INSS)que furtaram do povo brasileiro.Um governante populista,desastrado e cercado de golpistas.

  66. José disse:

    Lula, malandro inteligente e sortudo, embora fale muita besteira! Os governos anteriores ao seu deram murros em ponta de facas para arrumar o País, colocar nos trilhos para que a economia crescesse. Lula chegou como “mocinho”, pegou tudo alinhadinho, cumpriu a cartilha estabelecida e colheu os “louros”, posando de herói. Por isso que um semi-analfabeto bate no peito e diz que foi melhor que os outros presidentes. Assim até minha avózinha consegue se dar bem! Agora, esperto e raposa como ele não se encontra facilmente por aí! Tiro o chapéu para ele.

  67. José Atilio Bonassi disse:

    Eu como aposentado, jamais votarei no PT.,antes esse indivíduo como oposição, só criticava a situação, agora como inverteu os papeis ele fez o mesmo ou pior mentiu em campanha, coisa feia seu Lula, espero que todos os aposentados deem o troco néssa coisa.

  68. Luciano Lucas disse:

    O POVO NÃO VAI LARGAR O PODER DO QUAL É DONO PELA 1ª VEZ . É COMO UM CÃO QUE SE ENCONTRA COM SEU ÔSSO NA PREZA E DELE NÃO ABRE MÃO. ASSIM DILMA SERÁ ELEITA PORQUE SERÁ A ÚNICA OPÇÃO CAPAZ DE CONTINUAR O QUE ESTÁ EM ANDAMENTO, POIS JOSÉ SERRA SERIA O RETROCESSO PORQUE ACHA QUE SÓMENTE SÃO PAULO É O BRASIL.
    A FERRAMENTA QUE SERÁ UTILIZADA SERÁ A DA COMPARAÇÃO ENTRE O QUE FIZERAM O PT E O PSDB, NUMA DIFERENÇA DA ÁGUA P/ O VINHO..

  69. Dirceu disse:

    Fica evidente que o PT se enforcou nas proprias promessas e comportamento, quando passou de estilingue para vidraça se perdeu totalmente, agora fica num beco sem saída, na verdade não existem dois Pelés, dois Einstein, e tantas outras figuras notórias de nossa história, este trabalho deveria ter sido feito com mais planejamento no inicio do mandato, agora em cima da hora fica essa insistência em enfiar guela abaixo dos brasileiros uma candidata que apareceu por estar na fila onde os primeiros foram se queimando até que apareceu a Dilma, agora é esperar pois a vontade do povo é soberana.

  70. João Grandão disse:

    Voces já notaram a semelhança da Dilma Roussef com a Noiva de Chuck.

    É o clone em carne e osso.

    K K K K K K K K K K K K K K!!!!!!!!!!!

  71. Paulo Bicudo disse:

    Lula sempre foi um asqueiroso,delinquente,mau-carater e que vive de enganar os pobres coitados com falsas promessas e uma bolsa esmoler de comida.O país nunca foi tão abaixo para os olhos do mundo como nesse des-governo corrupto e coberto talvez até por assassinatos ainda não exclarecidos a população.fazem parte desta quadrilha:Dilma,José Dirceu,Genoino,Palocci,enfim tantos nomes que não dá para especificar todos,mas as pessoas de bom senso,honestas não precisarão ser super inteligentes para analisarem o que estão vendo nessa maldita sangria que estão fazendo no Brasil estes corruptos.E não venha com este papo de falar que só fez até o primário etc e tal.. pois até aí está o 171(estelionato)porque senão vejamos um dos maiores presidentes que o país teve foi JK de Oliveira e no entanto sua mãe era pobre,faxineira e ele foi engraxate e chegou até a DR. e também a um excelente presidente.este sanguesuga do lula e seus asseclas deveriam ser exilados do nosso pais e penhorar todos os seu bens,a pensar que este 51 ainda tem a audácia de falar de Obama.Se toca meu e deixe o povo viver em paz

  72. Claudio disse:

    Não acredito em politica e em politico, eles fazem as coisas de interesse proprio. Quanto ao PT me decipcionou muito porque eles ja vinham fazendo falcatrua desde a fundação, e eles tem a cara da pau de dizer que não sabiam nada.Eles brigam mas estão sempre abrançando uns aos outros, as briguinhas sempres são nos bastidores e sempre acabam em pizza. Como frizei, eu não acredito em politicos, acredito sim na força do meu trabalho.

  73. adivaldo dias de mello disse:

    O Lula e o PT sabem muito bem como enganar os mais 80% da população mal informada deste pais , e vezes pessoas até com curso superior.
    POr que não acabam de vez com o voto obrigatório , pois como sabemos muito bem na ultima eleição presidencial menos de 100milhoes de pessoas votaram ou seja o Lula não tão bem votado como se falam uma vez que ele so ganhou em segundo turno e para um candidato pouco conhecido nacionalmente.
    Vamos vericarmos também esta pesquias, pois pesquisas com apenas 2000 pessoas num pais de 127milhoes de eleitores é muitopouco , como afirma o proprio pesidente da Vox Popolis, nos sabemos muito bem que as pesquias influenciam e em muito , principalmente aos eleitores mal informados que são mais de 80% da populacão brasileira.
    Atenciosamente

    Adivaldo Dias de Mello

    Contagem 07 de Novembro de 2009

  74. adivaldo dias de mello disse:

    Lula e o PT , se aproveitam da baixa informçao do povo brasileiro, para se manterem no poder , como também todos os outros partidos.Por que não acabam com o voto obrgatorio só assim nos acabariamos com estes picaretas, e estas pesquias de opiniao que entrevistam somente 2000 pessoas num país de 190 milhoes, não podemos nos esquercermos que na ultima eleicção presidencial num total de 127milhãos de eleitores menos de 100 milhoes votaram, ou seja Lula ganhou no segundo turno por pouco e com um candidato pouco conhecido nacionalmente. Peço a IG com sua influência formação de opiniaõ que mostre mais detalhes ao povo sobre estas pesquisas, pois conforme eu assisti em debate na televisão o presidente da Vox Popolis disse que uma pesquisa para ser correta , devria pesquisar pelo ao menos 10% dos eleitores o probelma estão nos custos desta pesquias , e nos muito bem que pesquisas influenciam e em muito aos eleitores principalmente os mal informados.
    Atenciosamente
    Adivaldo Dias de Mello

  75. adair disse:

    tenho 50 anos, desde que entendo por gente nunca houve um presidente sábio e articulador como o LULA, se não fosse pela democracia, gostaria que ele fosse o canditado. Parabéns LULA você fez o que ninguém fez, engrandeceu o nome do Brasil para o mundo, muito obrigado! valeu!

  76. Edixardson Quinto disse:

    O LULA SOUBE ENGANAR BEM A POPULAÇÃO QUE SEGUNDO ELE “É A CLASSE BAIXA RENDA” DO PAIS, ENQUANTO ESTES PASSARAM A ACREDITAR QUE O PRESIDENTE LULA TRABALHAVA PARA OS POBRES E PARA AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS, O PRESIDENTE POR OUTRO LADO CONTINUOU DANDO A CLASSE RICA DO PAIS OS MESMOS OU ATÉ MAIS BENEFÍCIOS DO QUE O GOVERNO ANTERIOR O DO FHC. AGORA LÁ ESTÁ O PRESIDENTE COM A “MINISTRA DO FAZ DE CONTAS” DILMA ROUSSEFF APRESENTADO O PAC QUE AO INVÉS DE PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO DEVERIA SE CHAMAR “PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS ELEITORAIS”, SIM, PORQUE ESTE PROGRAMA SÓ ESTA SERVINDO PARA O PRESIDENTE LULA APRESENTAR A DILMA AO POVO COMO A MULHER PROGENITORA QUE MUITO FAZ PELO PAIS. DIANTE DISTO CREIO QUE A CANDIDATURA DA DILMA VAI SERVIR PARA O PT SE AFUNDAR EM MAIS UMA CRISE INTERNA POIS DO JEITO QUE VÃO AS COISAS NO PT A MINISTRA NÃO SAIRÁ VITOTIOSA DAS ELEIÇOES PRESIDÊNCIAIS DE 2010.

  77. Antonio. disse:

    me entristeço muito quando vejo opinião de um grande nome da musica brasileira como Caetano Veloso, dizer bobagem, dizer que Lula é analfabeto é ignorar e pensar que para ser alfabetizado preciza ter diploma, o maior diploma foi transformar o Brasil, adquirir credibilidade, Caetano foi infeliz, devia repensar melhor…

  78. allan cardex disse:

    lula é um fenomeno porque governa para os ricos falando a lingua dos pobres, enquanto distribui as migalhas ao povo faminto e desinformado,enche os cofres dos banqueiros. Com esta politica mantem sua popularidade, apesar da educação e a saude estar falida e a segurança no caos absoluto,sem falar nas rodovias e etc…etc…

  79. Leoncio disse:

    @benedito rodrigues de souza filho,
    O PT não dá mole, põe a culpa sempre na oposição. O lula ganha sempre porque repete a mentira, basta ler os leitores que o apoiam. A palavra de ordem é sempre a mesma. Atribuem a ele tudo que acontece de bom. O ruim é culpa da oposição, ou ele corta na própria carne, Foi o que aconteceu em São Bernardo. O cara tá rico, a família e amigos também, e quer dar ainda uma de pobre. Sabe quanto é o salário de um metalúrgico? Do presidente do PT? do deputado? do anistiado? Os filhos da pobreza precisam saber que o homem não é jesus Cristo, não houve milagre. Copiou o bolsa escola, chamou no PSDB o Meirelles, e se beneficiou do Proer. Como malagradecido, a ninguém agradeceu. sabe Deus não deve nada a ninguém. O abismo na educação o porá na história.

  80. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    SEM FRUSTRAÇÃO, SEM COMPLEXO DE SER FILHO DA POBRESA, APESAR DE NÃO RICO, MAS EU SEI QUE UMA OESSOA QUE DETEM PODERES, DÁ PREESÃO NOS SEUS SUBORDINADOS PRA FAZER O QUE NÃO DEVE EQUANDO TUDO ISSO VEM À TONA NEGA TUDO NÃO MERECE A CONFIANÇA DO BRASIL E QUANDO É REINCIDENTE, FICA PIOR AINDA.PORTANTO ESTOU COM O SERRA, POIS CONHEÇO O SEU TRABALHO, TANTO COMO MINISTRO DA SAÚDE QUE FOI QUANTO COMO GOVERNADOR SEMPRE COERENTE…..ENQUANTO A MINISTRA………..SDS

  81. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    ALVARO, EU ENTENDO O SEU PONTO DE VISTA, E LOUVO O SEU SENTIMENTO DE GRATIDÃO PELAS CONQUISTAS AUFERIDAS AOS BRASILEIROS ATÉ HOJE.MAS PARA COMPREENDER MELHOR ONDE ESTAMOS, PRECISAMOS SABRE DE ONDE VIEMOS, VOCE SE LEMBRA COMO ERA O BRASIL NA ÉPOCA DO JK? DO GEISEL? DO FIGUEIREDO? E DO SARNEY? AI….MEU DEUS EU LEMBRO. E JAMAIS ESQUECEREI….NÃO TINHAMOS NADA,NEM TV NEM TELEFONE FIXO, NEM SAÚDE NEM ESPERANÇA. SABE A PARTIR DE QUANDO COMEÇOU A MUDAR? A PARTIR DA ASCENÇÃO DO SR ITAMAR FRANCO,NA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA JUNTAMENTE COM O ENTÃO MINISTRO DA FAZENDA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, TRAÇARAM UM PLANO DE LONGO PARA O PAÍS QUE TEM DADO CERTO ATÉ HOJE, QUE SE TIVESSE SIDO BEM CUIDADO ULTIMAMENTE VOCE, E EU TALVEZ TERIAMOS MAIS A AGRADECER MAS É ISSO, SOMOS NÓS TEMOS QUE FAZER O NOSSO FUTURO , SEM CONTUDO ESQUECER O PASSADO….. POIS JÁ DISSE ALGUEM “QUEM NÃO TEM PASSADO, NÃO TEM FUTURO TAMBEM”

  82. José Neiva Neto disse:

    @Julia, O PT teve e ainda tem erros, temos de corrigi-los e alguns expurga-los. O PT sempre foi e será o partido da igauldade social. Está demonstrando na prática que é capaz de implementar políticas nesse sentido.Acredito muito e devo continuar acreditando no emadurecimento dele. Também ir para onde? os demais são velhos conhecidos. Com práticas orríveis de maus exemplos. Não podemos deixar nivelar por baixo praticando os R. Jeferson’s da vida. Eles dão rizadas festejam: é.. agora eles estão igulzinho a nós!!! Eu sei que conseguiremos realmente continuar a ser diferentes em todos os quisitos seremos os melhores. Esta prática de crecer o bolo para depois parti-lo foi no tempo da ditadura e até o gov FHC. O governo do PT Repartiu o bolo do tamanho que ele era e olha que ta dando para muita gente comer. Quer exemplo positivo Foi uma m a r o l i n h a ou não foi? desagradando poucas pessoas as quais se apaixonaram pelo bandido em filme de FW.
    Tenhamos esperança e acho que ninguem esta totalmente envelhecida que não possa contribuir, junte-se a nós. É mais facil empurrar um carro sem bateria e ele funcionar que um com o motor fundido.

    Abrçs

  83. José Neiva Neto disse:

    @Mauricio, Mexeu sim, no Real, senão ele fracassava, ja estava agonizando e se tivesse continuado nas mãos do PSDB, certamente o teria. o risco Brasil estava com quase 4000 pontos, hoje ta abaixo de 200, e o Dolar? + de 3 reais. Na hora certa vae mexer mais ainda, agoro nas farra das ambulâncias do Serra, no Sangue-suga, lembra?? Espera que vem bomba aí, por enquanto deixa o homem trabalhar. ah! sim, mexeu tambem no FMI: pagando um rombo que o FHC/PSDB fez, Só não pode mexer nas privatizações mal feitas, pois com disse o Ciro Gomes: foi uma maracutaia muito bem feita que jamais alguem conseguira desmancha-la.

  84. José Neiva Neto disse:

    @Marcos luis R Figueiredo, Que é isso companheiro?????? Machismo tá fora de época E DE MODA TAMBÉM. Pensando bém, as mulheres superam os homens em muitas das tarefas por elas também executadas e na política sempre são nós os homens, os responsáveis pelos piores exemplos na política. Olha que tem muitas mulheres no poder. Não vamos generalizar pelo péssimo exemplo da Governadora do PSDB do Rio Grande do Sul.
    DILMA Presidente(a). Simmmmmmmmmm

  85. José Neiva Neto disse:

    @Manaces De Sena Farias, Lembro sim: Mario Andreaza. FHC/PSDB? Ministro da saúde comprando ambulâncias super faturadas em Cuiabá.

  86. José Neiva Neto disse:

    @Elisabeth Emmerick Rangel, Na Dilma é claro. Viva o PT, viva o Povo Brasileiro.

  87. José Neiva Neto disse:

    @Isaura, Concordo, deve mesmo é descansar pois ta muito confuso o seu raciocínio (redação). Serra/PSDB esquerda? Dilma/PT pseudo esquerda? Ora Sra. esses termos já não se aplica mais nas definições políticas atuais, No máximo são parecidos ou se confundem quanto a essa definição. O que os diferenciam é a execução: o PSDB/FHC fracassou o pais principalmente no segundo mandato, o Lula/PT avançou o Brasil, executou o que era óbvio, que deveria ter sido feito a 500 anos. Não é que o PSDB/FHC não sabia disso é que não tinha coragem de executar as transformações, estava sob o jugo dos interesses estrangeiros (FMI), e o povo pagou caro com as privatizações mal feitas. Só pra citar um caso: EMBRATEL x(MCI USA). Isso sim os diferenciam em muito o PT e o PSDB. é o meu ponto de vista.

  88. José Neiva Neto disse:

    @A., Neves, Discordo em partes: O PT jamais quiz ser partido único e tem demonstrado competencia e maturidade para fazer alianças em prol do Brasil. Devemos e precisamos do PMDB sim.

  89. José Neiva Neto disse:

    @Francisco Bezerra, Primeira presidente(a) do Brasil PT. O serra tá mais pra bandeirantes que para o Brasil PSDB já deu exemplo nada agradável para a grande maioria.

  90. José Neiva Neto disse:

    @Elias José da Silva, Peço-te permissão para fazer suas as minhas palavras.

    Hoje o nosso pais sente orgulho de saber que temos um otimo presidente que soube mostrar o valor que nosso belo Brasil tem.

    Com isso só tenho a diser um feliz aniverssário exelentissimo sonhor Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

    São os votos de seu fã José Neiva.

  91. José Neiva Neto disse:

    @marianne, Ainda bem que é uma pequena minoria que ta esperando o SERRa(o)te de ambulâncias em Cuiabá e etc. Dima presidenta Lula 2014 se acabar a reeleição.

  92. José Neiva Neto disse:

    @Idalma Lice, Disse tudo. Isso aí.

  93. José Neiva Neto disse:

    @Evandro Correia, Sai do “SIMPLISMO” evandro. Comece por reconhecer que o PT é tão responsável que deu continuidade e salvou do fracasso algumas coisas do Itamar/FHC. Merece e deve continuar no Governo futuro. Dilma 2010.

  94. José Neiva Neto disse:

    @-Política+Qualidade, Instituições fortes e sadias, isso sim. Vamos melhorar as instituições. As pessoas passam, as instituições ficam. Salvador da pátria não rapaz. Isso não, pense nisso!!

  95. José Neiva Neto disse:

    @Christiane Teixeira, Até quando a grande maioria quizer. Queira vc ou não. ou vc não é democrata? Eu disse Democrata e não DEMOcratas.

  96. José Neiva Neto disse:

    @luiz antonio vieira barbi, Parecer com o PMDB não é tão ruim assim. O duro é Parecer com a su quase caricatura o PSDB, a ARENA, o PDS, ou o PFL=DEMOcratas, ái!!! Um partido criado de baixo pode perder contingencia mas não acaba não, sr. Luiz

  97. José Neiva Neto disse:

    @Markut, A velha istória: “se correr o bicho pega, se parar o bicho come” Somos livres, somos democratas, mas não conseguimos vencer o preconceito, ora essa! a passagem do pau de arara para a presidência da república: eu posso tudo, para que o livro e a cultura? nã deturpe as coisas cidadão! esse ex pau de arara, paraiba, etc. Foi eleito democraticamente por duas vezes e na segunda provou o contrario de que os reeleitos não prestam, como foi o seu antecessor FHC que tinha destruido quase que por completo o Real de Itamar Franco que ganhou as eleições para a sigla FHC que nem presidenciavel era na época. Santa paciência!!!!!!!!!!!

  98. José Neiva Neto disse:

    @luiz antonio vieira barbi, Por enquanto está tudo normal sim, como quer MILHÕES de Brasileiros, a grande maioria que vinha no esquecimento ou melhor: no abandono total. Quanto ao PNP espero que ele faça por merecer. Já é o bastante e que seja por uma causa mundial. Dálhe Lula!!!!!!!!!!!!!! E a Dilma irá melhorar tudo o que já é bom.

  99. José Neiva Neto disse:

    @Joaquim C aldas, lULA BRASIL SIM, LUTA BRASIL SIM, O LULA É BRASIL O BRASIL É LULA. Pq tanta dor de cutuvelo rapaz? Pq tanto preconceito, pq tanto anlfabetismo político? Uma biografia maravilhosa, comparada à de Chico Mendes. Osmarina Silva, etc.

  100. José Neiva Neto disse:

    @Alvaro Spadim, Dez anos é muito pouco. Por toda a eternidade rapz! Haveremos de conviver com um passado exemplo de coragem, coragem para cumprir com a obrigação de realizar as transformações que o país se omitia em executar, de governo a governo e não um “fantasma” como quer o cidadão. Somos reconhecidos e respeitados mundialmente, o povo voltou a ter orgulho de ser Brasileiro. De mais de 3000 (três mil) pontos de desconfiança do investidor para abixo de 200 (duzentos) será porque tanta confiança. ESSE FANTASMA DO GOVERNO LULA NÃO PODE DESAPARECER NÃO!!!!!!!!!!

  101. José Neiva Neto disse:

    @Tânia da Matta, Isso aí Tânia. Eles fingem que não sabem, ou são papagaios do(a) SERRA.

  102. José Neiva Neto disse:

    @lontra, Concordo com vc no que diz respeito a fiscalização. Embora creio tambem que cada um de nós nos municípios deveremos ser um desses fiscais que falta.

  103. José Neiva Neto disse:

    @Evandro Correia, Onde vc guarda o seu preconceito? … não guarde, jogue fora rapazzzzzz!!!! O mérito e a competencia do companheiro Lula venceu a Rede Bobo, os preconceituosos como vc, M Amato,O FMI, TFM, UDR, PSDB, O PFL (ex ARENA, PDS) que para não acabar teve que virar DEMOcratas.

  104. José Neiva Neto disse:

    @Claudio,-: Vazio, inconsistente, apelativo. com esse seu discurso o PSDB Perderá Seguidamente Do Brasil. O PT foi e será sempre o agente transformador do Brasil, com Lula sem Lula. Acredite Claudio: Só a instituição forte é capaz de transformações e não os Salvadores da pátria. Os outros partidos (R Jeferson’s) da vida, tinham que minar o PT para as suas sobrevivencias, conseguiram. Mas esse partido naceu em uma época muito mais difícil e acreditando ou não ele está fortalecido embora desfalcado sim, mas os desfalques foram para outros partidos melhorar a qualidade dos mesmos e serão na sua maioria aliados naturais do Partido dos Trabalhadores. Venceremos com a Dilma sim A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR O BRASIL e PT saudações.

  105. Renata disse:

    É muito dificil acreditar como as pessoas insistem em tentar denigrir a imagem do nosso presidente,eu acredito na vitoria de Dilma,e sei que LULA não fica mais oito anos pq INFELISMENTE, não pode pois pra mim foi o melhor presidente que o Brasil ja teve…
    mais é assim mesmo assim como carangueijo muitas pessoas insistem em andar pra trás, OBRIGADO LULA, por tudo que você fez.
    Renata Santana

  106. Evandro Correia disse:

    Fico impressionado com a ignorância das pessoas. Idalma, o Brasil começou a sair da lama com o Plano Real, governo Itamar Franco, ministro da Fazenda FHC, de 1994. O grande mérito de Lula foi, nestes sete anos de governo, ter continuado a política econômica de Fernando Henrique.

  107. Idalma Lice disse:

    O PT está salvando o Brasil com Lula na Presidência. Quando alguém de outro partido erra, ninguém diz que foi o partido que errou. O que NÃO OCORRE quando trata-se de alguém do PT aí colocam o partido na frente. Portanto se Lula tirou o Brasil da Lama, eles tem de creditar também ao PT. O brasileiro não é burro, embora a mídia pense que ele seja. ,

  108. Da Redação disse:

    Prezados leitores,
    o Opinião e Notícia não costuma publicar mensagens com palavras chulas ou com muitos erros de português.
    Obrigado pela colaboração.

  109. marianne disse:

    a dilma entraria prá fazer a parte suja. arrochar nos rumos chavistas, fazer a pavoroso revolução bolivariana. depois ele entrega o poder prá lulka lelé e ele reina até o 100 anos! cruz credo! ô serra, tamo esperano.

  110. benedito rodrigues de souza filho disse:

    Boa noite.Voces ja pensaram na avalanche de opnioes contrario defamaçoes, mentiras e de ate de algumas verdades, dias , meses e ate ano de massacre encima de u partido?Como foi encima do PT depois que este partido ganhou em 2002tudo que ptb, psdb,pfl fiseram de porqueira na politica, a grande midia que se beneficiou demasiadamente nestes governos, se encarregaram de jogar no colo dos petistas. A maquiavélica tatíca e repetir a mentira tantas vezes até que ela ,a mentira se torne verdade.Imagine isso !! o partido dos trabalhadore esta ai! grande robusto,e audacioso. No texto acima diz que o PT perdeu dois senadores, francamente, sério mesmo?Flávio Arns, nunca foi PT sempre foi um tucano, sempre votou com os tucanos, e sempre criticou o governo lula. Marina Silva, ja nao era mais PT, quando foi ministra so atrapalhou as obras do governo. Portanto qual a perda?Se não os tinha.Ao contrário!qualitativamente melhorou. Pelo menos não presisa contar com eles. Como a Marina continua na base, não presisa pedir o mandato dela, mais o flávio Arns? o partido deveria sim exigir o mandato dele. O pt nao deve dar mole para tucanos>

  111. Rebecca Sebastiani disse:

    Nem acredito que perdi meu tempo lendo esse texto parcial querendo se passar por ovelhinha branca.
    Dá licença! Sinto muito, mas o povo brasileiro acredita em candidatos, não em partidos.
    Lula tem poder para receber até um Nobel da Paz, ele conquistou isso sozinho. Com ou sem PT, ele vai continuar rendendo o carisma das pessoas.

  112. LUIZ disse:

    ACREDITO NA ELEIÇÃO DE DILMA EM 2010. A CAMPANHA AINDA NÃO COMEÇOU E ELA JÁ TEM 22%, QUANDO COMEÇAR PRA VALER SAI DA FRENTE SERRA, O TRATOR DILMA VAI ATROPELAR VC.

  113. Isaura disse:

    @benedito rodrigues de souza filho,
    Benedito, a Dilma já se lançou candidata e está gastando o meu dinheiro em campanha. Quero que o bolsa do Lula, cópia do bolsa escola, seja mais generoso e mais fiscalizador. Tem muito político recebendo também. O governo é irresponsável e não respeita o estado de direito, compra tudo, voto, legislativo, judiciário. O Serra é a verdadeira esquerda responsável que temos como opção. É filho de feirante, foi exilado, não recebe do programa de anistia como o nosso rico presidente. Com todo o gasto com propaganda, talvez a Dilma se eleja porque não irá a debate. Só que uma vez eleita, Lula perderá a chance voltar em 2016. Quem conhece a Dilma sabe. Estarei muito idosa, mas se não assistir a saída dessa pseudo esquerda, verei o seu enterro em 2016. É muito tempo, mas o futuro dará o troco. Leia Wilson Figueiredo.

  114. plinio disse:

    Meu voto é de apoio ao LULA, pois além de Getulio, o único Presidente propaganda do Brsil, trouxe a copa mundial de futebol, as olimpíads, o que gerará empregos e investimentos siginicativos, saldar debitos com FMI, e mais emprestar 10 bi de dolares, aprofundar estudos e produção da petrobras com a descoberta do PRE SAL, o polo naval de rio grande-rs. obigado presidente, só falta mudanças nas leis penais, imposto unico e geação de emprego,a saude publica.Isto não é pouca coisa.

  115. Elias José da Silva disse:

    Hoje o nosso pais sente orgulho de saber que temos um otimo presidente que soube mostrar o valor que nosso belo Brasil tem.

    Com isso só tenho a diser um feliz aniverssário exelentissimo sonhor Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

    São os votos de seu fã Elias JOsé

    São Bernadence

  116. Mario Maua disse:

    O LULA É UMA ERA QUE JAMAIS SERÁ VISTA NO BRASIL E NO MUNDO, SE SOUBER SE RECOLHER APÓS AS ELEIÇÕES SERÁ DEFINITIVAMENTE POR TODA A ETERNIDADE “O CARA”.

  117. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    CALMA COMPANHEIRO,…. DEMOCRACIA É ISSO, RESPEITO AOS AMIGOS E AOS INIMIGOS TAMBEM, ALEM DO MAIS, NÃO SÃO INIMIGOS SÃO SÓ ADVERSÁRIOS…..QUEM SABE ELES NÃO CAEM NA REAL?……..

  118. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    COMO SE VÊ, É UMA SEGURANÇA COMO NUNCA SE VIU, “NA HISTÓRIA DESSE PAÍS” É UM POLICIAL MORTO AQUI, UM HELICOPTEROZINHO EXPLUDIDO ALÍ…MARAVILHOSO…É SEGURANÇA TOTAL….. TA BOM?……

  119. CARLOS DAUX disse:

    O LULA VEM GOVERNANDO PARA O POVO, É O QUE REFLETE AS PESQUIZAS DE OPINIÃO PÚBLICA, E CERTAMENTE DILMA DARÁ CONTINUIDADE A ESTE PROJETO, FOI ELA QUE AJUDOU COLOCAR O BRASIL EM DESTAQUE A NÍVEL MUNDIAL E MERECE SER ELEITA COMO PRESIDENTE(A).

  120. Francisco Bezerra disse:

    acho que a Dilma é uma escolha do Lula nao a vejo a como unaimidade entre os partidarios do PT e acho que será uma eleição dificil para ela e para o pt pois ela nunca disputou uma eleição e nao será facil bater josé serra.

  121. Nilson Romero Marcel disse:

    Me dá uma tremenda raiva, vergonha não, não tenho culpa da incultura do nosso pobre povo ; o Lula faz o que quer, tem o advogado geral da “UNIÃO”, tem o ministro da “REPUBLICA” ambos nomeados por lula, para defendê-lo. Na minha opinão esses cargos deviam ser eletivos. São esses cargos parecidos com os de advogados de Condomínio, os condôminos pagam, mas eles só defendem o síndico.

  122. A., Neves disse:

    Dilma continuará o governo de Lula. Serra, apesar de sua competência, não tem mais chance, já era. Lula ficará na história do Brasil como um dos grandes presidentes como Juscelino e Getulio (este apesar de muitas restrições). Serra e o PSDB perderam o bonde. O importante é que o PT não dê tanta importância ao PMDB de um Sarney e outros. É preciso que a campanha de Dilma se desatrele do PMDB, é urgente.

  123. nair santos da silva disse:

    nosso presidente deixa o governo de cabeça erguida e esta de parabens e gostaria que ele governasse por mais tempo assim teriamos por mais tempo um pais mais justo. um abraço sr presidente pelo que fez por nós, e se o sr não sair da politica estou aqui com muitas ideias e soluções. sem fins lucrativos tenho muita ansiedade para ver um pais justo para deixar meus netos e bisnetos e tataranetos vivendo de verdade em fim minha descendencia.

  124. benedito rodrigues de souza filho disse:

    Pura bobagem!!ainda estamos em 2009 e Dilma nem se lançou como canditato.porenquanto so inauguraçoes,voces acham mesmo que o povo brasileiro va eleger serra? nao somos doidos , isso ja foi tempo, ditaduras governos poliglotas, hoje nao!so queremos governos de verdade como foi lula, o melhor do brasil ate agora.e so começar e Dilma dispara . e vamos ter novamente um governo responsavel pela populaçao.

  125. Elisabeth Emmerick Rangel disse:

    A corrupção faz parte da nossa história desde o nosso “descobrimento”… Se o PT e o Lula não tivessem feito acordos não tinha chegado à presidência.Chegamos, nâo do jeito que nós,petistas queríamos. Mudar o Brasil , acabar com a corrupção de uma vez por todas. Infelizmente não é assim, e Lula está governando com sua inteligência e dignidade, do jeito que dá. Dirceu e Genoíno e todos que praticaram o que todos os outros políticos já fizeram foram acusados e intitulados corruptos. E os que nunca foram notícia ? Por que nâo tiraram o Excelentíssimo José Sarney ?A resposta é fácil. Os que o acusam também tem o que temer. E por isso, calaram-se!!!!! O PT não é o mesmo sem Lula , isso é claro. Quanto à Dilma , claro não tem o mesmo carisma porque nunca outro presidente terá o mesmo carisma… Foram muitas lutas e muitas esperanças … Temos que renovar e esperanças e continuar a luta … O povo brasileiro também está no labirinto ….. Votar em quem ?

  126. Manaces De Sena Farias disse:

    Apesa do cartel da midia ante-pt, o povo sabe o melhor pra se,lamento muito mas terão que continuar a asistir o expetaculo do crescimento

  127. Manaces De Sena Farias disse:

    Se a Dilma não for eleita,pior pro Brasil,vamos ter denovo aqui no nordeste frente de trabalho lembra….

  128. Marcos luis R Figueiredo disse:

    Nao ha no cenario nacional hoje um nome para substituir o Lula, o pt nao tem um nome de peso mesmo porque Dilma nao decola nao tem carisma e o Brasil nao esta infeslimente preparado para colocar uma mulher no poder SERRA nao convense AECIO poderia ser uma ulternativa ou menos piorzinho vamos ver e entregar nas mao de Deus mais com certeza sem LULA a coisa vai ficar feia

  129. Roma disse:

    @Mauricio, Você está certo. Se o povo enganado pelo Lula eleger a Dilma a saga dos companheiros de fato acaba e para surpresa, sem deixar vestígios. Era tudo muito falado mas muito malfeito. O cara não acetou no alvo e não acertou na sucessora.

  130. Roma disse:

    @ivana, O presidente alcançou a magnitude em todos os setores incluido aí o da corrupção. Tamanho não garante qualidade. Ele está maior que o país, um recorde de viagens, de gastos, de escândalos,e de cara de pau. A base aliada só cai se ele sair. Vá Lula, vá. Quero escola, quero saude, quero liberdade, quero ética, quero bolsa fiscalizada. Já quase estou torcendo para Dilma para acelerar a sua saída de vez.

  131. Roma disse:

    @José Carlos (JC),
    Não sei quem é Magno, mas se você for convocar os estudantes não convoque a UNE que pela primeira vez na história é patrocionada pelo governo. Isto é que é pensamento livre. Aonde chegamos

  132. eduardo júnior disse:

    @NEUZA AMOROSO, corrupção? Ok. ninguém gosta e nem eu.Mas nao é só o de ruim que devemos ver neste governo. Veja as coisas boas. Nao sabe? Não acompanha as notícias sobre o Brasil? Ou será que responde politicamente afim de acabar com um governo! Devemos cara irmã, olahr as coisas boas, o que foi feito de positivo e não olhar o negativo como no caso a corrupção. VC acha, vc acredita que nos governos passados nao tinha corrupçaõ? Neste governo tudo ficou às claras, apareceu. Pena que nos outros governos tudo foi escondido, colocado debaixo do pano como dizem. VC sabe o q é varrer para debaixo do tapete? Então! Entendo a sua decepção e nao aprovo corrupção, mas vamos contar o que aconteceu de bom! SE nao ouviu falar, ou nao leu, pergunte alguém que nao tem o rabo (desculpe a palavra) preso com partidos políticos e seja isento desta vergonha de política nossa, alguém sensato realmente, que dirá pra vc!!! ABraço! Bom fim de Domingo.

  133. eduardo júnior disse:

    Muito bom comentário, a não ser que faltou dizer que a candidata preferida tem todas as características de continuar os rumos da economia, e demais assuntos que o governo Lula implantou e está sendo positivo para o Brasil. Só quem nao lê, e estã por dentro do que aqui acontece ou tem objetivos em suas opiniões, desfaz deste governo. Corrupção? Meninos e meninas veja do seu lado, estão cheios de corruptos. É o governo que mais se combateu! Nos outros nem se ouvia falar, porque? Estava tudo debaixo do pano e sõ mamando, mamando. Venha dizer que a corrupção nao existia nos governos passados. Ha, vc nao ouviu dizer? É porque nao havia investigação, o que o governo Lula cansa de dizer, que em seu governo tudo o que se podia investigar foi feito e tudo veio às claras nas tvs, jornais etc. Juízo pessoal! Com suas opinioes esses tais da esquerda querem ludibriar o povo. Nao caiam nesta deste pessoal. Abram os olhos. O presidente Lula acha a Dima capaz, então vamos votar no candidato que o presidente mais popular, que mais fez pelo Brasil quer. Olha e é o presente de aniversário que ele pediu. Apoiemos.

  134. Mauricio disse:

    Parece mesmo é que aquele sujeito que foi preso com dólares na cuéca não tinha vinculo com o PT. O mensalão foi apenas uma ilusão de ótica da oposição. A agencia de propaganda que saqueava os cofres públicos não era daquele japones (Kudiquem) A turma de sindicalistas que viviam na merda por não gostarem de trabalhar e hoje são milionários, inclui-se aí o Grande Lula, também é invenção da oposição. Latifundiário como lider de sem terra tambem não existe. Companheiros da boquinha, o Lider de vcs conseguiu mesmo enganar muita gente durante algum tempo. Mas ele não conseguiu criar ninguem à sua imagem e semelhança,então acabou a mamata. Todos sabemos que a unica medida descente que ele tomou foi não mexer na política econômica do FHC. Então…

  135. Roma disse:

    @Zhungarian,
    A sua quadra será um oasis no Brasil. Mas por pouco tempo. Porque o povo de brasília tem uma fome sem fim. Virão para lhe cobrar as taxas. Se a dilma for eleita, a única satisfação que terei será o desgosto de todos estes que vão votar nela a mando do Lula.

  136. Roma disse:

    @Barbi,
    A sua posição é a mais feia dentre todas. Você fala malandramente, aos gritos, de forma cínica, e o que é pior, ganha votos. Chega a ser assustador ver que existem pessoas que apreciem os seus comentários acomodados e repetitivos.

  137. Roma disse:

    @CESAR,
    A qualidade de Dilma é que aceita renunciar ao segundo mandato. Como não é boa, o risco é que ela desista de passar o cajado, autoritária como é. Tenho certeza que não se re-elegerá, mas fará o dano maior ao presidente. Depois de Dilma, o dilúvio. Esta candidata não está a altura do pais.

  138. Julia disse:

    @Flavia.,
    Demo é uma palavra usada por Bush. Votarei em qualquer oposição porque sou democrata e não quero ver as instituições dominadas, e a permanência das elites corruptas patrocinadas por este governo. Se Dilma vier não será para a infelicidade dos tucanos que continuarão se elegendo. será para a infelicidade do povo, crédulo e sonhador e que terá uma uma candidata que nunca se candidatou a nada, que mente, que grita, que atrasa o andamento dos orgãos que chefiou por excesso de arrogãncia e por falta de delegação. Quem a conhece, infelizmente são poucos, sabe. Não poderia haver uma escolha pior.

  139. Julia disse:

    @josé carlos machado,
    Com a força do povo iludido, e sobretudo pela força do dinheiro, das mentiras milionárias. O Lulla é do Collor, do Sarney. Pensava que os estava usando, mas este negociar fez levantar múmias, reforçar as elites políticas corruptas. É o preço que pagamos por salvadores da pátria. Nos conchavos vão ser prefeitos e governadores os Sarneys, os Severinos da cantina, os jaders, os jucás. Difícil desmontar isso. É preciso renovar e acordar o país, que assiste e acredita que os programas sociais são levados a sério. Concordo com o Bolsa família que seria expansão do bolsa escola, mas que gastou muito e fez um bem infinitamente menor do que o poderia com o que foi gasto. Cadê a escola?

  140. Julia disse:

    @REGINALDO,
    Os caciques estão no poder graças a Lulla. Sou trabalhadora, trabalho desde jovem. Tive grandes oportunidades. Estudei na escola pública que hoje não existe mais. tive emprego que hoje não existe mais. Brasília, isolada consumiu-se numa corrupção nunca dantes vista. Se você é do PT, faça uma campanha lá dentro para moralizar o governo. Não sou elite, não voto por interesse pessoal, mas estou assustada com o rítmo pouco democrático do atual governo, dos comentários fanáticos que ouço dos que o apoiam. a oposição é fraca e podemos ficar assim como o leitor barbi, cínicos, sem paixão, acomodados. é este espírito que temos que combater. Não sou paulista, não estou próxima ao QG do PT. mas se fosse mais jovem iria ver se lá dentro surge uma luz. Na ânsia de fazer o bolo para repartí-lo depois, perdemos o rumo e não atacamos os problemas mais graves do país.

  141. Julia disse:

    @darlani porcaro,
    O governo entrega a reforma agrária para grupos como o MST que gera violência no campo e o exporta para as cidades.

  142. Julia disse:

    @José Carlos Araújo,
    O Lulla é aliado de Collor. É ele que não agradece ao antecessor o plano real, a política econômica, o bolsa escola, o proer. O país não é modelo, só para uso externo. Internmante vivemos uma educaçao e saude ruins, aumento da violência, e a corrupção que está lá em cima e que dá péssimos exemplos aos cidadãos. Vivemos um período em que a democracia balança porque a centralização e aparelhamneto do governo é estrondosa. As instituições estão dominadas. Os maus congressistas cheios de dinheiro e defendidos pelo governo voltarão com suas campanhas. Hoje para se eleger precisa muito mais dinheiro que no passado.E as práticas tipo mensalão continuam. Os bons políticos vão diminuindo e a oposição perdendo a força. Tenho uma imensa saudade do Tom Jobim, de andar pela cidade sem bala perdida, ir a uma boa escola, ter oportunidade de trabalho melhor. O cara só é o cara para o Obama e para os que não querem ver ou nem conseguem. Somos um país que adora uma celebridade. O lulla é.

  143. Elias disse:

    @Alvaro Spadim, está convivência temida por ti não significa que seja uma coisa ruim, mas, ao contrário os que virão terão que fazer no mínimo algo próximo para não ficar a sombra do que foi o Governo Lula….
    abrços.

  144. Cezar disse:

    No Brasil já é tradição, um mesmo partido não consegue 3 mandatos consecutivos e principalmente esse dos PeTralhas que desde que assumiu o poder é um ESCÂNDALO po mês.

  145. CESAR disse:

    PORQUE NÃO DA UMA CHANCE A DILMA, COMO NOVA PRESIDENTE DO BRASIL.PÓS ELA ME PARECE SER UMA CANDIDATA COM MUITAS QUALIDADES PARA FUNÇÃO,E NA VERDADE JÁ PASSOU DA HORA DE O BRASIL TER UMA MULHER NO SEU COMANDO

  146. GABRIEL disse:

    SERIA POSSIVEL UMA EX-SEQUESTRADORA SER PRESIDENTE DO BRASIL, TÃO PREPOTENTE QUANTO SEU COMPANHEIRO JOSÉ DIRCEU, NÃO DECOLA NAS PESQUISAS COM ESSA “APROVAÇÃO” DO GOVERNO LULA E QUANDO COMEÇAR A CAMPANHA POLITICA O POVO VAI SABER DE QUEM SE TRATA!!

  147. Flavia. disse:

    É DiLMA 2010, pra infelicidade dos demos e tucanos.

  148. José Arnalldo disse:

    E a parte boa que sobrou voltarm aos QUARTEIS, QUE PENA!!!

  149. José Arnalldo disse:

    ARENA e MDB que virou PMDB e PT e o resto, junta tudo que vai dar FARINHA DO MESMO SACO!!!

  150. Evandro Correia disse:

    Eu fico impressionado como certas pessoas radicais de esquerda conseguem negar, ou não ver, certas verdades:
    – a profunda ignorância de Lula
    – a profunda corrupção do mensalão, sem dúvida o maior caso de corrupção da história do país
    – a inexplicável e súbita riqueza de Lulinha
    – o fato óbvio de que o sucesso atual da economia se deve à manutenção das políticas econômicas de FHC, com o ex-presidente do Banco de Boston no Banco Central.

  151. Edna Araújo disse:

    Sou da Paraíba, e como posso confiar no LULA-PT e Supremo Tribunal, que se submetem ao P M D B , e acham que zelaia é uma vítima ? e os GOLPES QUE ACONTECERAM NA PARAÍBA E NO MARANHÃO ? SENDO EMPOSSADOS DOIS NOVOS GOVERNADORES CHEIOS DE PROCESSOS E “NOSSO SUPREMO” DECIDIU NÃO CASSAR NINGUÉM APÓS ELEGE-LOS ? POIS A DECISÃO DO SUPREMO É A VOZ DE DEUS!!!QUAL O PARTIDO EM QUE OS PROCESSOS NÃO VÃO ADIANTE,OU SEJA,O PARTIDO QUE MANDA EM LULA E NO “NOSSO SUPREMO”??
    Edna Araújo

  152. NEUZA AMOROSO disse:

    NÃO AGUENTO ESSE GOVERNO CORRUPTO………….

  153. Zhungarian disse:

    Procurem se informar quais os partidos recordistas em cassações nos últimos anos.

    E procurem também se informar sobre a origem dos candidatos, quem os apóia, de onde vem o dinheiro de suas campanhas.

    Porque os arrivistas, esses são muitos e acham que sabem tudo sobre o Brasil.

    Torço para que o Serra seja o candidato: Dilma vence ele no Primeiro Turno.

    Com o valoroso apoio da Abecad e seus mais de 200 milhões de afiliados e simpatizantes (nem a Fifa conseguiu isso, nem o PCURSS, nem a Arena), certamente Serra será eleito…

    …síndico do Parquinho da minha quadra.

  154. José Carlos (JC) disse:

    Essa sigla ABECAD e esse Magnus ainda têm a cara de pau de se dizerem contra as drogas e apoiam um candidato como Serra que é, na verdade, a PIOR de todas as drogas. E esse magno ainda tenta se passar por inteligente, falando sobre o que desconhece – o governo LULA. Esse Magno deve estar querendo aparecer.
    Conclamo os ESTUDANTES a pensarem mais um pouco a respeito do “PROJETO” desse cara que se diz lider, mas na verdade quer é dar um atestado de idiotas àqueles que porventura adotarem suas falácias.
    José Carlos (JC)

  155. luiz antonio de souza disse:

    O futuro do Brasil não dependerá do PT nem do Presidente Lula;precisará sim de um governo que venha compor uma equipe enxusta e capacitada pra abrir a caixa preta desse governo,que,conforme informe da mídia,foram centenas de denuncias e nunca se permitiu as apurações.A popularidade após os primeiros dias de 2011 começa a mudar por não haver lideraça,existe muita gente no barco que logo vai pular do barco.

  156. Gilson Sobral disse:

    O brasil precisa de um lider nato e não um presidente maria vai com as outras, este ai só faz o que o sarney manda…
    não tem opinião propria, e que dá um de bonzinho, sai fazendo doações para o mundo enquanto aqui a segurança publica é uma negação.

  157. jonas c guedes disse:

    pobres africanos!!!…como se já não tivessem muitos problemas…agora tbm o lulla lá…acho q isso é uma injustiça divina.

  158. José Carlos Araújo disse:

    Se o Lula é o “cara” como afirmou Obama, e é massacrado a todo instante, imagina se fosse aliado do Collor.
    As vezes temos que dar as mãos à palmatora e aprender a aceitar quando alguém realmente faz acontecer.
    O Brasil sempre foi um país de miséiras e misaráveis. Oportunistas que passaram pelo Poder e nada foi feito. Nos últimos 12 anos destacamos apenas o plano real de Fernando Henrique, e no governo Lula o fim de uma divina externa estrondosa que ninguém nunca conseguiu resolver.
    Será que outros partidos oposicionistas ao governo aprenderam a reconhecer? O Brasil atualmente é pode ser considerado um país modelo, e olha que já passaram tantos presidentes corruptos por aqui que até perdemos as contas. Acorda Brasil!!!

  159. CÉLIO MATOS RODRIGUES disse:

    QUE DECEPÇÃO TIVE EU ! FUI ENGANADO COMO MILHÕES DE BRASILEIROS,ACREDITAVAMOS NUM PRESIDENTE QUE SERIA PELO MENOS UM BOM GOVERNANTE. PELO CLASSE TRABALHADORA,NÃO MELHOROU MUITA COISA,QUANTO A GUESTÃO DA EDUCAÇÃO, TEMOS GRANDE INDICE DE ANALFABETISMO,PRINCIPALMENTE NA REGIÕES NORTE E NORDESTE.
    RESUMINDO SE EU FOSSE FALAR TUDO QUE ESSE GOVERNO PROMETEU MAS NÃO FEZ FALTARIA ESPAÇOS.
    AGORA VEM QUERENDO ELEGER SUA SUCESSORA.MAS SE DEPENDER DO POVO QUE FOI ENGANADO PELO, ESSE GOVERNO QUE ESTA AI, MAS NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAIS.
    CADÊ OS DEZ MILHÕES DE EMPREGO QUE IRIA GERAR, CADÊ OS SENAI AS ESCOLAS TÉCNICAS QUE IA ESTRUTURA PARA DAR MELHOR QUALIDADE NO ENSINO PROFISSIONALIZANTEEM FIM SÓ SEI QUE EU COMO MILHÕES DE BRASILEIRO QUE JÁ ESTA NA CASA DOS TRINTAS NÃO TEM OPORTUNIDADE DE TRABALHO PORQUEOU QUANDO NÃO E ISSO E OTAL DE QUALIFICAÇÃO MAS COMO VAMOS TER QUALIFICAÇÃO SE O GOVERNO NÃO ENVESTE NA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES.

  160. Pedro disse:

    Somente OZAMA BIN LADEN poderia nos ajudar a tirar essa lastima do PODER!

  161. Pedro disse:

    O LULA E O PT FALAVA TANTO EM CURUPÇAO, QUE ACABOU SE TRANSFORMANDO NO PRESIDENTE MAIS CORRUPTO E MAIS MENTIROSO DO BRASIL, E AINDA VEM COM ESSA CANDIDATA SEM CAPACIDADE PRA GOVERNAR O NOSSO PAIS. “PACIENCIA”

  162. Renato Moreira Aquiles disse:

    como votar em um partido cujo presidente foi o pai do mensalão foi o pai dos cartões corporativos foi o pai da corrupção gente imagine um presidente em que se pra governar precisa fazer acordo com ladroes posso falar de alguns JOSÉ DIRCEU PALOCI SILVINHO PEREIRA DELUBIO ETC tem duvidas gente votar na continuidade deste governo não sou burro burro é quem esta a fim de eleger dilma eytc

  163. Toninho Morais (Oeiras do Pará) disse:

    Para aqueles que não conseguem ver a verdade, a historica frase de Zagallo. Vão ter que engolir a primeira mulher presidente do Brasil e do Partido dos trabalhadores. Viva Dilma.

  164. Carlos disse:

    O PT vai ficar na história como o partido mais corrupto de todos os tempos. Graças ao Lulla.
    Então é um partido que a propria realidade tratou de desmascara-lo.
    O barco afundou.

  165. Carlos disse:

    O PT vai ficar na história como o partido mais corrupto de todos os tempos. Graças ao Lulla.
    Então é um partido que a propria realidade tratou de desmascara-los.
    O barco afundou.

  166. Fábio disse:

    Dilma será a primeira mulher presidente do Brasil, é fato!

  167. Antonio Carlos de Oliveira Lima disse:

    ¨¨Alianças espúrias,¨ fenômeno tão combatido por lula e seu partido no passado é hoje a prática comum dele e de seus companheiros. Tudo uma vergonha que ´só nos enoja e nos faz arrepender de apoio por ´nós dado a eles em passado tão recentente.

  168. GIOVANNY disse:

    COITADA DA DILMA, PARECE QUE ELA POR ELA NÃO É BOA O SUFICIENTE PARA SER ELEITA, POIS SEM O APOIO DE LULA NÃO TEM CHANCE NENHUMA.
    EU ACHO QUE O PRESIDENTE DO BRASIL EM 2011 DEBE SER UMA PESSOA QUE POSSA ANDAR COM PERNAS PROPIAS, ENTAO COMO É QUE VAI CONDUZIR UM PAIS DO TAMANHO DO BRASIL?
    EU NÃO VOTO POR ELA NÃO.
    RAPAZ, O PT VAI TOMAR É FEIO…

  169. KERGINALDO disse:

    NA ERA PT O LULA FOI MAIS, CULPA DO PT QUE DEIXOU, NA PRESIDENCIA ELA ESQUECEU O PT, AGORA E TARDE NEM PT NEM LULA, ABRÃO O OLHO COM PMDB NÃO SI BRINCA ELES NOS ESTADOS ESTÃO FAZENDO, DEIXE COMIGO QUE AGORA E MINHA VEZ VOCEIS LENBRAM QUANDO O PMDB ERA GOVERNO O PROPIO ESTA NO SENADO COM O APOIO DO LULA.

  170. saulo disse:

    um bom apanhado do desespero da oposição!

    dá-lhe Dilma 2010

  171. idelson siva sousa disse:

    quem acha que o pt vai acabar ja esta com medo
    pois lula voutarar pra suceder dilma eu não
    sou petista sou comunista

  172. ivana disse:

    Penso que o presidente Lula e a estória do PT sempre se confundiram.
    Entretanto, o governo do presidente Lula trancendeu a tudo: história, governos anteriores, PT, etc. Foi um inesperado sucesso estrondoso! A frase “nunca na históia desse país…” é exatamente isso: nunca na história desse país houve um governo da magnitude do governo do presidente Lula.
    Com isso, o PT passou de continente a contido. O PT continua sendo um grande partido, mas não contem mais o Presidente Lula: o presidente Lula é que contém: o sucesso da maneira de governar e acertar; contém muitas coisas, inclusive o PT.

  173. Paulo Donatti disse:

    Está chegando 2010, é hora de selivrar da quadrilha do pt com chefe e tudo

  174. Paulo Donatti disse:

    Temos agora em 2010 a chance de se livrar dessa quadrilha com chefe e tudo..

  175. João Vicente disse:

    Claro, claro, o partido está acabado, derretendo, esmilinguindo, esvaindo mesmo. Por elegeu apenas 83 deputados federais mesmo sob fogo cerrado da mídia em 2006. E por isso mobilizou apenas 500 mil filiados nas últimas eleições internas. Fortem mesmo estão PFL, PSDB e PPS. Tanto até que quem nunca se preocupou com a tal fidelidade partidária, agora diz que “mandato é do partido”, como sempre disse o PT. Mas, claro, a tal fidelidade só foi aprovada e cantada em prosa pela mídia porque via-se que o governo estava perdendo muito deputado pra oposição, não é mesmo? De fato, o tal cientista político sabe tudo mesmo.

  176. marcelo rocha muniz disse:

    Com o “lulismo” superando o “petismo”, fica provado que o povo procura um politico sério e não um partido.

  177. arnaldo luciano de alencar disse:

    o PT perdeu sua identidade, o vice ideal para dilma devia ser,sarney ou quem sabe jader barbalho aí sim o bando de lula estaria pronto…..

  178. Marieta disse:

    @paulo Filho,
    O governo federal não dá conta das drogas atravessando as fronteiras. Nem o presidiários que comandaram a violência no Rio. As invasões de terra acontecem em SP sob o comando do MST. São golpes baixos dados pelo governo federal. Se é para eleger a esquerda verdadeira vamos de Serra. E o Lula fica com os sarneys, Collors, a elite de choque pouco democrática.

  179. Marieta disse:

    @Sid,
    Essa turma do PT no poder é que desqualifica o partido. O populismo e a fome do poder feriram a democracia. O partido comprou a direita e o povo desinformado, mas não a mim

  180. Marieta disse:

    @Beto Crispim,
    O que ele perdeu foi a credibilidade

  181. Marieta disse:

    @César Renato,
    Você está correto na descrição do olhar social fundamental das esquerdas. Só que considero Serra mais a esquerda que o PT atual.

  182. darlani porcaro disse:

    Com Lula ou sem ele,o governo precisa olhar para o setor rural, pois é ele que alimenta o povo.Devido ao abandono deste, a tendencia é mais pessoas envolvidos com drogas e violencias nas cidades.

  183. paulo Filho disse:

    Eu tenho assistido varios comentarios sobre violencia no Rio de Janeiro e São Paulo, agora fico me perguntando como é que Serra condidato do PSDB quer governar o País, se ele não consegue manter a ordem no estado que ele governa. No Rio Grande do Sul, a governadora é tambem do PSDB, e esta para perder o mandato.
    Nestas condições o melhor caminho é buscar outras alternativas para Votar.

  184. julio disse:

    Meu Deu o governo Lula e o que tem maior numero de funcionarios e o que gasta mais com folha de pagamento, daonde sairam os maiores escandalos de roubo e corrupcao, e o pessoal acha ele bacana. a dilma e uma terrorista que foi condenada,e ainda pode ser presidenta da republica. se nao fosse o bolsa familia, a bolsa comida e a bolsa cheia de dinhero publico nas maos do PT ainda ia, mas o lula e demagogo ex radical de esquerda e agora e centro direita feio.

  185. César Renato disse:

    A parcialidade como vemos politica no Brasil, está plenamente declarada no artigo acima apresentado.
    O viés neo-liberal e capitalista, da maioria de nossos formadores de opinião, identifica uma análise distorcida de pelo menos três pontos presentes no artigo: (1)Politica partidária, (2)instituições partidárias, e (3)Sucessão presidencial.
    Primeiro, é importante salientar que para o neo liberalismo capitalista, regente da elite politica e economica nacional, é bom que exista uma confusão entre politica, partido e pessoas, o que confunde a população em geral e reforça os discursos alarmistas e destruidores de fundamentos.
    Em segundo lugar é importante frisar que quem detona o processo politico dentro do PT ou emqualquer outra instituição partidária ou não, são os seus dirigentes, que no caso, ao defenderem a presença de Lula no poder ferem alguns dos maiores pilares de formação da filosofia petista.
    O verdadeiro fundamento politico do PT se construiu por milhares de pessoas, a mais do que uma duzia ou mais dirigentes. Para demonstrar isso, vide a posição do senador Aloisio Mercadante, que comunga com os que quererm investigações, mas se mantem na liderança para salvaguardar a estabilidade de seu status politico.
    O fundamento petista, que deve se manter na sociedade brasileira, é a inclusão social, dos planos de distribuição de renda, a universalização do ensino em todos os níveis, e para isso veja o ensino superior que cresce quatro vezes mais, considerado o último governo neo-liberal de FHC, a politica de manutenção das florestas, que busca responsabilizar quem explora, no sentido de sustentabilidade das reservas existentes e outros diversos movimentos de crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
    A presença de Lula é sim distinta no quadro politico nacional em todos os tempos, ja que ele enquanto estadista tem uma visão socialista, mas sabe interagir com a tendência capitalista mundial, sendo um ator impar nesta cena.
    Quando a articulação do PT e de Lula, para a sucessão com Dilma Rousseff, isso é normal do jogo partidário, e não seria coerente que o presidente e seus aliados não se movimentassem nesse sentido. Movimentações iguais já houveram no país, como por exemplo, no segundo mandato de FHC, onde toda a força da midia se posicionou a favor do grupo politico daquela época, relegendo o próprio FHC e reforçando posições de politicos aliados, como Aécio, Alckmim e Serra, alguns deles hoje com a imagem obscurecida, pela tendência hegemonica das suas próprias correntes políticas.
    Qualquer texto que não saiba discenir sobre as diferenças politicas acima apresentadas, corre o risco de confundir a analise de seus leitores e se posicionar como instrumento para manobrar o pensamento em favor das elites existentes no pais.

  186. EDUARDO BENEVIDES disse:

    O POVO CONTINUA CEGO CADA VEZ MAIS,O NOSSO MAIOR PROBLEMA É A SEGURANÇA, TODOS OS DIAS ASSITIMOS NAS TEVS CENAS DE CRIMES COM MUITA MALDADE BALAS PERDIDAS, PAIS PERDENDO SEUS FILHOS E OS BANDIDOS COM MAIS PODERES E TUDO SÓ FAZ PIORAR. ATÉ QUANDO VAMOS FICAR REFENS DESSES BANDIDOS QUE ATIRAM POR PRAZER.LULA, MOSTRE SUA CARA E FAÇA ALGUMA COISA.

  187. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    Imagens tristes e, deploráveis estamos assistindo na tv, policiais sendo mortos, helicóptero explodindo, o mst invadindo, saqueando e destruindo…..tudo isso sob os olhares complacentes ou coniventes do palacio do planalto.ta bom assim?… vc quer que isso continue?……É com voces

  188. Giovane Mota disse:

    Um cara tão bacana como LULA, não pode e nem deve fazer parte de um partido tão medíocre como PT. Sai dessa meu velho!!!

  189. Beto Crispim disse:

    O PT continua crescendo em numeros de militantes. A saída da Marina até pode se considerar uma perda. Já Flávio Arns não, ele nunca foi afinado com o PT e o que fez foi voltar ao ninho tucano. Lembro ainda que pela legislação eleitoral, ambos podem perder o mandato e os suplentes que permaneceram no PT assumirem o cargo. Ou seja, o PT não perdeu os mandatos.

  190. maico disse:

    pt foi uma lambança, a robalheira não parou e ninguém foi em cana!!!!
    ESSE É NOSSO BRASIL,LULA BONECO FANTOCHE, GOSTA DE VIAJAR!!!!!

  191. Leonardo Lima Tolentino disse:

    A Dilma merece sim o apoio do povo brasileiro que tem compromisso com os mais necessitados ela sempre foi uma guerreira e essa de não ter popularidade não cola mais o que manda é atitude é isso ela tem, a briga é a de sempre os mais ricos contra os menos estudados como esse tempo esta cada vez mais acabando fica claro que Dilma leva essa de barbada, o povo brasileiro hoje tem mais personalidade,a Midia so tem levado pau ultimamente,e na hora do pega pra capar a tropa de choque é da pesada os caras poêm pra quebrar mesmo. obrigado
    Leonardo

  192. CASTELO disse:

    O RIO DE JANEIRO ESTÁ CITIADO,NAS MÃOS DE TRAFICANTES E BANDIDOS DE TODA SORTE, SE É QUE SE PODE DIZER SORTE. QUE MATAM POLICIAIS E EXPLODEM HELICÓPTERO E ALEIJAM A SOCIEDADE. O CAMPO, ENTREGUE AO FAMINGERADO MST, TUDO ISSO COM A ANUENCIA E CONIVENCIA DO PODER CENTRAL DO PAÍS.TÁ BOM ASSIM?…VOTE NELES.

  193. Helio disse:

    @Leonardo,
    O fato de Dilma ter lutado pela ditadura do proletariado quando jovem não é tão ruim, quanto 50 anos depois lutar pela ditadura de um só grupo que é o seu. Parece que foi e continua sendo uma cabeça dura, plena de autoritarismo. Prefiro a esquerda que evoluiu, ou aquela que preza a ética. Acho que considerar-se a dona da verdade num mundo que hoje descobrimos muito mais complexo que o dos anos 60, é dar a marcha ré na história. Lula sabe disso porém é um populista que como todos gosta de enganar. As idéias de Dilma são ainda um mistério, já o seu temperamento…

  194. Leonardo disse:

    Essa Dilma é uma anarquista! Se diz vítima da ditadura de 64 mas queria implantar no Brasil uma ditadura comunista, a pior de todas elas! Se Dilma for eleita (Deus me livre isso acontecer), teremos instalada no Brasil uma ditadura do proletariado, o que significa que esses vagadundos do MST vão destruir tudo, além de que não teremos mais garantida as liberdades de imprensa e de expressão. Fora PT!

  195. Leonardo disse:

    Esse PT é uma farsa! De que adianta a economia ir bem se esse governo tem sangue de ditadura correndo entre as veias. Basta ver as amizades do Lula: Fidel Castro, Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa, Ahimadinejad, etc. Se esse governo continuar, nossa democracia será destruída. Dilma é uma anarquista, uma comunista. Fora PT! Serra! Serra! Serra!

  196. JAIR GOMES disse:

    EU MESMA GOSTARIA DE CIRO GOMES ELE E GANDIDATO CERTO

  197. Eduardo Silva disse:

    DILMA É A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL. O PROJETO DO GOVERNO LULA DEVE TER CONTINUIDADE. ALÉM DISSO, AS MULHERES JÁ DEMONSTRARAM SUA INTEIRA CAPACIDADE DE GOVERNAR UMA NAÇÃO. MUITOS SÃO OS EXEMPLOS NA ATUALIDADE, TAIS COMO: ANGELA, NA ALEMANHA; E MICHELE, NO CHILE.

  198. Oziel disse:

    Deus nos livre de um Jose serra!!!!100% DILMA.

  199. FERNANDO BATALHA disse:

    Dilma não tem carisma. É verdade. E Serra, tem ? A participação de Dilma no terrorismo assusta menos os conservadores, dentre eles os militares, do que a notória inclinação de Serra para o Marxismo, o que faz pressupor a sua adesão, se for eleito, mais forte do que a de Lula, à aventura ” socialismo do Século XXI ” de Chaves, Morales e Correa. A Sindrome de Zelaya paira hoje, ameaçadoramente, como uma Espada de Dâmocles contemporâna, sobre a cabeça dos perfeitos idiotas latino-americanos que pensam que podem introduzir ditaduras comunistas neste continente.

  200. Sebastião Alves de Freitas disse:

    @Evandro Correia, E o que me diz sobre o último?Por acaso o Obama tem mais estrada que o nosso presidente? Queria eu que houvesse mais critério.

  201. Sebastião Alves de Freitas disse:

    Por muito menos outros presidentes já elejeram verdadeiros postes. O momento politico é único e tudo indica que Dilma será eleita, mesmo porque o principal adversario é o da politica que antecedeu esta reviravolta promissora.

  202. Rossana disse:

    Ninguém melhor do que ela!Dilma é a opção.

  203. xavier disse:

    Sou fã de Lula mas lamento sua escolha, com um Patrus ao seu lado, escolher Dilma? é lamentavel e um derrota eminete.

  204. Adilson Santos disse:

    É mais fácil Jesus Cristo agradar seu povo, que o nosso Presidente agradar os brasileiros, sua maioria nunca está satisfeito apesar de toda a mudança ocorrida no Brasil em seu governo.
    Infelizmente, muito devem engolir sua história, e até o presente momento, não lhe permitem questionar seu caráter.

    Saudações Lulistas.

  205. Valter Cruz disse:

    Acredito que vai acontecer na disputa presidencial o que aconteceu na disputa pela prefeitura de Recife. O candidato do prefeito era o segundo e as vezes o terceiro colocado nas pesquisas, mas quando a campanha que o prefeito foi pra rua e disse que aquele era seu candidato não deu outra ele venceu no primeiro turno. A Dilma vai ganhar a eleição o governo Lula tem serviço prestado em todas as areas.
    Dilma 2010, vamos lá!!!!

  206. josé carlos machado disse:

    É necessário que se dê continuidade no governo Lula, e ninguém melhor que Dilma para o fazer, até dois mil e quatorze quando elegeremos novamente,
    LULA PRESIDENTE!”com a força do povo”.

  207. josé carlos machado disse:

    @Rose,
    Claro que é possível! Faremos A sucessora de Lula e o elegeremos em 2014 por mais oito anos!!!!

  208. josé carlos machado disse:

    @Claudio,
    Eu diria que o Carlos é sim mais um dos”milhões de brasileiros” que após sete anos de um mandato democrático tem o prazer e orgulho de ver um país onde o presidente da república foi capaz de reverter um quadro, onde nossas chances de desenvolvimento eram ínfimas, e com a experiência adquirida em três mandatos, sendo um presidente paralelo do Brasil, Luis Inácio Lula da silva simplesmente resgatou o que de mais importante temos, a nossa dignidade(enquanto país)e a nossa liberdade enquanto cidadãos, pode ter certeza elegeremos Dilma e novamente Lula por mais oito anos, retirar vinte milhões de brasileiro de uma Situação de extrema pobreza, proporcionando-lhes novos horizontes realmente não é para qualquer um não. Lula e Dilma para continuarmos o progresso em nosso país!

  209. Carlos disse:

    Dilma? A falsa guerrilheira que planejava e operava sequestros e toda sorte de assaltos? Aquela da ficha do DOPES tomando de conta do Banco Central? Quem é este que está a chamar meu país e meu povo de ignorantes?

  210. pedro disse:

    Eu se fosse a Dilma nem tentava. Minstra Dilma pra presidente e f…
    Chega de PT. Esse esquema do PT é ridiculo. Pode ate estar tocando bem a economia, mas é só isso. Na política, nunca antes na historia desse país, se causou dano tao grave.
    Até na diplomacia tao fazendo besteira…

  211. Sasa Lopes disse:

    O Lula e sua turma do PT, sem terra e cia bela nao vao pegar nem ultimo lugar na proxima eleição ainda mais c/ Dilma a maior cara de pau do Governo,sem palavra ainda mais que é contra os APOSENTADOS que considero no momento a maior bancada de Eleitores, palavra esta dita por um petista Sen, Paulo Paim, pessoa que muito admiro é a favor do pobre,miserável que sao mais de 30 % dos brasileiros,se esse projeto nao for aprovado ate o final do BABAU p/ Lula e sua corja de pucha sacos .

  212. fulano disse:

    @maria, “Falta de critério é uma coisa, corrupção é outra.”

    E ingenuidade é outra coisinha tambem.

  213. Adjahyr disse:

    O Brasil é um país com um povo trabalhador e vem desde Fernando Henrique com uma plítica de desenvimento para um país em crescimento, de ótima visão global, e não merece ter como presidente um continuador de Lula que, como medida populista apenas substituiu o bolsa escola para o bolsa família. O brasil merece alguem melhor, sem tanta corrupção e falta de ética.O Brasil não é Venezuela nem Cuba nem Bolivia, preferimos democracia e nao democradura.

  214. Euripedes de Souza Queiroz disse:

    Há muita gente falando de fome e miséria e dando todos os créditos ao Sr. Lula. Eles se esquecem de que houve outros governos que fizeram, também, muita coisa, inclusive, foram os iniciadores das chamadas bolsas, quer dizer cestas, etc. etc. Mas, com o País endividado, tanto interno, quanto externo, não tinha como fazer muita coisa, mais, tiveram coragem de iniciar e, com o Plano Real, acabaram com a inflação, reorganizaram a economia, melhoram o sistema portuária e nossas exportações aumentaram, com isto, aumento de empregos e renda, divisas que até sobram p/emprestar ao FMI. O SR LULA NÃO ACRESCENTOU NADA. SÓ DEU SORTE DE SER PRESIDENTE DE UM PAIS COM ENCONOMIA ARRUMADA E SEM INFLAÇÃO,

  215. Euripedes de Souza Queiroz disse:

    Nos anos 90, na Polônia, o povo polonês errou feio votando em Lech Walesa e ele sumui. Parece que vai acontecer o mesmo com o SR Lula. Fora PT. PT NUNCA MAIS.
    Sobre o PMDB: É um partido semelhante a um grande time de futebol que caiu para segunda divisão e gostou; não apresenta candidato à Presidência, etc, etc., só gosta mesmo e cargos e mais cargos

  216. Sid disse:

    Desde a sua fundação, a direita sempre tenta desqualificar o PT, dizendo que esta acabado, morto sem futuro, o PT sempre da volta por cima, crescendo organicamnte, nem mesmo a presidencia da republica foi capaz de inflar o partido ao contrario, preservou-se o partido e pela governabilidade, o preço de sermos democratas, cedemos espaços a direita e aos fisiologicos de sempre. Dilma cresce até por falta de opção, tucanos e Demos nunca mais.

  217. Nelson João Teixeira disse:

    Os politicos que estão no PT, vão debandar igual ratos quando o navio afunda. Em 2010 é o fim do PT. Depois de tantas roubalheiras, brigas parecendo favelados, sem um minimo de educação, eles estão mostrando a falta de preparo, capacidade, honestidade, para poder representar o povo brasileiro.

  218. pt nunca mais disse:

    lula e vagabundo ladrao

  219. Rubens Batista Barbosa disse:

    O PT perdeu a ética, e o Lula a credibilidade ao se abraçar com Sarney e Collor, num dos episódios mais grotescos da política brasileira. Vendo os tratores do MST passando sobre os laranjais, o ex-presidente Zelaya com os pés na mesa da sala da embaixada brasileira, me pergunto, nós brasileiros merecemos tudo isso???

  220. eloy teixeira disse:

    @magoo, o lula vai ser vice de hugo chaves ,e dilma secretaria kkkkkkkkkk

  221. eloy teixeira disse:

    o governo lula, deveria olhar melhor ,para aqueles que ajudaram a construir este pais, e não despresar 25 milhões de votos dos APOSENTADOS, que lhe daram a resposta em 2010, ainda a tempo LULA.

  222. EMERSON SANTOS disse:

    lula será sempre lembrado pelos brasileiros, expecialmente pela classe mais pobre.
    porem a de se destacar que o pt não te uma bandeira forte, no momento em que se ultimam os preparativos para a corrida presidencial.
    dilma não tem o carisma de lula, e muito menos demonstra ter perspicacia para o jogo politico.
    ja a oposição usará como bandeira, as lambanças e escandalos praticados no governo petista.

  223. Sebastião Roque Leal disse:

    Antes de escolher os candidatos deveremos examinar minuciosamente a vida pregressa dos candidatos para não votarmos e depois nos arrependermos . Cuidado.

  224. magoo disse:

    o povo é que decidira o futuro do pt e Dilma.

  225. Osvaldo Luiz Neves disse:

    A candidatura Lula é intransferível. O PT vai ficar para uma outra oportunidade. O Brasil já cansou de coroneis e vedetes na politica. Temos muito o que conquistar neste mundo de Deus.

  226. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    “Essa da Yara foi boa, Os Petebas”……Intersante……

  227. LINCOLN disse:

    É DILMA E PRONTO!! É PT DE NOVO !! DOA Á QUEM DOER!!!

  228. sidmar Miranda Guimaraes disse:

    Os petebas vao lançar um livro sobre a Dilmocréia, coordenado por ninguém menos que
    Marco aurelio Top top e Ricardo Berzoinni- sic –
    Isso mesmo, aquele que obrigou velhinhos de 90 anos a sairem de suas casas – muitos já inválidos – para se recadastrarem no inss. Pois
    bem,será que neste livro a Fudilma vai dizer pra
    foi a grana que ela e mais duzia de comunas roubaram do Ademar de Barros? Claro que nao.
    Sugiro um título pra esse livro:´´ A preferida do Analfa.

  229. Yara Nogueira disse:

    Lula é ele e não levará ninguém .Quanto aos senadores que sairam do PT,só Marina Silva deu “baque” ao partido.
    O outro -Flávio Arns – surfa na onda… Era PSDB; quando veio a onda vermelha, surfou nela.
    Viu que agora o PT tá feio na foto, pula fora e
    volta ao PSDB…

  230. Orismar Ferreira de Lima disse:

    Na minha opinião dos ultimos Presidentes o melhor foi o LULA. Só em Goiás, refazendo a BR 153, compactação da via, capa asfáltica, foi um excelente investimento, para escoamento de produções de norte a sul de nosso País. Minha casa minha vida, um projeto de quem não esqueceu seu passado. Moradia para um Pai de família, é sinonimo de esperança no futuro com raizes no local de sobrevivência. Solidificando a base e estabilidade da família, tendo com isto a estabilização e suporte anti violência em nosso Brasil.

  231. alyny disse:

    o presidente Lula foi sem duvidas o melhor presidente que ja teve no Brasil, ele atuou em todas as ares e colocou o Brasil em uma situação favorável em relação aos outros países.

  232. André Costa disse:

    Bruno você sabe porque Dilma foi guerrilheira, talvez se soubesse não falava bobeira,o passado da ministra credencia para disputar esse cargo tão importante que é ser Presidente da Rpublica, leia sobre o passado dela, aguardo sua resposta.

  233. £icinio disse:

    Olha o que acontece com essa corja de politicos:

    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer
    a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega
    a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

    Meu Deus até quando……..

  234. Wanderlei Silva disse:

    Acho que o PT perdeu o runo apos o mensalão e Sarney. O povo quer rodísio no Governo, isto é Democracia.

  235. walter disse:

    Em segundo turno voto em qualquer candidato, caso a Dilma chegue lá., o que não acredito.O PT ja éra.

  236. rafael sales de oliveira disse:

    lula não presisa de eleitor lula presisa e de sarneye sem vergonha quem vota em quem defende sarney.

  237. Bruno Pereira disse:

    Que Dilma que nada, o povo que votar em uma ex guerrilheira e no maior safado da politica brasileira(michel Temer) e igual ou pior que eles. Sou de Campinas terra do Michel, mais sou SERRA na cabeça. Chega de petismo e lulismo, vamos fazer valer a democracia e democracia e troca de poder.

  238. NILTA AP. RODRIGUES disse:

    O Brasil sem o Lula, é como o Brasil sem Jucelino, só.

  239. Antonio Pereira disse:

    A maioria dos eleitores de lula, não tem conhecimento de quem será o candidato apoiado por ele. O senário vai mudar a partir de uma declaração oficial.

  240. GEILSON FERREIRA disse:

    ONDE PASSARAM AS PESQUISAS DE LULA?
    AS PESQUISAS DO PT?
    NA MINHA CIDADE MESQUITA
    GOVERNO MUNICIPAL E FEDERAL,
    SAO AS MESMAS ADMINSTRAÇOES,ZERO.
    QUE VENHA O PSDB OU PPS.

  241. GEILSON FERREIRA disse:

    O PT DE LULA JÁ DEU, AS PESQUISAS NAO PASSARAM
    PELA MINHA CIDADE,A MINHA CIDADE MESQUITA RJ É
    ADMISTRADA PELO PT É A MESMA COISA DO PT GOVERNO FEDERAL UM LIXO SO, PRA QUE DILMA QUE
    VENHA O PSDB OU PPS.
    OBS. FORA LULA JA.

  242. Raphael PP disse:

    @clemente jose dos santos,
    Olá,
    Não sou petista e tampouco Lulista, mas quero fazer umas considerações acerca de seu comentário.
    Já viu o que José Serra disse a respeito da gripe suína? Que a transmissão se dá a partir do espirro dos porquinhos (rssss)? Procure no Youtube e vc saberá do que estou falando (que homen culto, né? rssss). Além disso, está provado que o Sr. Serra não tem formação superior. Este iniciou uma faculdade, mas não concluiu. Quanto ao Lula ser analfabeto, digo que o mesmo possui o segundo grau completo. A meu ver, isso não é ser analfabeto. Neste ponto, concluo que ambos são alfabetizados e não acho justo que apenas Lula seja taxado como tal. Ademais, com este seu comentário preconceituoso, o Sr. certamente está ofendendo a maior parte da população brasileira. Isso também significa que eu e muitas outras pessoas eram analfabetas até entrarmos numa faculdade (rssss)? Ah, um dos primeiros presidentes dos estados Unidos, Abraham Lincoln era lenhador (rssss) e analfabeto (rssss).
    No que concerne aos programas sociais de distribuição de renda deste governo, a começar pelo Bolsa Família, estes estão se mostrando eficiente em seu mister (redistribuição de renda), sendo inclusive reconhecidos por diversos organismos internacionais, como a ONU, além de estarem sendo copiados por alguns países. Pode até ser um paliativo, mas é melhor dar um primeiro passo que nenhum, não é mesmo?
    Quanto à defesa do presidente Zelaya, exercida tenazmente por nosso governo, mais uma vez este acertou em sua postura, em defesa da democracia, pois se se omitisse, daria azo a vários golpes militares na América Latina (penso eu), como ocorreu outrora, e sempre com o apoio da grande mídia, a que chamo de PIG – Partido da Imprensa Golpista, termo este popularizado por Paulo Henrique Amorim (www.paulohenriqueamorim.com.br).
    Por fim, quero fazer umas considerações acerca do caso Zelaya, e peço a gentileza de me corrigirem, caso esteja equivocado: primeiramente, está sendo omitido o fato de que o presidente daquele país queria colocar uma quarta urna nas eleições de novembro, para que o povo pudesse decidir acerca da possibilidade de um segundo mandato, e que o atual presidente não seria o beneficiário direto, e sim, aquele que fosse eleito. Então é uma falácia dizer que o presidente Zelaya está querendo se perpetuar no poder. Segundo ponto: há quem alegue que a Constituição de Honduras não permite tal situação. Aqui, faço uma comparação com nossa Constituição. Antes da emenda promovida pelo presidente FHC, nossa contituição também não permitia uma releição, mas mediante emenda constitucional, a mesma foi mudada, e ainda, o próprio FHC se beneficiou. Além disso, houve uma espécie de “mensalão”, em que diversos parlamentares foram comprados para que a dita emenda fosse aprovada. O que fez a mídia? apenas silenciou. Outro ponto: a Contituição de Honduras, assegura a todos, inclusive ao presidente democraticamente eleito (rsss), o devido processo legal, e também a vedação da expulsão de nacional, isto é, hondurenho nato. Como se pode observar, tais direitos constitucionais não foram devidamente observados pelo tal “governo interino”, o qual prefiro chamar de “golpista”. Mais uma: a constituição de Honduras, foi outorgada em 1982, durante o regime militar daquele país. Assim, com a volta da Democracia, é urgente que a mesma seja mudada, mediante a eleição de parlamentares constituintes, como ocorreu aqui, no ano de 1986, que por sua vez elaboraram e promulgaram a Constituição de 1988, também chamada de Constituição Cidadã. Também em países como Portugal, Espanha, Argentina, dentre outros, tiveram novas constituições após se verem livres dos regimes ditatoriais. Basta ver a história recente daqueles países. No mais, não existem leis eternas, sejam elas Constituições ou quaisquer outras leis. Se do contrário fosse, estaríamos sob a égide da Lei do Talião, por exemplo (aquela do “olho por olho, dente por dente”, pesquise no Google). Em síntese, digo apenas que o mundo muda, os homens (e mulheres) mudam e junto, suas leis, devendo todos seguir o curso natural da evolução. Que assim seja!
    Saudações a todos!

  243. Lineker disse:

    Eu quero é Dilma para continuar com o combate a pobreza…não quero saber de estrada enquanto houver fome e miséria que PT de novo…

  244. Eduardo disse:

    quem viaja pelas crateras das “estradas”brasileiras,na certeza dará seu voto a qualquer outro partido que nao seja PT,quem dá peixe,jamais saberá ensinar a pescar

  245. Geremias Nogueira disse:

    Quando o povo brasileiro entender que o projeto do PT é o melhor para o Brasil e que Dilma é a pessoa da confiança do presidente Lula e acredito que ele ira dizer isso, tudo irá dar certo, o povo elegerar Dilma e o Brasil continuará no caminho certo. O que não pedemos é retroceder e colocar a direita no poder novamente.

  246. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    “Quem é o melhor do Brasil,seja o que for, não precisa de esfprço nenhum para ser reconhecido,imagina o presidente do Brasil,ou então somos todos uns retardados mentais……você acha?

  247. Inácio disse:

    @Emmanuel Gomes,
    Quanta propaganda, quanto ódio. Não sou paulista, mas prefiro outro de São Paulo, longe o melhor: SERRA

  248. ruthinha disse:

    @CORDEIROVARGAS, Entre os pecuarista não quebrados está o Lulinha e o Daniel Dantas

  249. ZEZINHO disse:

    PARA O DJALMA P.C.BRANCO

    SERRA ASSINOU UM DOCUMENTO EM QUE DIZIA NÃO DEIXAR A PREFEITURA DE SÃO PAULO PARA DISPUTAR O GOVERNO DO ESTADO, E NÃO CUMPRIU O QUE ESCREVEU E ASSINOU, ISSO RESPONDE SUA PERGUNTA…
    NÃO DA PRA CONFIAR EM PESSOAS QUE NÃO HONRAM SUAS ASSINATURAS…
    PENA…

  250. adonias disse:

    com certeza serra tira saude do povo do crise

  251. olavo braz disse:

    O ciclo PT fechou.Vamos ver o forças de outras organizações. Tudo passa, tudo tem mesmo que passar. O planeta não aguenta perpetualidade.

  252. CACILDO disse:

    serra no comando do brasil, spgnifica mais saude,produçao. E MAIS SEM CORRUPÇAO, VITORIA EM 2010.

  253. Emmanuel Gomes disse:

    Quando se pretende expressar uma opinião, seja ela qual for, segue-se o rumo do seu proposito. A afirmativa de que LULA está em alta nas pesquisas, e o PT sem rumo, não teria fundamento se fosse expressa também o indice de aceitação do PT relacionado aos demais Partidos. Pois bem entre todos os Partidos, sem exceção, o PT é melhor avaliado pelo eleitorado brasileiro. Mas não é verdade que candidatando um poste, seria ele eleito. O fato é que a premissa de PT sem rumo não é verdadeira. É o Partido melhor avaliado entre todos os demais. A montagem do mensalão pela midia, e a tentativa expuria de golpe pela Imprensa do sudeste brasileiro naquele episodio, demonstrou de forma clara que nós o povo, temos uma visão critica da politica. Não é somente o bolsa familia. É sobretudo o funcionamento da economia; multiplicação de emprego, mesmo na crise;inclusão dos pobre no mercado e na cidadania. Não foi uma revolução, mas foi a saida da inercia de mais de cinquenta anos que vivia o Brasil. Depois de Getulio o unico referencia é LULA. Depois do PTB o unico referencial é o PT. Negar, é fazer o que a midia golpista faz todos os dias: LULA recebeu premio no exterior, não é divulgado; a midia internacional elogia politica externa brasileira, os herdeiros de Marinhos, Frias etc, criticam. Sua avaliação, portanto não é a correta. O PT é o Partido mais bem avaliado no Brasil. Não há labirinto. Há uma via sinuosa como todas.

  254. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    ‘O SERRA SEMPRE ASSUMIU O QUE DISSE E, O QUE FEZ……..E A DILMA? HEN??????

  255. DJALMA P. C. BRANCO disse:

    ESPERO QUE APARTIR DE 2010 ELEJAMOS UM PRESIDENTE QUE SEJA CAPAZ DE RESGATAR O BRASIL DAS MÃOS DOS TRAFICANTES, DOS MSTS DA VIDA, QUE APESAR DA POPULARIDADE, O SR LULA NÃO O FOI.

  256. Arlon Borges disse:

    Realmente Juscelino é inesquecível: nunca esqueceremos que ele é o pai da inflação e da corrupção no país, com a construção de uma aberração chamada Brasília.

  257. CORDEIROVARGAS disse:

    @Altair G Silva, lendo seu comentário não pude evitar a lembrança vinda à mente de nosso inesquecível Presidente JK que em um de seus discursos disse: “Prefiro os otimistas aos pessimistas; os otimistas erram, porém os pessimistas nascem errados e continuam errando”.Me desculpe pelo comentário, foi irresistível após ler o teu ao estilo Mãe Diná, meramente hipotético. Quanto aos pecuaristas quebrados, apesar do choro todo que vem de longa data, são eles que andam nos melhores carros, moram nas melhores casas, estudam os filhos nos melhores colégios e Universidades, mesmo assim reclamam e choram, inclusive ainda o fim da escravidão. Sds. a todos.

  258. Evandro Correia disse:

    Maria, o Serra provou sua competência como prefeito e governador de S. Paulo. Sua reeleição mostra sua competência. A Dilma nunca foi eleita para nada, nunca fez nada. Use a cabecinha, pense…

  259. maria dos anjos disse:

    Maria, se Dilma não tem carisma José Serra tem o que, alem do mais Dilma vem provando sua competencia, quanto ao outro ,mesmo com a imprensa escondendo tantas falhas e minimisando o caos a verdade esta na cara de todos , pessimo administrador. Maria

  260. Evandro Correia disse:

    Silvio, o José Dirceu é criminoso, chefe do mensalão, devia estar na cadeia.

  261. Silvio de Oliveira disse:

    Em 2010 todos os opositores de LULA e do PT se surpreenderão, esperem só…Quero lembrar que o velho José Dirceu está de volta , aliás, ele nunca este longe do PT nem do LULA, ele é o cérebro do PT. Vocês metidos a rico, mas não conseguem ficar um mês apenas sem salários, mesmo assim se acham o o tal. E pensam que o PT é coisa de pobre, preto e favelados , estão todos errados o PT tem aliados que não concordam com essa forma de explorasão que dominou o Brasil por muitos anos.Somos Petistas sim, de coração e vocês verão nossa militância nas ruas em 2010. Praça de Casa Forte.Recife PERNAMBUCO o estado que mais cresceu no Brasil graças a LULA

  262. fabio Da Mata disse:

    Dizem que Dilma não tem carisma, mais o Brasil precisa da competência de Dilma! Ou do sorriso do PSDB e sua política irresponsável, como correu no passado com as privatizações.

  263. Evandro Correia disse:

    Se Lula tem orgulho de ser brasileiro, por que a mulher e os filhos dele querem ser italianos?

  264. CARLOS disse:

    O PT NO GOVERNO FEZ MUITO, SÓ NÃO FEZ O QUE PROMETEU, FEZ MUITA POPULARIDADE, MUITA CORRUPÇÃO, MUITA FORMAÇÃO DE GANGUES PLÍTICAS QUE SAQUEARAM E AINDA SAQUEIAM SORATEIRAMENTE O DINHEIRO DO TESOURO NACIONAL COM SUAS MARACUTAIAS E SE ESFORÇAM PARA SE MANTEREM NO PODER PELO PODER DE PODER CORROMPER SEMPRE MAIS.

  265. Telo disse:

    Se o lula tem orgulho de ser brasileiro, ao menos tinha que ter carater, com acorja do pT, para parar de robar e fazer algo de verdade pelo Brasil e não so viajar e enriquecer sua familia e quadrilha.

  266. luciano disse:

    sem duvida o governo Lula trouxe vários avanços, e pela primeira vez sinto realmente que o Brasil caminha rumo primeiro mundo, onde nosso país é reconhecido internacionalmente.

  267. Altair G Silva disse:

    O GOVERNO DO PT – Nunca presenciamos e estamos vivendo tamanha corrupção no Brasil, disfarçada de combate a corrupção, nunca tivemos tanta roubalheira no governo como estamos prsenciando, trapaças e mais trapaças, tudo com o apoio integral do governo, já esqueceram as trapalhadas da familia sarney, e outros escandalos vergonhosos que foram publicados, a farra da dinheirada nas cuecas e outros lugares não descobertos, foram todos arquivados, o valerioduto, o dirceu, o genoino e outros da cupula,. representantes do governo brasileiro, o governo está blefando que a econimia do Pais está estável, que nada afetou, é puro engodo, veja as nossas industrias, o comercio em geral, os pecuaristas, stão praticamente todos quebrados, é uma cortina de fumaça, estão mtodos dependurados, devendo o mINSS, FGTS, receita federal, a maioria não consegue tirar certidão negativa, estão devendo o governo euq recentemente e parece que ainda está em aberto, as negociações de enormes dívidas, que a cada vez, afunda mais os comerciantes, não tem um plano de recuperação, AFUNDARAM, devido o alto custo da carga TRIBUTARIA, OS JUROS MAIS CAROS DO MUNDO. e outros apertos mais. NÃO VAI DEMORAR PARA QUE O EFEITO DOMINÓ APAREÇA, E VOCES VÃO VER, A QUEBRADEIRA, FALENCIAS, CONCORDATAS QUE IRÃO APARECER, AGUARDEM E VERÁ.QUIEM SOBREVIVER, VERÁ.

  268. ALTAIR GONÇALO DA SILVA disse:

    lula e cia – Em breve estaremos livres de uma vez por toda, dessa turma do PT, que atrasou e arrasou o Brasil, se fizemos uma radiografia a crise brasileira, uma radiografia verdadeira, ria constatar que ela esta em frangalho, é uma cortina de vidros, as empresas, industrias e comercio em geral está quebrado, todas estão dependuradaS, devendo a receita federal, INSS, FGTS, faça um teste, ve se consegue certidão negativa, estão em sua maioria inadimplentes, QUE ECONOMIA ESTÁVEL É ESTA, PURO ENGODO, ENTRETANTO, O GOVERNO ESTÁ DANDO DINHEIRO PARA O FMI, QUE TANTO NOS EXPLOROU, PORQUE NÃO PAGA A DIVIDA INTERNA QUE SOLOPA A NOSSA ECONOMIA, PAGANDO JUROS ALTÍSSIMOS AOS CREDORES,ONDE ESTÁ OS NOSSOS REPRESENTANTES, QUE NÃO TOMA PROVIDENCIAS, APROVAM TUDO QUE O MANDA CHUVA QUER, POLITICOS, POLITIQUEIROS E POLITICALHA.

  269. Pedro Farias disse:

    O PT, SE ENGANA QUEM QUISER, EU ESTOU DE OLHO BEM ABERTO PARA 2010 FORA BOLSA FAMILIA E PAC MAIS DILMA.

  270. Pedro Farias disse:

    O PT É UMA NODOA DE BANANEIRA, NOJENTA. NÃO VOTO NESSE PARTIDO NEM QUE O BOLSA FAMILIA QUE NÃO É DO Lula, aumentasse para um mil reais. o PT SO CAUSOU VIOLENCIA NESTE pais como num houve na nossa história. Estou de olho bem arregalado.

  271. marcos disse:

    um dos erros do presidente foi falar do fernando henrique que viajava demais ele viajou muito mais.

  272. Paola disse:

    Que bom que estaremos livres do Lula.

    Luiz Antonio Vieira Barbi, você prevê o futuro pra dizer que a Dilma vai ganhar, sim? Ou é só mais um adulto que age como criança? Aliás, FELIZMENTE as pesquisas de intenção de voto dizem exatamente o contrário.

  273. BRASILEIRO disse:

    A MAIOR CORRUPSÃO ACONTECEU NO GOVERNO PT
    SERA QUE NOS JA ESQUECEMOS ACORDA BRASIL

  274. CORDEIROVARGAS disse:

    @j. claudio, há controvérsia, a maioria do povo brasileiro vê o PT como o partido mais ético e moral do país, apesar de ter também suas mazelas. Não se pode confundir atitude isolada de alguns com a entidade, não é por haver pedofilo entre os evangélicos ou católicos, que faz com que as igrejas também sejam, ou, o fato de haver corrúptos nas Polícias Militar, Civil ou Federal, nos dê o direito de taxar as instituições com tal. A corrupção infelizmente graça em meio a sociedade, será preciso muita luta, repressão, educação e mudança cultural para vencer os maus hábitos da “porta larga e facilidades” praticados de maneira conciente ou inconciente por parte significativa da sociedade. Sds. a todos.

  275. Geraldo castro disse:

    PSDB nunca mais, Governador de BH é assim que ele deve ser conhecido no brasil pois só conhece BH. Qual obra dele é conhecida no Vale do aço por exemplo?. Não faz nada para o interior Mineiro.Ele é o Pai do FATOR, não esqueça disso.

  276. Geraldo castro disse:

    Vamos unir para eleger Dilma sim, não podemos deixar este bando do PSDB voltar ao poder, eles é quem criaram o Fator previdenciario liderado pelo Governador de Minas que se coloca como defensor dos trabalhadores, por favor pense nisso.

  277. C Bastos disse:

    Não é só a oposição que não se arrisca em desmerecer as conquisatas do governo do Presidente Lula e do PT.

    O próprio articulista e o notório pesquisador da UFJF não se enveredam pelos fatos concretos do projeto político que transformou nosso país, mas em análises absolutamente superficiais e casuístas.

  278. j. claudio disse:

    DEUS ME LIVRE JÁ BASTA LULA 8 ANOS,AGORA VEM COM ESSA DILMA, MANDA ELA SE PRATAR PRIMEIRO ANTES DE COLOCAR A MAO NO DINEIRO DO POVO, JA BSTA LULA E SARNEY AGORA ELA TAMBEM. O PT É UMA ESCOLA SUPERIOR EM CORRUPÇÃO NUNCA VI TANTA SUJEIRA NA MINHA VIDA.

  279. CORDEIROVARGAS disse:

    @ALDA, falas de dignidade, de honradez, de ver, de saber. Quem sugere? O José Pedágio da CPI do sangue-sugas, ou tens outro nome para sugerir. Chamas por acaso de mentiras as grandes transformações sociais, econômicas e políticas que passa o país? Verdade e mentiras são conceitos humanos, depende de pontos de vista, em política nem tudo que é desejável é possível, porém o Brasil dos tupiniquins, dos bananeiras e das elites corruptas e oportunistas está mudando de cara e ficando bonito, a esperança voltou a fazer parte do nosso cotidiano, porque a chibata e a senzala estão sendo enterradas no Brasil, neste atual Governo democrata, social e plural, a casa grande passou a ser de todos, Sds.

  280. Claudemar disse:

    Um dos maiores erros do presidente Lula foi esquecer que os evangelicos e demais religioes tambem votam, nao sou contra nem uma religiao, mas reconhecer o catoliscismo como religiao oficial do Brasil, foi desconciderar as demais religioes, ele na verdade fez com que todas as demais religioes se tornace ereticas. Infelizmente o nosso presidente nao muda mesmo, veve cometendo erros.

  281. JAC_CARIOCA disse:

    FORA LULA ESTAMOS CANSADOS É HORA DE MUDAR!!DILMA 2010:UMA NOVA ESPERANÇA!TROCANDO A PRESIDENCIA!!

  282. ALDA disse:

    FORA LULA, FORA DILMA, ESTAMOS CANSADOS DE TANTAS MENTIRAS E ENGANOS. QUEREMOS SIM, PESSOAS HONRADAS, DIGNAS PARA PRESIDENTE, NÃO UM PRESIDENTE QUE NÃO VIU, NÃO SABE DE NADA. FORA LULA, FORA DILMA E FORA O PT!!!

  283. Marluizo Pires Cruz disse:

    Os políticos do Brasil precisa priorizar o povo brasileiro,como fudamento de uma Nação! Um povo que não recebe de seus gorvernantes à prioridade de investimentos em Educação,Saúde e Segurança Pública,acaba adquirindo o “complexo de vira-latas” a compra de aviões de Guerra de outras nações,reforça o complexo,com o agravante da falta de opurtunidade do Brasil desenvolver a sua própria tecnologia. O Governo deve Governar para o Povo ter orgulho da Nação!

  284. maya disse:

    com certeza lula vai comsequir eleger a dilma deixa chega mais perto das eleições vocês vam ver o serra começa a cair e a dilma crecer com a popularidade do lula e governo que ele tafazendo em nosso pais não tenho duvidas que a dilma vai ser nossa presidente,

  285. Djalma Querino de Carvalho disse:

    Estamos há mais de um ano da eleição e Lula já conseguiu transferir 22% de intenções de voto para a Dilma. Esse percentual era para dezembro e chegou 6 meses antes. Mas o nosso cientista politico parece que ainda não percebeu que a grande midia não faz mais a cabeça de ninguem. Se fizesse a popularidade do Lula estaria muito longe do que esta. Dilma 2010 e 2014.

  286. Dilo Maia de Jesus disse:

    Não tem para onde ir mesmo a bola da vez é a Dima. Dilo Maia kriger .De Linhares Espirito Santo. Salve , Salve a Dilma a nossa futura Presideta.

  287. Domingos Fragoso Neto disse:

    O governo de Lula foi e está sendo o que mais se preocupou e se preocupa concretamente com os pobres, a fome e a miséria de nosso país.
    Lula tem defeitos? Tem. Quem não os tem?
    Mas é honesto, trabalhador e sabe governar um grande e complexo país, como o Brasil.

  288. JOSÉ PINTO DE ALBUQUERQUE disse:

    Qualquer cidadão bem informado sabe que o sucesso do governo Lula, é por causa de que ele deu continuidade na política econômica do governo anterior – o FHC, no Banco Central não foi colocado um petista. No Planejamento idem. na Receita Federal também. Qual a especialidade de Dilma? vc sabe, nem eu. PT sem LULA, não tem condições de ganhar eleições.

  289. JOSÉ PINTO DE ALBUQUERQUE disse:

    Niguém sabe explicar o alto indice de aprovação de LULA. Nenhum cientista político sabe. O PT deixou de ser o partido da ética para ser um partido como todos os outros. Eu, que votei muitas vezes no PT, com a esperança de que, se chegasse ao poder, tudo iria mudar, estou decepcionado. Não voto mais em petista. E Dilma não se elege. Vai ser a maior decepção.

  290. Sinval disse:

    O labirinto do PT no pós-Lula: esta coluna é totalmente tendenciosa – e por quê a autora não diz que defende Serra e sua visão conservadora da elite brasileira que quer ser perpetuar no poder…. Quando veremos um jornalista que não seja conservador – que veja o mundo como o povo o vê. Lula tem demonstrado que apesar de toda a midia, seja ele televisiva, em rádios, jornais e também da internet; se mantém com altos índices e aceitação do povo trabalhador e pobre deste país.

  291. Irne disse:

    Eu espero que Dilma não seja eleita, ela é antipática e arrogante. Marina para presidente e fora a corrupção do governo Lula x Sarney, vergonha nacional!

  292. rafael Souza disse:

    @ Cordeiro vargas, Quanto bla bla. A política econômica do Lula é mais neoliberal que a de FHC. Até aí nada de mal, deu certo. O estado está privatizado entre os amigos, nomeados nas estatais. Você trabalha numa? Depois de todos os escândalos, as defesas dos ilícitos, as alianças pérfidas, o enriquecimento dos amigos e família, o mensalão, a Gamecorp do Lulinha, São Bernardo, MST. Tenha dó. Este é um desgoverno. Os resultados da saúde e da educação em 8 anos é triste. Fizeram tanto como diz você, mas os resultados estão aí. Veja como a saúde e a educação deram um salto com FHC. E com a oposição do PT, e com tempos difíceis. Você já está empregado? Dê graças ao Lula. Sua mulher é boa pessoa? dê graças ao Lula. Você foi bem na prova? dê graças a Deus.

  293. Ana disse:

    @CORDEIROVARGAS,
    Quanto mais leio esse discurso delirante, mais me convenço que existe lavagem cerebral. Lula é realmente poderoso. Sua fala é mais da fé que da razão. Religião não se discute. Parabéns pela sua fé.

  294. Ana disse:

    @CORDEIROVARGAS,
    Sabe o que me acontece, cansei. Esse discurso militante e repetido ficou muito aborrecido. Ufa! Recomendações a nossa estrela maior

  295. CORDEIROVARGAS disse:

    @maria, certamente você se equivocou e quis dizer que nunca ante tinha visto uma Policia Federal tão eficiente como a que temos hoje no Governo Lula, que trabalha dioturnamente em varias frente para desarticular o crime organizado que há muito estava instalado em nosso país, e que o atual Governo tem por política combater a todo custo, com grande acerto e de forma vigorosa e vitoriosa, apesar de ser apenas um começo, nos enche de esperanças por dias melhores. Todos nós sabemos que vencer os vícios e desmandos arraigados, não é tarefa fácil, vai demandar tempo, mudança cultural e muita repressão, porém o importante é, que o trabalho começou. Sds. a todos.

  296. licia disse:

    @Donizete da BA, Igual ao Lula espero que nunca exista um outro presidente igual. Estou com os pobres, voto Marina

  297. CORDEIROVARGAS disse:

    @heloisa, querer que as mazelas do Brasil sejam resolvidas em oito anos é ser no mínimo desrasoável, o atual governo tem investido como nenhum outro na história em educação, principalmente na técnica e superior, o numero de vagas nas universidades públicas mais que dobraram nos últimos sete anos, e os centros técnicos se multiplicaram por três, foi colocado mais recursos no ensino fundamental para reciclar os professores, bem como lhes garantir um piso salarial que passa a ser Nacional, na área dos esportes a locação de recursos e multiplicação de programas de incentivos, vem tirando o setor do marasmo em que se encontrava, elevando-o a uma posição de destaque no cenário nacional e internacional. Poderíamos ficar aqui durante horas retratando políticas públicas nas áreas social, de saúde, infra estrutura, energia, transportes, indústria, ecologia, agro negócios, comércio exterior, diplomacia etc. etc. etc. porém vou deixa-las para seu deleite em pesquisas futuras. Paz, alegria hoje e sempre é o que lhe desejo de coração. Sds.

  298. maria disse:

    @CORDEIROVARGAS,
    A corrupção deste governo foi a maior da história

  299. maria disse:

    @CORDEIROVARGAS, Os bancos nunca receberam tanto, o judiciário só protege os ligados a Lula. Não use a palavra Demo. é ridícula.

  300. CORDEIROVARGAS disse:

    @Adjahyr, caro colega comentarista, da mesma forma que precisamos de alimentos diversos para mantermos o equilíbrio orgânico, precisamos beber agua pura de toda as ciências, filosofia, religião e imprensa para mantermos o equilíbrio da mente, ou seja não se pode estar bem informado apenas absolvendo notícias de uma unica mídia que pode ser conservadora, reacionária, golpista e tendenciosa, onde o objetivo maior não é a notícia, mas sim, a manipulação que visa atender interesses excuso de uma minoria ultrapassada e equivocada, que insiste em manter o poder a qualquer custo, mesmo que para isto tenha de mentir, iludir, enganar e até matar sonhos e esperanças. Acorda Brasil. Sds. a todos.

  301. CORDEIROVARGAS disse:

    @MÁRCIO FERREIRA, parece que lhe falta memória ou conhecimento, o Brasil no desgoverno FHC foi sucateado, as estradas acabaram, foram recuperadas e muitas estão sendo duplicadas pelo atual governo, o desmatamento na Amazonas apesar de ainda ser expressivo, foi reduzido para menos da metade do que era no governo passado. Caro colega Márcio, quaisquer que sejam os dados e não importa de que área seja, os do atual governo são infinitamente melhores do que os do desgoverno FHC/TUCADEMO, faça o favor de se informar antes de emitir opiniões vazias e sem fundamentos. Sds. a todos.

  302. CORDEIROVARGAS disse:

    @rafael Souza, não nego os avanços do passados, nem tão pouco a importância daqueles que contribuíram com o progresso conquistado, o que eu penso e digo é que: o FHC perdeu a grande oportunidade que teve de avançar muito em questões sociais, já que ele é um sociólogo, escritor de notória reputação, coisa aliás que pediu de público que fosse esquecida. Cometeu ainda erro igual ou pior, que ao meu ver é imperdoável, o de apostar cegamente no neoliberalismo, privatizando a parte mais importante e valiosa do patrimônio público a toque de caixa, de maneira irresponsável e medíocre, deixando margem, mesmo que indevida, a suposições de vantagens e interesse pessoal ou de grupos. É exatamente isto que chamo de desgoverno. Sds. a todos.

  303. Donizete da BA disse:

    Igual ao Lula nunca vai existir outro Presidente o Jose Serra so tem voto em SãoPaulo e Dilma sera nossa Presidente sim.

  304. lontra disse:

    @cordova,
    A contraprtida da escola não está sendo fiscalizada. Não há planejamento familiar nos hospitais públicos. A maioria dos brasileiros conhece os problemas sociais do país e até convive com ele. A maioria das pessoas querem projetos sociais, querem resolver a fome e a pobreaza. isto é urgente e exige a eficiência que não estamos conseguindo atingir. Melhor 20 reais que nada. mas muito muito melhor seria uma trasferência de renda maior, que garanta mais impulso para sair da miséria. Entregar o dinheiro para as prefeituras e não fiscalizar é grave.

  305. CORDEIROVARGAS disse:

    @rafael Souza, não nego os avanços do passados, nem tão pouco a importância daqueles que contribuíram com o progresso conquistado, o que eu penso e digo é que: o FHC perdeu a grande oportunidade que teve em avançar muito, e cometeu um erro imperdoável, o de apostar cegamente no neoliberalismo, privatizando a parte mais importante e valiosa do patrimônio público a toque de caixa, de maneira irresponsável e medíocre, deixando margem, mesmo que indevida, a suposições de vantagens e interesse pessoal ou de grupos. Sds. a todos.

  306. lontra disse:

    @Roberto Locatelli,
    A crise apontada é a do PT tradicional. O PT que cresce não é o mesmo. O PMDB cresce ainda mais, mas não é mais o MDB. O líder é um populista, sempre campeão em aplausos. O PT trabalha com muito afinco para defender o indefensável, para esconder o que está as claras. Alguns, mesmo sendo o poder, se cansam dessa manobras e saem. Como são poucos os que saem e muitos os espertos que entram, e assim o PT cresce. O poder é infelizmente assim. Nunca na história do país um presidente teve tanto poder, acima das instituições como o congresso ou o legislativo. O governo foi as compras e comprou muito, até o voto. Os olhares no PT se enviezam frente aos Renans, Jucás e Sarneys, mas participam da mesma festa. É duro.

  307. heloisa disse:

    @CORDEIROVARGAS, Me chamo também heloisa e concordo com as qualidades apontadas por você em Lula. Porém acrecentaria alguns defeitos que não o credenciam para grande líder: mente. Mente quando diz que nada sabe, que está preocupado com a educação e a saúde, que se empenha seriamente com o social. O programa de trasferência de renda, a bolsa que o ingrato não reconece a paternidade do bolsa escola, gasta um dinheirão mas sem eficiência. Tranferir dinheiro é fácil. Queremos escolas, emprego e saúde. Chega de palanque, de propaganda e de simpatia. Queremos trabalho sério, ou perderemos o bonde mais uma vez, e com a faca e o queijo na mão.

  308. Ana disse:

    @CORDEIROVARGAS, Luto e trabalho junto aos mais pobres e pelos seus direitos de morar, ter saude, estudar e ter uma vida digna. Lula não é filho da miséria. Vive da miséria do país. Todo populista ajuda a autoestima do povo, o que considero importante. Mas precisamos mais que auto-estima. Precisamos do prato de comida. O sonho, a esperança, quando não se realiza causa uma dor ainda maior. Para mim Lula é parte importante da elite dos banqueiros e empresários paulistas. Cala a miséria com 20 reais só por pouco tempo. Estou mais com os pobres que você, que ainda acredita que o Lula não representa o neoliberalismo mais deslavado. O PT dos intelectuais de esquerda usou o Lula para chegar ao poder sem perceber que o Lula não tinha a mesma agenda. Trabalho social sério eu conheço. Populistas então fartamente. Este governo privatiza a Petrobrás no pré-sal, e ninguém se dá conta. O proer ajudou os bancos numa crise financeira, o Lula ajuda muito mais sem crise, e ninguém fala. E ainda ficamos ufanistas porque seremos uma potência bélica. A minha guerra é outra. Respeito a sua opinião mas como cidadã comum não posso concordar com ela. Mostro a minha indignação sem nenhum interesse pessoal. Só os que detém o poder, a turma do Lula lucra com este governo. É este o seu caso? É porisso que esperneias?

  309. REINALDO DE SOUZA ROMA disse:

    A Ministra Dilma será a sucessora do Lula. Apesar de não ter o carisma do Presidente ela já demonstrou que é competente e passa seriedade a população mais esclarecida que será multiplicadora de opinião durante a campanha. Terá ainda como grande aliada a falta de oposição ao Presidente que com seus 67% de aprovação popular será intocável, e além disso não temos no cenário político nacional ninguém com o perfil para derrotar o lulismo, ou seja, a MInistra Dilma se não for eleita pelo PT o será pelo lulismo.
    A população brasileira amadureceu muito nos últimos tempos e não elegerá almofadinhas como Aécio Neves ou Ciro Gomes para o mais alto cargo do país; essa gente realmente perdeu o posto de mais de duzentos anos no poder. Se não bastasse o alto índice de aprovação do governo Lula, basta assistir as TV’s Câmara ou Senado e observar aquelas figuras exóticas que de lá não se desgrudam para se concluir que o PT ficará no poder por mais 50 anos.

  310. maria disse:

    @freitas
    Um crime não justifica o outro. Todos sabem de Minas mas não é porque o meu vizinho roubou 1 galinha que eu roubo 100.

  311. julio lopes disse:

    O melhor candidato do PT para 2010 é o senador Eduardo Suplicy e mais ninguém.Dilma não decola, estão confundindo o governo que está para sair com o governo que poderá entrar.È tudo diferente.Apenas Suplicy poderá reverter o jogo.Ja escrevi isso para o PT.

  312. cordova disse:

    @Evandro Correia, nunca precisei de nehum auxilio governamental,mas,acredito que a maioria absoluta das pessoas que utilizam,e isso e controlado pelas prefeituras exigindo-se a contrapartida de criancas estarem matriculadas e frequentando a aula,preferiria sem duvida alguma estar fora dos criterios estabelecidos.Quando se fala de comida,as pessoas precisam para agora e nao para daqui a pouco.Nao nos prestemos a julgar os outros e a difundir uma ideia preconceituosa surgida na cabeça de quem com certeza nunca passou fome.Difundamos sim o planejamento familiar.Pois ai estaremos colaborando para melhorar TODOS os outros problemas do pais.Um abraço.

  313. Roberto Locatelli disse:

    O articulista diz que o PT “se arrasta de crise em crise”. Mas os números mostram que o PT cresce, eleição após eleição.

  314. clemente jose dos santos disse:

    Nós temos que colocar na presidência do Brasil, um homem culto, inteligente como o Sr. José Serra e não um analfabeto como esse boneco barbudo que todo mundo manda e vive enganando os desinformados e os coitadinhos com cestas básicas.
    E esta cag— que deu no caso Honduras, vai ficar na história marcada pela imcompetência e falta de caráter de um homen que lutou tanto pela democracia.

  315. Marcos Kersting disse:

    Considero restritiva e precipitada a relação estabelecida entre o Lula e o PT; A profetização dos atos políticos náo devem ser levadas a sério! Senão cientistas políticos renomados não obteriam resultados tão pífios nos processos eleitorais…

  316. paulo zambroza disse:

    Me desculpe! Mas em matéria de política, políticos e partidos no Brasil posso te dizer que é uma vergonha!

    Veja no site http://www.negociocerto.ws o filme que fala dos ganhos deles.

    Nós, consumidores, temos que mudar nossos hábitos para não pagar tanto imposto. Eu encontrei um meio!

    No http://www.clubedocelular.webs.com mostra o absurdo da tarifa telefonia. Eu mudei! E quem não mudar vai ficar escravo desse sistema falido!

    E agora quero é mais…! Sei que em pouco tempo a necessidade vão obrigá-los a tomar medidas e decencia.

    Sucessos

  317. CORDEIROVARGAS disse:

    @paulo zambroza, o que a imprensa não diz é que o mensalão começou em Minas com Eduardo Azeredo e Aécio Neves ambos do PSDB, aliás a imprensa não diz nada contra esta turma, só para terem uma idéia o Aécio Gov. das Minas Gerais aumentou o ICMS de Energia Elétrica de 18 para 30% e ninguém da imprensa comentou nada, nem ao menos uma notinha de rodapé, há, além, como se não bastasse, aumentou também na canetada os de combustíveis, incluindo aí o de Gás de cozinha de 18 p/ 25% e também jornal nenhum comentou ou criticou, e porque? Hora a resposta é simples, os jornais são deles ou está sob o controle deles. Acorda Brasil. Sds. a todos.

  318. CORDEIROVARGAS disse:

    @NEY ALMEIDA, é simples, se achas realmente isto, basta ir embora, Punta Del Lest e Ibiza te receberam bem. Não tenha constrangimento, aqui ficaremos na defesa da Democracia, dos direitos civis e das liberdades conquistadas com o suor e o sangue de muitos de nossos antepassados e agora com o esforço deste Governo Lula que tem feito o Brasil mudar de cara e ficar bonito. Sds. a todos.

  319. CORDEIROVARGAS disse:

    @jose rubens rodrigues, todos nós gostaríamos de ver todas as mazelas do Brasil resolvidas em breve tempo, não podemos esquecer no entanto, que os jovens que se encontram hoje no crime são as crianças que foram abandonadas pelo Estado em Governos passados, que a elas foi negado o direito a alimentação, a escola, ao trabalho, a dignidade, ou seja, são aquelas que foram empurradas pelo Estado com a omissão da imprensa e da sociedade para o crime organizado, opção que lhes restou. É por isso que defendo o atual Governo pelo extraordinário esforço que tem feito nas áreas do ensino, criando milhões de novas vagas na universidade pública e financiando parte daqueles que não podem pagar nas particulares, aumentando em apenas oito anos em mais de 200% as escolas proficionalisantes como os CEFET’s, pelos fortes investimentos nos esportes, nas moradias, no saneamento básico, no trabalho, na infra estrutura e nos direitos, buscando dar cidadania a parte mais pobre e sofrida do povo brasileiro. Sds. a todos.

  320. CORDEIROVARGAS disse:

    @Ari Chamulera, você está se referindo certamente ao FHC, José Serra, ao PSDB e Democratas, não é? O Brasil mudou, e mudou para muito melhor, acabar com a corrupção não será fácil, uma vez que está arraigada em toda a sociedade, porém o combate que está sendo travado por este governo contra ela, a tem enfraquecido e mostrado os vícios e desmandos que sempre foram praticados contra o povo brasileiro, pelas elites dominantes, apoiado pelo silêncio das mídias que lhes pertencem. Sds. a todos.

  321. CORDEIROVARGAS disse:

    @Sara Maria, quanta inveja minha cara colega, não há enjoou do povo, muito pelo contrário queremos pelo menos mais vinte e quatro anos de Governo socialista e plural, dá até para fazer as contas: 8 anos Dra. Dilma, mais 8 do Lula a partir de 2018, e outros 8 de quem ele indicar depois. É o que eu acho que seja necessário para a alforria do povo brasileiro. Sds. a todos.

  322. CORDEIROVARGAS disse:

    @Jandira Helena, pois a mim cara colega, me lembra coisa ruim, fome, miséria, dor, sofrimento, desemprego, descrença, medo, um retrato bem pintado do capeta, e graças a Deus e a sabedoria popular estes tempos DEMOTUCANO passaram, tempos de senzala e chibata. O Lula possibilitou que a casa grande passasse a ser de todos. Sds. a todos.

  323. CORDEIROVARGAS disse:

    @Heloísa, quanto preconceito cara colega, amargura mata, envelhece, enruga, demonstra apenas atraso e intolerância. Chamar de analfabeto um homem pelo simples fato dele não ser um catedrático, o que não tira dele sua extraordinária capacidade, visão, simpatia e síntese,que se tornou admirado e até invejado em todo o mundo é no mínimo cegueira social. Abaixo os preconceitos. Sds. a todos.

  324. Ronivaldo disse:

    Pelo bem do Pais deveriamos continuar com o PT e PMDB pois PSDB é o rei dos pedagios em SP o Partidinho que não consegue terminar uma obra sem que a população pague a mais por isso.
    EX. nova pista da imigrantes é o valor mais alto do mundo por Km rodado e o rodoanel Promessa do GOV. Mario Covas ,nos iremos fazer o rodoanel e não cobraremos nenhum pedagio, vc acreditou agora tome.

  325. CORDEIROVARGAS disse:

    @Maria, o que chama a atenção é que as mesmas pessoas que criticam a bolsa familia que distribui um pouco com os mais necessitados, são os mesmos que defendem a doação de dinheiro público para os bancos e empresas privadas como foi ocaso do PROER no desgoverno FHC/DEMOTUCANO, quanto ao judiciário o que se pode fazer é lutar para que as leis sejam mudadas, porque desde que mundo é mundo as leis foram feitas para proteger os ricos e poderosos e somente através da organização social e as lutas de classe avançamos, fazendo com que elas se tornassem menos injustas, não se pode atribuir ao executivo as mazelas do legislativo e judiciário. Sds. a todos.

  326. CORDEIROVARGAS disse:

    @Ana, é muito fácil fazer discurso contra a atual administração federal, uma vez que você conta com o apoio de grande parte da mídia e mais uns 10% da população brasileira, justamente os que acham que trabalhadores não podem morar, comer, estudar, consumir, que ser pobre é defeito ou doença. Saiba cara colega comentarista que nunca antes neste país a corrupção havia sido combatida, não se via políticos, empresários, juízes, policiais, delegados, desembargadores sendo presos e processados, para que isto viesse a acontecer, foi necessário eleger antes um filho da miséria, este que aí está, nosso presidente Lula. Você certamente filha da elite está certa em espernear, porém vai um conselho: Todo aquele que faz força contra o jeito acaba descadeirado. Ana a nossa luta é mais justa, pois tudo que queremos é igualdade de oportunidade, não estamos defendendo privilégios ou vantagens, mas apenas o direito de participar da vida, de deixar de ser mais um excluido, o direito de trabalhar, de estudar, de progredir; Saiba que, quem possibilitou este horizonte foi o Lula, daí o respeito e a admiração que sinto por ele, eu e mais 80% do povo brasileiro. Sds. a todos.

  327. rafael Souza disse:

    @CORDEIROVARGAS,
    Poderia dar mil exemplos de autoritarismo. Direi um: em vinte anos Lula não deu espaço a um sucessor. Aqui alguns leitores com idéias opostas usam palavras de baixo calão. Isto não me assusta. Minhas preocupações são outras. Acho o Lula admirável na sua trajetória, muito inteligente e carismático. Porém lhe faltam outras qualidades para mim fundamentais. Penso que Dilma talvez se eleja, se Lula garantir que estará atrás. Ela de Lula só tem o autoritarismo. Penso que este é um governo neoliberal e populista, cuja prática não se afina com o discurso. Apesar do ataque baixo do Ciro sobre Serra, as incontáveis invasões de terra no estado de SP, o Serra, filho de feirante, vem administrando bem. Não tem carisma, astúcia, e talvez chances de se eleger, mas tem as outras qualidades. Não tenho afiliação partidária, não faço parte do poder, mas mantenho a minha liberdade de pensamento e estou longe de me considerar frustrado. Frustradas foram as minhas esperanças para o país nestes 8 anos. Acho que os petistas deveriam votar na Marina, eu, até agora prefiro o Serra.

  328. rafael Souza disse:

    @CORDEIROVARGAS,
    Dilma nada tem de estrategista, tem de mandona. Não use a palavra demo, retirada de Bush (evil). Deus permita que ela não se eleja. As qualidades do Lula ela não tem. Já os defeitos… O que você acha do Ciro?

  329. rafael Souza disse:

    @CORDEIROVARGAS
    Essa é a palavra de ordem: tudo de ruim se deve aos governos passados. E os 8 anos no Poder? E as heranças maravilhosas e sortudas do mundo e dos antecessores?E os horrores encobertos? Quanta ingratidão aos brasileiros que seguraram este país. Que ingratidão ao Meireles. Mesmo assim começo a ter saudades de Lula, o nosso Peron. Peron só começou, Isabelita completou a queda.

  330. Adjahyr disse:

    @Paulo, O Lula pode ser tudo mas confiável em seu governo só pode ser o Zé dirceu, Sarney, Color,Calheiros que são muito amigos do Fidel, do Zelaia que tentou desrespeitar a constituição de Honduras, do Chaves etc.

  331. Adjahyr disse:

    Se apenas um braço do PT que é o MST está agindo sem nenhum controle no país, é de se supor que o PT não será controlado por ninguem.O último atentado contra todos os poderes constituidos, invadindo propriedades privadas, deixando insegurança como marca registrada de nosso regime democrático, não seduz o eleitor para uma continuidade deste governo.Todos os poderes constituidos do país estão sofrendo na carne uma imagem negativa, senão por falta de ética, pelo menos por suserviência ao executivo, que não se importa com atitudes mais éticas no trato com uma base anêmica e desfigurada.

  332. CORDEIROVARGAS disse:

    @helio, por acaso chamas o nosso Presidente de autoritário? Se é que pode ser, gostaria de saber de onde tirastes esta impressionante conclusão. Um homem que é ofendido diáriamente pela imprensa, pela oposição pouco responsável, perdida e sem rumo que lhe falta com respeito, usando muitas vezes de palavras de baixo calam. Pois é, o Lula, este que você chama de autoritário, jamais teve um gesto de revide, sempre se portou da maneira mais democrática possível e mesmo assim é visto por você e por outros, e aí, graças ao bom Deus, estes outros são apenas uma meia dúzia de frustrados que não aceita um filho da pobreza chegar a presidência da república e fazer uma administração invejável. Quanto a sina “bananeira” vou deixar para você, porque nós outros, brasileiros, que temos orgulho, deixamos neste governo Democrata, socialista e plural, de sermos cidadãos de terceira classe, como alguns, gostariam que continuássemos sendo, e já estamos pondo os nossos pés no primeiro mundo, porque o primeiro mundo agora vai ser aqui, para lá, vai ficar o velho mundo, ultrapassado e capenga, chega de senzala e chibata, a casa grande agora é para todos. Viva o Brasil, Dilma 2010 para a alforria do povo brasileiro. Sds. a todos.

  333. Henrique disse:

    se o lula indicar ate um cachorro para presidente eu voto nele.porque o brasil todo ama nosso presidente.

  334. CORDEIROVARGAS disse:

    @PEDRO SOARES, as reformas não dependem apenas da vontade do nosso presidente, até porque se assim fosse teriam todas sido feitas, é o congresso nacional que muda as leis, eles são o Legislativo. Você já se esqueceu da lei que o executivo mandou para o congresso em 2003, que coloca algo em torno de mais 7 bilhões de reais na educação por ano, quase todo este dinheiro voltado para a reciclagem do professor e aumento dos seus salários, criando o piso nacional de vencimentos dos professores, e que, apesar de todo político no discurso defender a educação, somente foi aprovada em 2008 e para entrar em vigor em 2010 e já se fala em prorrogar sua aplicação um pouco mais para a frente com o argumento que os Estados não estão preparados para pagar os novos salários. Pedro não reconhecer o progresso conquistado pela população abandonada e esquecida nos governos, ou melhor desgovernos anteriores, neste atual Governo é se candidatar a cego sem selo. O Brasil melhorou muito e se torna desnecessário dizer isto, uma vez que melhora e coisa boa a gente acostuma logo, todos nós percebemos, e o povo sabe, daí a grande aceitação e admiração ao Governo Lula. Para melhorar mais ainda Dilma 2010, para continuarmos a conquistar a felicidade que almejamos e merecemos. Sds. a todos.

  335. CORDEIROVARGAS disse:

    @Ana, o Presidente não defendeu este ou aquele erro e sim a governabilidade ameaçada pela imprensa que a serviço das elites equivocadas tenta desestabilisar o Governo a todo custo, insistem em dizer que a popularidade do Presidente se deve unica e exclusivamente a Bolsa Família, que tem em seus fundamentos básicos a manutenção da criança na sala de aula, porém todos nós sabemos que a base da aceitação do Governo se deve principalmente ao aumento de renda, a melhor distribuição das riquezas, ao crescimento do mercado de trabalho e a melhoria dos salários, ao enriquecimento do país, ao reconhecimento internacional, ao pagamento da divida externa, a expansão das exportações, ao aumento das reservas internacionais, a melhoria da alta estima do povo brasileiro que neste Governo deixou de sentir-se cidadão de terceira classe, e é por estes e muitos outros motivos que podemos afirmar sem medo de errar que o Lula é o maior estadista brasileiro de todos os tempos. Não obstante a oposição nada responsável dos DEMOTUCANOS, precisamos dar continuidade a este governo socialista, responsável e plural, elegendo a DILMA em 2010 ou outro que seja merecedor da confiança de nosso Presidente. Sds. a todos.

  336. CORDEIROVARGAS disse:

    @Joaquim C aldas, você está certo, não foi o Lula que descobriu o Brasil, nem mesmo fez do Pão De Asçucar a oitava maravilha da era moderna, porém foi ele que recuperou a alta estima do povo brasileiro, promovendo o Brasil mundo afora, quebrando os preconceitos contra nós, tais como: terra de bananias, povo tupiniquim, terceiro mundo, e muitas outras mais usadas mesmo até pela nossa própria imprensa, junto da elevação da alto estima vieram a melhoria na distribuição de renda, a valorização do trabalho, a oportunidade dos negros, os pobres, os índios, de outras minorias em terem as mesmas oportunidades que os filhos das elites, e talvez seja isto que tanto incomoda a imprensa conservadora e golpista que apesar de agonizante ainda sobrevive neste país. Sds. a todos.

  337. CORDEIROVARGAS disse:

    @helio, Não iremos recuperar 500 anos de domínio, de segregação, exploração e coronelismo,em oito, O discurso das elites em todo o mundo é mais ou menos o mesmo, misturam meia verdade com meia mentira e através das mídias saem a convencer os incautos. Concordamos com aqueles que dizem que mais importante que dar o peixe é ensinar a pescar, porém na maioria das vezes é necessário que primeiro se dê o peixe, uma vez que a fome não pode esperar. Temos que lembrar ao Sr. que o Congresso Nacional não representa os verdadeiros interesses da maioria do povo e sim aqueles aos quais representam, Indústrias, comercios e outros setores da economia. Tem muito ainda por ser feito no Brasil, mas não podemos negar que caminhamos muito e a grande arrancada aconteceu no governo Lula. Sds. a todos.

  338. JOSE PEREIRA DA SILVA disse:

    Fui um grande torcedor do Lulla quando este era ético, quando parecia ter palavra, quando não esquecia das coisas, quando emfim era PT. Votei no Lulla 4 vezes, não me arrependo. Mas me arrependeria se tivesse votado a 5ª da reeleição. Pois foi aí que elle mostrou quem realmente é. Graças a Deus o mandato delle está terminando, e com elle se vão Rennann, Collor, Sarney e outros da curriola. Queremos ver Brasilia menos suja com tantos problemas para resolver do Brasil e esses caras só pensam no seu umbigo. Xô LuLLa, xô cambada sem compromisso com o Brasil. E salve Marina 2010.

  339. CORDEIROVARGAS disse:

    @Alvaro Spadim, somente um filho da pobreza tem condição de avaliar a fome, a miséria e a falta de oportunidade. Nós brasileiros, do andar de baixo, sempre lutamos por igualdade de oportunidades, nunca pedimos privilégios não, sabe o que é desejar que seu filho tenha a oportunidade de estudar, de morar, de comer? pois é somente isto que a gente sempre quis, e foi somente neste Governo, social e plural deste grande estadista,nosso presidente Lula que nos está sendo dado. Aliás, Dado o atraso, vieram outras coisas mais, como inclusão digital, carro,viagens de férias, bom não é? Nós agora já temos até computador e internet em casa, pode? Até 7 anos atrás não podia não. Sds. a todos.

  340. oscar borges disse:

    que pena que lula nao pode ficar mais se deus quizer vou torcer para dilma lula parabens nunca na minha vida tive um presidente tao bom nesse lindo coraçao do brasil vou sentir falta espero que o proximo seja a dilva . mais olha lula da pra voltar eim 2014 estarei la na urna votando no lula .la serra neim pensar kassabe nunca mais . parabens de novo vossa selencia que deus te ilumine viu lula

  341. Joaquim C aldas disse:

    @CORDEIROVARGAS, Meu jovem amigo,não sou seu inimigo nem seu adversário,mas quando nós somos remissivos aos governos anteriores,temos de esquecer o passado,temos a obrigação de pensar em nós mesmos no presente,os escandâlos provocam violencia,tendo em vistas a falta de respeito para com o povo e a sociedade,indulzir o povo a mséria é um crime por genocidio parlamentar. Um abraço do amigo de sempre.

  342. CORDEIROVARGAS disse:

    @lenina, Quanto preconceito com a Dra. Dilma, será porque ela é mulher? A ministra é extremamente competente, uma grande estrategista, tem visão de futuro e está pensando o Brasil a curto e longo prazo, daí o sucesso deste Governo, de todos para todos como muito bem diz o slogan. Não permita Deus que a insanidade de alguns possibilite a volta ao poder daqueles famigerados DEMOTUCANOS, valha me Deus Maria Santíssima!. Sds. a todos.

  343. marlison disse:

    lula é o cara aqui no nordeste dilma tem80% dos votos que lula transfere p ela

  344. luis disse:

    O Lula fez barba,cabelo e bigode :
    Pan,copa do mundo e olimpiada.
    Esse PSDB pela madrugada cometeram crime de lesa-pátria esse FHC privatizou empresas q. davam lucro ao país tais como: Vale,CSN,Embratel,Embraer e ainda induziu a maioria dos governadores ou a privatizar ou federalizar seus bancos estaduais e as empresas de energia elétrica aqui em Teresina e no vizinho Maranhão o povo era feliz e ñ sabia,ñ sei por que o lula ainda ñ trouxe de volta essas estatais pra união? e acho q. os governadores deviam trazer de volta seus bancos e suas empresas de energia elétrica de volta pros estados a prestação de serviço caiu e os preços se elevaram tudo em consequência desse maléfico FHC.
    Quem garante q. CEF,BB e Petrobrás vai continuar sendo do país? com essa vocação q. o PSDbesta tem de privatizar tudo, daqui á pouco vamos pagar pra banhar nos rios e nos mares é bom o povo brasileiro expurgar de vez por toda esses anti-brasileiros da vida pública q. reflitamos sobre isso.

  345. CORDEIROVARGAS disse:

    @Joaquim C aldas, Sr. a violência, o analfabetismo, a má distribuição de renda que existe hoje, ao contrário do que o Sr. diz se deve a ausência do Estado em Governos passados,a falta de compromisso com o social, no atual Governo os índices demonstram significativos avanços em todas as áreas, o país melhora a olhos vistos, as desigualdade apesar de ainda muito grandes,vem diminuindo dia a dia e a tão propalada violência salvo raras exceções se deve quase em sua totalidade a falta de oportunidade, negada aos mais pobres nos últimos vinte anos que precederam ao Governo LULA. Sds. a todos.

  346. Fernanda disse:

    @Ana, parabéns perfeito, por favor suba em um palanque ou crie um adesivo que resuma isso.

  347. JORGE FRANÇA disse:

    ESTE SITE É TENDENCIOSO , ACHEI UM LIXO

  348. Edson disse:

    Acho engraçado que parte da imprensa brasileira vai tentar e está tentando “derrubar” o melhor presidente que já houve em toda a história da política deste país…Mas é PT neles…e Dilma será eleita sim, porque é a vontade do povo…

  349. Abadi berto disse:

    LULA, merece ser secretário geral da ONU

  350. lenina disse:

    @CORDEIROVARGAS,
    Vote em Dilma e não teremos Lula em 2014. Lula é sabido, e é plural, engordou amigos, banqueiros, empresários. O país melhorou porque Meirelles segurou os fundamentos. Lula não foi bobo, porque não é. Já Dilma é. A autoestima, a popularidade vai despencar com ela. O país seguirá bem, porque o povo é trabalhador e produz. Prefiro o currículo do Lula ao cirrículo falso e metido da Dilma. Pena que de Minas ela não pegou a simpatia do Jucelino e o jogo de cintura.

  351. lenina disse:

    @joselia,
    Jamais, principalmente com a Dilma

  352. lenina disse:

    @Andreza Andrade,
    Dilma não é bom para Lula. Se o presidente tem toda essa graça e carisma para conduzir o país, a sucessora não tem.

  353. Carlos disse:

    @Cláudio, É a competência do serra e do PSDB fica muito bem exposta: no transporte publico,no saneamento, dá até para nadar no Tiete não é mesmo, na VENDA da vossa caixa, e moralmente ele se expõe com espelhos de lama, rampas ante-mendigo sem falar na Alston no Robo Anel, ah mas também estou cobrando muito né, eles só estão no poder a 16 anos, sem contar o tempo do Montoro 6 anos e 8 do Quercia e do Fleury já que são tão amiguinhos.
    Quanto ao Lula é só propaganda duvido que o salario minimo que o PSDB pagava de U$56,00 foi para U$250,00, imagina daqui a pouco o povo vai querer comer pão e brioche ao mesmo tempo.

  354. CORDEIROVARGAS disse:

    Sempre houve e haverá sempre pessoas com as mais variadas teses sobre este ou outros assuntos, porém o fato é que o presidente Lula, de maneira obstinada juntamente com sua equipe de governo e especialmente com a Dra.Dilma através de um planejamento de longo prazo, que pensa o Brasil em todas as áreas e que tem promovido as mudanças e transformações necessárias ao desenvolvimento do país e da sociedade brasileira, resgatando a alto estima do povo e o respeito internacional. Daí se deve seu impressionante índice de popularidade e estima. Desta forma não será necessário dizer para as pessoas que a vida melhorou, uma vez que todos nós sabemos, nem da necessidade de continuidade deste governo democrático e plural, que governa para todos, mas em especial para aqueles mais necessitados da proteção do Estado, porque também já sabemos. Quanto ao PT, ao contrário do que a Grande mídia conservadora e golpista tenta mostrar, está a cada eleição mais forte e mais presente em todos os rincões deste país. Votaremos Dilma Presidenta em 2010. Sds. a todos.

  355. sonia divina disse:

    gastem bastante dinheiro …pura perda de tempo e DINHEIRO DE SAOPAULO …DILMA 2010 TUCANALHA

  356. Carlos disse:

    Que absurdo é este ? Cadê a liberdade de expressão neste caso ? O livro é técnico.

    Procurado no domingo para comentar a decisão da Justiça de recolher seu livro, Papandreu informou que pretende recorrer. “Acho que estão ferindo meu direito de liberdade de expressão. Vou recorrer, claro”, disse ele, neste domingo. O médico de Santa Maria (RS) afirmou ter recebido com “surpresa” a notícia. “Fiquei sabendo no sábado. Quero ver o que vão fazer com os livros agora. Não consigo imaginar por que fizeram isso. Estou incrédulo porque não caluniei, não menti e não injuriei”.

    Segundo ele, em São Paulo, havia 3 mil exemplares de “Isabella”. Papandreu ressaltou que, até a tarde do domingo, não havia sido informado oficialmente sobre a sentença do juiz.

  357. Wilson José Furtado disse:

    Lula pegou a país saneado, graças a Itamar Franco e Fernando Henrique.A mizéria, a violência, entre outras coisas, não foram combatidas em seu governo.
    Queria ver se o Lula enfrentasse uma inflação de mais 80% ao mês o que ele faria?

  358. Joaquim C aldas disse:

    O povo que tornou Lula com indicie de popularadade elevada por causa do Bolsa Familia,só é povo pra isso; nós sabemos que o povo não tem valor,observa-se o aumento da violencia,desemprego,programa de saúde deficitário,exploração do trabalhador,roubo aos aposentados e pensionistas,deseducação,escandalos,desvio de verbas públicas,por tudo origina-se a miséria e,ainda,o presidente da República é ovacionado,por quém? O proprio povo que adora ser miseráveis.O povo só tem valor na hora do voto.

  359. Joaquim C aldas disse:

    @Tânia da Matta, De quê adianta tanta mídia se o povo não sai da miséria?De quê adianta tontos diplomas pra Lula,se não houve nunhuma reforma em seu governo,tudo continua FHC.”O Real é uma moeda de secesso a curto e longo prazo”.( ministro Carlos Langonni).Como nós podemos havaliar um homen de principios éticos,politicos,democrátricos,religiosos,social se não há evidencias de sua parte? Uma coisa e ser presidente do Brasil,a outra coisa é ser carater individual.Quem foi lula na vida pública,como deputad,como metalurgico? O que o Lula acrescentou para o povo,o Bolsa Familia so lhe deu popularidade! O Brasil é gigante pela sua própri natureza.Não foi o Lula que inventou o Rio de Janeiro,o rio lá fora referenciado como a 8ª Maravilha do Mundo.Aerá que o lula já existia,que tudo,hoje,é Lula quem faz? Não vam os ser pessimistas e verás que o filho teu não foge a Luta! Terra adorada!Brasil sim,Lula não!

  360. Joaquim C aldas disse:

    O própio Lula vê a necessidade de mudanças,o ser humano não aguanta tantas cobranças ao cargo de presidente da República, mais de 8 anos no poder,torna-se cansativo e vicioso.O lula escolheu a pior candidata a sua sussessão,no PT tem gente melhor.

  361. Andreza Andrade disse:

    Lula é o melhor presidente da história dessa república, o Brasil tem um divisor de águas, antes e depois de Lula, e se indica Dilma irei votar para dar continuidade ao seu trabalho.

  362. Henrique disse:

    @Alvaro Spadim, Não adianta espernear, ele é o melhor de todos os tempos!

  363. paulo zambroza disse:

    O povo está cansado dessa coisa de lula! De PT que assumiu a marolinha do mensalão como inesistente. O lula governava o país e não sabia do mensalão… Será??

    O interesse próprio (e pessoais) dos politicos pelas causas sociais não exsite, e com isso, os jovens estão afastando do interesse pela política partidária.

    O governo do PT em todas as esferas é de má gestão, de cupinchas e de firulagem.

    Vamos as fatos:
    Lula prometeru 13 milhoes de empregos! Onde?
    Sem reforma tributária esse país está na berlinda.

    Lula então mudou o tempo de aposentadoria (de 35 anos trabalhados para 65 anos de idade para homens e de 30 anos trabalhados para 60 anos de idade para mulheres). Isso é irretratável na minha humilde opinião. E tudo isso para resolver o rombo do INSS (que está fálido) e vão tentar as custas do suor do trabalhador e de um direito adquirido resolver parte desse problema.

    Para completar, ele se viu, (ou sua acessoria msotrou) que eram obrigados a editar a lei do micro empreendedor individual (MEI), a qual, já foi mal criada no nome, passa uma idéia de (MEIO)…????

    Tudo para resolver dois pontos:
    1 – Diminuir a reclamação dos lojistas (que pagam impostos), (e altíssimos), e ainda tem que aceitar a concorrência do camelô em sua porta.

    2 – Resolveram tirar até de quem não tem um emprego uma fatia de pagamento para ajudar o INSS. Agora vejam que o emprego é uma garantia constitucional…

    Assim como a saúde (que está morta), a segurança pública (que não existe), as escolas (veja o caso do enem recentemente) e por ai vai….

    Eles (do PT) e algumas alas do lulismo conseguem revogar o irrevogável…

    Como eles (politicos) não governam para o povo, e sim, fazem negociatas (internamente) o que é ampalmente divulgado pela mídia, e agora, com a internet (que nasceu livre e deve continuar livre), eles estão perdendo terreno.

    Outro fato interessante: Os políticos do Brasil são os mais bem pagos do mundo. Um vereador (no RJ e em SP) custa 5 milhões por ano… Graças a carga tributária…

    Veja um exemplo na telefonia, no RJ, essa carga (maldita) chega a 53,84% (cinquenta e três, oitenta e quatro por cento), para ficar bem claro: uma recarga da operadora OI de R$10,00 (dez reais), o usuário recebe somente R$4,62 em créditos em seu celular e (pasmem): os R$5,38 é imposto!

    Eu descobri uma forma legal e lícita de não pagar esse imposto (porque ganho recarga) e ainda ganho renda mensal de 30% ao indicar amigos… E assim vivo num pais de desemprego, com um governo que apoia o trabalhador, uma realidade que é um filme? Livro? teatro? Ou realidade??….

    Sou Paulo Zambroza, (e não vou colocar meus dados de endereço aqui, porque, se você digitar meu nome paulozambroza (junto) ou paulo zambroza (separado) no google vai me achar em mais de 50 mil registros…

    A Marina vem aí…

  364. edilson souza de oliveira disse:

    estou com lula e nao abro mão de votar na Dilma,a futura presidente do brasil depois do trabalho bem suscedido do lula,parabens presidente de ter lutado juntos com as personalidades para trazer os jogos olimpicos para o nosso país,tambem gostei de ver o seu choro,mostra o amor que tem pelo brasil.

  365. wesley disse:

    @Sara Maria, o povo enjoou do Lula? acorda e vem para a realidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  366. Ramiro Grossi disse:

    O PT MESMO COM TUDO O QUE ENFRENTOU PARA MUDAR ESTE PAÍS CONTINUA SENDO EM TODAS AS PESQUISAS O PARTIDO POLÍTICO FAVORITO DO POVO BRASILEIRO.
    A DILMA SERÁ A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DA REPÚBLICA E A ELITE PAULISTA VAI TER QUE ENGOLIR A CONTINUIDADE DOS PROGRAMAS SOCIAIS, A COPA DO MUNDO, O PETRÓLEO SOCIAL, AS OLIMPÍADAS DO RIO E O POVO BRASILEIRO NO PODER.

  367. Edson Ramos disse:

    Já tinha ouvido isso de um amigo, que o Lula não irá ser candidado em 2014. Ora bolas, será que somente eu não tenho o dom de ler a mente do presidente? Esse negócio de vôos mais altos, só se for candidato à Presidência Americana(e até lá, sei não se seria tão alto assim…).

  368. luizgeraldosantos disse:

    o pres.luisinacio é um vendedor de sonhos.um mercador de iluzões.tem vendido seus produtos e não entrega a mercadoria.vendeu o fome zero e os famintos continuam sem comer.vendeu o espetaculo do desenvolvimento e,até agora,não houve nem desenvolvimento. vendeu milhões de empregos e moradias e mais uma vez,nada entregou,está vendendo o pac e as entregas estão paradas,esta vendendo o pre sal para entregar daqui ha 25 anos e acabou de vender a copa e as olimpiadas com entrega prevista para 20 anos.é preciso muita fé.papai noel existe

  369. Rafael disse:

    O artigo é ridículo! Só não vê quem não quer que o PT mudou o cenário político brasileiro: com exceção do serrador de SP todos os outros pré-candidatos para 2010 são de esquerda. Só mesmo esses jornalistas órfãos de Carlos Lacerda é que teimam em desclassificar o PT usando Lula pra isso. Seus dias vão acabar Corvos do neo-liberalismo!!

  370. Ricardo Ortiz disse:

    Eu faço parte dos 67% que apoiam literalmente o governo LULA, mas figuras como DILMA ou SUPLICY (aquele da idiotice do cartão vermelho!), nunca votaria neles.

    Ficará a única solução para manter a continuidade do governo, o Governador CYRO GOMES. Este maluco, se vier candidato apoiado por LULA, eu VOTO E FAÇO CAMPANHA POR ELE!

    Medalha de ouro nas Olimpíadas para LULA!

    Alguém tem que levantar uma frente para o terceiro mandato.

  371. carlos disse:

    Gente,o PT,hoje e um partido falido sem identidade,vejamos hoje os homens de confiança do Presidente Lula,dito por ele em viagem ao Nordeste.Fernando Collo de Mello,Renan Calheiros,José Sarney,Jader Barbalho e Romero Jucá,e a grande aliança do PT.eles são uma vergonha.

  372. FRANCISCO LINHARES PONTE JUNIOR disse:

    ISSO É PARA PROVAR QUE O BRASIL E CAPAZ AINDA DE MUITAS COISAS,MAS SO DEPENDE DO POVO SABER QUEM IRAM COLOCAR NO PODER,MEU POVO BRASILEIRO PELO O AMOR DE DEUS OLHEM O QUE O BRASIL ERA ANTES DO LULA E O QUE O BRASIL E AGORA NO FINAL DE SEU MANDATO NAO TEM NEM COMPARAÇAO MEU POVO,AQUELE GOVERNO ANTIGO QUE VENDEU TODO O NOSSO PAIS E ACABOU COM MUITAS ESPERAÇAS NAO DEIXEM MAIS VOLTAR NAO,AGORA O BRASIL TEM QUE CONTINUAR INDO PARA FRENTE…..MUITO OBRIGADO SENHOR LULA VOCE NOS DEU NOVAS ESPERANÇAS PARA UM VIDA DIGNA E FELIZ……ATENÇAO BRASIL……

  373. arlindo júnior disse:

    Quando começar a campanha de verdade e os debates,Dilma vai mostrar que tem condições de ser presidente.

  374. Evandro Correia disse:

    Não é só atos de corrupção que ele encobre. Tem os assassinatos de Celso Daniel e Toninho do PT que não foram investigados até hoje.

  375. VILDE MENEZES disse:

    A impressão que tenho de determinados analistas da política nacional, é de um total deslocamento do real. De uma subestimação impressionante da capacidade das pessoas humildade de fazerem escolhas… É bom que se diga que muito das conquistas do Governo LULA, é fundamentada nas experiências de diversos governos locais que conseguiram em um cenário de dificuldades econômica e fiscal, fazerem grandes realizações nos anos 1990. Forma os grandes contrapontos aos governos de FHC, com, por exemplo: As administrações PTista de Porto Alegre, BH, Camaragibe-PE, Icapuí-CE. Só para falar de algumas experiências. De modo que não dá para analisar LULA, seu governo e o PT, sem considerar algumas peculiaridades locais. Penso que este tipo de análise está muito mais para formação de opinião (portanto dogmática), do que para esclarecer de forma lúcida os fatos.

  376. Flávio disse:

    Imparcialmente digo, que qualquer presidente no lugar de Lula faria o que foi feito.
    Nao é apenas o governo de Lula que faz a coisa acontecer, e sim, a necessidade de um País emergente que vem seguindo uma política econômica desde o primeiro governo de FHC.
    Como foi dito pelo presidente do Banco Central, que em 2016 o Brasil será a quinta economia do mundo. Mas, nao implica dizer que só será se Lula for o presidente!
    Devemos, contudo, reconhecer o que foi feito pelo presidente, mas também devemos querer enxergar os atos de corrupção que ele ativamente encobre. Se de fato ele se preocupa com os Brasil, deveria dar o exemplo de que a ética é possível.
    Apenas isso.

  377. JORGE ALEX disse:

    eu acho que o brasil nunca esteve
    tão bem como ta com LULA
    parabéns.
    eu sou nordestino,mais torci muito
    pelo o RIO,viva o o RIO viva o BRASIL
    viva LULAAAAAAAAAAAAAAA

  378. osmar disse:

    nunca na estoria do nosso´pais tivemos um governo tao comprometido com opovo o pt vai eleger que quer que seja o prosimo presidente

  379. Mário Jorge G.Rocha disse:

    Mário Jorge
    Me desculpe o Paulo Baia,quando ele afirma que o presidente LULA não será canditado apresidencia em 2016. Após a eleição do RIO para sediar as olimpiadas de 2016, ELE retornara com o Slogan ” Iniciou comigo e se
    realizara em meu Governo”. Inclusive acho mque a indicação da DILMA é apenas fachada, o que ele quer na realidade é um canditado, para que ELE possa confrontar com o seu Governo e voltar.

  380. Félix disse:

    O melhor presidente da história do Brasil.
    O maior projeto habitacional: Minha casa miha vida;
    PROUNI,construção de escolas técnicas federais, mais vagas nas Universidades federais, etc… Agora compare com os oito anos dos entreguistas do PSDB,DEM, PPS

  381. CAETANO disse:

    o pt vai eleger e releger DIMA o voto do povo brasileiro sabe muito bem se livrar dos baixos golpes desta midia tendenciosa.

  382. CAETANO disse:

    TEM GENTE, QUE QUER SEPARAR A FIGURA DO PRESIDENTE LULA AO PT EU NÃO SEI POR QUE ESSE MEDO DO PT OU SERÁ QUE UMA CERTA CAMADA DA SOCIEDADE JÁ ESTA COM MEDO DO PROJETO 20 ANOS DO PT QUE VAI ELEGER E RELEGER DILMA.

  383. paulo sergio celestino de oliveira disse:

    Dilma Rousseff ela sera eleita pois o pais nao pode para ,lula mudou a cara deste pais ,nao podemos mais valtar ao que eramos por isso e dilma presidente

  384. itamar da silva ferreira disse:

    O Brasileiro pode bater no peito e dizer nos temos mais que um presidente nos temos um estadista.

  385. Flávio disse:

    Enquanto isso, a educação da massa… a massa, aquela que Lula governa,continua de mal a pior. E se você acredita que nosso país será uma potência no futuro, bom aí…isso quer dizer que és no mínimo um desinformado, se não um legítimo representante da massa governada por Lula.

  386. Paulo disse:

    @Rose,
    Se ele tem pretenções de ser um Fidel, acho sinceramente que seria bom vc observar que ele tem crenças mais modernas e melhores para serem expostas e discutidas. Entretanto, se ele decidir vir em 2014 acredito que será bem recebido e espero que o faça na sucessão do seu sucessor ou da sua sucessora, pois deixa uma marca que precisa ser mantida: o Brasil é um país bem melhor, mais justo e mais confiável, do que já algum dia.

  387. Claudio disse:

    @Cláudio,
    Ficará famoso, ficará para sempre no poder. Mas não será bom porque não é. Por mais que gaste bilhões em propaganda. Dilma é uma questão de esperar o debate. É ainda pior que o Lula. Depois dela, será o dilúvio

  388. Claudio disse:

    @geroaldo de santana,
    O Nordeste merece muito mais que este pouco do Bolsa, programa roubado do bolsa escola. Em Pernambuco, como em outras partes, sem fiscalização muitos estão desviando esse dinheiro. Programa sério não só poe na conta, vê pra quem , vê quem precisa mais, e fiscaliza.

  389. Claudio disse:

    @Antonio Carlos de Oliveira,
    Ele é que nos convenceu que era analfabeto.
    Ele é que nos convenceu que era pelos pobres
    Ele é que nos convenceu que não sabia, que não privatizaria, que não roubaria, que não mataria, que não copiaria, que cortava na própria carne.
    É já o nosso Perón. Ficou famoso, deu filme e afundou a Argentina.

  390. Claudio disse:

    @Antonio Pereira,
    Assim achava Celso Daniel

  391. Claudio disse:

    @Flávio Luiz Sartori,
    Os banqueiros tão com Olula
    A Dilma tem os que a conhecem e detestam, e nós que vamos ver ela falar…
    Se ela se eleger não haverá Lula 20014

  392. Claudio disse:

    @Adenilto o. silva,
    Que bobagem
    O Serra era mais pobre, foi exilado e é muito mais trabalhador. Esse é o cara de esquerda.
    Lula neo liberal quer ser imperador. Só pensa nisso

  393. Claudio disse:

    @Carlos,
    Você é mais um que acreditou que o Lula é um ex-metalúrgico. Ficou lá um ano e virou chefe sindical, negociando com os empresários paulistas. Ele esteve como presidente do PT com todos os chefes de estado. É o mais inteligente e o mais imoral dos nossos presidentes o qual praticou o neo liberalismo mais deslavado, que os banqueiros o digam. Muitos acreditaram que seria analfabeto. Nunca se exilou como o Serra, filho de feirante e grande administrador. A economia foi tocada pelo Meirelles que era deputado do PSDB. Trabalhou pra ganhar fama, gastou em propaganda e ganhou muitos títulos. Acho que mereceria outros tantos. Só trabalhou para si e para seu poder imperial. É o nosso Perón. Mas não elegerá a Dilma. Deixa ela falar.

  394. Luiz Amancio disse:

    O Brasil jamais terá um Presidente como Lula,
    e deixará o poder como o homem mundo.Um Presidente de todos e deixará saudades. Dilma ganha apertado, mas vence a eleição

    Brasilia DF

    02/10/2009.

  395. Cláudio disse:

    É o Partido mais confiável do Brasi. O PT ainda tem e sempre terá a sua estrela. E foi aí que se formou um dos maiores políticos do mundo, nos últimos tempos: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

  396. Carlos disse:

    @Evandro Correia, Cuidado com o complexo de vira-lata ele é terrível. Quanto a pretensão….leia isto:

    Em dezembro de 2002, o recém vitorioso das eleições Luiz Inácio Lula da Silva chorou e emocionou os presentes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao ser diplomado presidente. Lembrou que em sua trajetória política foi acusado, muitas vezes, de não ter curso superior. “Ganho meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país”, destacou, em discurso que se tornou célebre.

    Oito anos mais tarde, quando deixar a Presidência, ele sairá do governo levando na mala títulos de dar inveja a qualquer PhD. Hoje, perto do sétimo ano de mandato, Lula já acumulou 263 diplomas de diversas origens.

    “Quanto mais exposto ele está, mais as pessoas querem homenageá-lo”, explica Cláudio Soares Rocha, chefe da Diretoria de Documentação Histórica (DDH) da Presidência da República, que registra os diplomas, desde aqueles de participação em palestras até títulos da nobreza britânica. Um dos documentos de maior destaque é o Príncipe de Astúrias, prestigiado prêmio da nobreza europeia. Lula foi premiado por sua cooperação internacional, em 2003. “É um Nobel da Espanha”, compara Rocha. O documento é acompanhado de uma escultura do artista espanhol Miró, além da quantia de 50 mil euros. Entregue desde 1981, apenas Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram os brasileiros homenageados com o Príncipe de Astúrias.

    A família real da Inglaterra também prestou homenagem ao ex-metalúrgico. Há três anos, Lula recebeu o título de Cavaleiro honorário da Grã-cruz da ilustre ordem do banho. Conta a lenda que os cavaleiros medievais, no retorno das batalhas, faziam uma pausa estratégica na cidade de Bath (“banho”, em inglês) antes de se apresentarem ao rei e serem condecorados por ele.

    Apesar do reconhecimento internacional, os prêmios nacionais são os mais numerosos. E dos mais diversos tipos: desde título de doutor honoris causa até certificado de participação em palestra. E a concorrência para dar um título ao presidente parece ser grande.

  397. Helio SS Rugger disse:

    A corja de petralhas e seus asseclas do foro de são paulo+chapolin chavez+indio cocalero+múmia assassina maldita fidel = tirania socio-bolivariana na América do Sul !!!
    O Brasil sendo vilipendiado e saqueado por essa súcia abjeta que se alojou no poder e infiltraram por mais de duas décadas,seus simpatizantes na mídia,escolas,universidades, igrejas,etc. com intíuto de desinformar ,lançar mentiras e campanhas sórdidas contra as Fôrças Armadas,distorcer a história recente,transformando assassinos,terroristas,sequestradores em heróis ???!!!!!!!!E o povo, ignorante,desinformado ,é facilmente manipulado pela escória vermelha !!!!Com apoio e passividade suspeitíssima da imprensa covarde e/ou conivente !!!! chega de hipocrisia !!!Felizmente , ainda existem pessoas íntegras e bem informadas ,que não se deixam levar pelas fanfarronices,mentiras e bazófias dos malditos que querem transformar o Brasil e a A.S. em um enorme satélite de Cuba !!!! Fora com a imundície vermelha e seus defensores !!! Serão varridos do mapa mais uma vez !!! Lembrai-vos de 1964 cambada de pulhas vermelhos !!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  398. raimundo disse:

    Eu o Raimundo de Brasilia tenho minha
    opinião se o PT não fechar com o PMDB
    para presidencia é emtregar o Brasil
    de presete para o PSDB

  399. freitas disse:

    @Maria, espero que vç tenha visto os jornais desta semana, vç lembra do mensalão lá de minas?qual era o partido?era do pt.uma pena.brasil.

  400. freitas disse:

    é isso mesmo tem mais é que deixar a turma do vender o pais tomar conta do brasil,vamos vender mesmo.vejamos a pais que lula vai deixar.com credito,e moral lá fora.

  401. Sandro Pereira disse:

    @Ana, onde é que eu posso assinar o seu comentário?
    Bravíssimo!

  402. Sandro Pereira disse:

    @PEDRO SOARES, Meu amigo se me permite eu discordo de você. O Presidente Lula fez sim reformas.Reformou o Legislativo, hoje quem manda no Senado e na Câmara é ele. Só votam o que ele quer. Reformou o partido. Para chegar ao poder mudaram de discurso e de identidade, eo que é pior, para permanecerem lá são capazes de tudo, tudo mesmo, até de mandar tirar do ar comentarista político da Globo que falou contra o seu governo. E a maior de todas as reformas, reformou a cabeça de milhões de brasileiros que nunca deram um tostão para Lula como presidente. E hoje, por causa do “São Bolsa Família” o ilustríssimo presidente leva as famílias brasileiras na bolsa, ou melhor, NO BOLSO.

  403. Edmarcos Costa disse:

    Acho que ciclo do PT está se fechando. O partido da ética já não existe mais e, com Dilma ou sem Dilma o PT não convence me mais – a não ser os miseráveis desta país. Agora, Lula entra para a História Mundial!! Eu não voto no PT, por achar que Dilma não está preparada e que ela será uma marionete nas mãos do Lula e do PT, se eleita.

  404. Ivaldo Batista Costa disse:

    Lá de pequena Belém saiu Cristo,me parece que o filho de Caetes quer notoriedade. Vaidade! Lula pode eleger um poste, mas Dilma não. Um não mente nem se mostra arrogante, o outro macula sua prória imagem. Creio que Lula está confortável. Vai carregar seu alto índice de popularidade pra si mesmo, não vai dar pra ninguém, meio egoísta.

  405. Adenilto o. silva disse:

    O fato de um presidente de origem pobre ser o melhor de todos os tempos incomoda boa parte da elite brasileira.

  406. geroaldo de santana disse:

    se você fosse aqui do nordeste onde temos cidades que vivem quase em estado de miséria devido a pratica de administrações que surrupia odinheiro das prefeituras deixando o povo até sem o sálario do mes trabalhado talves a visão de vocês fosse diferente quanto ao lula como ao bossa família.

  407. Oscar Pessôa disse:

    Concordo com o artigo. O mandato de Presidente da República nunca foi do PT, mas sim de Lula. Qual seria o outro nome do PT para as eleições de 2002?… 2006?… Em 2010 isso se comprova com a completa falta de opção dentro do partido. Fato que não ocorre com PSDB, PMDB, PSB… e hoje até com o PV!
    A era Lula esta terminando e o PT sabe disso, debate-se agonizante mas não quer reconhecer publicamente que errou feio na manutenção de seu projeto majorítário.

  408. Sérgio Bittencourt disse:

    @MÁRCIO FERREIRA, volte pra escola camarada, pois você deve ter memoria curta ou deve ser filhinho de papai !!

  409. Sérgio Bittencourt disse:

    @Alice Easter, Vocês falam de Lula e votam no MotoSerra, e no Kassab e depois querem ser formadores de opinião !!! Risss… é brincadeira…

  410. Sérgio Bittencourt disse:

    @Marat Calado, Parabéns pelo seu comentário,compartilhamos da mesma opinião

  411. Sérgio Bittencourt disse:

    @Jandira helena, PIG é o partido da imprensa golpista e fascista que nunca quis que nosso país fosse pra frente, humilhando e escondendo do povo, apoiando os seus próprios donos. A imprensa brasileira é comandada pelos coronéis, e por família ligadas a emissoras de radio e televisão, quando não tem uma apadriamento então ela fará o papel de desestruturar um Brasil que está avançando e não vai mais depender de migalhas que eles querem dar através do Criança Esperança e similares !! Viva a Internet, pois aqui podemos nos expressar sem sermos reprimidos.Quanto ao estudo sobre a Argentina pós Peron, prefiro me concentrar no Brasil mesmo…

  412. Antonio Pereira disse:

    Lula, o melhor presidente da historia do Brasil,não adianta a rede globo querer e contra, porque só vai perder credibilidade ainda mais.

  413. fatima disse:

    Não adianta a imprensa se debater como louca. Lula é uma figura impar, maravilhoso…e fará sua sucessora. O povo brasileiro só tem segurança com Lula.

  414. Flávio Luiz Sartori disse:

    PESQUISAS MANIPULADAS AJUDAM A MÍDIA DE OPOSIÇÃO TENTAR DIVIDIR A BASE POLÍTICA DO GOVERNO E CRIAR UM CLIMA DESFAVORAVEL A PRÉ-CANDIDATA DILMA ROUSSEF

    http://flavioluizsartori.blogspot.com/

    Pesquisas manipuladas, redes de televisão, apresentadores, jornalistas, colunistas, sites, blogs, jornais enfim todos intervindo de forma inequívoca em um processo eleitoral que legalmente só terá início na metade do ano que vem, porque?

    Simples meus caros internaltas, desde de que ficou claro em 2002 que a oposição seria vitoriosa, as elites que sempre dominaram o cenário político brasileiro, que não são só políticas, mas também e principalmente empresariais com influencia histórica na mídia, aparentemente aceitaram momentaneamente o inevitável porem com a perspectiva de que a situação demoraria só quatro anos, que Lula seria apenas mais um Lech Valessa, que igualmente como na Polônia dos anos oitenta, fatalmente teríamos um desastre e tucanos e seus sócios democratas e demais fisiológicos da política brasileira estariam de volta já em 2006 para salvar o Brasil.

    Não foi bem isto que aconteceu na prática, muito pelo contrário, o desastre não veio, Lula foi reeleito em 2006 e hoje ostenta o título de governante mais popular do mundo e tem todas condições básicas e objetivas de eleger o sucessor, ou melhor, sucessora. Talvez com mais tranqüilidade do que foi sua própria reeleição em 2006.
    Sua caminhada, no entanto, não tem sido e não será tão fácil, contra ele e segmento políticos que se articulam na sustentação de seu governo estão em permanente articulação as mesmas elites que governaram o Brasil até 2002 e que jamais se conformarão em ter que agüentar mais quatro anos fora do poder.

    São setores empresarias e forças políticas que compõem elites que sempre governaram o Brasil e que nunca aceitaram mudanças que representassem distribuição de riqueza que realmente significasse melhor condição de vida para a grande maioria dos brasileiros por puro medo de perder privilégios.
    Mesmo já não tendo a força que tinham no passado, quando se articularam para depor o Presidente João Goulart em 1964 e depois quando, após o fim da ditadura militar conseguiram através de planos econômicos com maciço apoio de a mídia influenciar na opinião pública e ter peso nas eleições, principalmente dos anos oitenta e noventa do século passado, elite e segmento político que governaram o Brasil até 2002 continuam ai atuando o tempo todo sem parar, aliás, aqui e também em toda América Latina, ai esta Honduras para comprovar.

    Se no passado a mídia de massa com os jornais escritos, depois o rádio e a televisão, conseguiam ter bastante influencia para a partir de uma classe média sempre temerosa em perder privilégios inserir na formação de opinião, hoje, com a democratização da comunicação, principalmente com o Internet e é claro com a melhora das condições de vida e consumo da população, as coisas estão mais difíceis para a mídia que representa os setores conservadores no Brasil.

    Mesmo assim a mídia que representa a elite que esteve no poder até 2002 continua atuando e tentando influenciar na política brasileira praticamente que diariamente, são crises e crises que nunca acabam, qualquer fato é uma crise. Recentemente com a aproximação da data final para mudanças partidárias, quando o quadro político das eleições de 2010 começará a ficar definido, foi à vez de um importante braço da mídia tradicional brasileira entrar em ação, estamos falando de institutos e empresas de pesquisas eleitorais.
    Com um Presidente da República com mais de 80% de aprovação que já tem uma pré-candidata a sua sucessão, a única saída para a oposição foi enfraquecer e dividir o bloco governista.
    Mas antes é fundamental identificar quem são e como está atuando os principais atores no campo da mídia de oposição ao Governo Lula, principalmente a televisão. Estamos falando dos atuaram fortemente nos últimos dias no sentido de criar na opinião pública uma tendência no sentido de que o Presidente Lula não conseguiu e não conseguirá transferir seu imenso capital político para sua pré-candidata e presidência, a ministra Dilma Roussef.

    Vamos restringir neste primeiro momento a mídia na televisão que ainda é a principal do Brasil no momento e nesse caso as principais são: as Organizações Globo, a Rede Globo de Televisão e todos os outros órgãos de comunicação da família Marinho, depois, em menor intensidade e Rede Bandeirantes de Televisão e até mesmo o SBT, estas duas últimas redes de televisão sempre conviveram com a supremacia da Rede Globo sem realmente ameaçar.
    Depois que a Rede Record, que não participa da oposição ostensiva ao Governo Lula começou a crescer tomou o segundo lugar do SBT e ficou em condições de ameaçar a hegemonia da Rede Globo, as outras redes acordaram e traçaram suas estratégias de enfrentamento contra a Record, que passou a ser a principal adversária, inclusive com a culpa de que seria ajudada pelo governo.

    O furor da Rede Bandeirantes pode ser notado principalmente pelas intervenções de seu apresentador do Jornal da Noite Boris Casoy, criador do bordão “isso é uma vergonha”, que foi o jornalista que mais insistiu, inclusive repetidamente no Jornal da Noite da última sexta feira, 25 de setembro, na tese defendida por Carlos Augusto Montenegro do IBOPE de que o Presidente Lula não conseguirá transferir seu prestígio para sua candidata a presidência. Para quem não sabe o principal item de audiência hoje da Band é a transmissão de jogos de futebol e isso é possível para ela porque atua em sociedade com a Rede Globo na transmissão de partidas de futebol ao vivo em um sistema de monopólio onde a Bandeirantes é apenas a coadjuvante.

    No SBT também se percebe a atuação de critica constante ao governo, principalmente por parte do jornalista Carlos Nascimento, um de seus âncoras.

    Felizmente, hoje a opinião pública não é mais presa fácil dessas manipulações, a Internet é uma ferramenta fundamental, através dela redes de informação de jornalismo alternativas se articulam em todo Brasil. Em 2006 foi a partir das denuncias do site Conversa Fiada do jornalista Paulo Henrique Amorim é que a farsa montada pela Rede Globo foi desmascarada. Naquele momento a Globo insistiu em exibir os pacotes de notas aprendidas ao invés de destacar a queda de um avião com dezenas de mortos, em uma mentira jornalística contra membros do Governo Lula, que provocou a realização do segundo turno da eleição presidencial. Depois, quando a verdade veio à tona, a opinião pública pode ser esclarecida e dar o troco no segundo turno quando o candidato da oposição Geraldo Alkimin teve menos votos do que obteve no primeiro turno.

    Flavio Luiz Sartori – flavioluiz.sartori@gmail.com

  415. Antonio Carlos de Oliveira disse:

    Infelizmente vamos demorar para ter outro Presidente igual ao LULA, ele quebrou o nariz de muita gente que o chamavam de “ANALFABETO”…. Agora é “DILMAMULHER” que o país precisa e em 2014… “SALVE LULA”…

  416. Jandira Helena disse:

    @Rudimar,

    É porisso que a oposição se fortalecerá.

    Dilma é pior que o Lula.

    Deixa ela falar. Deixa ela aprimorar

  417. cassia disse:

    @cassia,

    Gostaria de corrigir erro acima e complementar. O governo está com a mídia da record da TVE da radiobrás. E fica com ódio de um canal que dizem que nem é de oposição (preste atenção).

    É igual ao caso do jornalista Larry Rohther que disse que o Lula bebe e que foi praticamente expulso do país. Se o homem tivesse limites veria a desigualdade de força. Foi um horror. E o Lula bebe, eu vi.

  418. Jandira helena disse:

    @delson lima,
    O Lula é arrojado, é paulista, e foi sindicalista, 1 ano só operário.

    Desde sempre foi chefe do sindicato e do PT.

    Mamou nos tempos bons do planeta, mamou no bolsa escola, mamou no proer e no Meirelles. E botou o país no recorde mundial de corrupção.

    Quer mamar mais. Só que se não vier no terceiro mandato, não virá mais como presidente. Este é que é o dilema.

  419. Jandira helena disse:

    @Roberto Locatelli,
    Vc tem razão, haverá um pós Lula, que se for com a Dilma queima-se o Lula 2014. Ela é muito pior que o Lula e o Lula sabe.

    O bolsa família é filho do bolsa escola. Bolsa família com 20 reais é compra de voto. Devia ser maior, o que Lula faz só as vésperas da eleição. Esperto, não?

    Como ele está não é legal não. Muitos tiveram a competência de perceber. Ninguém seria contra um programa se a transferência de renda não fosse tão pobre.

  420. Roberto Locatelli disse:

    Acho engraçada essa expressão: “pós-Lula”. Ela revela um desejo mal disfarçado de que o Brasil apague o período Lula e regrida aos tempos do Príncipe Charmoso FHC. Tempos desastrosos, nos quais o Brasil ia de joelhos pedir dinheiro ao FMI. Numa das vezes o Presidente Jimmy Carter teve que intervir, pois o FMI não queria mais nos emprestar um tostão.

    O PSDB, às vésperas da eleição, resolveu mudar o discurso. Resolveu ser a favor do Bolsa-Família e dos programas sociais do Governo. E o que eles vão dizer?

    – Nós pensávamos que o Bolsa-Família era Bolsa-esmola, mas agora descobrimos que é muito legal!!

    E o eleitor responderá:

    – Se é bom, por que vocês não tiveram a competência de perceber isso antes? Agora, em época de eleição, mudaram de idéia?

    “Pós-Lula”? O “pós-Lula” é Dilma 2010, Lula 2014, Dilma 2018.

  421. delson lima disse:

    para que o brasil andasse com seus próprios pés,foi preciso um operário(e nordestino),arrojado. Os possuidores de mestrados,doutorados, muito pouco ou quase nada fizeram todavia, é mistér que se reconheça
    que os tempos mudaram…e continua mudando.DL.

  422. Jandira helena disse:

    @Julio Adiala,
    Voto com Gabeira e contra a Dilma

  423. Jandira helena disse:

    @Sérgio Bittencourt,
    O que é o pig?
    Estude a Argentina antes e depois de Peron

  424. Jandira helena disse:

    @Abdonildo,
    Demo foi uma palavra usada pelo Bush, que coisa feia

  425. Sandro disse:

    @Daniel,
    Vote nela, e aí sim todos veremos. É fraca, é dura, é mandona, é chata, é a que ao contrário do Lula, quer ter um currículo mesmo que falso. Quem trabalhou com ela vai certamente aparecer para nos dizer quem ela é. Mas os milhões para emplacá-la já estão recolhidos. Talvez ela se eleja e será muito pior que o Lula. Acho que o Lula vai ter mais chances 2014 se a Dilma perder.

  426. Rudimar Romancini disse:

    A ministra Dilma, deve e será eleita em 2010 para dar continuidade e aprimorar o então governo Lula. Rudimar

  427. Sandro disse:

    @paulo fernando da fonseca,
    Quem nos entrega no pré-sal, na dívida bélica é o Lula. O Lula é o neo liberal mais cara de pau. Só teremos retrocesso se continuarmos na mesmice. Temos que mudar, esta é a grande riqueza da democracia. Esse discurso que vejo aqui usando a palavra demo, como disse um leitor é o discurso dos entreguistas deste país. Dos que tem planos imperialistas. Que história antiga. Se para ser oposição tenho que ser tucano, assim será. Não sou idiota, não leio o estadão, sou povão, mas não sou bobo

  428. Rudimar Romancini disse:

    Ministra Dilma, deve e será eleita em 2010 para dar contuidade e aprimorar o então governo Lula.

  429. Sandro disse:

    @Julio Adiala,
    É isso aí. Vou votar na oposição e ainda nem sei qual o meu candidato. Quando um cara fica muito popular e fica grande igual o PMDB, detesto, sinto cheiro de maracutaia

  430. Sandro disse:

    @Jorge Luiz da Silva,
    Lula foi operário 1 ano. Depois só conversou com os bacanas. Ele é mais um bacana que chega. Só que não quer sair. E tem já muito bacana com ele, nomeou os amigos em tudo que é lugar, tão todos ricos e ainda querem calar a mídia. Detesto gente chefite.

  431. Jack disse:

    Dilma não ganhará a eleição ano que vem, o Lula deixou um vazio político e sacrificou tudo ao seu redor pela “governabilidade” (sendo que na verdade pretendia atingir suas próprias metas), não tenho nada contra o Lula até acho que ele foi um bom presidente (certamente um homem muito esperto, e quanto a isso nem a oposição pode negar), porém, ainda que tenha sido um bom presidente foi um mal político e jogou um poquer de alto risco no planalto, agora, vê-se acuado pela vitória iminente de José Serra no ano que vem, então corre contra o tempo para terminar tudo que ainda puder como uma política iraquiana de “terras arrasadas” (assim está se dando com o pré-sal, verbi gratia)…
    Por fim, tem-se que só o futuro dirá como vai ser em 2014, e ano que vêm no máximo ocorrerá um segundo turno entre José Serra e mais alguém…
    é o que acho e reitero, por já dito anteriormente…

  432. Jandira Helena disse:

    @João Souza,
    Síntese perfeita

  433. Jandira Helena disse:

    @Briguilino do blog,
    Um bom motivo será o de votar no futuro.
    Gosto de votar, sou contra a ditadura.
    Voto em qualquer um que for oposição.
    Lula é a nova elite, é ditatorial, daí a escolha da Dilma que tenta mudar o semblante e o discurso, mas não tem a lábia do Lula.

  434. Jandira Helena disse:

    @lontra,
    Essa palavra DEMO usada pelos petistas de São Paulo me lembra muito o discurso religioso do BUSH

  435. Jandira Helena disse:

    @Jack,
    O Lula é quem mais praticou o capitalismo neoliberal. Deu um pouco para os pobres e milhões para os amigos e o poder. bsta consultar os banqueiros paulistas.

  436. Jandira Helena disse:

    @cacilda b galiotto,
    Voce está ainda no mundo em que só existem 2 polos. Quem não quer o Lula não é obrigatoriamente tucano. Votei no Lula e agora votarei no Serra. Não considero o Lula nem metalúrgico nem iletrado. Há muitos anos ele está na conversa em SP com os barões. Não tenho inveja de nenhum político, atividade que deve ser muito dura e chata. Mas quero alguém que faça muuuuito mais que ele há 8 anos no poder. só preparando o seu novo império.

  437. Ivomar C. Bianchin disse:

    UM CONCELHO AOS PULITICO DO BRASIL !
    PILARES: de Miro Saldanha
    Entre as Músicas escritas e interpretadas
    Destaca-se, a meu ver,a Música PILARES, que
    aborda a decadència da relaçôes
    FAMILIARES e MORAIS…
    Vale apena Ovir essa MÚSICA

  438. leonardo nascimento disse:

    PAULO BAIA, MEU CARO, TENHO CERTEZA QUE LULA VOLTARÁ EM 2014 SE DILMA NÃO FOR ELEITA EM 2010. SEMPRE VOTEI EM LULA E CONTINUAREI VOTANDO, MAS NÃO SEI AINDA SE VOTARIA EM DILMA. ESSA DÚVIDA ESTÁ EM MAIS DE 50% DAS PESSOAS QUE VOTARAM NO ATUAL PRESIDENTE. LULA É INTELIGENTE E SABE QUE EM 2014, SE CANDIDATO FOR, GANHA NO PRIMEIRO TURNO, SEJA QUEM FOR O PRESIDENTE DA ÉPOCA.

  439. Edmilson Martins de Oliveira disse:

    O Lula abandonou os ideais da luta dos trabalhadores, de onde surgiu como político. Isso tem cheiro de traição. Hoje é um populista tipo Getúlio Vargas. Mantém-se politicamente à custa dos mais de 50 milhões de miseráveis, que precisam do bolsa-família. Lula poderia ter contribuído para o crescimento cidadão e político do povo brasileiro. Não o fez. E é uma pena! Para a chamada governabilidade, ou seja, para se manter no poder, prefere entregar o ouro ao bandido. Nunca o grande capital foi tão bem sucedido como no governo Lula. E a que preço para o país! E a educação, a saúde, a cultura, segurança, esperança… pra baixo. Governar assim não convém. Os candidatos que se apresentam para 2010 não convêm. É necessária a busca de um novo rumo para a política…

  440. Eslen Giddeon. disse:

    Levará muito tempo para o país se refazer do mal perpetrado por Lula e demais petistas. Ou melhor seria chamá-los de bolivarianos?

    Nem que queira Lula se elegerá em 2014. Elegeu-se da primeira vez em razão de circunstâncias únicas que certamente não mais existirão, bem como em razão do sonho de parcela da população, que acreditou no discurso dele e de seu PT. Discurso esse que, GRAÇAS A DEUS, logo abandonaram quando chegaram ao poder.

    Infelizmente a ideologia bolivariana e a índole totalitária não os abandonou. Continuam sonhando em seguir os passos de Hugo Chaves.

    Não acredito nem um pouquinho que Lula assim que puder tentará novamente chegar à presidência, ainda mais agora, que devido ao que fez seu antecessor (FHC) com o Plano Real, Lei de Responsabilidade Fiscal, PROER, etc, preparou muito bem o Brasil para os momentos de crise que chegaram após 6 anos em que o mundo cresceu vigorosamente, que corresponderam aos primeiros 6 anos de Lula no poder, para sorte dele (que não entendeu isso até hoje, creditando tudo à sua capacidade).

    Então, Lula hoje se acha um Deus, se acha mesmo “o cara”, tanto que nem pensou em fazer a burrada truculenta em curso em Honduras. Logo, sabendo que deixou algumas bombas para explodir no peito de seu sucessor (gastos públicos galopantes), conta com um efeito contrário ao de que desfrutou como herança de FHC. Ou seja, conta que as bombas que deixará dificultarão em muito o governo de seu sucessor, bem como com as reformas inadiáveis que esse será obrigado a fazer (que Lula não fez, obviamente, já que não é do tipo de homem público que tem coragem de fazer o que precisa ser feito, mesmo que desagrade a setores da sociedade, preferindo atos que lhe granjeiem aplausos fáceis), que sempre geram traumas e contrariedades, para retornar nos braços do povo.

    Mas, felizmente, nada disso acontecerá, ao contrário do que imagina.

    A ascensão de Lula e do PT ao poder se deu em razão de peculiar conjuntura, aliada à curiosidade e ineditismo da aposta em um grupo esquerdista que se dizia detentor da ética e da verdade.

    O que Lula e ou PT esquecem é que hoje ninguém mais tem ilusão com ele nem com o PT, o que cada vez mais vai ficando claro, em razão de seus atos, como a truculência por ele promovida em Honduras.

    Hoje, é evidente que Lula e o PT sonham em fazer no Brasil o mesmo que Hugo Chaves faz na Venezuela. Quem ainda tiver dúvidas, absurdamente, basta observar como os petistas e Lula sempre bateram e batem palmas para tudo que Hugo Chaves vem fazendo na Venezuela, mesmo para os atos mais truculentos e antidemocráticos.

    Também vivem defendendo e batendo palmas para Fidel e Raul Castro, para Evo Morales, Rafael Correa e demais bolivarianos.

    Enquanto Lula estiver no poder a visão de tudo isso estará um tanto velada, mas, à medida que seu governo vai chegando ao fim tudo já começa a ficar mais visível, mais perceptível e, finalmente, terminado seu governo, as coisas ficarão mais claras. E aí, nunca mais retornará, para felicidade do Brasil, que estará livre do grupo político mais pernicioso para o povo brasileiro, bastando observar a destruição que Chaves faz na Venezuela, que é o sonho de consumo de Lula e demais petistas. Para repetirem aqui tudo o que Chaves vem fazendo na Venezuela é só um questão de tempo. Tempo esse que, ao que parece, graças a Deus os brasileiros não lhe daremos.

  441. Daniel disse:

    com, certeza com o meu voto a Vilma vai ser uma ótima presidente e vai mudar a história politica do brasil paguem para ver….

  442. E. G. disse:

    Sem Lula não existe PT. Lula só se sustentou em razão do que fez seu antecessor e do que manteve de sua política econômica, além da coincidência do forte crescimento em todo o mundo por 6 anos de seu período à frente da presidência, antes de acontecer a crise financeira. Dele mesmo, muito pouco, muita tagarelice e demagogia. E isso é ferramenta para enganar a muitos durante algum tempo, mas saindo ele de cena, ficará claro o que foi sua real atuação.

    Não voltará em 2014 nem que queira, já que não há mais condições para isso. Só foi eleito por uma circunstância momentânea, que certamente nunca mais se repetirá.

    Quanto a sua candidata, já está bem evidente que terá um desempenho para lá de pífio. Quase certamente ficará na 4ª colocação no 1º turno. É muito fraca, e seu passado e sua índole lhe atrapalham demais. Isso para não dizer nada a respeito do que significaram os episódios do currículo e Lina Vieira junto aos formadores de opinião.

    Só mesmo alguém cego por sua imensa vaidade para acreditar que é possível eleger uma candidato como a de Lula.

    Além disso, a tosca e inacreditável trapalhada em Honduras, que conseguiu mais que milhões de palavras mostrar ao mundo qual é a índole e o senso de justiça de Lula e asseclas, aliada à cada vez maior visibilidade da aliança de Lula e do PT com os “bolivarianos” (Hugo Chaves e companhia) comprometem a imagem de Lula e do PT de modo irremediável.

    Hoje em dia, mais do que em qualquer outra ocasião, só inocentes não perceberam quem são os modelos e ideologias do agrado de Lula e do PT. Basta ver que são só elogios a Hugo Chaves, Fidel Castro, Evo Morales, Rafael Correa, Lugo, Sandinistas, e, pasmem, Zelaya.

    A ética petista já foi desmascarada há muito tempo por episódios de todo conhecidos, a tal ponto que o PT hoje é um dos símbolos nacionais de práticas políticas equivocadas, clientelistas, etc. É o partido amigo do Sarney, do Collor e do Renan Calheiros, o que dispensa quaisquer outros comentários. E, como se não bastasse, anseia nitidamente em seguir os bolivarianos passos de Hugo Chaves, repetindo por aqui, tão logo que possível, a cartilha que tanto aplaudem.

  443. cacilda b galiotto disse:

    @Carol, concordo com vc Carol, o q esses demostucanos tem é inveja, pq um metarlugico iletrado fez muuuuuuuuuito mais que o principepe enrustido.

  444. jose disse:

    A TURMA DO PAU E CABEÇA OCA TA PEDRDENDO A TETA.
    RSRSRSRSRSR

  445. Maria disse:

    @Santos,
    Que classe trabalhadora? A da turma lá de Brasília? Quem cria fatos, não é governo? A avaliação positiva de vários ditadores, incluindo Hitler, Mao, Stalin e Peron nem sempre são sinônimos de boa liderança. A história demonstra, o futuro dirá, que sem alternancia no pdoer, corrupção e atraso é o que vem a frente. Eu não sou mídia, você acredito que não seja. Salve o que nos resta, que é a liberdade de protestar.

  446. Maria disse:

    @Carol,
    Lula foi e é o mais popular, o mais corrupto, o mais carismático, o mais palanqueiro e marketeiro, o mais imperial. Foi o presidente mais esperto de todos os presidentes que tivemos, o que conseguiu ser o mais neoliberal e manter a cara de povo. As pessoas não conseguem ter dele uma visão completa. Sem dúvidas ele tem qualidades. Mas é difícil perceber neste presidente de palanque que os seus defeitos são graves. Que a falta de ética tem o seu comando. A maioria da população reconhece nele a solução para o país. O que está difícil é reconhecer que estamos com um presidente autoritário, que nos engana e que quer nos impor uma sucessora que nem esconde a sua veia ditatorial. É esta falta de percepção e reconhecimento o que impera, infelizmente. Você fique tranquila, o presidente ficará no poder, como tantos outros voluntaristas. Agradeça que exista alguma oposição, que é o contraponto que garante a democracia.

  447. zenaide boy disse:

    a sra.Dilma, não age de acordo com dogmas do partido, por isso não deve ser presidente da repúbloica, uma mulher que se diz petista mas se trata no hospital sírio libanes com nosso dinheiro, não merece voto de confiança. e bem aquele ditado. faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço. por que ela não entrou na fila do INSS para se tratar, ela não é melhor que ninguem.

  448. Maria disse:

    @Armelindo Prando,
    Sem dúvida. O PT que teremos pela frente, será mais coeso, peresentante da ala majoritária, representante ou representado pelo marcante Lula. Só que o caminho escolhido ficou diferente do esperado. Muitos dos que votaram com o PT, e não eram afiliados ficaram decpecionados. De fato ele conseguiu novos adeptos. Seu marketing é moderno, sua política é que é antiga. Com isso ele ganha, mas a política perde. E suja-se a trajetória do PT.

  449. Maria disse:

    @Danilo,
    O Lula não mudou a cultura política do Brasil, só acrescentou mais corrupção. Se FHC privatizou a Vale, Lula privatizará a Petrobrás com o pré-sal. A política econômica dos 8 anos Lula é mais neoliberal que a de FHC. Quer outra política? Vote no Serra que discordava da linha econômica de FHC e Lula. O PT foi, e eu admiro, a oposição mais atuante no país. Arquivaram 600 processos? Como? Até agora não arquivaram o processo contra o Malan pelo Proer, que o Lula até ofereceu ao Obama para crise financeira atual. Se reconece que a nossa solidez financeira se deve ao proer, porque não arquivou o processo? É porque é esperto, flas uma coisa e faz outra.

  450. Marat Calado disse:

    Os jornalistas e o professor Paulo Baia, demonstram desconhecimento total sobre Lula e o PT.
    O fundador principal do PT se chama Lula. NUNCA ELE VAI SE AFASTAR DAS ORIENTAÇÕES PARTIDÁRIAS da qual ele faz parte..
    Na hora certa tudo volta ao normal com relação ao PT e Lula. Isso é histórico, é só ver quando das crises mais sérias (como no senado e no suposto mensalão). Fica tudo com o comando partidário, mas é claro que o Lula participa das decisões. Isso é normal e sempre será assim.
    O PT é a maior organização partidária hoje no Brasil e isso incomoda muito. Talvez esse seja o motivo desse comentário tão pobre.
    A historia política partidária do Brasil, hoje, se divide em antes e pós PT. Eo Lula faz parte dessa história. Queiram ou não.
    Conheçam mais o Lula lendo o Dicionário Lula do Ali Kamel (um bom trabalho de pesquisa) e saibam sobre o PT lendo um documento, Por Um Partido dos Trabalhadores, quando da sua fundação.
    Com todos os problemas, o PT veio pra ficar e organizar os trabalhadores e a sociedade. Isso é definitivo.

  451. Maria disse:

    @antonio,
    Falta de critério é uma coisa, corrupção é outra. Corrupção quem pode dar lição nós conhecemos

  452. helio disse:

    @Tânia da Matta,
    Não sou uma pessoa preconceituosa, mas reconheço que faço parte de uma minoria não religiosa e que se informa. Sou a favor de programas de transferência de renda, e não sou contra o Bolsa família, mas COMO ele é conduzido. Infelizmente conheço o programa profundamente e conheço os números. Conheço também a forma como ele não é fiscalizado. Não contraponho que se gaste bilhões em programas similares. Este porém não consegue na sua imensa maioria fixar a renda. Tenho certeza que ele se aperfeiçoará. Passaremos o período eleitoral e recuperaremos a seriedade. Ocorre que trabalhando com a parte mais pobre da população, me interesso pelos resultados que observo na microescala, e pelas estatisticas do governo e do meu serviço. Programas contra a mortalidade infantil, pela assistência materno-infantil existem felizmente há um bom tempo e os resultados se produzem a longo prazo. Se a senhora se interessa por estatísticas, veja a realidade do município pobre de Lauro de Freitas na Bahia, maior bolsão de miséria e desemprego do estado e descobrirá que a prefeitura petista distribui a bolsa entre os funcionários que contratou. Eles não ganham muito, mas já tem emprego. É uma realidade concreta, difícil de ser aferida, quando lidamos com números abstratos. O investimento sério em educação, todos os estudiosos sabem, é o caminho. Procure analisar e cruzar os dados para avaliar os resultados. É fácil, quando não se está na trincheira dizer que a saúde aumentou. O nosso ministro da saúde trabalha bem mas não pode fazer milagre sem verbas. Os hospitais federais nunca estiveram tão mal. Na ânsia de dar infinitos cargos para os amigos, o governo quase afundou o hospital do câncer no Rio. Este governo se elegerá apoiado pelos banqueiros paulistas que muito devem a ele. E por um bolsa família que é conduzido atabalhoadamente distribuindo R$20 reais que tanto você como eu sabemos que garante o voto mas não garante o prato de comida.

  453. Abdonildo disse:

    Lula além de ser “o cara”, PSDB e DEMO agregam o que há de mais nojento e malcaratismo nesse país!

  454. sonia disse:

    @Tânia da Matta,
    Já fui Petista como você e como a Marina. Mas votarei na Marina. A Dilma, lamento, poderá se eleger, mas não tem carisma. Representa a pior parte do PT.

  455. rose disse:

    @Pedro Jacintho sda Silva,
    A propaganda do governo é feita em televisão própria e não é comandada por pessoas concursadas. São governistas chegfiados por um jornalista que trabalhava na Globo. Lembra da TVE? agora o que existe é radiobrás, tv brasil, e dá-lhe Lula. Este governo em matéria de marketing bate qualquer jornal.

  456. rose disse:

    @Sérgio Bittencourt,
    Fortes como em S. Bernardo?

  457. rose disse:

    @Anderson Soares,
    Gostas de ditadura tá se vendo. E teremos o mesmo caminho que peron, traçou para a Argentina, Chavez para Venezuela, Solano Lopes para o Paraguai.

  458. helio disse:

    @Hélio,
    O país vai continuar a crescer independente de Barasília. Mas se quizermos dar o passo contra a desigualdade é melhor votar na oposição. Até agora voto Serra.

  459. rose disse:

    @adilson santos da silva,
    É isso vamos de Serra

  460. rose disse:

    @Joel Valentim,
    O triste é que quem faz oposição a Lula começa a perceber o mesmo que vc diz:o PT e o Lula não tem antagonismo. Se eles se merecem, o país não.

  461. rose disse:

    @Sérgio Bittencourt,
    Quem já viveu e viu muito sabe que a corrupção sempre existiu mas que nos últimos tempos deu um salto espetacular. Nortistas e nordestinos são um orgulho para o país, e estão fazendo história no Brasil e no mundo. Observo que a mudança da capital mais trágica foi a de Brasília, onde o governo se esqueceu não só do nordeste mas do resto do país. A conta ficou estrondosa para nós.

  462. rose disse:

    @Manuel Cândido Domingues,
    Não votarei em Dilma, porque acredito como você nas mulheres, sou contra o machismo, não acho a Dilma inteligente ou hábil como o Lula, pouco flexível, muito autoritária, com uma visão limitada e reacionária das coisas. Prefiro um terceiro mandato do que este interregno em que ao invés da mesmice, podemos perder o embalo. Entre dois não carismáticos prefiro o Serra, vindo da esquerda que progrediu e que não não tem administrações muito bem sucedidas. Sou jovem, mas estou atenta.

  463. jose j camargo disse:

    sou pt em todas as eleições, o partido não tem culpa dos falsos politicos,o brasil teve um passado horivel,na mão dos presidente anteriores hoje temos um brasil razoavelmente bom, tem muito que melhorar,mais lamentalmente não vamos ter outro lula da silva,soci,deus continuar tendo do povo brasileiro,e o lula candidatar de novo.

  464. antonio disse:

    @Alice Easter, Vai aprender historia mundial, antes de falar que os que escolhem o premio Nobel da Paz não são corruptíveis, lembre-se que estes já o concederam para Kissinger.

  465. Tânia da Matta disse:

    @helio, O Senhor deveria se informar melhor, deve ser por pertencer a uma minoria preconceituosa, mas quero informar que o Bolsa Família é um sucesso SIM para as Famílias que precisam, melhorou e muito os índices de mortalidade e de analfabetismo é lógico que ainda não é o Ideal mas está caminhando para isso.Procure ver os números antes de emitir uma opinião

  466. Tânia da Matta disse:

    Não acho que a sua opinião deva prevalecer numa reportagem, ela deveria ser imparcial, será que vcs ainda não conhecem o PT? mesmo depois de todos estes anos, é claro que a saída da Senadora Marina causa um estremecimento nas bases do partido mas nada além disso, o PT não está nem ficará em crise, principalmente no que diz respeito a candidatura de Dilma que apesar de estar no Planalto, nunca pode mostrar seu CARISMA para o POVO e nós os PETISTAS não os LULISTAS apoiaremos a sua candidatura Sim, Pois o orgulho de ser PETISTA e de ter feito parte de todas as mudanças que ocorreram no BRasil vai além de LULA.

  467. Richard disse:

    HAHAHAHAHA! É tão engraçado ver a direita se contorcer ao ver um governo social-democrata de fato (e não na sigla) se dar bem! É claro que a Dilma vai ser eleita. Infelizmente não há projeto de governo mais bem estruturado do que o do PT. Lula, por sua vez, vai levar sua experiência para outros países do 3o mundo, quiçá como presidente do Banco Mundial (dedos cruzados).

  468. carlos disse:

    E dificíl nos imaginarmos ter a Ministra Dilma eleita Presidente da Republica,pois sempre quando fala de um candidato a Presidencia de imediato pessamos num politico,e não num burocrata,e exatamente por este motivo que realmente não creio na possibilidade de Dilma ser candidata o que estou a assistir para min não passa de uma chuva de verão,nada contra a Ministra Dilma,mas realmente,sem carisma sem passado politico,não foi vereadora,deputado senadora.Te cuida Brasil.

  469. paulo fernando da fonseca disse:

    Com certeza o povo votará na candidata do presidente LULA. A ministra Dilma tem a competência necessária para ocupar o cargo, impedindo o retrocesso de ter um tucano no poder. Os entreguistas jamais devem voltar a governar o país.
    Os tucanos só tem os votos da classe média idiota leitora do Estado, da Veja e Isto É.

  470. Genilson Lucas dos Santos disse:

    Carlos foi infeliz nas suas colocações.
    Já é hora de uma mulher adiministrar o país.

  471. Gilberto disse:

    A Dilma é a Melhor escolha para o Brasil. Não fosse seu gênio. Mas para o Povo Brasileiro e para o Planeta o Melhor seria Marina Silva.

  472. clóvis melo disse:

    Apoiado nos funcionários públicos que o adoram (afinal, parou com as privatizações e concedeu aumentos salariais de mais de 250% à “catchiguria”) e nos milhões de zé-ruelas, zé-severinos e zé-raimundos dependentes do bolsa-família e completamente desprovidos de senso crítico e de informações, Lula vai chegar ao fim do mandato praticamente sem um arranhão em sua popularidade.
    É uma pena que o nosso povo seja tão desinformado, mas, vou fazer o quê? Chorar?

  473. carlos disse:

    A candidata Dilma,com todo respeito que tenho pela Ministra,o Brasil não precisa de uma Sargenta para comandar o País e esta e a imagem que demostra ter a candidata do PT,Dilma foi uma criação de Lula não foi escolha partidaria,veja com clareza sua vida pregresse na politica,foi Vereadora,Deputada,Senadora,e por isto que não podemos nem imaginar uma pessoa que não tem intimidade com a politica logo de cara ser Presidente esta e minha dúvida

  474. Manuel Cândido Domingues disse:

    @MÁRCIO FERREIRA, primata é sua linguagem, cheia de preconceitos do mais baixo nível. Seja minimamente razoável.Se você é tão inteligente, porque não se candidata, pelo menos, a vereador e tenta mudar a situação para melhor? Quem sabe chega a ser também Presidente da República, já que eu não posso,visto não ser “nato” no Brasil…

  475. Manuel Cândido Domingues disse:

    O Brasil sempre teve grandes líderes, talvez o maior deles seja o LULA, um gênio da política, um carismático no sentido mais transcendente da palavra; uma reserva de humanidade.Mas os melhores líderes são gestados e testados pela consciência cada vez mais cidadâ do nosso povo, alicerce de pedra e cimento da jovem democracia brasileira.Falando em jovem, penso ou tenho certeza que está madura uma nova liderança e o povo não pode ter medo dela como Regina Duarte tinha do Lula.Essa liderança que faz a difença só pode ser Dilma:uma mulher inteligente, preparada em todos os níveis para dar continuidade ao projeto do pós – Lula.È já tempo de acredditar na competência e habilidade das mulheres, sem machismos ou feminismos.As mulheres nos executivos parece não terem decepcionado:sejamos ousados e não reacionários.Olhemos para a frente e não para trás.Sonhemos juntos ou então ficaremos na mesmice.Quem sabe “Regina” vote em Dilma e não em Serra…

  476. MÁRCIO FERREIRA disse:

    já vai tarde sapo barbudo…imundo.

  477. MÁRCIO FERREIRA disse:

    …ATÉ QUE ENFIM VAMOS NOS LIVRAR DESSE ” PRIMATA SEMI-ANALFABETO ” QUE ATRASOU NOSSO BRASIL POR 8 ANOS, DEIXOU A AMAZÕNIA QUEIMAR, AS ESTRADAS PÉSSIMAS, O POVO NA MISÉRIA, DESEMPREGADO GANHANDO ESSA MALDITA BOLSA FAMÍLIA DE R$ 85,00 POR MENSALMENTE,MONTARAM UMA QUADRILHA NO GOVERNO PARA ROUBAR TUDO QUE PODIAM E ELE VIVIA BEBADO NO PLANALTO…ENVERGONHANDO O BRASIL POR ONDE ANDAVA…NÃO SABIA NEM FALAR DIREITO E NEM CHAMAR OS PAÍSES QUE VISITAVA PELO NOME CORRETO…FORA COM ESSA VERGONHA NACIONAL…E A DILMA VAI LEVAR DE 10 A ZERO, SEJA DE QUEM FOR…É MELHOR UM OFFICE BOY NO GOVERNO DO QUE ESSA GENTALHA IMUNDA E ALCÓOLATRA NOS GOVERNANDO.

  478. joselia disse:

    sera uma grande perda no cenário politico brasileiro, pois o governo dele alavancou a economia e o Brasil jamais será o mesmo sem Lula

  479. Cleber Reynaldo disse:

    Um governo corrupto, cujos lideres, desde o primeiro dia atiraram na lixeira mais proxima a postura de retidão moral. Um governo sem realizações, obras que beneficiem a população. Onde estão as estradas, hospitais, escolas, melhoria e modernização da infra estrutura do pais? Perdeu-se no PAC (plano de apoio a corruptos).
    Fora Dilma e qualquer outro petista para presidente, não a continuidade de brincar de com o erario publico em beneficio proprio.

  480. Afonso Martins disse:

    “Ele quer ser personalidade internacional, um avatar do povo brasileiro.”

    Grande saque, excelente linha de raciocínio – eu não havia pensado nisto antes.

    Nobel da paz seria pouco. Que outra distinção / cargo a nível global lhe cairía bem em acordo com com seu ego / pretensões / aptidões / carisma / influência conquistada e em andamento perante a comunidade do terceiro mundo?

    Depois que Arafat foi notabilizado com o Nobel da Paz, até o Elias Maluco, o Beira-Mar, O Osama bin-Laden e o Bush poderão vir a ser.

    Que tal Secretário Geral da O.N.U.? (Penso que ele dirigindo tal órgão lhe conferiria a importância que, se já teve algum dia (o órgão, não o Lula…), há muito o perdeu.)

    Afonso Martins

  481. Pedro magalhaes disse:

    Pedro Magalhaes

    Com certeza teremos outros desafios diante da mudança de governo, quero apenas resaltar que nos municipios do interior, sem dividas Dilma sera a mais votada, esses municipios sem os projetos sociais não conseguem atender bem seu municipes.
    Guaiúba-Ceará.

  482. Sérgio Bittencourt disse:

    @Gaio Grimald, Cara a corrupção sempre existiu aqui no Brasil, só que veio a tona nesse governo ou você não era nascido ou anda esquecido e quanto aos nortistas e nordestinos são gente da melhor espécie e que não teve culpa de serem esquecidos desde a colonização,quando D. João mudou a sede do império de Salvador para o Estado da Guanabara (Rio de Janeiro)pesquise , estude e aprofunde seus conhecimentos antes de opinar para não acabar se atrapalhando com as palavras…Abraços

  483. Sérgio Bittencourt disse:

    @Gisele, Oi Gisele espero que esse conselho que te dou ajude você em parte pesquise, estude, e quanto ao nervoso na prova do ENEM tenha bastante calma e lembre-se só quem tem a ganhar com isso é você, então não tem porque para ficar nervosa e que Deus te ilumine

  484. Sérgio Bittencourt disse:

    @Manoel de Freitas, Caro amigo quando não sabe falar é melhor nem opinar, pelo menos crie sua própria opinião ao invés de ficar repetindo o que o PIG diz e se você tem mais de 30 deve lembra-se de como estava o país há alguns anos atrás, agora se tem menos pequise faça uma busca e veja com seus próprios olhos como nós viviamos sem espectativas nenhuma… !! Seja inteligente coloque sua cabeça pra funcionar camarada.Abraços

  485. Sérgio Bittencourt disse:

    Saudações a todos e vós digo que o PT não vai deixar e muito menos o povo brasileiro permitirá que aqueles que sempre quiseram destruir nossos sonhos voltem ao poder,dizem que o povo tem memória curta porém 40 anos de descasos e humilhações ficaram marcados para sempre no corpo,na vida e na mente dos brasileiros, se eles pensam em fazer campanha na base de ataques,vão se ferrar pois quanto mais apanhamos seremos fortes !! Grande abraço Sérgio

  486. Pedro Jacintho sda Silva disse:

    A conjuntura polÍtica internacional mostra de modo claro a posição dúbia da mídia brasileira.Veja o caso do golpe em Onduras.Os golpista não são tratasos como tal, mas com governo de fato, deveriam ser mais claros na colocação, ou seja ditadores. O governo Cubano foi constituido a mais de 50 anos e até hoje é tratado como ditadura. Se fosse a Embaixada americana sitiada estaria esta sínica mídia muito mais indignada. Hoje existe algo muito pior que a sensura à imprensa do período ditadorial no Brasil, aquela foi evidente e portanto provocou a indignação do povo. O que temos hoje é a autosensura, onde a verdade é apresentada de modo teatral logo ilusoriamente para não parecer imparcial, dizem o que importam a eles e omitem o que interessam ao povo. Este e o grande perigo de uma imprensa controlada majoritariamente pela iniciativa privada. A concorrência é muito importante, incluseve na midia. E isto só é possível com o Estado Fazendo o papel de equilíbrio de opinião. Acredito muito mais na isenção do Estado no desempenho deste papel, pois a opiniao é produzida por um proficional cuja forma de ascenção ao cargo é por concurso búblico de prova e títulos, e portanto tém estabilidade no emprego sendo assim tende a não se preocupar se agrada ou não a alguém. Temos que ficar sempre atentos, a mídia é uma empresa privada como qualquer outra e como tal não pode achar que está isenta da lei. A lei tem que valer para todos.

  487. Emerson Dario Correia Lima disse:

    Entendo que no momento qualquer previsão sobre a manutenção do PT no poder, ou sobre a acessão de outro partido em 2010 é absolutamente imprevisível. Como dito no artigo acima, esta será uma campanha singular desde a redemocratização, pois pela primeira vez Lula não será candidato. Apesar do Presidente não ter ainda obtido êxito em transferir votos para Dilma, isso ainda não significa que não conseguirá. Uma coisa que porém é bem visível, embora não se comente muito, é a dificuldade da direita voltar ao poder, mesmo tendo seu candidato em primeiro nas pesquisas. Os fatores Ciro e Marina Silva apontam para existência de uma certa rejeição ao PT, porém com inalterada antipatia pelo clac direitista (PSDB/DEM)

  488. Alexander disse:

    A análise acima foi muito bem executada. Falha, porém, ao “eximir” o PT da responsabilidade desse casamento de mao única, em que só o Lula ganha. Os petistas que abandoram o PT ao longo dos últimos anos demosntram, de fato, que o PT histórico nao mais existe. Hoje é sombra do passado e cumpre o trite papel de respaldar o governo Lula, Sarney, Renan, e quantos outros canalhas estiverem pendurados nesse guarda-chuva.
    Triste sombra do passado, nenhum petista historico figura entre as expressoes atuais, o Mercadante “irrevogavel” que o diga. O Suplicy sempre foi uma sombra comica da Marta.
    Nada resta do antigo Partido dos Trabalhadores que dizimou a ditadura. A Dilma é o tiro de misericordia dado por Lula.
    Pobre politica sem valores reais de transformacao.

  489. antonio pereira disse:

    acho, que o pt se ferrou ao defender muita gente suja.até 2016!

  490. jose francisco disse:

    fhc>psdb>8 anos >o q fez?>privatizou aumentou a miseria>era sociologo.lula>anafabeto >pais c crescimento>diminuiu a miseria e agora é dilma>porque serra é psdb=atraso.

  491. lontra disse:

    @Francisco,
    Você está repetindo o slogan da ditadura: “ame-o, ou deixe-o” num convite para que a oposição se retire. Mas se a opção é pela democracia, haverá oposição legal, que não se retira e eventualmente reverte sua posição. Se você quer ditadura, lhe tranquilizo: já estamos um pouco nela. E como já fizemos antes, iremos recuperá-la com a bendita oposição. Quem viver verá.

  492. Francisco das Chagas Albuquerque disse:

    A meu ver, o PT continuará forte, mesmo após o término do segundo mandato do presidente Lula. A ficção criada pela oposição, com o apoio da grande mídia, denominada “Mensalão” e outros fatos do genero não conseguirá enfraquecer o Partido dos Trabalhadores. Isto porque o povo brasileiro, hoje, mais experiente sabe que o melhor para êle é não mexer naquilo que tá dando certo.

  493. francisco das chagas dassilva disse:

    dilma deve continuar o trabalho de lula. os incomodados que se retirem.

  494. Manoel de Freitas disse:

    @Valmir Dutra de Faria,
    Voce deve ser um desses pastor da universal, que usa a fé dos infieís para ganhar dinheiro fácil. Se só política já não é lá essas coisas, imagina misturar politica e religião. Seja louvado Deus, onde tem cidadão na terra usando o Seu nome para tirar proveito. Roubar usando a fé já não basta, agora quer ser o chefe da Nação. Imagina como ficario o nosso país.

  495. Manoel de Freitas disse:

    Chega de Lula, não sabe de nada, não vê nada, e agora deu uma de besta a interferi na politica de outro país. Nem no seu país ele dá conta de resolver os problemas a não ser fazer conchavo com os piores político. Essa tal de Dilma coitada dela, nunca foi simpática, agora não pode ver 3 eleitores que abre aquela boca com sorriso falso. Todo povo tem o governo que merece, mas devido a maioria do nosso povo ser analfabeto e ser pobre, que em troca de uma cesta básica ou bolsa familia, o resto do povo tem que aturar essa farsa de governo.

  496. JOSE ALVES disse:

    ACHO QUE O POVO BRASILEIRO NÃO SERA IDIOTA PARA ELEGER CANDIDATO DE LULA CHEGA DE ROUBO E DESMANDO ESSE PAIS PRECISA DE UM COMANDO PRECISAMOS TIRAR ESSES BANDIDOS DO PODER FICA ESPERTO GENTE É UMA VERGONHA O BRASIL TER 25 MIL PETISTAS OU ALIADOS DO LULA COMO FUNCIONARIOS COMICIONADOS GANHANDO ALTOS SALARIOS E POVÃO SOFRENDO PASSANDO POR DIFICULDADES BRASIL AFORA.

  497. Anderson Soares disse:

    Eu queria Lula pelo menos mais 12 anos no Poder.
    Como isso é possível? Pois é sim. Ele renúncia ao Cargo de Presidente no final de Março e Candidata ao Cargo de Vice-Presidente na chapa formada com Marina Silva ou Ciro. Assim Ele, pedirá voto para Ele mesmo (81% aprovação na pesquisa de setembro). Participaria diretamente no próximo governo, continuaria em evidência (nacional e internacionamente) e Candidataria a Presidência em 2014 novamente com direito a reeleição em 2118. Ai sim o Brasil, como está previsto por ele, 5º Econômia do Mundo. Por isso vamos gritar pelas Ruas do Brasil “Em 2010 LULA VICE E 2014 VICE-VERSA”
    PRESIDENTE – QUALQUER UM
    VICE – LULALALALALA

  498. Hélio disse:

    A realidade que o povo brasileiro é sábio, com certeza não vai voltar ao passado, eleger aqueles que quebraram o País, é só vermos o Brasil de hoje, e o Brasil de janeiro de 2003, há uma diferença muito grande, nosso País hoje
    é respeitado uma potência o povo vive melhor em tudo por tudo, o País cresce, existe alumas coisa erradas? existe sim, lembre-se que está há seis anos e oito meses e pois o brasil em
    ordem e é um País respeitado, o resto é resto, sobre o PMDB, não existe é partido partido, maria vai com as outras.

  499. joão marcos disse:

    lula vai conseguir sim eleger sua cadidataporque lula sim foi o pai da salvação dos pobres desse país e com certeza o povo vai votar sim em seu ou sua candidata
    aqui diretamente de santa cruz -PE.

  500. luis dos Santos Galvao disse:

    quando a eleição chegar para valer, E Lula apontar seu candidato(a) e todos os Brasileiros o conhecerem a oposição vai perder é feio, os Brasileiros não vão voltar a entregar o governo para aqueles que fizeram muito menos do que o governo Lula. vamos esperar para vê!.

  501. OSWALDO disse:

    a, estava me esqueçendo, durante a segunda guerra, a alemanha roubou toda a europa, dinheiro, quadros, jóias, adivinhem quem era o ladrão, ( hitler ) ,voçes sabiam que partido ele começou a vida política , para depois se tornar o nazismo……… ( P T )

  502. OSWALDO disse:

    LULA NÃO FEZ MAIS DO QUE DEVIA, AFINAL ELE NÃO FOI CANDITADO A FORÇA E SIM PORQUE QUIZ,PEGOU UM PAIS MEIO ORGANIZADO,UMA ECONOMIA EM CRESCIMENTO E ACHO QUE FEZ POUCO, TODOS OS PAÍSES VERDADEIRAMENTE EMERGENTES ( COREIA,INDIA,…) FOCARAM A EDUCAÇÃO COMO PILAR CENTRAL PARA DESENVOLVIMENTO, JÁ LULA ( MARACUTAIA…, MARACUTAIA,…, BOLSA……..,BOLSA…..,PAC ( MENOS DE 10% DA VERBA LIBERADA E SÓ,…SARNEY…SARNEY…, O FILHO QUE ESTÁ RICO, ACHO QUE SE FOR ESCREVER AS MARACUTAIS , NÃO VAI DAR

  503. adilson santos da silva disse:

    Todos nos já vimos como a PSDB governa o como o PT. A diferençia e muito grande!!! ” o brasil não pode ter retrocesso”.

  504. Elizabete disse:

    adoro o PT e se Lula nãoo puder continuar, pois ainda acredito em seu suposto e desejado terceiro mandato, deve dar sequência ao seu explêndio trabalho em defesa da massa, dos pobres e historicamente excluídos. Dilma ou Ciro. abaixo o resto!

  505. Thomas Anderson disse:

    Apesar de toda a cortina de fumaca em torno da candidatura de Dilma, creio que Lula, a exemplo de outros tiranetes do Cone Sul, na undecima hora dara um golpe de mao com vistas a ficar mais 4 anos no poder. E mais 4… E mais 4… Pobre Brasil…

  506. Cassia disse:

    @Gil,
    Muitos leitores estão descontentes com o governo, e querem trocar o poder. Não tenho nenhum apreço ao PSDB no Rio, e jamais votaria no DEM. Não tenho ódio, como existem em pessoas de todos os partidos (Leia os leitores com atenção)e sim extrema tristeza. Este governo estabeleceu uma espécie de orgulho com a falta de ética. E isto é o que desperta uma indignação saudável. A esquerda evoluída se sentiu traída. A esquerda radical não pode aceitar a condução da economia. Quem vota em Lula são os petistas, os neopetistas e o povo que foi engabelado pelo marketing do governo. É o seu caso? o que você pensa do ocorrido em São bernardo do Campo? A maioria da população nem sabe onde fica Saõ bernardo.

  507. cassia disse:

    @manoel,
    A mídia está com muitos canais de televisão, e tem o governo e pessoas como você que o adoram e ao capitalismo selvagem que implementa e que lhe garantem a maioria. este governo federal é paulista no mau sentido, não dá bola pro Rio. Faz metrô na Bahia, em Pernambuco e o do Rio? nada.

  508. Gil disse:

    Sinceramente!
    Pelos comentários, e olha que lí todos, parece-me que estou em um site do PSDB ( que do Covas não herdou nada ) e do DEM ( que tem na sua base de atuação a herança da pior coisa que ja houve na politica brasileira ACM )É muito ódio!!!!!!!

  509. Jorge Luiz da Silva disse:

    O e$forço aqui demonstrado para minar a real percepção sobre a política nacional é que me incomoda. Ninguém percebe que meia dúzia de canalhas está por trás dessas campanhas ridículas para tentar diminuir a importância dos avanços que o Brasil alcançou nestes anos de Lula. Viva o nosso operário presidente!

  510. JOAO HENRIQUE disse:

    As opiniões são extremamente pertinentes. E Lula realmente tem carisma de um avatar. E o que é mais interessante: ele acredita se-lo. Personalidades assim são extremamente úteis para humanidade pois são incorruptiveis e transcendem os limites dos homens comuns. Cria-se uma verdade e ela acaba sendo verdadeira. Que bom ! Pena que ele não volte para continuar seu magnifico trabalho em prol do Brasil. Felizmente sem partido o presidente vai além dos homens comuns. O perigoso disso é que se por um lado são incorruptiveis por outro acreditam que podem fazer tudo em prol da causa maior, daí o seu apoio a Sarney. Na verdade ele não apoia Sarney, mas a causa é maior em sua perspectiva.

  511. Julio Adiala disse:

    O fetichismo da pesquisa eleitoral é vendido pelos cientistas políticos como bola de cristal. Dizer que “Lula não conseguiu transformar sua aprovação em votos para Dilma” é um exemplo dessa mistificação da pesquisa. Voto só se conta depois da eleição, antes disso é intenção e intenção muda até na cabine eleitoral,como provou o Gabeira aqui no Rio. Vamos baixar a bola, o PT continua forte e nesses anos de Lula se tornou o segundo maior partido do páís.

  512. Valmir Dutra de Faria disse:

    O PT precisa urgente de fazer uma aliança com o Senador Crivella (PRB), a Dilma Russeff é uma mala muito pesada, ela não tem cheiro de povo, e o eleitor do Lula é o povão, Lula coloca alguém junto a Dilma que tenha carisma com o povão, o senador Crivella, lhe trará o peso da massa evangélica para o seu lado, pense nisso.

  513. c\arlitos soares disse:

    na realidade o PT, deveria se chamar PFPF (Par
    tido do Funcionalismo Público Federal) ou então
    PMP(Partido Metalúrgico Paulista) mas a classe
    trabalhadora como um todo ele não representa,a
    muito ele está distante, me mostre o que a clas
    se trabalhadora ganhou com o PT, no governo, es
    peravamos muito mais, quem se deu bem mesmo foi
    os dirigentes sindicais metalurgicos e funciona
    lismo público federal, o resto se danou.

  514. Gaio Grimald disse:

    @NEY ALMEIDA, Puxa, comentário interessante, senti que assistia alguém queimar uma cruz de madeira com um capuz branco na cabeça. Entendo que num momento de ira é fácil culpar o nortista ou nordestino de ter um sangue corrupto, (ou os judeus de causarem a peste negra.. enfim.. tantos exemplos..)

    Por que não pensar que o mal, a corrupção está no ser humano em vez de um grupo ou facção específica? É dificil admitir isso talvez porque estariamos incluídos na lama..

    Não sou livre do mal das respostas temerárias(somos humanos, não?) mas já aprendi que o melhor é perder o medo de fazer perguntas.

    Somos o país dos técnicos e especialistas em futebol, politica, religião, ensinados desde o berço a não questionar os paradigmas, mas o achismo é largamente incentivado, como uma coleira..

    O paradigma que todo o político é ladrão e ponto, por exemplo.

    Olhem a subversão do Porque, do Como.. do Se.. e como vencem os paragidma:

    – Porque todo político é ladrão?
    paradigma: por que sim.
    -Por que eu aceito isso?
    paradigma: ???

    – Porque o Brasil atrai corruptos?
    paradigma: por que existe impunidade generalizada.
    – Como chegamos a este ponto?
    paradigma: por causas do não aplicação das leis.
    – Porque as leis não são aplicadas quando necessário?
    paradigma: ???

    – Porque o Norte e Nordeste tem tantos exemplos de Políticos “de causa própria”?
    paradigma: por causa dos currais eleitorais.
    – Porque ainda existem currais eleitorais?
    paradigma: para manutenção do estilo de poder.
    – Como mudar o estilo de poder da região o coronelismo?
    paradigma: Acabando com a cultura de exploração.
    -Por que aceito que meus irmãos do nordeste ainda sejam explorados, e usados como arma na mão de poucos?
    paradigma: ???

    e por ai vai..

  515. R.Albuquerque disse:

    O PT seguirá em frente, mesmo porque a Oposiçao simplesmente não existe.

  516. Renato Andrade disse:

    “PT” nunca foi um partido de trabalhadores. Me aponta um governante desta partido que trabalha?
    Conheço este “Partido de Trambiqueiros” desde sua criação.
    O que fizeram de picaretagem em SP, RS, CE, etc, é inacreditável que ainda exista gente que acredita nesta tropa de vagabundos que sempre visaram o poder.

  517. manoel disse:

    Gente este apoio da mídia em geral e principalmente a ORGANIZAÇÃO PARTIDARIA DO GLOBO vem trabalhando há ano para PSDB voltar a financiar esta organização (PING), pense bem se TIVERMOS a infelicidade E RETROCESSO de ser governado um PAULISTANO ( não gosta de CARIOCA), a CONTA ACUMULADA PELO APOIO A TADOS ANOS da mídia vai para na mesa deste PAULISTANO que intero e colocou de quatro o povo mais humilde desses pais.
    VAMOS DEFENDER A CONTINUAÇÃO DA VITORIOSA POLITICA DE GOVERNO PARA TODOS (NÃO SÓ DA ELITE BRASILEIRA, REPRESENTADA PELA O PING GOLPISTA DO GLOBO) INPLEMANTADA PELO GOVERNO LULA E OS PARTIDO DOS TRABALHADORES DO NOSSO QUEREDO BRASIL!!!!!!

  518. helio disse:

    @jbmartins,
    O partido é sério na sua busca articulada do poder. Mas se perdeu e se sujou tanto no caminho que não podemos classificar os seus objetivos fora disso como sérios. Ele nem precisa atirar pedras, ele é a pedra maior que não há quem retire.

  519. lontra disse:

    @Amores SP,
    Diria que inchou. Inchou em conchavos com a escória, corrupção e morte. Para crescer errou a dose e inchou. Ganhou tamanho e perdeu as qualidades. Perdeu os objetivos e se perdeu na estratégia. Triste,não?

  520. jbmartins disse:

    Não concordo, teve uma pesquisa ai no site da Uol, qual o Partido mais Serio o PT disparou na frente, ai tiveram que criar uma outra pesquisa para ver se derrubava o PT, o Problema é que todos (como diz PHA) sabem que Sarney é Sarney, como todos sabem que congresso é congresso, a Oposição com suas “eticas” de papel e com a grande midia protegendo, pinta de e borda com pinta de etico, imagina quem vai para o front, é aquilo que Jesus falou e eu digo para quem esta no Congresso quem não tem que atire a primeira pedra.

  521. Amores SP disse:

    O PT foi o partido que mais cresceu nas ultimas eleições.

  522. Rosalia disse:

    @roberto,
    Qual a proposta? Foi do PT? Quanto cinismo. A prática da cueca, do mensalão, do lixo, de São Bernardo etc.,passamos tres anos acompanhando. Transparência depois de estar com os bolsos cheios é querer nos enrolar. Proposta esperta porque tardia.

  523. lontra disse:

    @Carlos,
    Não fique triste, o povo vota com você. Quem é verdadeiramente de esquerda vota na Marina Silva. Tucanos e petistas são de São Paulo. Vams variar com o Acre.

  524. roberto disse:

    O PT apresenta proposta de transparências de doações políticas e os senadores de outros partidos reprovam. Portanto é uma notícia RUIM e VOCES colocam o rosto do LULA ao lado da notícia ruim. É dose! E ainda falam em liberdade de imprensa. Deveria ser LIBERTINAGEM de imprensa. Falei!

  525. ROSE disse:

    Não aguento mais abrir qualquer jornal na internet e deparar com a cara dese sapo. O que é isso? É tortura? Já não basta as propagandas mentirosas na televisão? Chega!!! o brasileiro já não aguenta mais.

  526. João Souza disse:

    Lula, você é o cara.

    Você é o cara que esteve por dois mandatos à frente desta nação e não teve coragem nem competência para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança estão piores do que nunca.
    Você é o cara que mais teve amigos e aliados envolvidos, da cuéca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas.
    Você é o cara que conseguiu inchar o Estado brasileiro com tantos e tantos funcionários e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.
    Você é o cara que mais viajou como presidente deste país, tão futilmente e às nossas custas.
    Você é o cara que aceitou todas as ações e humilhações contra o Brasil e os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e outros.
    Você é o cara que, por tudo isso e mais um monte de coisas, transformou este país em um lugar libertino e sem futuro para quem não está no grande esquema.
    Você é o cara que transformou o Brasil em abrigo de marginais internacionais, negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso para um país democrático que o julgou e condenou democraticamente.
    Você é o cara que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.
    Você é o cara que está transformando o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com as indenizações imorais da “bolsa terrorismo”, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos que manipulam alguns verdadeiros colonos.
    É, Lula! Você é o cara…
    É o cara-de-pau mais descarado que o Brasil já conheceu.

  527. lontra disse:

    @Geraldo,
    Aqui do Rio só ouço os feitos PT. Não ouço tanto sobre o Serra, mas parece que aí, na terra do Lula o Serra venceu. Quem é da saúde reconhece o que ele fez.

  528. lontra disse:

    @S. Luiz,
    Prefiro o Serra, filho de feirante, alvo até de falsos dossi~es por este governo. o pré-sal não foi este governo que descobriu. A nossa projeção internacional acontece, mas a custa de muitas perdas para Bolívia, Equador, Venezuela, Argentina e Paraguai. Agora seremos uma potência bélica, com armamento que não é de ponta, dizem os especialistas. O que salvou o governo Lula foi o Proer do Malan que nos salvou da crise bancária. O Lula é extremamente inteligente, porém centrado em si mesmo, arrogante e tão autoritário que não ouve os estudiosos de nenhum assunto. É tão voluntariosos como vários outros personagens da triste história sulamericana.

  529. lontra disse:

    @alberto barbosa,
    O labirinto é o Lula. A candidata não será a Dilma. Breve, breve saberemos quem. Há até a possibilidade de vir o próprio Lula. A popularidade com a máquina de marketing desse governo nos lembra a grande popularidade alcançada pela propaganda nazista. As vezes não elegemos o melhor.

  530. lontra disse:

    @Santos, Ninguém acha que o PT acabará. O que se acha é que ele se sujou muito para isso. O casal K da Argentina, o Chavez e o presidente da Coréia do Norte se queixam da imprensa. Nem precisa da imprensa, basta ligar o cnal do senado e da câmara para ouvir do governo tudo que nos estarrece.

  531. helio disse:

    @Joel Valentim,
    Estamos na ditadura. O presidente tem já o congresso comprado no mensalão. Tem no senado a presidência do aliado Sarney. A vontade de derrubá-lo nas urnas é grande. Porém o homem comprou o voto, gasta num palanque eterno, com Duda, para convencer um povo que está com submarino nuclear mas com educação de última quakidade. É fácil com a sua popularidade ficar pra sempre. Muito difícil tirar um populista do poder. Nova oligarquia atrasada substitui a passada. Alguns, como religiosos chiitas teimam em crer que tudo que ele faz de errado tem uma luz lá na frente. a história prova o contrário.

  532. Ana disse:

    @Jorge,
    Parece que assim será, mas esta a nossa triste sina.

  533. Anahelio disse:

    @Alice Easter,
    Essa é minha esperança

  534. lontra disse:

    @roberto varello da cruz,
    O PT paulista não está morto, ao contrário está no poder e muito forte. O que nos referimos, e conhecemos o PT desde a sua fundação, é que ele perdeu a sua grande oportunidade de mudar o país, e avançar nas idéias. Assim também mudou o MDB da ditadura que virou o poderosíssimo PMDB do Sarney. Que bom para você que tem orgulho do seu partido. Mas sem questões de fé, a qual não se discute, o equívoco do seu partido é claro para mim, e para muitos companheiros de esquerda. Se não questionarmos as nossas práticas nunca avançaremos nas idéias. As práticas do governo são antigas, cínicas e imorais. Nos tempos atuais é inaceitável o caso de São bernardo, o mártir Delúbio. Sim, queremos a saudável alternância do poder, que oxigena os órgãos inchados pela nova oligarquia.

  535. acdlima disse:

    Com a Marina candidata o Lula vai ter que escolher muito bem o vice da Dilma. Precisamos saber quem vai ser vice de quem, ou seja que lado o pmdb vai apoiar. pois este é o partido dos oportunistas. O PV da Marina possui zequinha sarney e alguns psdbistas do seu lado. O PSDB não larga os DEMs de jeito nenhum. e o pt está aliado a um monte de partidos fisiológicos: ptb, pdt, pr, pl, ou seja, tirando o psol, pstu e pco não tem muitas outras opções para se aliarem. o PPS do Ciro é galinha do pé queimado.

  536. Evandro Correia disse:

    Um bom motivo para votar na oposição é diminuir a corrupção. Nunca antes na história deste país houve uma roubalheira do tamanho do mensalão. Outro seria investigar assassinatos como o de Celso Daniel e Toninho do PT.

  537. Briguilino do blog disse:

    Anote, Dilma vencerá aeleição do ano que vem no primeiro turno. Disse que ela seria nossa primeira presidente no dia 22/05/2006.
    Dê um único motivo para que o povo eleja um candidato da oposição e votarei nele rsss

  538. Jack disse:

    Com Michel Temer para vice muitos dos que ainda votariam na Dilma se recusarão a faze-lo, posto que como jurista as posições de Temer se distanciam diametralmente do wellfare state socialista, sendo absolutamente liberais no modelo do antigo PFL.
    Por conseguinte, a única conclusão a que se pode chegar é figuras como Ciro Gomes, Aécio Neves e Marina irão decidir se haverá segundo turno ou não, vez que no cenário atual José Serra será Presidente.

  539. Vanderlei disse:

    A aprovação do presidente LULA, sem dúvida, foi através de enquete realizada com o pessoal que recebe o “bolsa esmola”. Infelismente o povo brasileiro não é politizado, e se vende por qualquer miséria. A questão da educação no Brasil, é uma das piores do mundo. O governo Lula (PT), faz o povo de palhaço, e tem tantos imbecis e idiotas no Brasil, que acreditam que estamos em uma Democracia. O governo rouba e faz as falcatruas e não acontece nada. Povo
    ignorante, isto é democracia? acorda Brasil, que os governantes só querem é enriquecer as nossas custas.

  540. Carol disse:

    O Lula foi o melhor presidente que o Brasil já viu.
    Mas infelizmente as pessoas não sabem reconhecer isso.

  541. Joel Valentim disse:

    @Alan, muito bom, estou contigo e nao abro mao.

  542. Joel Valentim disse:

    @Heloísa, voce nao sabe o que fala.

  543. Joel Valentim disse:

    @PEDRO SOARES, para aprovar essas reformas meu amigo nao depende so do presidente nao estamols na ditadura depende de outros politicos no congresso que nao tem nenhum interese de aprovar ate porque a vontade deles e de derubar o presidente.

  544. Alan disse:

    Que partido não gostaria de está num labirinto destes? Há uma grande campanha para desconstruir o PT,mas de acordoo com pesquisas ele é o partido mais admirado do Brasil.Não enxergo nenhum antagonismo entre petismo e lulismo, pelo contrário,acho que estas entidades são dependentes e ao mesmo tempo complementares entre si.

  545. José Antonio da Cruz disse:

    Na União Soviética aconteceu mesma situação com o PCUS. O partido se confundiu com o governo. Acabaram ambos,pois sem partido não ha governo sustentável.O Lula, no início, não precisava de alianças, com a votação que teve. Mas vacilou, caiu em bebedeiras. No caso Lula x PT, fica claro que é um partido burgues, na concepção, igual aos outros. Não é um partido de classe, nem de opção pelos trabalhadores. Somente o discurso era radical, mas a pratica já era conciliadora.O partido acaba desse jeito, porque não enquadrou Lula. O PT poderia exigir que Lula cumprisse seu programa o deixasse o partido.Para Lula tanto faz estar no PT ou em outro partido, pois o que lhe importa é o poder(e já está nele. Problema de Lula, ao submeter o partido aos seus interesses, é que pensa pequeno- a curto prazo. O futuro dirá dos equivocos e um e outro.

  546. Adão Pereira-Birigui-sp disse:

    I – Gostei muita da matéria…foi mais um aprendizado…
    III – Gostaria de ver o Presidente Lula, em um lugar de destaque. Não conseguirá viver fora da politica ” Desenvolvimento Social Sustentavel”
    III – Lula ajudou muito a construir o PT, como muitos outros. Só que. Pela Governabilidade, a divida Petista, ficou muito cara. Impagavel. Em outras palavras.Acabou com o PT. Opinião minha…

  547. NEY ALMEIDA disse:

    QUE TRISTE SINA ESSA DO BRASIL…
    UM PAÍS QUE SO PRESTA GEOGRAFICA E NATURALMENTE…
    HUMANAMENTE…NÃO VALE NEM O QUE DEFECA.
    CHEGAR AO PONTO DE PERMITIR-SE CORROMPER POR UMA FIGURA DEPLORÁVEL COMO A DE FERNANDO HENRIQUE, SARNEY, TANCREDO NEVES (O MAIOR BLEFE DA HISTÓRIA DO BRASIL – BASTA LEMBRAR QUE SARNEY GOVERNOU COM TODO O MINISTÉRIO ESCOLHIDO PELO TANCREDO E QUE O PRÓPRIO TANCREDO ESTVE SEMPRE “CASADO” COM TODOS OS GOVERNOS DE TODAS AS IDEOLOGIAS) E, POR FIM, O PAÍS DEIXAR-SE TORNAR REFÉM DE UM CRÁPULA OPORTUNISTA IGNORANTE, MARGINAL, MENTIROSO, SALAFRÁRIO, LADRÃO, CORRUPTO E ANALFABETO COMO O LULA…É REALMENTE DEPRIMENTE….E AINDA CORRE-SE O RISCO DE VER-SE A DILMA ASSALTANTE DE BANCO CHEGAR À PRESIDÊNCIA…É O FIM DOS TEMPOS.
    AINDA BEM QUE JÁ ESTOU NOS MEUS 65 ANOS E NÃO DEVO VIVER P´RA VER O ARMAGEDON.
    O BRASIL JÁ É A LATRINA DO MUNDO…P´RA CÁ VEM ATRAÍDOS TODOS OS CANALHAS, DESDE A DESCOBERTA DO BRASIL…É O ESTIGMA DO BRASIL.
    BASTA LÇEMBRARMOS O RONALD BIGS…QUE ERA “ARROZ DE FESTA”. AQUI VIVEU ANOS E ANOS COMO CELEBRIDADE.
    PIOR É TERMOS DE LER IMBECIS COMO ESSE AÍ EM CIMA DE SE UFANAR POR TEREM O LULA…SÃO TODOS VERMES…ELES SE MERECEM.
    MELHOR SERIA QUE O MOVIMENTO SEPARATISTA DAS REPÚBLICAS SULISTAS DE ANTA GARIBALDI E OUTROS TIVESSE DADO CERTO…ASSIM, PODERÍAMOS ESTAR VIVENDO EM OUTRO PAÍS.
    O DNA DO POLÍTICO BRASILEIRO É ESSENCIALMENTE NORTE/NORDESTINO. QUEIRAM OU NÃO, É ESTATÍSTICO. APUREM O NÚMERO DE ESCANDALOS, ROUBOS, FALCATRUAS, DESVIOS DE VERBAS. DEPOIS, APUREM A INCIDÊNCIA DE POLÍTICOS NORTE/NORDESTNOS ENVOLVIDOS E CONFIRMEM E QUE ESTOU DIZENDO…TALVEZ POR ÓDIO DO SUL/SUDESTE…QUEM SABE FREUD PUDESSE EXPLICAR. MAS, É FATO.
    HÁ IDIOTAS E CANALHAS QUE VIVEM SE ESCONDENDO ATRÁS DE ARGUMENTOS ESPERTOS DE QUE É QUESTÃO DE PRECONCEITO…MAS, NÃO É. É ESTATÍSTICO…CONFIRAM P´RA VER.

    SE HOUVESSE UMA REPÚBLICA DO SUL, DE BÚZIOS P´RA BAIXO, SERIA UMA REPÚBLICA ABSOLUTAMENTE PRIMEIRO MUNDISTA…

    P´RA QUEM NÃO ACREDITA, COMPARE O BRASIL DE ANTES DA MUDANÇA DA CAPITAL FEDERAL DO RIO P´RA BRASÍLIA E O OUTRO, APÓS A MUDANÇA…O BRASIL TORNOU-SE UMA LIXEIRA MUNDIAL.

  548. Ari Chamulera disse:

    Eu desejo que esse partido de quadrilheiros com o chefe ladrão, que muito me decepcionou e me indigna hoje vão para inferno nas eleições de 2010

  549. Carlos disse:

    Flávio Arnsé um tucano oportunista
    a Marina Silva saiu pra entrar no Pv e continua apoiando o governo

    gostei da parcialidade na abordagem do assunto, tanto que eu cliquei num banner gigante que mostrava o Lula e embaixo dizendo o Labirinto no Pt pós Lula

    acho que só existe divergencias no PT mesmo , pq todos outros partidos são utopicamente perfeitos e não representam nada certo?

    mas se os especialistas disseram deve ser verdade , então eu acho que me enganei

    coincidentemente a melhor opniao escolhida é uma anti Lula…

  550. jose rubens rodrigues disse:

    Se o Lula conseguir elejer a Dilma,o que eu acho que não vai ser muito facil,continuaremos no mesmo dilema.Mais quatro anos de disputa pelo poder no senado e na camara.E tome mais corrupção,desmandos,conchavos e atos indiscretos,enquanto isso muitos brasileiros morrendo nas filas dos hospitais publicos,nas guerrilhas urbanas,nos deslizamentos de morros por não terem uma moradia digna,por falta de saneamento basico etc.Não se podera votar os projetos de grande relevancia para a nação poque a pauta continuara trancada pela estupides dos vossas senhorias.

  551. Malu disse:

    Se a capital federal fosse menos distante, em todos os sentidos, o presidente e demais políticos se sentiriam menos confortáveis.

    A Brasília dos políticos é um mundo à parte, outro planeta, talvez…

  552. Sara Maria disse:

    >>A minha opinião é que este é um texto comprado.O PT está mesmo liquidado.Não tem candidato, repararam?Mas, Lula tbm está.O povo enjoou dele.Essas conversinhas ridículas, essas respostinhas equivocadas,Sua FALTA DE EDUCAÇAÕ, estão soando gritantes, neste momento.O fato de querer impor Dilma, o pré-sal e outras questões tornam Lula um bocado intragável.Sem essa de Nobel da Paz.menos , querida, menos……..>>>

  553. Geraldo disse:

    Deus que nos livre dos Tucanos e Demo.

    Hoje o Brasil está muito melhor, não está cem por cento, mas já caminhamos bastante para melhorar.
    Nos governos FHC o Brasil ficou mais pobre, a violência aumentou bastante.
    Toda a semana víamos pela imprensa de modo geral fechamentos de postos de trabalho.
    Na era FHC fiquei quatro anos sem registro em carteira.

    Aqui em São Paulo, os tucanos e demo, não estão fazendo nada para mehorar para a população, haja vista dia 08.09 que nossa cidade ficou embaixo da água.

    O que vemos são propagandas enganosas na televisão sobre os feitos do Serra e Kassab.

  554. S. Luiz disse:

    Lula não tem quem se contraponha a ele nem no PT nem em partido nenhum. Se quisesse aplicar o golpe do terceiro mandato, assim como Uribe e Chaves, ou Fernando Henrique quando aprovou a reeleição para si mesmo, rasgando a nossa Constituição e inaugurando o balcão de negócios com os deputados e senadores, ele seria reeleito tranquilamente.

    E é fácil entender o motivo, antes de Lula, todos os governos desde o golpe de 64 foram medíocres, assim, ele com seu governo se sobressai, e tem feito em pouco tempo o que os outros não fizeram.

    Difícil para a elite e para quem sempre mandou no Brasil, aceitar que um operário semi analfabeto, lhes ensine como se governa, como se projeta um país internacionalmente, como se consegue acumular 200 bi em reservas e ao mesmo tempo olhar pela parte mais necessitada da população.

  555. roberto pereira alonso disse:

    Deus livre o brasil e a nos tambem,de ter um ditador como fidel ou chaves no nosso país,nós é de uma democracia verdadeira,onde exista a participaçã popular,não so onde o gov:da as cartas,lula gasta milhões em propaganda para promover seu partido e a dilma, e agora essa de premio nobél.

  556. Heloísa disse:

    lula analfabeto corrupto da silva, presidente do Brasil!
    Ai, que vergonha!

  557. Evandro Correia disse:

    Mas Santos, você não acha que assim que o PT sair do governo os criminosos irão a julgamento? Os ladrões Palocci e José Dirceu, os assassinos de Celso Daniel, eu acho que o partido de desmancha.

  558. Santos disse:

    Quem achar que o PT irá acabar após o fim do governo Lula, irá quebrar a cara, pois o Partido continuará sendo o referencial para classe trabalhadora.
    Lembro que o Partido e seus filiados já superaram outras crises e o PT continua ocupando seu espaço na sociedade.
    Em compensação, a mídia necessita viver criando fatos, na tentativa de justificar toda avaliação que faz sobre Lula, que continua disparado na avaliação positiva por parte da população.

  559. Alice Easter disse:

    @Ana, voce esta certa. Até quando nós brasileiros aprenderemos a escolher melhor os nossos candidatos? È preciso reconhecer que alem da ignorância de nosso povo e da impunidade, serão necessários muitos anos para vermos o Brasil alçar voo.
    Mas tudo é questão de tempo, tem um ditado arabe que diz : ” 29 dias é do ladrão porem 1 dia é do patrão”!

  560. Alice Easter disse:

    Nem mesmo ,um longo caminho poderá ajuda-lo a receber um Nobel da Paz, lá na Dinamarca, as pessoas que analisam e decidem pelo Nobel não são corruptíveis, e nem mesmo Lula é merecedor desse prêmio. Basta que vejam que ele promete mais do que faz.
    Nem mesmo Dilma será eleita. Os aposentados darão a sua resposta.
    Pena que o PT ainda perderá políticos exelentes.
    Até o partido, Lula esta conseguindo destruir!
    O artigo é exelente!

  561. Alexandre Campbell disse:

    O PT se transformou num partido como outro qualquer. Seu maior trunfo é Lula, que, no entanto, é muito maior que o PT. Paulo Roberto está certíssimo, como sempre aliás. Sinto saudades de suas aulas. Ele é brilhante!

  562. Danilo disse:

    FHC teve dois mandatos na presidencia e não foi capaz de mudar a cultura politica do país.FHC era tecnocrata privatizou todas as empresas brasileiras se a gente for perceber o governo de LULA esta acabando a pobreza mais rapida do que FHC que era neoliberal. E no governo de FHC foram 600 processos criminais todos arquivados que eram contra funcionarios do governo

  563. Osmar Costa disse:

    A escada que Lula usou para chegar onde chegou,já foi descartada à muito tempo.Nosso presidente sonha dia e noite com mais poder, mais notoriedade, mesmo que para isso tenha que passar longe de tudo que pregou no passado, abandonar às traças o partido que o venerava e ainda fazer alianças com o que temos de pior na nossa política.Nada o move em direção à ética se nisso êle vê chance de tirar vantagem própria Uma lástima.

  564. alberto barbosa disse:

    O labirinto da mídia de oposição ao PT e Lula é pior. Muito pior. Sai uma pesquisa, que mantém Lula lá no alto da popularidade. Põe Marina com 39% de rejeição. Nâo diz que todos os partidos daqui para o dia 30 de setembro vão perder deputados e senadores. Não diz que o PT está unido ao redor de uma única candidatura a Presidente. O texto nada fala sobre o lançamento do Pré-Sal a nível nacional, colocando a oposição na defensiva. E lá vem o JBr com uns textos esquisitos. De que labirinto você tá falando, cara pálida?

  565. Jorge Magno disse:

    A luta pelo poder, faz com que o homem perca a razão e a dignidade, pois a dignidade precede sobre todas as coisas e, dignidade é fazer o que e certo. Nesse governo o errado passa a ser certo, com isso quem sofre e perde é a nação e que ganha são os que não fazem nada e vivem a custa da nação. Acho que estamos pagando um preço muito alto pela democracia.

  566. roberto varello da cruz disse:

    Caros escritores, certamente nenhum dos senhores fizeram ou fazem parte da vida de alguma agremiação partidária. Essa certeza do texto de voces nos deixam perplexos, pois faltam o conhecimento minimo do interior de um partido, principalemtne de um partido como o partido dos trabalhadores. Todos voces durante anos veem dizendo todo o tipo de sandice. Falam se conhecessem a vida das agremiações. Ora contra todos os prognosticos já decantados por todos voces, o PT continha vivo. Jamais vimos voces reconhecerem os seus erros e o mais incrível é que também nunca escreveram uma única linha admitindo que suas análise são desprovidas de seriedade. Mas o mais interessante é que escrevem e eu acho que até acreditam esta passando uma informação isenta. Senhores chegou a hora da reflexão, assumam que escrevem torcendo contra o modelo atual e pronto. A democracia isto mesmo, necessário se faz o posicionamento de todos e alternancia de poder. Um abraço de um petista orgulhoso.

  567. helio disse:

    @Ricardo,
    Você deve ser jovem. O país está vendendo o pré-sal, está privatizando o congresso, está comprando voto. Quem viveu o período da ditadura tem uma sensibilidade mais aguçada para perceber o autoritarismo. Não invejo os militares, nem a nova oligarquia no poder. Estamos vivendo de forma sem dúvida mais inteligente e maquiada o comportamento atrasado das elites no poder. É a sina bananeira dos países da América latina. Mas os tempos avançam a despeito deles, e estou confiante que este tipo de populismo uma dia findará. Estamos atualmente sem oposição competente, mas a democracia está no seu princípio, e as práticas autoritárias passarão.

  568. Ana disse:

    @Damião Rodrigues,
    O presidente não acha o mesmo que você. Defende Sarney vigorosamente. O bolsa família é um programa que atende a muitos, mas com muito pouco para garantir o tal prato de comida. O programa poderia ser bom e não é. Da forma com é feito, é curral eleitoral, prática comum no país. Só que agora ao invés de ser regional. é nacional. Sou mais o programa de renda mínima do Suplicy, ou o bolsa escola, que dava uma contrapartida de pariticipação.

  569. Ana disse:

    @Agamenon,
    Não sou sectária nem socióloga mas uma cidadã atenta. Sei de muita coisa que o presidente Lula fez, a maioria esperta, tirânica e chocante. Quem são eles que nada fizeram em 500 anos? A elite? Meu caro, o mundo mudou e a elite e o poder há 8 anos é o Lula, cuidando da sua turma incansavelmente e não do país. Lula desmoralizou o PT, se aliou aos piores, distribuiu bolsa família de 20 reais sem fiscalizar, fingiu que perdeu vários assessores envolvidos em milhões, deu muito ao filho, calou São Bernardo, foi na economia mais ortodoxo que FHC, gerou uma corrupção que só nos tempos modernos pôde alcançar cifras tão altas, perdeu na Bolívia e no Paraguai. O povo brasileiro e o Proer é que garantiram que não tivéssemos crise financeira. Não investiu na saude, não investiu em educação. Com isso e com o seu admirável marketing-Duda Mendonça, está lá em cima em popularidade. A propaganda de Hitler convenceu todos os alemães. Provavelmente a de Lula te convenceu também. Não a mim que não sou boba. Infelizmente Lula e a nova oligarquia criada sobreviverá por muitos anos. Perdemos uma chance histórica de fazer as reformas que ele não fez de olho nas urnas e agradando aos graúdos. A tal da Lina estava previlegiando a taxação dos mais ricos quando foi defenestrada. Alguns pensam que ele está só aumentando o bolo para repartir no futuro. Esta história eu já conheço.

  570. helio disse:

    @Sapo,
    Vai, em 2014

  571. Ricardo disse:

    Texto prá lá de tendencioso, dizer que o PSDB vai ampliar o bolsa-família é uma falácia, o máximo vai fazer é vender o patrimônio do país, a começar pelo Pré-Sal… Petrobrás… 8 anos de FHC foram suficientes para escaldar o povo. O país está crescendo e falar mal do PT hoje é sinônimo do atrazo e da inveja ou pura difamação.

  572. Jorge disse:

    análise equivocada. o PT tem crescido bastante a cada eleição na era Lula e muitas lideranças novas estão surgindo. Dilma uniu o partido pois está à esquerda de Lula no que se refere a condução da política econômica. O PT não precisa viver sem o Lula pois o Lula não vive sem o PT.

    Por fim, não existe pós Lula. Lula é a referência e estará de volta em 2014 seja quem for eleito em 2010.

  573. V. Barsanulfo de Aguiar disse:

    Uma opinião muito pessoal, de certa forma pessimista e sem muita qualificação, na verdade não acrescenta nada. E ainda tem alguns bestalhões que opinam sem saber o que estão falando.Negligenciar a verdade em favor de supostas idéias é sempre negativo.
    Esse cara das l6,02, existe? Ou tem vergonha de se apresentar.

    V.Barsanulfo de Aguiar – Ituiutaba-Minas

  574. Gisele disse:

    Meu nome é Gisele tenho 21anos, trabalho como agente comunitario de saude, tenho renda de um salario. porem a um ano e meio minha mãe sofreu um avc, que comprometeu uma parte de meu orçamento com seus remedios. Gostaria muito de dazer uma faculdade (serviço social) mas em minha cidade Guapé não tem inivercidade e fora a mensalidade tem a despeza do onibus o lugar mais perdo daqui é Varginha. Peço encarecidamente que me dem uma bolsa de estudos, na prova do enem fico muito nervosa, pelo amor de Deus me ajuda. obrigada.

  575. N.A. Oliveira disse:

    Enquanto estivermos degustando a democracia dos oportunistas, como esta, não poderemos esperar que coisas melhores possam vir a nos dar bons frutos. Por enquanto vamos brindar o tempo com “Ave Lula”, porque depois, as torrentes políticas mal intencionadas virão como rolo compressor sobre a massa sofrida do povo brasileiro, que é quem sempre paga a conta. Quando esse povo finalmente tiver o direito de, através de consultas populares,poder dizer que aporova ou não qualquer iniciativa do Congresso Nacional, como por exemplo, a imunidade parlamentar e jurídica deste país, ai sim, teremos uma Democracia decente, pura, limpa para todo o povo nesta Nação. Por enquanto, Ave Lula.

  576. Agamenon disse:

    Só os sectários não conseguem ver (ou não querem ver)o que LULA fez por este país. O PT e todos os demais partidos abastacem-se na mesma fonte:o povo brasileiro. O resto é conversa de sociólogo metido a besta. O que muita gente e vários veículos de comunicação não querem admitir é que LULA fez mais por este país do que todos eles juntos em 5 séculos.

  577. PEDRO SOARES disse:

    OQUE FEZ ESTE PRESIDENTE— NAO FEZ NENHUMA REFORMA, ONDE ESTA A TRIBUTARIA, PREVIDENCIA,JUSTIÇA,POLITICA,SABE QUE ELE FEZ.,OQUE ELE CONDENAVA, NA EPOCA, QUE ERA OPOSIÇAO, DISTRIBUIÇAO, DE ESMOLAS, QUE O FHC, CRIOU,E AINDA DA UMA DE BACANA COMO NUNCA {NESTE PAIS} ESTA POLITICA QUE ESTA AI, RENDENDOS OS LOUROS, PARA ELE, E SR- ITAMAR., MAS O POVO, MERECE,;;;;

  578. Damião Rodrigues disse:

    O povo brasileiro, jamais vai esquecer um presidente que tirou milhoes de pessoas da pobreza extrema em que viviam, comer um prato de comida por dia é mais importante do que discutir o que fazer com o Sarney. O PSDB perdeu o discurso nomeio do caminho, coloca um senador que bateu em professores no Paraná para falar de LULA e SARNEY.

  579. Armelindo Prando disse:

    O personagem Lula é mais marcante do que a crise que o partido do PT atravessa.

  580. radical disse:

    O PT do LULA já tirou a máscara há muito tempo!
    bem antes do mensalão com as prefeituras do interior de São Paulo!agora eles estão mostrando sua verdadeira identidade
    livrando uns aos outros de serem
    punidos pelas imoralidades
    corrupções e mentiras!!!
    Eta PT sem JEITO!!!

  581. Daniel Sombra disse:

    O Lula ainda tem um longo caminho pela frente se quiser faturar o Nobel da Paz, salvo aqueles que resolvem “do nada” algum conflito, os vencedores deste Nobel são homens cujos trabalhos atravessaram décadas.

  582. Sapo disse:

    É uma pena que o Lula não vá se candidatar novamente…

  583. helio disse:

    @luiz antonio,
    Acho que concordo com você tanto em relação a Dilma quanto ao prêmio Nobel, ou de que tudo segue conforme o Lula quer. Já na dissolução do PT discordo. O PT do lula não é mais o PT antigo, mas não é o PMDB. São parecidíssimos na corrupção e no poder a qualquer preço. Só que o novo PT combinou arrogância, organização e planejamento estratégico. O PMDB é um saco de gatos dispersos, sem grande união. Os dois partidos se aliam num uso mútuo, mas Mercadante já assinalou que ou o Sarney se comporta ou estará fora. O grupo Lula é coeso. Delúbio sai, José Dirceu sai, Gushiken sai e todos continuam mais do que nunca dentro. Esses políticos tipo Jucá estarão sempre com o poder. Os Lulistas não, estão solidamente irmanados num inacreditável trabalho articulado, fora ou dentro do poder.

  584. Rodrigo Schmidt disse:

    @luiz antonio vieira barbi, Não escreva em tudo em caixa alta, parece que você está gritando, o que não é nada educado.

  585. -Política+Qualidade disse:

    O Brasil não pode continuar dependendendo de partidos políticos e sim de pessoas que possam, no mínimo, ser comparadas com os dirigentes das potências emergentes! Ontem ouvi a notícia de que a maior fonte de órgãos para transplantes na China é de políticos condenados por corrupção! Notícia deveras interessante, não? Mas você receberia algum órgão se proviesse de políticos do Brasil?

  586. Christiane Teixeira disse:

    Até quando conviveremos com as Lulices dele… Parabéns ao OP… informação embasada de qualidade e arte requintada…

  587. reinaldo oliveira disse:

    Se for ver pelo lado musical, atualmente boa parte da população vê a situação do PT como a música “Geni” – de Chico Buarque. É àqula mesmo que vc está pensando: “Joga bosta na Geni”. Quanto ao presidente, boa parte – e mais ainda quem recebe a migalhas sociais, a situação é como a música “Você não vale nada mais eu gosto de você” – do Calcinha Preta

  588. Markut disse:

    De Lula tudo pode ser dito, menos que ele seja deficiente mental.
    Talvez uma análise um pouco mais profunda poderia fornecer a chave da compreensão da sua verdadeira personalidade.
    Não seria dificil entender o que significa, no seu ego inflado , a passagem do pau de arara para a presidência da república: eu posso tudo, para que o livro e a cultura?
    A essa altura, tanto pode estar em cogitação a volta à presidência em 2014, como a candidatura a um prêmio Nobel.
    Nada a objetar, do ponto de vista pessoal. Do ponto de vista social, porem, o grande perigo é utilizar a demagogia esperta, para a perpetuação no poder.
    A história está repleta de exemplos semelhantes e, pelo visto, poderemos parodiar o famoso título: ” E assim caminha a humanidade”.

  589. Fabricia Fernandes disse:

    O texto de fácil linguagem ajuda os leigos em política a acompanhar os fatos. Precisamos de uma dinâmica, ainda mais nesse mundo sempre corrido.

  590. Luciano Scarinci disse:

    Excelente interpretação. É disso que o jornalismo brasileiro precisa. Análise e interpretação.

  591. luiz antonio vieira barbi disse:

    PERDA DE TEMPO, DILMA SERA ELEITA SIM! LULA, POR SUA VEZ, CUIDA DE SI PROPRIO, VAI DEIXAR O PODER OVACIONADISSIMO!! E UM RISCO GANHAR O PREMIO NOBEL DA PAZ, O BRASIL O APOIARA EM PESO, UMA VEZ QUE NAO TEMOS NENHUM NOBEL AQUI. POR ENQUANTO, ESTA TUDO NORMAL, ESTA INDO TUDO EXATAMANTE COMO QUER LULA…QUANTO AO PT, PODE ATE SER ABSORVIDO PELO PMDB E DESAPARECER…ALIAS, LULA E PMDB SAO PARECIDISSIMOS!!!

  592. helio disse:

    O meu palpite é que Lula apoiará Palocci, já abolvido no caso do lixo, e agora sendo julgado pelo caso do caseiro no STF. Se absolvido ele talvez herde a popularidade de Lula. Quanto ao premio Nobel, não creio que ele terá credenciais. Sobretudo porque até agora não defendeu grandes causas para a paz. Não foi mediador de nenhuma crise, e o programa da fome zero não deslanchou.

  593. Rose disse:

    Acredito que o Lula pretenda voltar em 2014… é o sonho dele ser uma espécie de Fidel democrático (imaginem se isso é possível!!!).

  594. Alvaro Spadim disse:

    Plausíveis quase todos os argumentos apresentados pelo texto, menos o de Lula longe da Presidência.
    Seu gosto pelo poder está evidenciado em cada gesto, fala e comportamento dentro e fora do Brasil; Lula tornou-se o alter-ego de Luís Inácio (o torneiro-mecânico de tendências políticas bastante razoáveis) e tem o apoio (infelizmente) da imensa maioria do povo brasileiro.
    Sua saída da Presidência fortalecerá o “mito” Lula, sobretudo se a economia cambalear em algum futuro momento. Conviveremos (para o bem ou para o mal) com o “fantasma” de Lula por no mínimo dez anos.

  595. Evandro Correia disse:

    Nobel da paz para Lula? É muita pretensão…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *