Início » Brasil » Política » ONU quer eliminar Aids até 2020
Saúde

ONU quer eliminar Aids até 2020

Mais de 9 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento e 1,8 milhão de pacientes morrem anualmente

ONU quer eliminar Aids até 2020
Ban Ki-moon que acesso universal ao tratamento à Aids (Reprodução/G1)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira, 9, um esforço global para tentar acabar com a Aids até 2020. No mundo, 34 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus HIV, mas estima-se que metade não saiba disso.

Leia também: O fim da Aids?
Leia também: Hotéis podem ser obrigados a distribuir camisinha
Leia também: Elizabeth Taylor deixa fundos para o combate à Aids

“Este é o nosso objetivo: zero novas infecções, zero preconceito (contra portadores) e zero mortes relacionadas à Aids”, declarou Ban durante o seminário que marca o 30º aniversário da descoberta do vírus.

Segundo estatísticas da ONU, o número de novos infectados tem apresentado queda desde 2001, ano em que os líderes globais prometeram tomar medidas contra a pandemia. Em 1999, eram 26,2 milhões de pessoas infectadas.

Para combater o vírus, o secretário defendeu um posicionamento mais aberto. “Se queremos relegar a Aids aos livros de história, temos de ser corajosos. Isso significa enfrentar temas sensíveis, incluindo homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas e prostituição”.

Acesso aos medicamentos

O secretário pediu também para os 30 líderes presentes garantirem o acesso universal ao tratamento à Aids e a redução dos seus custos até 2015. Mais de 9 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento e 1,8 milhão de pacientes morrem anualmente de complicações relacionadas à doença.

Líderes da África, continente com maior incidência da pandemia, pediram mais recursos para combatê-la. O presidente Goodluck Jonathan, da Nigéria, defendeu que ‘o financiamento adequado é crítico para o sucesso da resposta à doença.

Fontes:
G1 - ONU pede esforço para a eliminação da Aids até 2020

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. teresa bertoldi disse:

    Isso é muito importante, mais eles também deveriam se preocupar com o cancer voçês não acham. quantos morrem,sofrem, desisperados atrás de uma cura porque é tão díficil assim,
    deve haver um jeito,é impossível queexistem tantas drogas e nem uma se encontra, os cientista precisam urgente acabar com esse pesadelo,toda pessoa que recebe um diagnóstico
    desse, fica desesperado.
    Aonde está esse trem bala que mata,criança, jovem, adultos,idosos naõ escolhe a vítima.
    Quase sempre quem pega não tem escolha.
    fazem um multirão,até os gasto com medicamento pára os governos sairiam mais baratos.Quando acordarmos e ver essa grande notícia fim do cancer que nem o fim do hiv,
    até 2020 seremos vitoriosos,e as pessoas acordaram aliviadas,com o fim do pesadelo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *