article image
Para especialista, partido é "refém" de Lula (arte: Camila Paulino)
Eleições 2010

O labirinto do PT no pós-Lula

Por Fabíola Leoni e Fábio Teixeira

por 1

fonte | A A A

O Partido dos Trabalhadores (PT) passa por um dilema curioso. Enquanto o presidente da República conta com uma taxa de aprovação de 67% — segundo o Datafolha –, o partido parece estar sem rumo. Na última semana, perdeu dois senadores — Marina Silva e Flávio Arns. O PT, com Lula na presidência, parece se arrastar de crise em crise, perdendo militantes e colocando em xeque o emblema de “partido da ética”.

A alta aprovação de Lula e a situação atual do PT não são coincidências, de acordo com o professor Paulo Roberto Leal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autor dos livros O PT e o dilema da representação política e Os debates petistas no final dos anos 90. Na opinião do professor, um fato é consequência do outro. “Numerosos foram os episódios em que, em nome de preservar Lula e seu governo, foi o partido que pagou altas faturas políticas.”

A polêmica da reforma da previdência — que causou a saída da ala mais radical do PT –, a crise do mensalão e a atual crise do Senado seriam todas situações em que, para preservar o próprio governo, Lula sacrificou o partido. Para o cientista político Paulo Baía, a atual crise do Senado, com Lula ordenando apoio do partido a José Sarney, é prova de que o PT está “refém” do presidente.

Enquanto o lulismo existe sem o petismo, o contrário não parece possível, de acordo com Paulo Roberto. “Na verdade, nunca houve no partido uma figura capaz de rivalizar com Lula.” O professor aponta como sintoma do problema do partido a candidatura repetida de Lula à presidência desde a redemocratização. A vontade do PT de ter Lula na presidência teria, portanto, tirado credibilidade do partido, que se aliou a adversários históricos nas eleições de 2002 e novamente em 2006. “O lulismo é superior e mais amplo que o petismo. Hoje não dá para casar Lula e PT como no passado”, afirma Paulo Baía.

E 2010?

“A primeira eleição sem Lula como candidato desde a redemocratização significa o fim de um ciclo político com início em 1989”, afirma Paulo Baía. O PT terá que eleger a chefe da Casa Civil Dilma Rousseff se quiser se manter no poder. O partido terá que promover uma candidata “sem carisma pessoal e nem popularidade para a candidatura para Presidência da República”. Mesmo com a alta popularidade, Lula não conseguiu transformar sua aprovação em votos para Dilma, que apareceu com 22% de intenção de votos na última pesquisa do Datafolha, do dia 15 de agosto.

Uma vantagem de Dilma em sua campanha é a falta de oposição ao governo Lula. “Os políticos fazem tudo, menos cometer suicídio. Atacar Lula é um suicídio político”, de acordo com Paulo Baía. O PSDB, inclusive, mudou o discurso sobre o programa Bolsa Família e tem planos de ampliação do programa.

Dilma é uma escolha do Lula, segundo o especialista. O PT teve uma crise profunda com José Dirceu e Palocci, nomes que poderiam se consolidar ao longo do tempo. Se Dilma não decolar nas pesquisas,  aliados como o PMDB podem “debandar”, formal ou informalmente, do apoio a ela, segundo Paulo Roberto Leal. E Paulo Baía afirma que o PMDB é uma caixa de surpresas. “É governo e apoia quem será governo. O PMDB pode fazer uma aliança formal com Dilma e Michel Temer como um nome para a vice-presidência, já que este tem características para agregar as bancadas federais na Câmara, e não no Senado.”

Para Paulo Baía, o presidente brasileiro não tem intenção de voltar em 2014, quando poderia tentar um terceiro mandato. O cientista político acredita que Lula vai tentar “saltos mais ousados”, como a busca por um Nobel da Paz. “Ele quer cuidar exclusivamente da África, a fim de salvar a população negra. É um continente que está sob os olhos de todo o mundo. Ele quer ser personalidade internacional, um avatar do povo brasileiro.”

De volta ao topo comentários: (595)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. SAMUEL R LIMA disse:

    A OPINÃO DO VOTO DEVE SER FEITO PELO ELEITOR NÃO PELO NOSSO PRESIDENTE,PESQUIZA OU MIDIA. SOU BRASILEIRO

  2. manoel disse:

    Hoje a candidata mais preparada para dar continuidade ao projeto nacional do presidente Lula do PT é com certeza a Dilma, ou o povo vai querer retroceder no tempo e serrar o nosso pais ao meio e dar aos estrangeiros.o povo que reclama so pode ser o da elite brasileira que nunca deu a minima para os menos favorecidos no pais.

  3. paulo cesar broetto disse:

    minha opinião me diz para divulgar oP.D.T. com osocialismo nacionalista a nova realidade dos trabalhadores para 2.014 no governo federal.

  4. valter zanim disse:

    vejam quem e o lula porque esta no poder e porque o serra tem que se cuidar

    Através da portaria nº350, de 30 de dezembro de 2009, passou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano a determinação que prevê que todo presidiário com filhos tem uma bolsa para sustentar a família, dado pelo INSS, porque o recluso não pode trabalhar para sustentar os entes queridos. O chamado auxílio-reclusão é de R$ 798,30 enquanto que o salário mínimo é de pouco mais de R$ 510,00. O valor corresponde a média dos 80% maiores salário de contribuição do período contributivo a contar de junho de 1994. Para o segurado especial (trabalhador rural), o valor do auxílio-reclusão será de um salário-mínimo, se o mesmo não contribuiu facultativamente.

  5. Marluizo Pires Cruz disse:

    O Governo que declamou ter acabado com a síndrome de vira lata,sofreu no episódio mais recente o rugido do Leão. Demonstrando o Poder que inibe “saltos mais ousados”. Na história deste país precisamos nos preparar para demonstrar antes de falar.

  6. Sérgio Almeida disse:

    A gente precisa dar um jeito no Lula e no PT. Desmoraliza-los de alguma forma, sei lá, inventem, trapaceiem, mintam, difamem, sejam parciais, nós temos lado, somos a elite.
    Lula e o PT estão enchendo nossas universidades de pobres, fazendo-os pensar. Isso é um absurdo. Lula foi eleito homem do ano na França e Espanha. Logo na França…
    O salário mínimo valorizado é outro absurdo. Essa gente já pensa em tirar férias, precismos impedir que gastem o dinheiro que ganham a mais com educação senão não voltamos mais ao poder.
    Ironia. Procurem a definição socrática

  7. valmir dutra de faria disse:

    AVISA AO BAB… QUE DISSE QUE DEVO SER PASTOR DA UNIVERSAL, QUE ELE ESTÁ ENGANADO, SOU UM CIDADÃO COMUM, VIVO DO MEU TRABALHO, GOSTO DE FUTEBOL, CARNAVAL E AMO MINHA FAMÍLIA. SOBRE A DILMA RUSSEF, CANDIDATA DO LULA, ELA É HORROROSA, ELE VAI PERDER ESTA ELEIÇÃO, POR INSISTIR NISTO. QUALQUER UM CANDIDATO TERIA MELHOR DESEMPENHO QUE ELA. VIDE, HELOISA HELENA, MARINA SILVA, GABEIRA, MERCADANTE, HELIO BICUDO, CRISTOVÃO BUARQUE ETC…, ENTENDEU SEU BAB….

  8. Mauricio C. Pinheiro disse:

    Na minha opinião está todo mundo errado !
    Com pesquisas que entrevistam 1.200 pessoas
    ou 0,01% da população só os trouxas acreditam
    nisso ! Ainda mais em 134 municipios enquanto temos 5.564 municipios ! Até usando a população da favela Paraisopolis, 60.000 pessoas essa pesquisa ao meu ver comprada e manipulada por órgãos do governo apontam como popularidade do Lula ! Cacareco era muito popular ! Aprovação é outra coisa !! Em nenhuma dessas pesquisas onde somam Ótimo com Bom o Lula teve mais que 20% de Òtimo !
    Até o PSDB acredita nessas manipulações !
    Num congresso do CONRE 2 catedráticos e professores da USP êles disseram à diretora do IBope que esse tipo de pesquisa é enganador e falso e só serve para tentar alte
    rar o voto dos tontos que votam para quem está na frente nas pesquisas, pois não tem co
    mo julgar a sua competencia ! Só que em SP não colou e a Martaxa que liderava com 8 pontos, nessas pesquisas pagas por órgãos do
    governo, a tres dias do 1º turno perdeu fra gorosamente mesmo com a vinda de 11 ministros, o Guru e a Dirma aqui ! Não ele geu o poste 1 experiente e muito melhor que o poste 2 um verdadeiro Jaú,
    não vão ganhar eleição nem a pau !
    Essa “imensa” maioria do Lula é fajuta ! Se voces analisarem a última pesquisa da Sensus êles desprezaram 22,…% de Regular porque senão daria a exata medida da grande farsa ou 92% de aprovação, que nem engolidor de espadas aceitaria !!! Se tirarem os 20 % de
    Ótimo (na última 17%) vai dar uma popularidade mediana 1/2 boca como o seu governo ! E o surpreendente é que o Lula apa
    rece na pesquisa da Datafolha e não é candida
    to a nada ! Ridículo ! E continua comparando
    com FHC governo morto e enterrado no século
    passado ! Mesmo no seu 2º mandato ! Como fez
    pouco nesses 7 anos quase todo em céu de brigadeiro continua na mesma cantilena !!!!
    deiro

  9. Marco Cavalcante disse:

    Lula é um mago da Politica. Chegou ao governo libertando todas as amarras e preconceitos existentes em nosso país. Presidente reeleito com vitória grandiosa contra Alkimin. Lembra-se??? E deixará um Governo com avanços significativos nas áreas Sociais, Econômica e Educacional. Agora vêm Dilma, sempre presente e acompanhada com o nosso Lula nas inaugurações, movimentações sociais e com certeza conseguirá ser eleita, claro com a força do Lula. Gostaria que o nosso vice, na chapa presidencial fosse o Ministro Mineiro Hélio Costa. Compondo assim, PT e PMDB. Favorecendo a chapa com os estados do Sul ( militância de Dilma )e MG ( Dilma oriunda deste estado e Hélio Costa ). Buscando alianças regionais com o PMDB e com os partidos aliados nacionalmente. O PT esta unido em prol da Dilma e mais que isso. O povo Brasileiro observa com bons olhos a continuação deste projeto de país. Para manter e avançar é Dilma Presidente. Torço , pela volta de Lula em 2014, buscando assim entrar para a história da politica brasileira. Não só pelos governos que teve, mas também como um dos poucos homens publicos que alcançaram mais de dois mandatos á Presidência da Republica de forma democrática e Republicana.

  10. Almir disse:

    Ao que parece os personagesn que comandam o PT esqueceram a ética e o principio da moralidade! enquanto o Presiente Lula esbaja popularidade, ao mesmo tempo impõe uma candidata sem dimensões populares e jamaiss disputou qualquer cargo eletivo isso sem olhar a história passada da Dilma que se faz necessário a sociedade menos esclarecida de saber um pouco de sua história, mas como dizem que o povo tem memoria curta, mas ainda sim é muito mais preferível a Dilma, que o senhor Serra, um antes nordestino de um governo Paulista apático. Retrocesso jamais Serra é criade FHC, e o caso Sivan e a pasta cor de rosa, vamos repensar e não cair na arapuca tucana com tantos vícius, vamos dar uma oportunidade a uma mulher primeira vez na história política do Brasil………….

  11. Vanderlei Oliveira disse:

    Não confunda Lula com Dilma nem relacione esses com o Pt, Pois o Lula governa para si apenas usou o Pt para se eleger e a Dilma não será diferente à apena uma diferença entre os dois é que a Dilma tem que aprender muito com o Lula rsrsrrsrsr.

  12. Givaldo Oliveira disse:

    Em quanto tantos criticam o gonverno Lula, eu acho que o melhor gonverno do nosso pais foi este nordestino arrojado; e acredito eu que a sua sucessora vai ser eleita para dar continuidade no trabalho do gonverno que ajuda muito não so a classe menos favorecida mas todos em geral. A Dilma, na verdade vai ter grade dificuldade para ser eleita, so que ela vai ser a nossa presidente…..

  13. Valter Fernandes da Silva disse:

    O Brasil precisa ter uma experiencia com uma mulher na presidencia da Repúplica,que tenha planos políticos e sociais definidos como o do presidente Lula.Que tenha compromisso em fazer com a distribuição de renda junta, com os brasileiros.Dilma Rousseff,é uma mulher preparada para governar esse país e quebrar esse preconceito que mulher só serve para dirigir fogão.Parabéns,Lula,voce já é um grande vencedor.Desejo que voce ganha o premio nobel da Paz na Africa.Voce é um exemplo para o mundo.Digo ao PT Lula está no caminho certo, não vejo necessidade de divisão, Ele deve continuar sendo o Presidente de honra do PT.

  14. Alexandre Neto disse:

    Todos comentários aqui, têm suas características partidárias, e se acham donos da verdade, mas se esquecem de serem amigos da sabedoria… Alguns dizem que os programas sociais são migalhas, compra de votos e etc. Nesse ponto alguns países europeus se utilizam de programas similares e nem um europeu se considera beneficiado por algum tipo de migalha nem um vendedor de votos. Ao contrário daqui, aproveitam as oportunidades de programas governamentais e se destacam no exercício de sua cidadania. Como também não sou dono da verdade, vejamos os números: Tenho um amigo que era flanelinha, hoje trabalha na justiça, foi beneficiado por essas migalhas (bolsa família, enem, prouni e etc), hoje é advogado e apresenta-se moralizando seu círculo profissional e de amigos. Eu e um colega de trabalho, somos beneficiados pelo prouni, estamos cursando Direito. Como vêm estamos aproveitando de migalhas e se promovendo perante anos de políticas perversas e elitistas. Isto posto, os números não mentem, como nós, há diversos exemplos de Joãos e Marias que irão se destacar como cidadãos e não tememos concorrência, que acredito que esta assombrando uma minoria, são os recebedores de migalhas se inserirem no mercado de trabalho público e privado, antes de espaço de uma minoria. Sim! Esse meu amigo hoje não é mais beneficiado por programas públicos, face sua ascensão social. Também não somos partidaristas. Tipo petistas, orgulho de ser brasileiros, corintianos, rubro-negros e que Argentino são a escória do mundo. Acreditamos no conhecimento e na universalização do mesmo e nas divisões. Contudo nossa análise é unânime em dizer que percebemos mudanças nesse governo, até porque os números não mentem.

  15. Ailton Machado Ribeiro disse:

    Lula não precisa mais provar qualquer coisa para seja lá quem for. Durante o Mensalão, a imunidade dele cotrariou todas as teorias da Ciência Política.O empréstimo ao FMI, a economia que melhor resistiu a atual Crise Financeira,Copa do Mundo e Olimpiadas. Na reta final da campanha para presidente, até um espantalho que ele apoie para presidente será eleito.

  16. Joaquim Caldas disse:

    Doravante,tudo que de ruim acontecer com o povo brasileiro é de inteira responsabilidade do Sr. Lula.O Lula, melhor do que ninguem,conhece o perfil de Dilma Rousseff e sabe que “Ela” não tem perfil parlamentar.É uma revanchista que já começa por botar as garras de fora contra as “Forças Armadas”,é um risco muito grande para o povo brasileiros ser dirigidos por:bandidos,assaltantes,ladrões,assassinos,terroristas e falsários,que o Lula não venha dizer que não sabe de nada? Isso é um abuso da credibilidade que o povo lhe deu.

  17. Ademir Bazzan disse:

    Minha opinião é que quem deveria ser o candidato é o Requião, para Lula voltar depois.

  18. Cezar disse:

    O Lula será esquecido como qualquer um outro que presidiu este país. A população brasileira tem memória curta, pois se fosse inteligente não teria reeleito o Lula e nem outros que passaram e passarão pela presidencia e comando desta nação.

  19. Denilson disse:

    Nossa! Li algus comentarios e deu pra ver por aqui os 6% andam desaguando suas eternas maguas por aqui… rsrs Aquele ranço mal-cheiroso não deixa de sair dos mesmos comentarios de sempre rsr Será aquele velho instginto de vira-latas misturado com a inveja que alguns sentem de um nordestino e ex-trorneiro mecanico? Alguém ai com curso superior queria ser escolhido pelo Le Monde? rsrsr

  20. Marcos luis R Figueiredo disse:

    Todos nós direita centro e esquerda sabemos que hoje no Brasil nao tem politico algum que substitua LULA.

  21. Souza disse:

    Olha com todo o sucesso do presidente Lula só tem um que pode representar um governo mais a esquerda, com todo respeito que temos pelo governador José Serra. O nome é do governador do Paraná Roberto Requião esse tem categoria de presidente. É melhor pensar agora para não arrepender depois.

  22. Renan disse:

    heeheehehehhe.
    Como diz o ditado popular.
    a inveja mata!
    dou um nota dez para lula, por ter enfrentado toda essa escória direitista, hipocrita, de carater imperialista e de obejtivos sombrios que lava a mente de nosso povo com mentiras de progresso e prosperidade. A culpa de nosso país ser despolitizado não é do lula e muito menos do PT, mas sim dessa minoria egoísta e ridícula de que vem com políticas do tipo “plano real” e “temos que estabilizar a economia privatizando”, aff faça meu favor! NENHUM país de prosperidade na história força a seu sistema economico a se tornar privado e muito menos transfere e MILHARES de vezes a moeda nacional. Esse tipo de coisa é que atrasou nosso país em pelo menos 50 anos de desenvolvimento, que para começar, esse excesso de transferencia provoca endividamento do poder público e tambem aumento de dividas com o exterior, que empobrece o país.
    AGORA! NÃO ME VENHAM, DIREITISTAS, DIZER QUE É CULPA DO ATUAL GOVERNO A FALTA DE INVESTIMENTO, POIS TODA A VERBA QUE PASSA PELA APROVAÇÃO DO CONGRESSO É SEMPRE DESVIADA PELA A MÃO SUJA DE SEUS GOVERNANTES QUERIDINHOS QUE VOCÊS VOTAM ALEGREMENTE, ACORDEM! ESSES PILANTRAS AI ROUBAM O DINHEIRO DE VOCÊS A CADA 5º DIA UTIL DE SUAS VIDAS!!!

  23. marusa paolozzi leite disse:

    Tôda criatura q. radicaliza, em qualquer situação, não luta por um ideal, e sim pela rápida satisfação de seus interesses pessoais. Portanto,não admira esteja o PT desorientado, posto que, ao longo do poder, os interesses se miscegenaram, pois não estavam escudados no ideal do bem comum. Nesse embrólio, quem levou vantagem foi o LULA, que deu algumas esmolas para o povão faminto, sem estruturar coisa nenhuma. Mas, diga-se, com o nosso dinheiro.

  24. ANTONIO CLAUDIO VIANA CÂMARA disse:

    O presidente LULA,pelo bem do povo brasileiro,deverá eleger Dilma Rousseff, para
    dar continuidade as politicas públicas:consideradas as melhores do mundo.
    Não é atoa que o Brasil tem o respeito a nivel
    internacional,tudo isso graças a LULA.O presidente LULA deve sim retornar em 2014.
    O ninho maldito dos tucanos jamais se multiplicará…DEUS proverá, porque ele é justo!Esquecer nunca mais o intreguismo do Brasil, com as malditas privatizações.

  25. ANTONIO CLAUDIO VIANA CÂMARA disse:

    Eu acredito que LULA,deve sim voltar em 2014;
    para o bem do povo brasileiro.Deixar esta praga
    TUCANA retornar ao poder seria o pior mal que
    ele faria ao nosso povo.Dizem que o nosso povo
    tem memórtias curtas,mas jamais poderia ocultar
    a moral que nosso País tem a nivel internacional, acabou-se a maldição das privatizações que só mal fez ao País,retroagir
    nunca.

  26. marusa paolozzi leite disse:

    Tôda criatura q. radicaliza, em qualquer situação, não luta por um ideal, e sim pela rápida satisfação de seus interesses pessoais. Portanto,não admira esteja o PT desorientado, postomarusa paolozzi leite que, ao longo do poder, os interesses se miscegenaram, pois não estavam escudados no ideal do bem comum. Nesse embrólio, quem levou vantagem foi o LULA, que deu algumas esmolas para o povão faminto, sem estruturar coisa nenhuma. Mas, diga-se, com o nosso dinheiro.

  27. Francisco das Chagas Pontes Ribeiro disse:

    Com Serra ou sem Serra quem ganha a eleição é Dilma rousseff.

  28. marcos xavier disse:

    so a sombra de um tucano voltar a presidencia isso me da calafrios. oque que eles vao vender agora a amazônia ou a petrobrás

  29. Bernadetti disse:

    Lula, precisa acabar com os impostos altissimos.Assim ninguém aguenta.Trabalhamos somente para pagar impostos, empregados e fornecedores. E o pedaço do nosso pão? Nosso sangue está acabando.

  30. Marluizo Pires Cruz disse:

    O rumo da ética para os trabalhadores consciente,é trabalhar sem opressão,receber o justo do resultado do seu trabalho,sem esperar o bolo crescer pois pode desandar.Estar atento para apoiar o governo que tem compromisso com a valorização do trabalho e do Povo na construção de uma Nação. Povo consciente é Povo livre! o povo sempre soube votar alguns políticos nem sempre soube respeitar o voto do povo. A maravilha da Democracia é o Povo escolher sueus políticos.

  31. joão caldas novas junior disse:

    QUEM FALOU ACIMA QUE O PRESIDENTE VAI SER DO PT NÃO CONHECE DE POLITICA.Sabe porque? porque LULA apoiou Vladimir Palmeiras do PT pela Manhã para Governador do Rio deJaneiro e a noite subia o Palanque com CRIVELLA da Universal. Para quem ele perdeu a ERleição? nada mais nada menos para DENISE FROSSART, que foi para o segundo turmo copm cabral. Sendo assim como ele elege alguem. Vamos para São Paulo. Dizia ele que iria eleger a MARTHA semnbra dela relaxa e gosa, e perdeu para quem? para KASSAB do DEM. Como entãio elege elege alguem ou repassa votos? Bolsa familia meu filho existe no Rio e São Paulo. O Pt vai perder a eleção pela Arrogancia, port perseguir as pessoas, por mentir para cahnhar eleição, etcv.etc.Avante SERRA E AECIO UM PAIS EM NOVOS RUMOS.

  32. claudio ferreira galvos disse:

    o proximo prasinte do brasil vai ser do PT não tenha duvida quem ele apoiar ganha mais de 70 por cento dos votos

  33. Andre Bicalho disse:

    Eu sempre comparei o Lula com a rainha das abelhas, dos cupins, dos marimbondos, etc.,ou seja ele fica protegido das roubalheiras de seu desgoverno, como no caso do Mensalão e de outros tantos escâdalos.Agora, bem feito para o PT. Encobriu o Lula o tempo todo e está pagando por isso. O “Chefão” sai como bonzinho e o resto que se dane. Lula, como falam muitos que o conhece, como o Hélio Bicudo, gosta de mandar, de jogar a sujeira embaixo do tapete. Pra finalizar, ele em nada difere do Maluf, não viu nada, não sabe de nada (e não sabe nada mesmo), e vai sair do jeito que entrou, exceto quanto ao bolso.

  34. Agapito Costa disse:

    Eu só recnheceria a popularidade de Lula, se o voto não fosse obrigatório. Fui treinado para sobreviver na lei da selva, onde se aplica o exame para posteriormente receber as aulas. Este apendizado nos faz enxergar de longe o cego dormindo, o morto deitado e o rengo sentado. Portanto não é este apedeuta que me preocupa, e sim os que estão escondidos atrás de sua suposta popularidade. Embora sabemos que por baixo das penas de um pavão se esconde uma águia.

  35. Assis Vieira disse:

    Lula é um desses mitos que aparecem de tempos em tempos. Principalmente em paises subdesenvolvidos. O povo precisa de mitos. Não importa o partido. Até porque não temos uma cultura política no Brasil. Tudo que ai está, é de natureza colonial e cartorial herdada dos portugueses.

  36. Sindomar Ferreira Marques disse:

    A Ministra Dilma aparece ainda atrás de José Serra nas pesquisas por uma série de fatores. Primeiro em razão da popularidade de Serra que já se aventurou em outra corrida presidencial, sendo caricatura conhecida dos brasileiros. Digo caricatura pois é exatamento o espelho de FHC, um dos piores presidentes que este país já teve, analisando o conjunto de resultados sócio-econômicos de sua gestão liberal. O governo do PT sim, entrou para a História, já na avassaladora vitória nas urnas, que se repetirá em torno da Ministra Dilma, bem como em relação aos resultados econômicos e sociais, internnacionalmente reconhecidos, diga-se. O eleitor brasileiro está mais consciente e maduro, sabe a hora que deve mudar e sabe a hora que deve dar continuidade. É hora de dar continuidade, mas não como supostamente sugerem os “tucanos”, apenas como marketing de campanha. Ao contrário, o povo quer garantias, com provas concretas de que a competentíssima equipe do Executivo de Lula, se mantenha, sob a liderança daquela responsável direta por grande parte do sucesso do Governo Lula e que de fato, garante continuidade. E se o que conta é carisma, então estamos falamos de “reality Show” e não de eleição presidencial. Aliás, mesmo neste quesito ela ganha…Dilma lá!!

  37. Antonio Rodrigues S Filho disse:

    Esperamos que o povo brasileiro, NA HORA DE VOTAR, não se iluda com “melzinho na chupeta” caracterizado por migalhas que são lançadas embaixo da mesa por este governo de DESCALABRO ADMINISTRATIVO e desse MAR DE LAMA DE CORRUPÇÃO. Será que não basta a forma descarada e desavergonhada que os mais altos escalões desse DESGOVERNO rouba e deixam roubar, prejudicando centenas de milhões de pessoas que precisam, não de ESMOLAS mas de Educação Moradia e principalmente TRABALHO???

  38. Antonio Rodrigues S Filho disse:

    Para se evitar que surja ditadores de republiquetas (todos assassinos de opositores) como Fidel Castro e Sadam Russeim e Kim Jong Il, que se reelegem indefinidamente com mais de 90% dos votos (ás vezes quase 100%) é que a Civilização chegou á solução da obrigatoriedade de alternancia no poder. Em todas as nações em que houve ou há reeleição indefinidamente as consequencias são gravissimas. Basta observar que em Cuba o Fidel Castro por se julgar o unico com competencia para governar se reelegia indfinidamente, porque está agora com um pé na cova e não consegue nem andar, escolheu o seu irmão Raul Castro como o segundo melhor do país para governar. Tenha dó!!!E aí vem Hugo Chaves, Evo Morales, Rafael Correa, Manuel Zelaya…todos se julgando os unicos e mais competentes par governar os seus paízes.

  39. Paulo Pereira disse:

    O partido vai desinflar e desaparecer do cenario politico em alguns anos, pois não tem “currículo”. Só sobreviverá se o cinturão de miseria dos centros urbanos aumentar muito e os sucessores não fizerem nada pelo social.Qualquer outro presidente que “distribuir” dinheiro como o Lula faz, será tão popular ou mais que o próprio.Basta ler pela cartilha do Lula:corromper toda a sociedade, desde o gari até o presidente. O legado dele é triste:o maior corrupto da história da República Brasileira…Assim é fácil, até eu…Quantas strippers são necessárias para se conseguir o Nobel da Paz?

  40. José Maria Greco disse:

    O Brasil deveria eleger Lula de novo, numa democracia é o povo que manda
    Numa democracia sólida o povo muda a constituição a hora que quizer

  41. Hider disse:

    Lula não é apenas o presidente popular e de projeção internacional, ele também representa um Programa de Governo executado pelo PT. Quanto ao futuro político do PT e outros partidos é ficção tentar advinhar o que vai acontecer. Nenhum jornalista previa a crise mundial e ela aconteceu, tudo é um processo onde vários fatores podem levar a vários caminhos diferentes. O certo é que depois do Governo Lula não vai ser tão fácil vender o Brasil.

  42. Marluizo Pires Cruz disse:

    O Ser Humano é fadado à levar vantagem,se lançando na crítica,aos outros,esquecendo-se da auto-crítica de que,todo Poder Humano é corrupto.

  43. Marluizo Pires Cruz disse:

    Os Trabalhadores buscam com a consciência política,valorizar o trabalho,que é,a base fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma nação.Os personalismo,ismo….de interesses polêmicos atrofia o desenvolvimento do Brasil do Povo há 509 anos.

  44. Evaristo disse:

    A análise está totalmente errada. A análise carece de método científico. Esse tipo de blog tem a finalidade de tentar passar uma falsa impressão da realidade. A pesquisa da CNT/Sensus indica que a candidata do PT cresce de forma consistente. E que o candidato conservador José Chirino Serra perde votos a cada pesquisa. Dilma será eleita presidente do Brasil e o país continuará a caminhar rumo ao desenvolvimento social e econômico.

  45. Maranhão disse:

    Dominado pelo pragmatismo de Lula o PT abandonou todos os discursos do passado, abandonou os trabalhadores, os “companheiros” e o povo brasileiro. Submergiu como partido político. Hoje será muito difícil ou até impossível fazer o partido flutuar, quanto mais, decolar para continuar no poder. Melhor para o povo brasileiro que se viu atolado por oito anos.