Início » Brasil » Política » Popularidade de Obama atinge seus níveis mais baixos
Estados Unidos

Popularidade de Obama atinge seus níveis mais baixos

Pesquisa indica que eleição do ano que vem será disputada

Popularidade de Obama atinge seus níveis mais baixos
Viagem de ônibus pelo meio-oeste pode restaurar popularidade perdida de Barack Obama

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma nova pesquisa do Instituto Gallup revelada neste domingo, 22, mostra que os índices de aprovação de Barack Obama caíram, pela primeira vez, para menos de 40%. Segundo a pesquisa, 39% dos norte-americanos aprovam a gestão de Barack Obama, enquanto 54% desaprovam o governo do presidente. Com isso, a eleição presidencial do ano que vem deve ser marcada por um cenário confuso. A interminável ansiedade econômica tem feito com que os norte-americanos expressem cada vez mais seu descontentamento com a maioria dos homens e mulheres – incluindo, é claro, o presidente – que enviam a Washington para governá-los.

Foi essa crescente insatisfação eleitoral com Obama que motivou o governador do Texas, Rick Perry, a entrar na disputa pela nomeação republicana, que não começa oficialmente até as primárias de Iowa e New Hampshire, em fevereiro. Perry, Mitt Romney e Jon Huntsman Jr passaram boa parte do último fim de semana garimpando votos em New Hampshire, o “estado do granito”.

“Romney e Perry estarão disputando a chance de concorrer contra o candidato mais fraco desde Jimmy Carter, com o mundo em turbulência e com a economia à deriva”, escreveu Ross Douthat no New York Times. “Há seis meses, parecia que os republicanos escolheriam uma ovelha par ser sacrificada contra Obama. Agora, tudo indica que eles podem estar escolhendo o próximo presidente”.

A resposta de Obama foi uma viagem de ônibus de três dias pelo meio-oeste norte-americano, enfatizando o sucesso dos pequenos negócios e o desenvolvimento econômico da área rural; e rebatendo críticas de que não está concentrado em encontrar soluções para estimular a economia cataléptica”.

Por sua vez, os republicanos estão céticos quanto à viagem de ônibus, e, em seu website, Mitt Romney se referiu à iniciativa de Obama como “Magical Misery Tour” (Turnê da Desgraça Mágica, num trocadilho com o famoso álbum dos Beatles, Magical Mystery Tour), afirmando que Obama dificilmente falará com “norte-americanos desempregados, empresários à beira da falência, e famílias lutando para sobreviver na economia atual. Ele está mais interessado em fazer campanha nos swing states (estados que alternam sua preferência entre democratas e republicanos) do que em trabalhar para resolver a crise econômica que está destruindo a classe média”

Fontes:
Deseret News - "Pres. Barack Obama's approval rating lowest ever"

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *