Início » Brasil » Política » Oito mortos e dois refugiados políticos. Crime comum?
Caso Celso Daniel

Oito mortos e dois refugiados políticos. Crime comum?

O caso do doleiro Toninho da Barcelona, condenado a exagerados 25 anos de cadeia mais por ser o "doleiro do PT" e menos por ser um simples doleiro, mostra que no Brasil ainda se corre o risco de os rigores da lei serem instrumentalizados para fazer de contraventores comuns presos políticos encarcerados em presídios de segurança máxima. Por outro lado — senão o mesmo — os desdobramentos do sequestro e assassinato em 2002 do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, fizeram com que dois brasileiros tenham sido declarados como refugiados políticos no exterior, mais de 20 anos após o fim da ditadura militar no Brasil.

Ameaçados de morte por insistir na elucidação do sequestro e da morte do petista, Bruno José Daniel Filho e Marilena Nakano, irmão e cunhada de Celso Daniel, e seus três filhos deixaram o Brasil rumo à França em março de 2006. Lá, entraram com um pedido de asilo político junto ao Ofício Francês de Proteção aos Refugiados e Apátridas (OFPRA), órgão competente para avaliar solicitações de abrigo a pessoas que sofrem perseguição política em seus países de origem.

Para isto, apresentaram ao OFPRA depoimentos de amigos e reportagens de jornais brasileiros que relatavam as ameaças. Pedido feito, pedido aceito: foram reconhecidos pelo governo francês como cidadãos brasileiros perseguidos politicamente e, portanto, dignos de acolhimento em um país que lhe garanta segurança física e liberdade de expressão.

Não lhes faltaram razões para temerem ser mortos caso permanecessem no Brasil. Aqui, Bruno Daniel e Marilena Nakano lutavam para descobrir as razões e os mandantes do assassinato. O problema é que, ao que tudo indica, a mera possibilidade de as reais motivações do crime virem à tona já deixou mais sete cadáveres pelo caminho, além do próprio Celso Daniel.

Três meses depois da morte do ex-prefeito, o detento Dionísio Severo foi morto na cadeia, apenas dois dias depois de ter dito que teria informações sobre o caso. Ele foi apontado como o contato entre o empresário Sérgio Sombra, acusado pelo Ministério Público do estado de São Paulo de ser o mandante do crime, e os autores do assassinato. Dionísio Severo foi resgatado da cadeia, de helicóptero, dois dias antes da morte de Celso Daniel, sendo depois recapturado. O homem que abrigou o foragido neste meio tempo, Sérgio "Orelha", também foi morto. Otávio Mercier, investigador de polícia que ligou para Severo na véspera do sequestro de Celso Daniel, levou dois tiros dentro de sua casa.

Sem perder a conta — Depois de Celso, Dionísio, Sérgio "Orelha" e Otávio — a lista de cadáveres foi acrescida com o de Antonio Palácio de Oliveira, garçom que na noite do sequestro do ex-prefeito serviu a mesa de uma churrascaria em São Paulo em que estavam Celso Daniel e Sérgio Sombra. Foi morto em fevereiro de 2003. Portava documentos falsos e tinha recebido um depósito de R$ 60 mil em sua conta corrente.

Vinte dias depois foi a vez de Paulo Henrique Brito, única testemunha da morte do garçom Antonio Palácio de Oliveira. Em dezembro de 2003, o agente funerário Ivan Moraes Rédua levou dois tiros pelas costas. Ele havia sido o primeiro a reconhecer o corpo de Celso Daniel, ainda jogado na estrada, e a chamar a polícia.

Até aqui, a última morte suspeita ligada ao caso foi a do médico-legista Carlos Delmonte Printes, que examinou o cadáver de Celso Daniel. Ele dizia que o ex-prefeito de Santo André foi brutalmente torturado antes de ser assassinado. O doutor foi encontrado morto em seu escritório na Zona Sul de São Paulo, no dia 12 de outubro de 2005. O laudo oficial sobre a morte do legista concluiu que ele cometeu suicídio.

Menos de um mês antes de morrer, Carlos Delmonte Printes foi ao Programa do Jô, da Rede Globo. No ar, disse que recebeu pressão de políticos para que concordasse com a hipótese de crime comum, que considerava "inverossímil". Ele disse ainda: "Eu fui proibido de falar pelo diretor do Instituto Médico Legal. Bem mais tarde, depois que eu comuniquei o fato ao Ministério Público, eles alegaram que era para a minha proteção e em seguida foi decretado segredo de Justiça".

Entre os políticos que o teriam pressionado, Carlos Delmonte Printes citou o deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh. Curiosamente, foi também Greenhalgh o petista acusado de dar tapas na cara de Rodolfo Rodrigo do Santos, o "Bozinho", para que o bandido confessasse o assassinato de Celso Daniel. Bozinho confessou, mas depois voltou atrás, alegando ter admitido o crime sob tortura.

Luiz Eduardo Greenhalgh, aliás, foi o petista derrotado na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados no início de 2005. O vencedor foi o candidato "independente" Severino Cavalcanti. Entre o que o doleiro Toninho da Barcelona diz saber, está a informação de que o PT compensou a derrota de Greenhalgh com a compra do apoio de Severino ao governo pelo preço de R$ 8 milhões.

E mais: entre o que Toninho — o da Barcelona — diz ainda saber e não o deixam contar estão informações sobre remessas ilegais para o exterior de dinheiro proveniente de empresas de transportes da cidade de Santo André, o que pode esclarecer algo sobre o assassinato do prefeito da cidade. Como se sabe, a hipótese de crime político para a morte de Celso Daniel provém da suspeita de que ele não concordava com um esquema de propina envolvendo estas empresas – esquema que serviria para financiar campanhas do PT.

Em janeiro deste ano, o advogado Hélio Bicudo tornou públicas duas cartas enviadas da França por Bruno Daniel e Marilena Nakano, uma endereçada a ele próprio, a outra destinada à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie. À ministra, os dois expressam preocupação com o fato de Sérgio Sombra ter enviado ao Supremo uma solicitação na qual contesta a constitucionalidade do poder de investigação do Ministério Público.

Também em janeiro, Bruno Daniel concedeu entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo na qual acusa o chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Gilberto Carvalho, de ter levado dinheiro de um esquema de financiamento do PT para o ex-presidente do partido, José Dirceu. Bruno Daniel disse ainda ao Estado que Gilberto Carvalho não teria feito "nada de concreto" para esclarecer o crime.

Gilberto Carvalho respondeu dizendo que a atitude de Bruno Daniel e Marilena Nakano de buscar asilo político na França é fruto de uma "opção pessoal". Sobre a vontade dos dois de retornar ao Brasil, o assessor do presidente Lula disse ainda que "somos um país democrático, com todas as instituições funcionando em plena normalidade. Sua volta ao Brasil é bem-vinda".

Sobre a lista de oito cadáveres, de Celso Daniel ao legista Celso Delmonte Printes, Gilberto Carvalho não falou. No entanto, caso seguisse a mesma postura, poderia se valer da frase que no terceiro filme da trilogia de Francis Ford Coppola a filha de Dom Corleone ouviu do primo mafioso quando perguntou se era verdade que o pai havia mandado matar o próprio irmão: "São apenas histórias".

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

21 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    É muito difícil acreditar em crime comum, e depois a "coincidência" de mais 7 mortos. Como dizia o Bussunda, fala sério!

  2. Antonio Campos Monteiro Neto disse:

    Somente quando o "partido companheiro" for varrido do poder, esta sujeira virá à tona. O PT já deveria ter perdido seu registro de partido há muito tempo.

  3. Vasco A. Duval disse:

    Minha experiência de vida sugere: cuidado com petistas de carteirinha.

  4. joao roberto disse:

    Sabemos que em todos os segmentos existem bandidos, e a imprensa já mostrou isto várias vezes, Independente de quem ou de qual partido seja o bandido, o que falta é seriedade, coragem e descomprometimentos do poder judiciario para que se possa fazer justiça neste Pais

  5. Apavorado Total disse:

    Luis Eduardo Greenhalg, José Dirceu, Gilberto Carvalho e o presidente Lula comandaram um extermínio. Mesmo que nada oficialmente se esclareça, para os muitos que acompanharam o caso, ficou tudo muito claro. Que os exilados se cuidem. De todos os crimes, este foi o mais chocante, até para petistas de carteirinha.

  6. marcos disse:

    Celso Daniel nunca foi Santo mas certo que ele foi queima de arquivo sim.

    Ja havia investigações a respeito de caixas que sempre eram montados para financiar campanhas politicas.

    Sabia demais, e alem de saber demais era um dos principais nomes para ocupar cargo no governo lula.

    Certo disto alguns petistas, nao gostavam desta ideia, pois, se ele assumisse atrapalharia certos planos de um tal de Ze de alguma coisa, um tal de autentico genuinamente autentico rsrsrsrsrs.

    Certo disto que ele esta morto e eles estao vivos.

    Viva o pt rsrsrsrsrsrs

    Mas estou descrevendo apenas uma estoria ficticia viu gente e mera coincidencia com a realidade.

  7. Evandro Correia disse:

    Acho que no topo da pirâmide que planejou tudo isso está o Josef Dirceu, o discípulo do carrasco Stalin.

  8. SJorge disse:

    Para mim, isso não é nada especial. Haja visto que lidamos com comunistas, amigos das FARCs, do Fidel castro e do Chaves. Sem contar, o Comando Vermelho, que foi fundado por essa mesma raça (do PT) quando estava presa na Ilha Grande. E:Agora, a Ministra da Casa Civíl, guerrilheira e mentora intelectual do assalto à casa do Adhemar de barros, de onde levaram um valor estimado em mais de 2,5 milhões de dólares. Enfim, bandido só conhece bandido! Quem, então, o Ali Babá poderia nomear para assaltar os cofres públicos.

  9. Julieta Siqueira disse:

    TUDO LEVA A CRER QUE FOI PLANO DE JOSE DIRCEU, ONDE O PT ENTRAVA NÃO IMPORTAVA COMO TINHA QUE SE FAZER O PT UM GRANDE PARTIDO E PARA ISSO PRECISAVA DINHEIRO ENTÃO LUGARES DE PODER MAIOR COMO SANTO ANDRE CAMPINAS RIBEIRÃO PRETO, TINHA QUE ENTRAR NO SISTEMA PARA DERRUBAR OS CORONEIS DESTE BRASIL, ULTIMAMENTE NO PFL , NA VERDADE CONSEGUIO NÃO IMPORTANDO QUE ALGUM COMPANHEIRO VENHA A PERDER A VIDA, COMO ACONTECEU EU ERA CLIENTE DO IRMÃO DE CELSO DANIEL QUANDO ESTE ESTAVA VIVO ONDE ELE DESSIA QUE FALAVA PARA O IRMÃO ASSIM *VOCE TEM NOME POLITICO NÃO PRECISA DO PT PARA NADA SAIA DELE E QUE O IRMÃO DESSIA MAS NÃO POSSO* ESSE NÃO POSSO QUERIA DIZER MUITA COISA, SABIA DOS ESCADALOS DOS PÉS DE PALMEIRAS QUE O CELSO HAVIA COMPRADO PARA SANTO ANDRÉ E DEVIA CLARO HAVER MUITA COISA TUDO POR BAIXO DO PANO, CLARO ESTARIA AMARRADO E NÃO PODIA SAIR E DEU O QUE DEU

  10. beto disse:

    O brasil é um país falido de instituições, executivo,legislativo e judiciario já não servem mais ao povo brasileiro e sim a esse mediocre governo que esta criando uma geração de vagabundos com seus bolsas familia , escola,e muitos outros que são apenas uma forma de comprar o voto do povo humilde do nosso brasil , um povo sem estudo , sem trabalho, e facilmente manipulavel, estão entregando nosso país para o lunatico inbecil do hugo safado chaves, um ditador safado que nada tem a ver com grande estadista como disse o nosso analfabeto e embriagado presidente,estamos na beira do abismo, vamos ouvir a voz da razão, o general heleno esta certo, se olharmos como foi demarcada a reserva raposa serra do sol podemos ver que deve ser um trato do nosso presidente mediocre com o ditador hugo safado chaves, tudo isso com o dedinho do guerrilheiro marginal treinado pelo serviço secreto de Cuba JOSÉ PCC DIRCEU, todos sabem quem é esse ai, uma pessoa fria , demagógica, o maior chefe da quadrilha do PT, até o LULA lelé pede bença para ele, nosso país esta a beira de um colapso institucional, estamos vendo o Lula lelé querendo passar o bastão para a outra querrilheira mediocre a DILMA MORALES HOUSSEF, tão mediocre e demagógica quanto o resto dessa quadrilha de inbecis do PT ( PARTIDO DOS TRANQUEIRAS) o nome lhes cai muito bem, e como não temos quem os julgue, pois parece que todos receberam um cala boca,sabe lá quanto o supremo esta levando para que eles continuem livres, estamos entrando em um regime comunista e ditatorial, aonde estão tentando suprimir a liberdade de espressão, o o nosso direito de ir e vir, temos um estado policial que quem é contra acaba na cadeia uma policia que só é energica contra a oposição,este é o estado da mentira da demagogia e da contravenção, quanto mais eu penso nisso mais tenho vergonha de ser brasileiro, acorda meu povo,sei que neste país ainda tem gente descente que quer ver o nosso país livre e soberano, não subordinado a um cocaleiro que tantos jovens mata em nosso pais como o cocaineiro EVO MORALES DA SILVA , e nem pelo ditador idiota e louco do HUGO CHAVES DIRCEU DA SILVA, acorda BRASIL.

  11. luciano aguiar disse:

    Um verdadeira peça processual, digna de valor forense. O brasil melhorou substancialmente desde a anistia, mas mesmo com um governo de centro esquerda não conseque por fim há barbaridades desta natureza. O que vem acontecendo com esse partido no poder é um incentivo voltarmos a clandestinidade para combate-lo.

  12. kostolias b. stern disse:

    até o paraguai acabou com os vermelhos, esperamos que a oposição no Brasil encontre alguem que consiga fazer o mesmo, vencer eleições, espero que não coloquem o alkimin de novo, de carneiro já basta ele, eta cara ruim de debate, não tem um janio quadros por ai não, pelo meos os debates seriam mais "etilicos", ia pegar fogo a disputa de quem ia esvaziar mais garrafas de 51, uma coisa é certa o cara do pt não ia entender uma só palavra que o janio estava dizendo, afinal um estudava pra caramba e o outro só abre revista de figuras sem texto, só sabe falar de "futibó".

  13. Marcos disse:

    Não foi crime comum. Mas não foi o PT. Por mais que setores do MPE de São Paulo insistam nessa tese, as investigações policiais (e a polícia paulista durante o ápice do tucanismo) mostram a isenção das lideranças do partido, mesmo que tenham problemas em outras esferas.
    Querem saber da verdade? É só cercar as grandes empresas de ônibus da região. São verdadeiros mafiosos e atuam, há anos, em diversas prefeitura, sejam do PT ou não. São grandes esquemas relacionados à fraude em licitações e ao impedimento de novas ações legais para renovação de concessões e permissões. É só lembrar o que pretendia o Celso Daniel em relação a esse tema. E a outros. Isso não é restrito a São Paulo. A PF pode investigar e comprovar isso.
    O problema é que o ódio político ao PT acaba por fazer com que se percam a lucidez e o bom senso.
    Não entendo como a família não tenha ainda atentado para isso!

  14. José disse:

    Quanta fantasia. Quanto ódio contra um partido realmente popular.

  15. geraldo Cássio dos Anjos disse:

    É muito óbvio que quando da falta de uma clara sociologia pedagógica de quem somos a elucidação dos verdadeiros motivadores de um crime tornam-se triller de filme. Que tipo de filme? Suspense. Terror. Comédia? Ou um programa feito o do Chaves?
    Sobra espaço para vendermos a fórmula de como se faz para ser tão sem identidade Nacional. Somos sim o avesso. "Parafraseando o poeta neste contexto". Somos o avessa, porque quando buscamos uma identidade de um povo carecido da prática de esquerda, erramos, digo, somos um enorme equívoco e no meio do caminho descubrimos que nossas "cacas" são produtos vendáveis e rentáveis para aqueles que sabem exatamente o que querem exterminar. É muito provável que o PT chora pela morte de Celso Daniel por ter sido um erro enorme não ter "protegido", não ter "ouvido" o nosso Companheiro. Somos sim. Somos Homens insapienz.

  16. junior disse:

    De tuda essa história, me " comove" o fato do Deputado petista ter " pressionado" o legista, que é funcionário do GOVERNO TUCANO, QUE ESTÁ GOVERNANDO SAMPA, HÁ QUASE 15 ANOS.
    cOMO É QUE " UM DOS" QUE PRESSIONARAM, E, OS OUTROS QUEM FORAM ???
    Ora, que apura o crime, é a polícia TUCANA, que exerce o policiamento e a segurança dos presos nos présídios, é a POLÍCIA TUCANA, a responsabilidade da apuração, é da SECRETARIA DE SEGURANÇA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, GOVERNO TUCANO…
    CABERIA À FAMÍLIA EXILADA, QUESTIONAR JUNTO AOS TUCANOS PAULISTA, O PORQUE DA NÃO APURAÇÃO, VOCÊS NÃO ACHAM ?

  17. antonino cardozo disse:

    é sempre melhor ver o meu problama no outro. acho q esse BETO(que faz o comentario logo abaixo), ele sim é um grande imbecil. pois uma pessoa q se preste a fazer um comentario e com esses argumentos sobre o bolsa familia e os demais programs sociais do governo é um grande imbecil mesmo. o bolsa familia no país não tem gerado nenhua geração de vagabundo e sim trazido dignidade ao povo, q tem na sua historia um estado q se nega a governar para os pobres. mesmo com alguns problemas temos um grande governo, e temos o brasil com mudanças importantes acontecendo, como por exemplo a demogratização do ensino superior, do ensino tecnico, dos investimentos importantes na educação basica, nas politcas de credito e de valorização da pequena agricultura, fortalecimento das federações de pequenos agricultores e dos movimentos sociais, investimentos na reforma agraria e tantas outras ações q tem construido a perspectiva de um país melhor, soberano, democratico e popular!!! o fato é q se tem hoje um projeto de nação em curso onde negros, indios, brancos, gays são parte importante desse novo país. nos mais, é fato q em 2008 reafirmaremos o nosso projeto nas eleições municipais e acumularemos força para reafirmar a esquedar no poder em 2010!!!!

  18. Vizinho disse:

    O que temos aqui é o retrato do simples: "o pior cego é o que não quer ver" tanto na esfera criminal quanto na política. Que os exilados não se descuidem. O "mundo" está globalizado em -tudo-, não só na esfera empresarial… Que os comentaristas anteriores jamais precisem da "justiça" brasileira…

  19. Santos disse:

    Concordo com a excelente opinião, abaixo, do Sr. BETO, e lamento que os grandes e originais Petistas tenham deixado o PT nas mãos desses crápulas que hoje dilapidam o nosso País, entregam cargos aos militantes sem competência nenhuma, gananciosos e dispostos a tudo para enganar o povo brasileiro e defender a podridão do desgoverno LULA. Presenciei a compra de votos através do BOLSA Família no sertão baiano, como o corte de ponto e a repressão a greve no SERPRO por diretor Petista que antes era sindicalista e sempre articulava greves. Votei no Lula e hoje me arrependo muiiiiito

  20. Marcelo disse:

    Olhem só no que o PT se transformou…

  21. António lima disse:

    E a PF não investiga o Lula, até meu cachorro sabe q ele foi o maior beneficiado na morte do Celso, no mensalao e no petrolao. PF incompetente, deve ter um monte de investigadores Dante trabalhando aí.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *