Início » Brasil » Política » Piauí, campeão de prefeitos cassados
Coluna Esplanada

Piauí, campeão de prefeitos cassados

Estado lidera com folga o topo da lista de prefeitos cassados desde a eleição de 2008. Por Leandro Mazzini

Piauí, campeão de prefeitos cassados
Leandro Mazzini é jornalista e escritor

Siga o colunista no Twitter @leandromazzini

Piauí, campeão de prefeitos cassados

A nove meses das campanhas municipais, o Tribunal Superior Eleitoral acompanha com especial atenção o caso do Piauí. O estado lidera com folga o topo da lista de prefeitos cassados desde a eleição de 2008, por variados tipos de crime, principalmente eleitorais. Foram surpreendentes 55 cassados até esta semana, ou 24% dos eleitos – num estado com 224 – e realizadas 22 eleições suplementares em dois anos. O número vai subir. Ontem, o prefeito de Sebastião Barros, Geraldo Mineiro (PT), foi condenado a oito anos de prisão por pedofilia. Limpou as gavetas, trancou o gabinete e sumiu.

Acorda, eleitor

O cenário só não é pior, ou eleições não foram feitas, porque a maioria dos prefeitos continua no cargo por força de liminares de juízes. Por enquanto.

Poder do além

O túmulo do ex-vice-presidente José Alencar, cujas cinzas estão dentro da igrejinha da sua Itamuri (MG), virou ponto de peregrinação de moradores e turistas.

Extra
Dilma barrou demissão de Haddad

O ministro Fernando Haddad, da Educação, quis deixar o cargo em novembro a fim de priorizar suas visitas a partidários do PT em São Paulo, onde será candidato a prefeito. Foi a presidente Dilma Rousseff quem não deixou. Mandou esperar o lançamento do programa de bolsas para estudantes em intercâmbio. Ocorreu na terça.

To indo

Haddad confirmou à coluna que sairá em Janeiro. Quem fica no lugar, “Só a dona do mandato pode decidir”. Fato é que a senadora Marta Suplicy (PT-SP) pleiteia a vaga. Mas ela e ele não se batem, dizem aliados de ambos.

Revelações

Haddad estava insatisfeito no MEC alvo do tiroteio sobre o Enem. Em Dezembro passado, conversou com Lula e Dilma e cogitou pedir outro ministério, provavelmente Ciência e Tecnologia. Foi quando Lula fez o convite para ele disputar em SP.

Verbo solto

Ciro Gomes, em visita à sua Sobral há poucos dias, desancou a presidente Dilma Rousseff. Diz que seu jeito de fazer política e “faxina” a fará perder a governabilidade.

TV sem coroné

O PSOL quer acabar com prática antiga no País. Entrará com ação no STF para tentar barrar renovação de concessão de rádio e TV para políticos ou familiares.

Ego em baixa

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, ficou uma arara numa audiência pública na terça. Falaria para plenário vazio. Assessores tiveram de convocar às pressas servidores das comissões para prestigiá-lo.

Ideli no paredão

Agenda da ministra Ideli Salvatti, dona do cofre para liberação de emendas, mostra a saciedade dos parlamentares em fim de ano – ou a crença em Papai Noel: ontem, recebeu três deputados, isoladamente, mais as bancadas do Amapá, Rondônia e Ceará.

Privataria

Causa correria às livrarias do país o livro A privataria tucana, do repórter Amaury Ribeiro. Ninguém acha. A editora Geração mandou a gráfica imprimir mais 20 mil.

Limpa no Congresso

A direção da Câmara dos Deputados esboça uma limpa em cargos comissionados para Fevereiro, quando começa o Ano Legislativo, e o último do presidente Marco Maia (PT-RS). É jogada para melhorar a imagem da Casa.

Ponto final

“Por enquanto estou bem. Minha pressão e meu batimento cardíaco estão bons”
Ministro Fernando Haddad, futuro candidato do PT em SP, sobre sua primeira disputa eleitoral

www.colunaesplanada.com.br
contato@colunaesplanada.com.br

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Henrique de Almeida Lara disse:

    A expressão: “acorda, eleitor” é muito oportuna. As cassações de prefeitos (e não deveriam ser só de prefeitos) nos mostram que a corrupção começa no eleitorado que vota nos “fichas sujas”. Enquanto o eleitor brasileiro não mudar essa mentalidade de votar em troca de benesses pessoais, a corrupção continuará desgraçando o Brasil. O bom eleitor visa o bem geral da Nação!

  2. JOSE JOAO DE CARVALHO disse:

    ta na hora do povo brasileiro se concientizar que o processo de democracia de escolha de seus representante tem que haver o criterio de responsabilidade no momento de eleger,conhecer o perfil,o historico do candidato se tem a fixa limpa ou nao vamos tirar, varrer, os maus politicos que tem feito do patrimonio publico objeto deles.

  3. Luiz Franco disse:

    As torpezas dos prefeitos do Piauí refletem mais traços culturais do que aptidões morais.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *