Início » Notícia » Petrobras diz que é preciso aumentar preço da gasolina
Na bomba

Petrobras diz que é preciso aumentar preço da gasolina

'Que tem de repassar preço, tem. Esse é o ponto, tem de repassar', disse a nova presidente da Petrobras

Petrobras diz que é preciso aumentar preço da gasolina
Maria das Graças Foster, nova presidente da Petrobras (Fonte: Reprodução/Agência Petrobras)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Brasil precisa repassar os aumentos do preço do petróleo no mercado internacional para o valor do combustível nos postos. A opinião é de Maria das Graças Foster, nova presidente da Petrobras.

Leia também: Veja como ficará a diretoria da Petrobras na nova gestão
Leia também: Petrobras anuncia indicação de primeira mulher para a presidência

“Que tem de repassar preço, tem. Esse é o ponto, tem de repassar. A defasagem entre os preços internacionais e os preços nacionais abre-se, essa diferença fica bastante pronunciada e os efeitos são maiores para a Petrobras”, disse Maria da Graça em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, ressaltando porém que é “impossível” e “absurdo” trazer toda a volatilidade do mercado internacional de petróleo “em tempo real” para o consumidor.

Controle há oito anos

Há oito anos o governo controla o valor dos combustíveis a fim de manter o preço da gasolina estável para os consumidores.

A Petrobras lucra quando os preços do petróleo caem abaixo do nível de preço relativo que Brasília determina, mas tem prejuízo quando os preços globais do petróleo ficam acima dos níveis do mercado doméstico, gerando perdas para a companhia, uma vez que a estatal precisa importar combustível para atender a demanda.

Fontes:
Reuters - Petrobras precisa elevar preço de combustíveis no Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

16 Opiniões

  1. Irineu Coutinho disse:

    Somos um país quase autosuficente em energias mas com preços dos mais altos do mundo.
    É muito fácil querer administrar muito dinheiro. Foster, acho que não é por aí. Isto não está certo. Precisas pensar melhor.
    Está numa estratégia politicamente e economicamente errada.
    AUMENTO DO COMBUSTÍVEL, NÃO!

  2. Hivitality disse:

    Concordo,

    Aumentar combustíveis para tornar a ESTATAL viável não.

    Isso desmascararia mais essa jogada do Petê para manter maquiada uma inflação galopante.

  3. Carlos U. Pozzobon disse:

    Segundo essa opinião, o Brasil passou a ser um importador de gasolina, tendo que ajustar os preços de acordo com o mercado internacional. Bem, essa era a situação do país na era pré-FHC. Com as mudanças no modelo nos anos 90, a Petrobras dobrou de tamanho e capacidade em 10 anos, chegando a autossuficiência. A partir da chegada de Dilma no Conselho de Administração, as coisas começaram a andar para trás e hoje a Petrobras joga a toalha e se confessa incapaz de atender o mercado doméstico.

    Sem uma nova refinaria desde 1983 (a Abreu de Lima em Pernambuco ficou paralisada por causa do estrabismo lulista de entrar com a PDVSA de sócia na base da demagogia bolivariana), a única “aquisição” foi a compra da Ipiranga, falida justamente pelos mesmos motivos que estão sufocando a Petrobras: a defasagem entre os preços do mercado internacional (o barril andava a $123 na sexta-feira) e o preço do mercado interno. Ora, os brasileiros poderiam ter gasolina a um real na bomba. Para isso basta abrir o monopólio do refino e da exploração, pois somente a combinação de extração de baixo custo com refino local, permitiria uma petrolífera ficar isenta das oscilações internacionais. Mas o Brasil, obscurecido pelo nacionalismo do “país do futuro”, da proteção do subsolo e incapaz de distinguir desenvolvimento de cobiça internacional, agora finalmente confessa os erros que vem cometendo desde 2008 e que tenho alertado em diversos artigos. O modelo petista para a Petrobras representa o seu encolhimento em valores relativos ao mercado interno e o quadro não vai se alterar se o modelo não for mudado. Apenas uma crise econômica interna poderá aliviar a pressão sobre a demanda.

    Em uma discussão na Fox News na semana passada, buscando uma explicação para a causa da gasolina custar $4 o galão nas bombas dos EUA, um expert em combustíveis disse que o mercado americano das refinarias está muito aquecido pelo crescente consumo do combustível. Mas ao ser perguntado que aquecimento era esse se a economia americana está semi-estagnada, o expert respondeu que se deviam as compras da China e países sul-americanos. Ora, era a Petrobras importando gasolina a rodo. Acreditem se quiserem, os consumidores americanos estão pagando o olho da cara no seu mercado doméstico por causa da China e do Brasil. E quem está ganhando dinheiro como o modelo Dilma? As mesmas empresas que se beneficiam de uma política que gera empregos no exterior e royalties para os árabes. Sempre foram os beneficiários do nacionalismo verde-amarelo.

  4. João Cirino Gomes disse:

    Você, esta disposto a lutar para que seus descendentes tenham justiça social e uma verdadeira Democracia?

    Falar que luta por justiça social é fácil, mas só vamos ter a confirmação de quem é quem, na hora das atitudes e dos exemplos!

    Muitos dos atos, que os políticos acham secretos, não são tão secretos assim!

    Vamos divulgar as patifarias dos espertalhões, pois o povo deve entender como esta funcionando a política na Brasil, e de onde vem a miséria e a violência!

    Começaremos pelo descobrimento: Quando os índios eram enganados por badulaques; e daremos seqüência, até a época em que o Rei de Portugal, que explorava este País; montou a farsa de independência, transferindo o poder para o filho D Pedro; que molhou as mãos de uns traidores, e com eles, continuou explorando nossos antepassados; nossos solos e nossas riquezas!
    Notem que até presente data, aqueles que se dizem nossos representantes, seguem pelo mesmo caminho, nos enganando, escravizando e ludibriando!

    Vamos provar, que desde a falsa independência, até os dias de hoje, houve muitas formas de governos; só que as mentiras aumentaram e os cambalachos seguem a todo vapor!

    Veja as mais diversificadas formas de engodo:
    Pagamos impostos, para ter direito a Educação e Segurança; mas somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista e mesquinha, que manipula, compra, forja e distorce todos os tipos de pesquisas para se idolatrarem… Pouco, ou nada se importando com a Pátria, ou, com seu semelhante!

    Se não fosse desta maneira, há muito seriamos o País mais rico do planeta, em todos os sentidos!

    Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal, e os políticos tiram vantagens desta situação; pois, tanto montam suas escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo, a procurar escolas particulares!

    Desta maneira, a maioria sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi!

    Bom esquema não é mesmo?

    E esta mesma formula é usada na área de segurança publica.

    Desviam-se verbas da segurança, e para suas conveniências, montam, ou apóiam empresas de seguranças particulares!

    E além de nos explorar com impostos abusivos, para manterem seus salários principescos, suas mordomias e as varias aposentadorias, ainda superfaturam, desde as construções dos presídios, até os custos dos presos; informando que cada um daqueles presos, que estão embolados em pequenos cubículos, custa para o governo, ou seja; para o cidadão que paga imposto, em torno de quatro mil e quinhentos reais mensais!

    Será que eles não sabem; que uma faculdade em período integral não custa tanto?

    E será que eles acham; que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade?

    Será que eles não sabem; que no Brasil muitos pais de famílias, trabalham de sol, a sol, a troco de salário mínimo, e com valor tão irrisório, são obrigados a se manter, e sustentar sua família?

    Ai esta a conveniência em manter as cadeias superlotadas com as vitimas marginalizadas, por um sistema injusto e imundo; criado por uma corja corrupta e oportunista, que só visam manter suas mordomias, altos salários e vantagens pessoais!

    E na área de saúde; o trabalhador sofre os descontos em holerite, antes mesmo de receber o minguado salário; mas vê estas verbas, desviadas por ladrões e corruptos, e a população carente sofrer em desespero, abandonada em filas de INSS; sem dinheiro até mesmo para comprar seus remédios!

    Afinal; nossos representantes espertalhões criam esta situação, na intenção de fazer sociedades em hospitais e planos de saúde particular, que lhes proporciona mais renda; pois com a saúde abandonada, estão induzindo o cidadão com melhor poder aquisitivo, a pagar plano da saúde particular!
    Notaram?

    Sem contar, que continuam nos cobrando taxas de IPVA, e muitos outros impostos, para construir estradas!

    Mas acontece que; depois de construírem tais estradas superfaturadas com nossos impostos, eles, os políticos as privatizam, vendendo-as, a eles mesmos, a preço de banana; e colocam laranjas para administrá-las, se favorecendo, ou favorecendo seus amiguinhos, ou seus familiares! E as empresas que davam prejuízo, por serem cabide de empregos, passa a dar lucro!
    Esta é uma das formulas de quem criticava as privatizações, se tornarem empresários geniais, fazendeiros e bilionários da noite para o dia!

    Enquanto isso; este povo simplório e desinformado, é obrigado a pagar absurdos, para rodar nas mesmas estradas, que foram construídas com seus impostos!

    Outra coisa estranha; é nunca ter verbas para dar o aumento “garantido pela lei” aos aposentados: E a lei é bem clara; quando cita que; > cada aposentado deve receber de acordo com sua contribuição!

    Sinal que não temos justiça, pois a “lei”, não vem sendo cumprida ou respeitada, por quem as criou e aprovou!

    E os desfalques; a corrupção, e a injusta distribuição de renda, além de deixar a população sem opção de vida digna, ainda é a maior responsável pelo aumento da violência e injustiça social!

    E se analisarmos; notaremos que: Os mais pobres são os que mais pagam imposto no Brasil; pois pagam; e não debitam o que gastam do imposto de renda!

    E para aumentar minha revolta, eu ajudei a eleger mais um salvador da pátria, que criticava os corruptos, os ladrões, e os enriquecimentos ilícitos; e se dizia defensor de uma justa distribuição de renda!

    Mas aconteceu; que depois de eleito, tanto ele se tornou milionário, como tornou seus amiguinhos e seus familiares, gênios, empresários, fazendeiros, bilionários da noite para o dia!

    Tornou-se defensor daqueles bandidos, que ele antes tanto criticava, e com eles, passou a comer caviar e beber champanhe importado, a ponto de urinar nas calças!

    E devido ao interesse, em assumir cargos na ONU, vive voando, e presenteando aquilo que não lhe pertence; perdoando as dividas de quem deve ao Brasil; doando o sangue e suor dos trabalhadores e dos desempregados, que estão presos em currais eleitorais, até aos Países de primeiro mundo como a Grécia!

    Enquanto que; as verbas que deveriam ser usadas para incentivo da cultura, ele as usa na publicação de livro e filme particular!

    Puras baboseiras, para lhe dar banho de confete; endeusá-lo, e promovê-lo ao nível de semideus, acima do bem e do mal!

    E até quando a verdadeira cultura continuara sucateada e abandonada por falta de verbas?

    Pois, com intuito de se perpetuar no poder; ele usou dinheiro dos cofres públicos, para apoiar a Dilma uma ex-ladra e assassina, para que ela represente a Nação! Com a nítida intenção, de que ela esconda suas imundices e enriquecimentos ilícitos!

    Mas, como uma pessoa, que exerce vários cargos ao mesmo tempo, todos com salários principescos, pode dizer que defende a justiça social e uma justa distribuição de renda?

    Quem consegue estar em dois, ou três lugares ao mesmo tempo?

    É o caso da Dilma, que como conselheira da Petrobras, recebia mais de um milhão por ano sem ir ao emprego!

    E com tanto desemprego no País, isso é justo?

    Sem contar que os governantes, que se dizem defensores da justiça social, montam ou estão a par dos esquemas mirabolantes com concursos públicos, onde a povo paga para fazer inscrição; e mesmo sendo aprovado, o cidadão que tiver uma restrição, seja no SERASA ou SPC, não poderá assumir o cargo, que é seu por direito; enquanto isso; políticos corruptos, com varias restrições e até processos criminais, se candidatam a cargos públicos e recebem verbas dos cofres públicos; verbas que é imposto deste mesmo cidadão com restrição; que foi barrado de assumir um cargo que é seu, por não ter conseguido pagar suas dividas!

    Será que impedindo este cidadão, que tem restrição, de trabalhar e ganhar seu sustento estão facilitando, para que ele honre seus compromissos?

    Isso é Justiça?
    Sem deixar de citar, que a maioria dos concursos se transformaram em mais uma forma de arrecadação leonina!

    Onde o cidadão paga para participar, estuda, faz sacrifício para concorrer a uma vaga; e em muitos casos, além da não ter acesso ao resultado das provas; às vezes vê o concurso ser cancelado, mas não lhe dão nem satisfação, e nem devolvem o seu dinheiro.

    “Fato ocorrido, em concurso da Petrobras!”
    E não venha dizer, que o povo é dono do petróleo: Pois o cidadão de Países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem, está comprando combustível puro pela metade do preço que pagamos por um combustível adulterado, e o mesmo acontece com o gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade!

    Por este motivo, meu voto de confiança, será no NULO: DIGITAREI 0000 E confirmarei!

    E enquanto existir a lei de imunidade parlamentar; e os políticos tiverem direito a tantas mordomias; exercerem vários cargos ao mesmo tempo; tiverem direito a varias aposentadorias com salários principescos; eu votarei, e incentivarei o voto Nulo, para demonstrar minha insatisfação e repudio!

    Pois não é justo, poucos ganharem muito sem fazer nada, e a maior parte da população continuar vivendo de misérias, ou desempregados, sobrevivendo de esmolas, sem dignidade em currais eleitorais!

    Não sou, e nunca serei conivente com os que fazem alianças, para enganar, oprimir e sugar o sangue e suor da população carente e mal informada!

    A luta por justiça continua!
    Afinal será que foi por este tipo de Democracia que nossos antepassados lutaram?

    E falar em projetos felicidades, neste país de miseráveis!

    Fala sério…! “Vamos ser realistas”

    Só pode ser inocência e simplicidade, ou muita demagogia e hipocrisia!

    Meus caros colegas eleitores:

    Antes de votar, e dar seu voto de confiança a qualquer um; análise, se seu candidato exerce vários cargos ao mesmo tempo, todos com salários principescos; se ele desfruta de mordomias as suas custas; se têm varias aposentadorias; ou se fez algum projeto para defender seus direitos!

    Mas, não vote sem pesquisar quem é quem!

    Ou então; continuaremos iguais aos índios, que foram embromados por conversas fiadas e badulaques, e perderam suas terras!
    Agora é CONTIGO cidadão!

    Por estas e outras sou a favor do abaixo assinado contra a lei de imunidade e fórum privilegiado!

    Pois a lei de imunidade só serve para acobertar políticos corruptos e assassinos, e o fórum privilegiado só serve para facilitar a venda de sentenças!

    O banqueiro bandido foi solto por ser inocente ou por ser sócio do filhinho genial do ex presidente?

    Antes de entregar o cargo Lula promoveu os juízes envolvidos no caso do Dantas por simpatizar com seus olhos esverdeados, ou por terem cabelos encaracolados?

    Ou a liberdade do Dantas, foi uma troca de favores entre Lula e os juízes, para não manchar sua imagem de salvador da pátria?

    Vamos deixar de ser inocentes!

  5. Luiz Mourão disse:

    O problema é que o petróleo brasileiro NÃO é dos brasileiros, é da Petrobrás!!!!
    Pergunte a qualquer um dos brasileiros que precisa comprar gasolina e verá a resposta: não queremos aumento!!!!
    “O petróleo é nosso!!”: a quem se refere a frase??

  6. Fernando disse:

    Não concordo com reajustes indiscriminados para inflar os lucros, mas acho o repasse dos custos uma posição mais coerente com uma S.A., que visa o lucro e uma situação financeira saudável para dar retorno aos seus acionistas, majoritários e minoritários.

    Tem “comentaristas” aqui que já criticaram a Petrobras por não adotar uma postura mais condizente com o mercado, por adotar um viés político e deixar seus acionistas “na mão”. Os mesmos que, agora, questionam uma gestão menos política e mais técnica, que busca resultados.

    Manter os preços artificialmente baixos para não sofrer com o ônus da insatisfação dos consumidores/eleitores, isso é gestão política, ou efeito colateral do que, vejam só, alguns chamam de “desgoverno petralha”.

    Atualizar os valores dos combustíveis, repassando os custos do petróleo no mercado internacional e dos equipamentos de prospecção, para manter a empresa valorizada, aumentar os lucros de forma racional e possibilitar maiores dividendos aos acionistas, isso é gestão técnica.

    Eu sei muita gente aqui é do contra e não tem conteúdo para apresentar bons argumentos, mas até para ser do contra ter conteúdo é necessário.

    Caso contrário o que resta é contradição.

  7. João Cirino Gomes disse:

    Sr FERNANDO, saiba que o cidadão dos países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem, paga combustível puro, a metade do valor que pagamos por um combustível adulterado, ou pelo gás de cozinha que é gênero de primeira necessidade!

    O combustível no Brasil é caro, pelo fato da Petrobras ser um cabide de emprego de pelegos analfabetos e parentes de políticos despreparados; que ganham fortunas para fazer nadica de nada!

    A Dilma é um exemplo que antes de ser eleita recebia mais de um milhão por ano acumulando o cargo de conselheira; q

    Assim sempre foi e é com todas empresas publicas!

  8. José B. Sampaio disse:

    Estamos proximos a uma Eleição. É natural aumentar o preço de uma das gasolinas mais cara do mundo. Não precisa ser muito inteligente, e procurar respostas técnicas para liberar o aumento. Tem sempre um culpado nesta história.
    Brasileiros até quando seremos bonecos de marionetes controlados por uma minoria que visa
    somente Eles.

  9. WELLER MARCOS DA SILVA disse:

    Dona Maria das Graças Foster, a senhora que já foi catadora de latinhas nas ruas, bem sabe o quanto o povo bebe cerveja! Quem bebe cerveja não está beneficiando ninguém, a não ser o Governo que arrecada altos impostos com o consumo de álcool (etílico). Quem compra gasolina e etanol, via de regra usa tais produtos para o trabalho (ao menos 80%); e muitos o fazem com enorme sacrifício pessoal. Isso, além de ter que pagar IPVA do veículo, estacionamento, peças de reposição, seguros: Obrigatório e voluntário. Então, não é o mesmo que tomar uma cerveja e atirar a latinha pela janela do carro, para ser recolhida por alguém que passa, pega o utensílio e vai comer um PF com o produto da venda para uma dessas recicladoras de lixo urbano. O combustível chega a ser um bem vital para o desenvolvimento. E, ambos devem ser conduzidos, com eficiência e critérios. Lamentavelmente, essa é uma prática antiga no Brasil: Quem trabalha paga mais e quem só se diverte não sabe quanto custa a carga para os que trabalham!

  10. Fernando disse:

    Eu só posso falr uma coisa: quem pode manda, quem não pode fica como o povo do Brasil…

  11. Mauricio Ramon disse:

    Por quê?
    É ano eleitoral!
    Pra dar aumento para os políticos!
    Pra ferrar mais o povo!
    Att os países maiores produtores de petróleo no mundo tem o menor preço de combustível do planeta terra, só no Brasil que é essa zona…!

  12. NEY disse:

    concordo com LUIZ MOURÃO

  13. Osmar disse:

    Algo errado no poder… A turma do PT capitaneada pelo mister LULA dizem que o Brasil é alta suficiente, fazem uma propaganda louca neste sentido, porem como explica que a Petrobras importa e muito gasolina…
    Creio que é Propaganda enganosa (Procon neles) para iludir o povão, assim como tudo que vem do governo petista… E o povão acredita.

  14. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    Tudo já foi dito, porque é EVIDENTE!

    MAS seguramente para o povo se apresenta como
    UM ESPANTALHO !!!!

    Até quando ???

  15. Miralis disse:

    Concordo com o Sr. JOSÉ B. SAMPAIO. Como é ano eleitoral, tem que se arrecadar de alguma forma para o custo das propagandas e cabos eleitorais. Total absurdo!!!

    Como essa “Maria” é pau mandado, faz tudo que a “Presidenta” manda!!!

    E a “Presidenta” tira da saúde, aumenta o combustível… até quando isso???

    Depois que os “exilados” tomaram o poder, o governo brasileiro virou um reduto de cabide de empregos, desvios de dinheiro e enriquecimentos ilícitos por todos os lados.

    Nada mais!!!!

  16. Victor M. Siva disse:

    Qual é o preço da NOSSA gasolina na Argentina?
    No Paraguai? → Confirmando assim o roubo que a Petrobras faz no bolso do brasileiro.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *