Início » Brasil » Política » O que “Lula, o filho do Brasil” não contou
Entrevista

O que “Lula, o filho do Brasil” não contou

“Se existe um criador de Lula no aspecto sindical, sou eu”, afirma Paulo Vidal Neto, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e amigo pessoal de Lula. Por Carla Delecrode

O que “Lula, o filho do Brasil” não contou
Paulo Vidal e Lula

Paulo Vidal Neto era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema quando conheceu Lula, em 1969. No início, Lula não conhecia sindicato e começou com Vidal e os demais diretores a aprender os primeiros passos do movimento. “Se existe um criador de Lula no aspecto sindical, sou eu”, conclui Vidal.

O próprio Lula confirmou no site oficial do órgão sua inexperiência. “Quando fui para o Sindicato era interessante porque eu não manjava muita coisa de política, mas meu irmão, Frei Chico, frequentava a política, frequentava o Sindicato.” Vidal e Lula eram companheiros de luta e parceiros na administração do órgão durante a ditadura militar. Eram velhos amigos, de acordo com Vidal.

Quando o ex-presidente do Sindicato assistiu ao filme “Lula, o filho do Brasil”, teve uma surpresa. Para ele, a história contada é bem diferente do que aconteceu. “O filme é absolutamente mentiroso e com objetivos políticos e eleitoreiros. Ele deforma e destrói parte da história da liderança sindical do país.” O presidente da LC Barreto, Luiz Carlos Barreto, por sua vez, respondeu às críticas do ex-metalúrgico para o Opinião e Notícia. “Fizemos um filme de ficção baseado em fatos reais, e não um documentário.”

O cineasta afirmou que o personagem que representa o presidente do Sindicato é uma espécie de fusão de vários líderes, por isso tem o nome fictício de Claudio Feitosa. “É verdade que Lula aprendeu muito com os líderes sindicais da época. E muitos deles que estão vivos, como por exemplo, Osmarzinho, Djalma Bom, fazem justiça ao Paulo Vidal, dizendo que ele foi um dos professores do Lula. Aliás, numa cena do filme tem um diálogo em que o presidente do Sindicato diz: ‘O Lula aí, aprendeu tudo comigo’.”

A indignação de Vidal diante da versão contada o fez enviar uma carta à Presidência endereçada a Lula. E teve resposta depois de pouco mais de um mês. “O presidente Lula não participou diretamente da produção. Pediríamos ainda atentar para o fato de os filmes, mesmo os que se propõem a retratar acontecimentos históricos, sempre fogem aqui e ali ao rigor dos fatos, o que certamente ocorreu na película de que ora tratamos”, afirmou trecho da carta escrita em nome do presidente pela Diretoria de Documentação Histórica, do Gabinete Pessoal do Presidente da República. Vidal revelou para ao Opinião e Notícia a história contada na carta endereçada à Lula.

Opinião e Notícia – Comente o início de Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

Paulo Vidal Neto – Não se pode comparar a realidade de hoje com a da ditadura militar. Era um contexto em que o governo combatia o comunismo e considerava qualquer um contrário a ele como comunista. Antes de 1964, os comunistas eram os responsáveis pelo sindicalismo no país. Após a revolução, os sindicatos ficaram sob intervenção do governo. Fui eleito diretor em 1967, enquanto Lula começou no sindicalismo, em 1969, quando ele entrou como suplente no Conselho Fiscal por minha indicação. Mas era o irmão de Lula, Frei Chico, quem deveria ter participado da chapa. Frei Chico não quis e apontou Lula como substituto. Após conhecer Lula, aceitei e indiquei o nome dele ao grupo diretivo. Ele não existia no sindicato e não tinha qualquer atividade sindical, nem tão pouco chamou mais pessoas para participar. Ninguém o conhecia.

Confira na próxima página o que Vidal achou do filme “Lula, o filho do Brasil”.

Opinião e Notícia – Como foram os primeiros passos de Lula?

Paulo Vidal Neto – Com a formação da chapa, ele foi eleito como suplente em 1969. Então, começou a participar das ações sindicais e a se familiarizar. Aos poucos foi ficando conhecido, já que gostava de futebol e de dança. E foi se adaptando à realidade do Sindicato.

Opinião e Notícia – Conte algum momento marcante na amizade de vocês.

Paulo Vidal Neto – Em 1971, ele se casou com Lourdes [a primeira esposa de Lula], e quis abandonar o Sindicato. Ele conversou comigo sobre a decisão e eu o convenci a continuar. Naquela noite, compramos um quilo de linguiça e uma garrafa de pinga e, enquanto Lourdes fritava a linguiça, nós dois conversavamos. Eu o convenci a não desistir e falei sobre um projeto sindicalista independente que privilegiasse em todos os sentidos os trabalhadores. A ideia era de que os trabalhadores deviam ser o início, o meio e o fim. Ele se encantou com o plano de construir um sindicato forte e independente.

Opinião e Notícia – Como foi a ascensão de Lula no órgão?

Paulo Vidal – Em 1972, a oposição criou uma chapa, que era a síntese do Partido dos Trabalhadores (PT) e convidou Lula para encabeçá-la e a concorrer comigo pela liderança do Sindicato. Ele ficou balançado e veio conversar comigo. Eu o liberei para fazer o que lhe parecesse o melhor. Uma semana depois, Lula decidiu continuar em nossa chapa. Com isso, o coloquei como 1º secretário, passando a integrar a diretoria. A eleição foi ganha com facilidade. No mandato, propus à diretoria que criasse uma seção no Departamento Jurídico para atendimento previdenciário aos associados e dependentes, sendo Lula encarregado de iniciar o contato com aqueles. Assim, ele se familiarizou com a legislação previdenciária, além de ter aprendido a administrar uma seção no sindicato.

Opinião e Notícia – Vocês sempre foram parceiros no Sindicato?

Paulo Vidal – Em 1974, fui comunicado que a empresa onde trabalhava em São Bernardo iria se mudar para Mauá, com isso teria que deixar o sindicato. Era preciso preparar um sucessor que continuasse nosso projeto sindical a partir de 1978, quando sairia definitivamente do órgão. Os nomes inicialmente pensados foram Rubens Teodoro, Rubão, e Luis dos Santos, Lulinha. Rubão não aceitou o convite e Lulinha por ter pouca experiência, não podia ascender à presidência. Então, consultamos Lula para que aceitasse ser meu sucessor de 1975 a 1978. Ele a princípio recusou, mas depois aceitou. Lula somente seria presidente sob duas condições: que eu estivesse permanentemente ao seu lado e desde que ele ficasse no cargo por apenas um mandato, passando o posto para Lulinha. Então, formou-se uma chapa única que venceu. Quem encabeçou a chapa em 1975 fui eu, diferente do que é divulgado. A chapa recebeu 92% dos votos. A decisão de eleger Lula, porém, foi uma determinação interna da diretoria, por minha indicação. Até 1978, dirigimos o sindicato a quatro mãos e a duas cabeças. Ele era o presidente e eu, secretário-geral, segundo cargo mais importante. À medida que ele adquiria experiência, eu ia soltando o Lula.

Opinião e Notícia – Por que Lula encabeçou a chapa de 1978?

Paulo Vidal – Em 1977, Lulinha morreu em um acidente de carro, por isso Lula encabeçou a chapa de 1978. Eu articulei tudo e coordenei a formação da chapa dele. Conforme fui soltando Lula, as esquerdas foram se apoderando dele até o absorverem. Em 1978, eu saí do Sindicato. Ele saiu do foco sindicalista e ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores. Em dois anos, perdeu o controle do Sindicato.

Opinião e Notícia – O que você achou do filme “Lula, o filho do Brasil”?

Paulo Vidal – O Lula real é totalmente diferente do que foi mostrado. O filme é um retrato falso sobre a ascensão política sindical de Lula. O filme é mentiroso e serve a dois objetivos. Primeiro, quer desfazer o enigma de como um homem de origem humilde pode se transformar em um líder nacional e chegar à Presidência da República. A resposta dada pelo filme é a dona Lindu, que tive o prazer de conhecer, mas, com todo respeito, não tinha a menor condição de fazer isso. O filme responde que Lula conseguiu por causa da criação de dona Lindu. Mas pode-se levantar a seguinte questão: ela teve outros filhos, por que somente o Lula teve essa realização? O filme responde que Lula é um gênio, um mito, e de que não precisou de ninguém para chegar lá. É uma história mentirosa, sem sombra de dúvida. O segundo objetivo é ter fins eleitoreiros. O filme é absolutamente mentiroso e com objetivos políticos e eleitoreiros.  Ele deforma e destrói parte da história da liderança sindical no país. A verdade é que Lula aprendeu com os dirigentes, funcionários do Sindicato e, principalmente, comigo entre 1969 a 1978. Com isso, não há enigma. Se existe um criador de Lula no aspecto sindical, sou eu.

Opinião e Notícia – Compare o Lula que conheceu com o político Lula.

Paulo Vidal – Lula é uma pessoa boa e com um grande coração. É uma pessoa extraordinária, mas é refém do PT, das forças da esquerda e do poder dominante. Quando ele diz que não sabe de algo, eu acredito, pois ele viaja muito. Eu tenho um profundo carinho por ele, mas Lula é refém, escravo e beneficiário do poder dominante. Esse poder o cooptou naquela época e formou o PT, em vez de criar um sindicalismo forte.

Confira na próxima página o vídeo do Opinião e Notícia com fotos de arquivo pessoal de Paulo Vidal com Lula.



Leia mais:

Política no cinema: Lula nas telas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

55 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Luis Carlos Barreto, ou Barretão, o puxa-saco mor deste e de qualquer governo, desde o militar, produziu o comercial mais longo da história com “Lula, o filho do Brasil”. Merecia ir para o livro Guinness de recordes.

  2. luiz antonio vieira barbi disse:

    ASSIM VAI-SE DESFAZENDO O MITO DO LULA QUE SE FEZ A SI PRÓPRIO COM A ÚNICA AJUDA DA DONA LINDU…
    DE FATO, UM FILME FEITO EM ÉPOCA ELEITORAL, COM TANTA ACLAMAÇÃO PARA QUE TODOS VEJAM, CHEIRA A EMBUSTE…
    PORÉM, LULA CONTINUA ACLAMADO PELO POVO BRASILEIRO E JÁ ELEGEU A DILMA SUCESSORA, TALVEZ, EM ALGUMAS DÉCADAS ADIANTE, TODOS BRASILEIROS ENTENDAM QUEM FOI LULA E LHE DEEM O DEVIDO VALOR, MESMO QUE SEJA TARDE DEMAIS…

  3. Apolonio Prestes disse:

    Deu da Folha de SP de 22/3 este ótimo artigo:

    FERNANDO DE BARROS E SILVA

    Um quixote no PT
    Como não deu certo a patética manobra para fazer de Ciro Gomes o candidato ao governo de São Paulo apoiado pelo PT, Lula apontou o dedo para Aloizio Mercadante. Nunca o partido serviu de modo tão escancarado aos caprichos de seu líder autocrático. A chapa está definida: Mercadante para o governo, Marta para o Senado.
    Obedientes a Lula, os demais petistas que sonhavam com o Bandeirantes já se curvaram. Todos, menos ele: Eduardo Suplicy. O senador, com mandato até 2014, insiste em manter seu nome na disputa. O lulismo transformou a “democracia partidária” em conversa fiada, mas Suplicy finge acreditar que ela tem validade: recolhe assinaturas, invoca o estatuto, participa de plenárias.
    Será, como tem sido, derrotado pela máquina do partido. Mas seu quixotismo não deixa de ser didático para todos. As restrições da cúpula petista a Suplicy têm muitas vezes a mesma origem de seu prestígio para além do PT.
    Em 2005, ele assinou o requerimento da CPI dos Correios, contrariando a decisão do partido de boicotá-la. Delúbio Soares, em represália, o retirou da chapa que concorria ao Diretório Nacional.
    No ano passado, Suplicy apresentou o cartão vermelho a José Sarney na tribuna do Senado. Duas horas depois, encontrou o então presidente do PT, Ricardo Berzoini, que lhe virou a cara, negando-se a cumprimentá-lo. Mais recentemente, Suplicy disse ao chanceler Celso Amorim que Lula deveria rever sua posição e atuar publicamente pela liberdade de expressão em Cuba.
    São episódios emblemáticos, que jogam luz sobre o lado sombrio do PT. Entre os princípios e as conveniências, entre a democracia e a corrupção dos amigos, o partido de Lula fez suas opções.
    Com sua fala vagarosa e exasperante, com seu ar naïf, para muitos de falso tolo, Suplicy se tornou uma figura meio folclórica. Há no PT até quem o compare ao personagem Forrest Gump. Soa quase como um elogio num partido com tantos aspirantes à família Corleone.

  4. Cristina Rosa disse:

    Aiiiiiiii, a dor de cotovelo! A vaidade do sr, Vidal é grande demais para que a história de outra pessoa não o tivesse como protagonista. O que ele queria que o filme contasse? como ele foi um ótimo mentor a ponto de fazer seu pupilo o presidente do Brasil? Meu caro, o filme é um filme sobre o Lula, e não sobre seu mentor. Não discuto que tens fins eleitoreiros, nem que há ficção. Como diria Rosa Montero, digníssima jornalista espanhola, toda biografia é romanceada…Parabéns ao site que deu voz ao cineasta e também aos que se sentiram desfavorecidos….

  5. Otacio de Andrade disse:

    Entre os escribas de plantão, pelo menos o Luiz Antonio Barbi é coerente; atacou a quem, segundo esta nova direita, os trogloditas, direitos para Delfim Neto, deveria ser atacado: todos aqueles que estão dando alguma oportunidade para o Pre. Lula falar ou aparecer. Façam isso, talvez alcancem alguma consistência.

  6. Geraldo Euclides disse:

    O Evandro Correia disse uma grande verdade “O maior comercial já visto” agora só fala ser canonizado pelos empresários paulistas que patrocinaram este besteirol encalhado!

  7. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    Nós Brasíleiros, temos que etá atento com o Governo Lula, pois coreremos um grande risco na sua admistração, devido a incapacidade dos seus companheiros. Portanto, o povo é que se cuide, e procure se informar o mais que puder. E evite andar no mato sem cachorro.

  8. Azarias disse:

    Lider sindical chamar o golpe/64 de revolução, é dose. O filme também não retrata a assessoria que a OIT ofereceu ao Lula. A CIA e a OIT alavancaram o Lula junto com o Golbery que implantou o pluripartidarismo por causa da massificação do MDB, surgindo daí o PT. É por causa deste apoio que as multinacionais conseguem monopolizar o agronegócio e construir enormes hidrelétricas pelo país afora.

  9. Jakson g Chamone disse:

    – Vidal sendo o criador, o aluno se saiu melhor do que ele.
    – O Resto e inveja e momento eleitoral .
    – Pessoal leiam os jornais de hoje não saiu na primeira pagina o Brasil e o melhor país para investir pois e confiavel, é o país que até 2015 terá uns dos menores indices de pobreza do mundo, a Petrobras mesmo tendo um lucro menor que 2008 e a segunda das Americas, imagina se ele não tivesse mandado liquidar as dividas do FMI e Clube de Paris e quebrado os contratos dos estaleiros no exterior como estaria nossos estaleiros hoje com o contrato que FHC tinha deixado?
    – Pessoal deixa de preconceito, e vejam o Brasil de hoje e vamos trabalhar pois tem empregos para todos.A inveja faz mal para o figado.

  10. Helio disse:

    Muito interessante este comentário do sindicalista. De fato não é um detalhe, é a informação do presidente que não dá espaço a ninguém. O leitor Barbi diz que pode ser que a história esqueça que a Dilma foi uma criação do Lula. Ela pode quiçá depois esquecer. Eu penso que mesmo que eleita ela terá uma vida pública infeliz, já deu pra ver que só com muita ajuda ela permanecerá popular. Os defeitos dela são os mesmos do mestre, já as qualidades …

  11. Paulo Vidal disse:

    Prezada Cristina Rosa
    De minha parte, parabéns e obrigado pela sua participação no debate, assim como também demonstra ser culta, porém de extrema alienação política e por que não dizer também vitima de uma doutrinação Lulista ou petista.
    Os fatos relatados reportam aos anos de 1969 a 1978 e em que pese continuar até hoje mantendo amizade pessoal com o Lula, nosso rompimento político se deu em 1969, quando ele, cooptado pelo sistema daquela época, vigente até hoje, porém com novos rótulos, decidiu trocar um modelo de sindicalismo autentico, independente e democrático por um partido Político, que acenou-lhe com as possibilidades de extrema visibilidade, recursos e preparação para, assim produzido, se tornar no líder que é hoje.
    O Lula foi eleito Presidente em 2002, após três eleições preparatórias, ou seja, 24 (vinte e quatro anos) após os fatos relatados. Nesse tempo todo estivemos distanciados politicamente, por uma simples razão: Eu nunca aceitei os acenos dos poderosos e por isso nunca traí a classe trabalhadora!
    Quanto às suas alusões de dor de cotovelo; vaidade grande demais etc. e tal, pode crer não me afetam em nada, pois isso não é verdade. A única verdade que me induziu a relatar os fatos históricos reais, daquele período, 1969/1978, foi o de contribuir para a preservação da memória histórica, que não pode ser destruída pela vaidade pessoal de nenhum poderoso, por mais poder que tenha e muito menos por objetivos políticos e eleitoreiros. Sobre isso é bobagem falar com você, pois ou não entende nada, ou é uma fanática Lulista ou petista que não consegue distinguir sequer o período histórico.Um abraço fraternal.

  12. Maria Antonieta disse:

    Impressionante como esse pseudo blog em alguns aspectos surpreende e em outros decepciona… Apesar de achar os posts daqui meras reproduções de terceiros, pela primeira vez vejo uma matéria que valha apena ser lida… mesmo que não concorde com o seu teor.
    Acredito que o passar informação não deveria ser opiniar e sim permanecer parcial aos fatos, coisa que não acontece com muita frequência!
    Apesar de achar a matéria muito preconceituosa pelo menos mostrou um lado oculto do filme que vale a pena ser pensado. Porém não deixo de concordar com o Jakson seja propaganda eleitoral ou não o que importa é o Brasil atual e esse se deve a Lula, o resto é pura inveja

  13. Jurema Cappelletti disse:

    Embora se perceba uma certa inveja, os comentários mostram `Lula,a Farsa`, tema que daria excelente filme e bem mais verídico.

    Pena que no final da entrevista Paulo Vidal tente `se redimir` de suas críticas a L.I.,ao dizer `quando ele diz que não sabe de algo, eu acredito, pois ele viaja muito`. Triste comentário, pois um presidente tem obrigação de saber de tudo o que ocorre, mesmo que esteja viajando, ainda mais hoje com a velocidade dos meios de comunicação.

    E ainda fala que Luís Inácio tem bom coração. Como L.I. sente prazer em humilhar seus empregados, talvez Paulo Vidal esteja se referindo a algum ezame cardiológico.

    Triste desfecho para uma entrevista.

  14. Paulo Vidal disse:

    AZARIAS
    Não sei tua idade, mas posso lhe assegurar que tantos quanto eu já éramos adultos em 1964, sabemos que houve uma revolução, característica de um golpe de estado, comandada pelos militares, que transformou de forma violenta todas as formas do governo de então, com fechamento do Congresso, cassação de políticos, inclusive governadores, intervenção na maioria dos maiores sindicatos, muitas prisões, exercício do poder através de atos institucionais etc. etc. que perdurou por mais de vinte anos e que durante todo esse tempo lutamos para derrubá-la do poder.
    É certo que todas as chamadas “esquerdas” odeiam denominar o chamado golpe de revolução. Mas se pelo acima exposto se não foi uma revolução, o que foi? Afinal um golpe de estado quando assume o poder não é uma revolução?
    Quanto ao resto do seu comentário, não posso assegurar se as fontes citadas também estiveram agregadas na cooptação e na produção do PT e do Lula, mas quanto à analise estou de pleno acordo, pois afinal de contas onde passa um boi passa uma boiada.

  15. Paulo Vidal disse:

    JAKSON G. CHAMONE
    Por favor, leia meu comentário em resposta a Sra. Cristina Rosa. Entenda que eu estou me reportando ao período de 1969/1978, cuja descrição histórica foi totalmente modificada.

  16. Paulo Vidal disse:

    ERRATA
    Na resposta ao comentário da Sra. Cristina Rosa, por um erro de grafia, disse que o meu rompimento político com o Lula de deu em 1969, enquanto que esse fato aconteceu em 1979. Desculpem – me o erro de digitação.

  17. Cristina Rosa disse:

    Sr. Vidal

    é intolerância dizer que alguém que discorde de seu posicionamento político é alienado. Para seu conhecimento não voto no Lula e nem no PT. Acompanhei as três eleições que ele perdeu. Suas alianças não eram suficientemente boas para colocá-lo no poder, especialmente quando teve Brizola como seu vice. Você diz nesta entrevista que Lula é refém do PT, do poder dominante… Declarações vazias que mostram que tudo isto é simplesmente fruto de seu descontentamento com a situação. Refém do PT? ele é o PT! O PT como existe hj é criação dele. Ele não é o mascote, ele é o cabeça, independente de cargos. Minha intenção não é lhe afetar, mas basicamente mostrar minha opinião sobre sua atitude de procurar a imprensa para contar-lhe a verdade sobre a história do presidente, uma vez que você mesmo disse que seu período de participação é pequeno. A história do sindicalismo é uma coisa. A história de Lula passa por ela e como vc mesmo disse sai bem rápido em busca do poder. Não há outra razão para isto senão uma bela dor de cotovelo. Lamentável.

  18. CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA disse:

    Senhor Paulo Vital,você ensinou todos os pulos para o tigre,agora ele é o cara que sabe de tudo, agora, foi ele quem lhe ensinou e ainda tem testemunha, quanto mais você argumentar alguma coisa tem mil pessoas para defender o cara,para os fanáticos, Lula, foi quem construiu o Brasil, criou a Petrobrás, construiu hidroelétricas, equilibrou as finanças, em fim, se não fosse ele o Brasil, já teriam quebrado.Então Vital, é melhor deixar de mão essa história de Lula para ser feito outro filme, o próximo vai ter como título, o neto do Brasil.

  19. acreucho disse:

    Só há uma coisa em tudo isso que não acredito. Que Lula seja refém do Partido dos Trabalhadores, o criador não pode ser refém de sua criatura. Tudo que este partido já fez (de ruim) neste país têm certamente a conivência de Lula.

  20. Dimas disse:

    Que vergonha, os lideres sindicais da epoca eram envolvidos com a ditadura, ou não seriam lideres!
    É claro q hoje é diferente. Acredito no q vejo no Presidente “Lula”. nem em filme muito menos em quem participou fazrndo jogo da época.

  21. Dimas disse:

    Parabens Presidente Lula, tem brilho, tem veracidade, sobreviver na ditadura e hoje com essa mídia não é facil não!!!

  22. Deco Gomes disse:

    Recalque por faltar o carisma que Lula tem, capaz de não ter ganho nem eleição de síndico esse senhor.

  23. Apolonio Prestes disse:

    É de se admirar a coragem do senhor Paulo Vidal de vir a público e contar estas verdades sobre o seu ex-amigo, que o traiu, mesmo tendo ele o poder que tem e a aprovação de 100% dos analfabetos do país. Ele está se expondo até a ser agredido na rua, mas não se intimidou e disse o que tinha a dizer.

  24. Mateus de Campos disse:

    A elite egoísta
    e parte da imprensa, infelizmente não tem aceitado muito bem a aprovação acima de 70% de seu governo e reconhecido com bom internacionalmente. Votei no Lula, sou empresário de pequeno porte, na minha avaliação esta fazendo um bom governo, principalmente quando compara com administração, DEMO-TUCANA, do Sr.Fernando Henrique Cardoso.

  25. Markut disse:

    A menção do Apolônio Prestes ao comentário de Fernado de Barros e Silva,com relação ao Suplicy,é intrigante na medida em que,a mim, causa espécie a insistência dele, Suplicy, em permanecer nesse PT locupletado de bandidos oportunistas.
    Apesar de tudo, gostaria de acreditar no Senador, mas a dúvida permanece: teimosia, ingenuidade ,ou o que?.
    Não acreditar nele, significa tambem desfalcar o insignificante número de senadores desta República, capazes de merecer algum crédito.
    Com a morte do Jefferson Peres, para mim, sobra, apenas, Cristovam Buarque e, pior: uma andorinha não faz verão.

  26. gesse cardoso costa disse:

    Botaram um rio de dinheiro fora com esta droga de filme-propaganda, e agora a verdade começa a aparecer. Eu já sabia dessa nulidade chamada Lula. Meu pai, que Deus o tenha, me disse uma vez que foi em Praia Grande, quando Lula gatinhava, que apesar de chulo e borracho, seria um grande lider sindical. Disse mais: Com os “arranjos” políticos necessários, um dia ele poderia ser até presidente da república. Deu no que deu!!! E nós pagando a conta!!!

  27. Sincero disse:

    Seguinte, nunca votei no molusco mas reconheço que seu governo tem sido bom,tbm reconheço que é uma continuacão do governo do FHC, e reconheço tbm que o mesmo “fruto do mar”é um grande pilantra, pois seus filhos(membros do governo) montaram uma maquina de roubar dinheiro(mensalão)na cara dele e o cara alega que não sabia de nada.Ora, se não consegue ver o que acontece no proprio quintal como pode governar um país ? Lembrem-se que na verdade o Lula não governa nada,Ele não passa de uma marionete na mão dos outros..

  28. Clô disse:

    Acredito em Vidal.
    Só não concordo que o presidente
    seja essa pessoa de bom coração que
    Vidal diz ser!

  29. Marcelo de Niterói RJ disse:

    Com toda a desculpa dada ao companheiro… Sindicalismo independente de partido… uma boa…sindicalismo independente… de esquerda… o companheiro tem sérios desvios ideológicos… o que seria sindicalismo sem esquerda… seria de centro ou de direita… por favor e com o devido respeito, o Lula tentou caminhar e fortalecer um partido que nasce dos erros do Partidão… portanto, tentou, caminhou e se não venceu chegou bem perto, quanto ao filme ser eleitoreiro… pode ser eleitoral, para quem vota na esquerda que deve estar junta nesta eleição

    Marcelo
    Sindicato Nacional dos Aeroviários

  30. Marluizo Pires Cruz disse:

    O projeto de sindicato de resultado para quem trabalha,que consciêntizava o povo para volorizar o trabalho e os resultados pois o trabalho é base fundamental de constituição de uma nação,nos parece que está sendo aniquilado pela antiga retórica de que o povo deve esperar e depositar seu voto na consolidação do poder.O que parece não ser verdade pois todo poder é corrupto concentra interesses polêmicos.A exploração não perpetuará haja visto as crises e queda dos impérios.Os interesses da Nação deve estar acima dos interesses de conquista de poder.Devemos estar atentos para valorizar o trabalho.

  31. jaime disse:

    uma muy linda eunica historia. Lula cada dia se confirma como um gran lider com vicao política e um grande sentimento social.
    um admirador de essa linda historia

    jaime Elissegaray

  32. Natal altair soares disse:

    Rendo sinceros agradecimentos ao Sr. Paulo vidal pelas declarações. Lamento que muitos brasileiros enfelizmente irão se deixar guiar pela imagem e história falaciosa de Lula, um presidente que no meu estado desonrou o ato patriota de Getulio Vargas, que criou o Território federal de Roraima em l943, homologando em contínua a terra índigena Raposa Serra do Sol.

  33. Marcos disse:

    O o Sr. Vidal deixa transparecer é um ressentimento muito grande por não ter aparecido no filme como diz. É mais um que se diz de esquerda e que naverdade votaria na direita. Alás, os extremos tendem a se encontrar. Esse ressentimento é porque a estrela de Lula brilhou mais.
    E, talvez se o Lula tivesse seguido a risca o que ele disse ter ensinado, hoje talvez fosse um desconhecido.
    Criticamos a direita, mas a extrema esquerda também é extremamente preconceituosa e racista.
    Porém, a realidade é outra. Temos um presidente que é respeitado no mundo todo. Que colocou o Brasil no cenário internacional e o faz exercendo sua soberania, o contrário de FHC que sempre foi subordinado ao poder estadunidense.
    Lula é o melhor presidente que este país já teve, comparado apena a Getúlio Vargas.
    E mesmo com certeza para o bem do país e de todos os brasileiros, elegeremos Dilma.

  34. Pedro Amarildo Vieira disse:

    toda mentira tem perninhas curtas…por isso lulla é tão baixinho,Em vários aspectos!!!
    Mas é de fato um grande mentiroso.
    É uma pessoa totalmente equivocada sobre as verdadeiras soluções para os problemas sociais de nosso país.
    A solução dos problemas está em atacar as causas e não os efeitos e o grande mentiroso mor hoje é a maior causa do atraso tecnológico e social brasileiro.
    Para entrar no caminho do desenvolvimento só existe uma saída para o Brasil,é adotar urgente o Sistema federalista de governo,onde sem demora devem ser dada Autonomia aos nossos estados e municípios,Abandonando de vez esse centralismo besta e arcaico que pode aí eleger qualquer “picareta” e vagabundo Mentiroso para roubar e deixar roubar os impostos pagos com sangue e lágrimas pelos brasileiros.

  35. Antonio Tadeu Zanotelli disse:

    Primeiro : O Chamativo da reportagem não é justa com o que é citado pela Reportagem “O que Lula o filho do Brasil não contou” cito a citação de luis fabio barreto “Fizemos um filme de ficção baseado em fatos reais, e não um documentário.” , então imaginem em 2 horas fazer a citação de todos que contribuiram de alguma forma com a genialidade desta pessoa simples mas com uma trajetória fantastica que é o Lula , com certeza seriam muitos nomes , isto porque diferente daqueles que “se acham” ou “acham” que nos “bancos escolares” é que se aprende da Vida , Lula mostrou que este aprendizado também pode vir da Praxis , da Vida , Das pessoas que o cercaram , das dificuldades que o cercearam , das poucas possibilidades que ele teve mas que conseguiu tirar delas o máximo.
    Ou será que Gandhi , Mandela ou outros grandes líderes também tem a obrigatoriedade de citar todos os pensadores , filosofos , pessoas da vida e tudo mais que agregaram à suas vidas atém tornarem-se “formadores de opiniões” e transformadores” de um mundo melhor.

  36. Arthur Coelho disse:

    Temos que separar as coisas muito bem. Os exibidos que falam ingles, do PSDB, têm uma inveja danada do Lula.Antes de tudo teve uma mistura de sorte e aquele carisma do matuto.Dizendo as coisas de forma parabólica , em português ,conquistou o povo e os grandes líderes mundiais.Tem simpatia e é acessível.Gosta de emoções pois convive com uma miríade de tendências dentro do PT¨e dos sindicatos e também com os seus inexplicáveis “diplomatas”.Paramos por aqui.Agora vamos ao lado sombrio.O que mais se quer saber é se o “filho do Lula” também é filho do Brasil…aquele Brasil corrupto, do PFL que vira DEMo , do governador que recebe dinheiro vivo,das oligarquias do Nordeste que dão festa ao povo e continuam sendo eleitos e tantos mais que dariam palavras para um livro maior que a Bíblia.Ou é filho do Brasil bom , aquêle dos cidadãos que cumprem suas obrigações e pagam seus impostos,com transparência.Afinal, sairá um filme “O FILHO DO LULA” ? Se sair, vou assistir na primeira fila.Assim posso ver com mais clareza os efeitos especiais.

  37. Eduardo disse:

    Lula não foi feito por ninguém desta esfera, Lula é um predestinado. Um Mito…Quero saber é quem fez fh, e outro apetrechos de marcenaria… que existe neste país… Lula não foi feito, Lula é Lula.

  38. Apolonio Prestes disse:

    Ô Arthur
    Falar inglês é ser exibido? Ou é ter uma boa educação? Será que você tem inveja de quem fala inglês? E por que você acha que ter tido essa boa educação é privilégio do PSDB? Conheço muita gente, principalmente do meio técnico e científico, que vota no PT e fala inglês. Vá cuidar da sua falta de cultura.

  39. Lins disse:

    ME DEIXARIA MUITO CONFUSO SE FOSSE DIFERENTE: A GLOBO MILLENISTA, BANCANDO UMA ENTREVISTA ENALTECENDO LULA OU DILMA. OU MESMO FAZENDO JUSTIÇA COM O REAL CARISMA DE LULA. OS TOLOS QUE ACREDITEM…..RSRERERERE.

  40. Beraldo Dabés Filho disse:

    Se esse Paulo Vidal foi realmente o professor do Lula, estamos diante do simples fato de que o aluno ultrapassou o mestre. Nada demais!

    Ele só quer aparecer ou, quem sabe, pretende uma indenização milionária por ter formado o maior Presidente que o Brasil já teve.

    O Povo Brasileiro vai pensar no seu caso…

    Para com isso Sr. Vidal!!!

  41. José Dantas Neto disse:

    Os brasileiros tem memória curta, deve ser o que possa ter acontecido neste filme de Lula.

  42. Beraldo Dabés Filho disse:

    Apolônio Prestes,

    Você acha que saber Inglês é ter boa educação?

    “Né não sô”!! É apenas ter tido o privilégio de pagar caro uma boa escola ou professor para aprender o idioma.

    Educação é algo que está astronômicamente acima acima disto. Começa quando ainda somos bebês, passa pela infância, pela fase crítica da adolescência a até um pouco mais tarde, quando agregamos novos valores nos ambientes escolares, profissionais, et.

    Educação tem a ver com ética, honestidade, solidariedade, gosto pelo trabalho, respeito aos semelhantes, respeito pela natureza eoutras virtudes mais.

    A propósito, tem muita gente BEM CRIADA, inclusive com boa formação acadêmica, que não tem EDUCAÇÃO. Entendeu?!

  43. Ariclenes disse:

    A criatura (Lula) ficou mais perfeito que seu criador (Paulo Vidal). Melhor para todos nós, MELHOR PARA O BRASIL!

  44. clotilde neute disse:

    Deus me livre, que vou gastar meu dinheiro pra assistir esta patacuada, tenho coisas mais importantes para fazer…
    Prefiro ler um bom livro fazer uma caminhada etc.
    Abraços a todos

  45. João Cirino Gomes disse:

    Desculpem pelo texto enorme, mas tem muita coisa engasgada na garganta!

    Depois de ouvir tantas promessas, embromações, mentiras, e ver tantas ganâncias enriquecimentos ilícitos ladroagens e corrupções, o povo se tornou meio incrédulo!
    Quando a população passar a conhecer seus direitos e tiver mais acesso a informações verídicas; a maioria dos políticos brasileiros terá que reaver seus valores, e serem muito bom para se elegerem; mas não bom para eles mesmo, como vem ocorrendo!
    Pois, nesta de ouvir promessas de salvadores da Pátria bonzinhos, já temos 510 anos de governos coniventes, “ou seja” desgovernos de oportunistas, corruptos, acomodados, ladrões, enganadores, submissos, ou bananas; ou então, não seriamos mais um país de terceiro mundo, e tão explorados! Pois o Brasil tem condições de ser o melhor, e o mais rico país do planeta em todos os sentidos!
    A pretensão é esclarecer a população, e não criticar este ou aquele candidato ou governo, mas exigir comprometimento dos políticos, e o cumprimento da lei, esclarecendo a realidade e demonstrando as falcatruas cometidas por todo homem publico!
    Alguns dizem que: uns fizeram isso e outros fizeram aquilo!
    Então digam; se entre tudo que uns e outros governantes fizeram, não foi mais em benefícios próprios, ou, em beneficio de suas corruptelas e familiares?
    Alguns só embolsaram e mexeram no dinheiro que já estava ganho! Mas nada fizeram, para aumentar a produção, à renda, e melhorar o nível de vida do cidadão!
    Muitos prometeram empregos, mas nunca cumpriram as metas prometidas!
    Muitos roubaram os direitos dos aposentados; e outros, que criticaram os ladrões anteriores, continuam roubando os velhinhos!
    Milhões de moradias sempre foram promessas!
    Sempre ouvimos reportagens maquiadas, pagas com dinheiro dos cofres públicos, a respeito de melhora na Educação, na Saúde, e na Segurança; mas com o tempo, a mascara cai, e nos mostra, que só existe regressão em todos os sentidos!
    Muitos falam em pagar a divida externa, e outros, até vivem se vangloriando por tê-la pago; só que na realidade, a divida continua aumentando!
    E as conversas, as promessas e os papos furados, seguem a todo vapor para nos iludir e ludibriar!
    E o preço do combustível, que dizem pertencer ao povo, tornou-se um absurdo! Pois o cidadão dos países vizinhos, que nem um poço de petróleo tem, estão pagando um terço do valor que pagamos, por um combustível adulterado; sem contar, que eles compram combustível puro!
    Para o povo, só aumentam mesmo, as despesas e os impostos!
    E, com a maior cara de pau, ainda tem descarado usando o dinheiro dos trabalhadores, “FGTS” para financiar a copa do mundo!
    Qual é a vantagem para o trabalhador?
    Se o trabalhador precisar emprestar, tem que pagar altos juros, mas quando usam seu dinheiro do FGTS, ele não tem lucro! E seu próprio dinheiro acaba sendo usado para lhe oprimir! Isso é justiça?
    E os políticos descarados e hipócritas continuam pregando, igualdade social e uma justa distribuição de renda, mas na realidade, o que estamos vendo é só injustiça!
    E o governo federal segue perdoando as dividas dos países que devem ao Brasil!
    Fazer cortesia com o que não lhe pertence, e não suou para ganhar, é fácil!
    Quais os benefícios, que este procedimento pode gerar ao país e a população?
    Isso é patriotismo?
    !
    E esta fazendo campanha eleitoreira antes de época com verbas dos cofres publico e as nossas custas!
    Clique no endereço abaixo e assista a este vídeo, antes que o tirem do ar…
    Todos nós sabemos dessas acusações ditas pelo filho de um dos ministros do Lula, mas vale a pena escutar, principalmente quando é falado em plenário, bem como, vendo a fisionomia dos petistas que nada podem rebater.
    Reinhold Stephanes Júnior chama Zé Dirceu de bandido e Dilma de seqüestradora e assaltante. http://www.youtube.com/watch?v=HtH9uIKBXio
    E as palavras incertas, sobre “democracia” continuam, pois no Brasil, os políticos sempre se colocaram, acima da mesma lei que criaram e cidadão é obrigado a respeitar!
    Este procedimento nada tem de Democrático, e definitivamente é injusto!
    Antes, ao menos o PT tinha uma bela Ideologia, mas até esta bela ideologia, admirada amada e idolatrada por trabalhadores e patriotas, foi traída e jogada no esgoto, ao lado da mentira, traição, enriquecimento ilícito, ambição, ganância e corrupção etc…
    Não votem no menos pior, se não confiar no candidato, vote nulo!
    Afinal; é através dos nossos votos de confiança, que será entregue ao político eleito, a chave dos cofres públicos!

    Janciron@hotmail.com
    Autor independente: Com varias obras publicadas, inclusive: O Massacre da Máfia no Amazonas!
    hattp://janciron.spaces.live.com

    “Jornalismo de verdade consiste em publicar algo que alguém não quer que seja publicado. Todo o resto são relações públicas”.
    George Orwell

  46. Anésia Pinheiro disse:

    Se eu fosse o Sr.Paulo Vidal ficaria calada e escondida em qualquer cantinho do mundo.
    Eu não diria que sou responsável por um irresponsável como o Presidente citado.
    Teria vergonha de dizer que ajudei criar um “mito dos mais mentirosos” da história política brasileira.
    Se eu tivesse poder, se fosse possível sem ferir a Constituição Brasileira eu o colocaria no banco dos réus junto com todos os dirigentes do PT.

  47. FRANCISCO disse:

    Se esse pelego está falando a verdade, tudo o que está escrito no livro é mentira o que eu não posso acreditar. Esse cara deve estar é com dor de cotovelos por continuar o que sempre foi, isto é, um nada. Aliás, no passado ele foi um pouco mais pois, apesar de pelego, puxa saco e mancomunado com a classe patronal ele era presidente do sindicato dos metalúgicos. Apesar de nunca ter feito nada para os trablhadores, ocupava o cargo para tirar proveitos pessoais. Só faltou ele dizer que era ele quem devia estar na presidência da república agora!! É muito pretenciooso esse cara!!
    Não será um cara desses, que ninguém conhece, que irá manchar ou desmentir uma trajetória vitoriosa como a de Lula.

  48. João Cirino Gomes disse:

    qui vai algumas sugestões, para o autor do livro, e o autor do filme do Lula, fazer sucesso no Brasil!

    Na capa do Livro, para dar mais autenticidade a sua biografia, e ao seu governo, deveriam colocar a foto do pinóquio, pois nunca vi alguém mentir tanto!
    Se Lula assumisse a sina do pinóquio, não conseguiria andar, pois tropeçaria no nariz!
    E sua condução, só poderia ser; o avião ou caminhão, só assim conseguiria, carregar o narigão!
    E para este livro fazer sucesso, Lula deve incluir na bolsa familia o vale livro do Lula!
    E quem sabe ele não resolva incluir também, o vale DVD pirata do seu filme!
    Pois só desta maneira, boa parte dos brasileiros, ou de seus eleitores que estão presos em currais eleitorais vão conseguir ler, ou assistir seu filme!
    Pega na mentira!!!! pega pisa em cima bate nela!
    O cara mentiroso sô!

  49. Dineu V. de Góes disse:

    Sr Paulo Vidal gostaria de fazer contato contigo estou a procura de um amigo anho que o senhor conheça ele trabalhava na colocação de admição dos funcionarios da VW entre os anos 70
    meu E-mail = goesbusiness@gmail.com
    Ym grade abraço Dineu V. de Góes

  50. João Cirino Gomes disse:

    Pelegos; vcs que idolatram este energúmeno, eu não disse que um dia vcs iam acordar!

    Onde esta vc pelego? Depois de ver seus ídolos roubando mais que os metralhas, os pelegos que tinha um pingo de vergonha na cara desapareceram.

    Lula, quero dizer, o cara de pau, sentiu o peso da revolta popular e se escafedeu!
    Isso que da ficar criando ídolos até com o estrume do cavalo do bandido!
    Ô gente abestada!

  51. Ismael disse:

    Ninguém fica bilionário na política. O Lula não é mito coisa nenhuma, ele é o maior ladrão da história política deste país

  52. Cassiano disse:

    O que o Paulo Vidal Neto informa esta correto minha matricula no Sindicato 36.726 assinada por ele, 05/01/1972, estudei no sindicato, participei de muitas reuniões, inclusive fomos fazer o 1° congresso, do Sindicato dos metalúrgicos no Restaurante São Francisco bairro Demarch São Bernardo do Campo.
    O que estranho é que procurei no site ano passado (por Paulo Vidal Neto) Apareceu uma pagina que não foi esta, eu acredito que estão reescrevendo novamente. Nossas reuniões em sua maioria o Adv. Almir Pazianoto, estava sempre presente Eu sinto que o Amigo Rubão tenha partido, pelo menos é esta informação que tenho gostaria que fosse mentira…

  53. ISRAEL PEREIRA ANDRADE disse:

    Realmente o Lula foi um personagem criado criado com vários objetivos.O mesmo teve o apoio de vários segmentos da sociedade,até convencer por exaustão de que poderia chegar á presidência da República – Com um suporte técnico bem estruturado.Cabendo apenas ao personagem a popularidade criada pelos marqueteiros em torno do seu nome e da sua figura,suposta de representante de todos os trabalhadores brasileiros!.LULA DOS SANTOS.

  54. AFONSO PEREIRA disse:

    Realmente me lembro deste canalha chamado Paulo Vidal,fui demitido sem direito de uma firma de estruturas metálicas chamada Andratel,alegaram que eu não justifiquei uma falta,eu era socio do sindicato,fui la falar com o canalha do Paulo Vidal,qual foi minha surpresa,ele falou que já sabia do meu caso e o sindicato não iria me defender,só depois descobri que a empresa que eu trabalhava estava fazendo as estruturas metálicas e os caixilhos do prédio do sindicato.Lula e Paulo Vidal são dois canalhas,Paulo Vidal vc é um f@#$ igual o Lula,cadeia é pouco para vcs seus p*&$% pelegos vagabundos canalhas são farinha do mesmo saco

  55. Afonso Pereira disse:

    Deveriam fazer o filme,com o titulo,Lula o filho do Aristides,ou então Tal pai tal filho,só assim o povo ia entender porque ele é falso e dissimulado,alem de pinguço mentiroso e preguiçoso.ele é o tipo que se finge de morto pra roubar o coveiro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *