Início » Brasil » Política » Por sua conta e risco!
Opinião

Por sua conta e risco!

Leia a coluna semanal de Claudio Schamis

Por sua conta e risco!
Opinião e Notícia

Tudo na vida é questão de arriscar. Qualquer movimento que você faça vai envolver um certo risco. Até a escolha da roupa que você irá usar hoje envolve risco. Vai que chove e você não vestiu suas galochas? Já pensou nisso? Agora imagina o risco que envolve a escolha do seu voto? Já imaginou?

Seja para o bem. Seja para o mal.

Mas o que é o bem? O que é o mal? Essa discussão quase filosófica daria até um livro. Mas como a eleição é logo ali, não temos tempo para filosofar e nem para publicar tal livro. Temos sim é que conseguir avaliar o tamanho do risco que envolve votar nesse candidato, naquele outro ali ou até mesmo naquele lá. É aquele. Esse mesmo que você pensou e que promove uma luta interna da sua consciência e passível de se precisar algumas sessões com seu analista.

E isso pode custar muito caro. Nem falo da conta do analista e sim da conta do Brasil se tudo for um desastre.

Desastre será se aquele seu candidato em quem você confiou, deu seu sangue, suor, lágrimas e seu voto virar para você um belo dia e dizer em um português quase que escorreito que a culpa na verdade é sua. Só sua e de mais ninguém. Ou melhor, de todos os outros que, como você, fez a sua escolha. Errada por sinal.

E o que é o errado? O que é o certo? Essa discussão quase que filosófica daria até outro livro. Mas não temos tempo. O tempo urge e reclama. É agora. Vai lá e vota e não se fala mais nisso.

Mas isso não é possível. Sua escolha estará lhe perseguindo pelo menos por quatro anos. Será a sua sombra, seu fantasma. E pode ser também o seu pior pesadelo. Ou pode ser o pesadelo dos outros que são obrigados a conviver com sua escolha.

Como diz a música: “os outros são os outros”, mas não seja egoísta a esse extremo e tente pelo menos por um instante pensar no seu próximo. Por isso, pense que sua escolha pode contribuir por dias melhores para toda uma nação.

E eu como parte dessa nação não quero que o próximo que suba a rampa do Planalto todo reformado, pelo menos no que diz respeito à parte estrutural, seja do tipo que não dará muitos detalhes sobre seus gastos com o cartão corporativo presidencial que inclusive já derrubou até uma ministra. Também não quero que seja um exímio nadador em mares de lama e em se dizer não conhecedor do que acontece na sala ao lado ou bem debaixo de seu próprio nariz.

Claro que também não gostaria de vê-lo de beijos e abraços com antigos desafetos e com pessoas a quem ele sempre no passado criticou e massacrou igual fez Lula, que aparece numa sequência de fotos com Collor, Renan Calheiros, Sarney, Maluf, Severino Cavalcanti. E que não foram em um encontro casual na Ilha de Caras. Só se fosse em outra ilha. Ilha de Caras de Pau.

Enfim…

Não iria querer que esse candidato que fosse subir a rampa escorregasse justamente na hora de defender porque ele quer o seu voto dizendo que o salário mínimo em tal governo teve alta de 74%, enquanto que o número oficial é de 53%.

E também não iria querer que quem subisse a rampa achasse normal o pedido de aumento de 14% no salário dos ministros do STF em plena época de eleição e em época de vacas magras para a saúde, educação, segurança, onde para esses assuntos não há dinheiro.

Não vou querer que o próximo presidente seja aquele candidato que foge de debates e de perguntas simples como a do porque ele ou ela quer ser presidente do Brasil.

Como também não quero que essa pessoa ache que todos estão conspirando contra seu governo, que a culpa de tudo é da oposição e da imprensa – sem esquecer-se do estagiário – que tem como missão sujar a imaculada imagem de um governo cristalino.

Não podemos permitir que esse novo presidente não faça nada para derrubar o preço do Big Mac brasileiro que é o 4º mais caro do mundo. Absurdo isso. O que todas nossas crianças que estão na escola estudando vão comer de merenda?

Também não podemos querer que essa nova pessoa que irá vestir a faixa presidencial simplesmente nos imponha um novo imposto considerado por ela milagreiro e que irá salvar a saúde do país dizendo que sem isso ela (saúde) tende a morrer na fila de espera do atendimento, porque para isso não há dinheiro. Para outras sim.

Não quero que essa pessoa chegue de salto alto. Nem saias. Vale lembrar que a rampa do Planalto é íngreme. E nessa hora qualquer escorregão…Pode ser fatal pra nós.

Mas quero sim que essa pessoa seja ela mesma. Que não seja uma coisa fabricada ou criada a partir de um protótipo que já foi usado e avaliado. Quero que tenha alma própria. Que pense com sua cabeça. E principalmente que faça algo melhor e diferente.

É disso que precisamos. De coisas novas. De reformulação.

E reformular não é usar um jingle como parâmetro de escolha. Até porque nesse quesito o candidato Eymael teria grande vantagem. Não estamos no “American Idol”. Nem no ”Britains´s Got Talent”, pois se estivéssemos, com certeza votava na Susan Boyle. E olha que ela usa saias.

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

26 Opiniões

  1. helo, Rio de janeiro disse:

    A consciência tranqüila é pouco diante do custo e risco de um Brasil pior. O único acerto desse governo foi manter e aproveitar (sem dar os créditos) a estabilidade do Real, o Proer (só tivemos marolinha), a responsabilidade fiscal, a telefonia e o Programa Bolsa (O”Fome Zero”do Lula deu errado) expandido e só com 30 reais. O resto foi só farra. A candidata desrespeita as urnas, com o “já ganhou” e com o uso da máquina e do presidente em campanha há 8 anos. A confusão com os números, gafes, rubrica, currículo, Receita, não é alvissareiro. A máquina está inchada com gente que faz política mas não trabalha. A Saúde precisa não de imposto, mas de menos administrativos amigos e mais concursos para profissionais da área.

  2. federica disse:

    Perfeito o texto de Claudio. Excelente o comentário de Helô. De minha parte vou copiar o texto e panfletar por aí. Apenas pra que àqueles que não tem acesso a internet possam ler nos ônibus e nos metrôs. Acho que podia ser colocado também em todos os meios da internet. Eu não sei fazer isso. Consciência e boa sorte para o povo brasileiro !

  3. Samuel Vital Ferreira disse:

    Infelizmente, como dizia um amigo meu, a “massa ignara” não tem condições de sopesar o seu voto, ainda mais anestesiada como está por tantas “bolsas” (família, escola, cadeia…). E o pior é que essa massa é a maioria.
    Samuel

  4. Markut disse:

    Como é que alguem pode duvidar da força da ironia para criticar o que anda por aí?
    É o que Shamis está fazendo ,com muito espírito.
    O grande problema é que isso só chega a um grupo privilegiado de pessoas, que tiveram a felicidade de usufruir do mínimo necessário de escolaridade, para apreender a crítica, dentro da ironia.
    E o restante da massa eleitora, como é que fica? Serão esses , que vão atrás de jingles idiotas, de lero lero eleiçoeiro, que não diz nada , nem pretende dizer, que vão decidir o destino do país, pelo menos, por mais 8 anos.
    É claro que eles não sabem , nem desconfiam disso.
    Ontem, a ministra Marina deu um show de sensatez , de clareza de pensamento e, principalmente, transmitiu uma percepção de sinceridade e honestidade, que há muito tempo não ouvíamos da boca dessa sucessão de candidatos medíocres,despreparados e, fundamentalmente desonestos, que ocupam o ridículo círco montado, unicamente para captar o precioso voto da massa desinformada e anestesiada.
    Isso foi na sabatina a que ela foi submetida pelo Estadão.Entre as diversas felizes manifestações, destaco duas, como amostra:
    -“entre trem bala, saude, educação de qualidade, fico com este último.”
    – Estado mínimo, ou Estado máximo? resposta: “o tamanho necessário”.
    Infelizmente, não há de ser neste ridículo circo de mediocridades que vamos ter a chance de poder contar com alguem , com a desejada visão de Estadista, que a Marina revelou.
    E bom não perder de vista essa figura que muita falta faz no nosso miseravel cenário político.

  5. Markut disse:

    Para quem quiser assistir a sabatina inteira:
    http://www.estadao.com.br/e/sabatinamarina.

  6. gecos@bol.com.br disse:

    Enfim, votem em qualquer candidato que lhe aprouver, mas por favor, não votem em cobra mandada. Não votem em quem se diz discípula do “Pai do Brasil”, aquele que inventou o Brasil moderno, com saúde de 1º mundo, com educação de qualidade,com estradas parecidas com pistas de corrida, com bancos cobrando juros módicos, quase zero! Por favor! Não votem na continuidade da corrupção desenfreada e escandalosa que se instalou no poder, algo nunca antes visto neste país! Não deixem que certos patifes voltem a tomar assento no governo! Votem, mas qualifiquem seu voto! Não troquem seu voto por um “prato de lentilhas”, como disse certa vez o velho caudilho que já se foi. Vote cosnciente!

  7. Jose Vicente Filho disse:

    Caro reporter; até aprovo seu pensamento, porém é inóculo no momento, suas palavras no meu entender é um desabafo, sem análise. Estamos nós numa democracia plena?, onde não há cassiques políticos, onde qualquer cidadão possa se candidatar a qualquer cargo eletivo, em condições de igualdade, onde o respeito e os custos da campanha são os mesmo?.Reflita e diga-me dentro deste seu perfil; votar em quem? votar em branco é pior. não votar esta inflingindo a lei!

  8. renato.rvasco@gmail.com disse:

    Sôbre números gostaria de lembrar William Godwin
    “Decidir sôbre a verdade pela soma dos números é um insulto intolerável à justiça e à razão”
    Outra frase interssante para o momento de violação de dados da receita, para usar contra advesários é a de Voltaire: “É perigoso estar certo em assuntos sôbre os quais os poderosos estão errados”

  9. Beraldo Dabés Filho disse:

    Seria melhor e menos chato de ler, se o autor dissesse simplesmente que ele quer o Serra eleito.

    O autor abandonou o ridículo humorismo, que tentou emplacar como comentarista político e enveredou por algo pior, o papo intediante.

  10. roberto n da silva disse:

    quei deveria ser presidente do brasil e o lula de novo nao dilma nei sera nei marina queremos lula denovo

  11. helo, Rio de janeiro disse:

    Dabés,
    Entediante serão os 4 anos de Dilma, sem poder fazer oposição. Pra quem gosta de política, esse tempo acabou. O sindicalista ficará entediado na repartição, o trabalhador não terá sindicato batendo no governo. A candidata não tem carisma, é sem graça e precisa de ponto. Viu o ponto na orelha que ela usa? Tá na internet. Se o Serra não tem graça pelo menos tem currículo. Largo o hospital e agradeço os meus mil outros interesses que a vida me deu. Para isso nem preciso de democracia. Lamento pelos brasileiros, pelos equivocados ou não. Acho que o leitor de rapiraca acertou.

  12. Zé da Silva disse:

    Nobre SCHAMIS para de me boicotar cara, posta pelo menos esse depoimento de 03/09/2010. Prometo que se você o liberar jamais o contrariarei, serei um servo fiel e para agrada-lo vou passar a dizer que Zé Serra é o melhor candidato do mundo e que Lula e Dilma não estão com nada.
    Tá bom assim?

    DIVULGUE O DEPOIMENTO ABAIXO EM NOME DA DEMOCRACIA!

    Opinião de Zé da Silva (Guarulhos, São Paulo)
    Na data: 3 de setembro de 2010 as 23:48
    Sua opinião está aguardando aprovação
    Essa história de DOSSIÊ, QUEBRA DE SIGILOS BANCÁRIOS E FISCAIS, DE ESPIONÁGENS E ETC. ETC. ETC… JÁ ESTÁ MANJADA DEMAIS, e isso se repete
    desde o final do governo do FHC, quando naquela ocasião todas as pesquisas indicavam Lula como o novo presidente.
    Eles ainda não entenderam que a escolha do povo é soberana e querem tratar os eleitores como se fossem os encabrestados do regime autoritalista
    no qual reinaram. Será que o DEMOCRATAS, QUE É
    EX- PFL, QUE FOI EX- ARENA, EO PSDB DE FHC E ZÉ SERRA ainda não entenderam que se colocando como vítimas contumazes só estão se distanciando
    da credibilidade popular e caminhando para o fundo do posso? JÁ INVENTARAM MIL ESCÂNDALOS E
    NÃO PROVARAM NENHUM. Dessa maneira o tiro vai
    pegar no atirador.

  13. Alexandre Ataíde Neto disse:

    Belém, 05/08/10

    A lei popular Ficha Limpa, que trouxe a tona, os Fichas Sujas, não é o bastante para dizimar de vez estes criminosos políticos. O Brasil precisa de uma Lei Popular mais extensiva para que o povo, nas urnas, possa deletá-los de vez, isto significa dizer, que tal Lei, deveria entender as OPÇÕES de votação, que são arcaicas e atualmente tem apenas três opções: A – Voto Positivo (vota-se em alguém). B-Voto Branco (Não se vota em ninguém). Voto Nulo (Digitá-se números desconhecidos para deletar todos). A Nova Lei poderia ter as seguintes opções: 01-Voto Positivo (elege-se alguém). 02- Voto Negativo (Deletá-se os candidatos não confiáveis). 03- Voto Branco (não se vota). 04- Voto Nulo (deletá-se todos: pela conivência deste candidato, com os Fichas Sujas. 05- Outras opções que posam, melhor, democratizar a eleição e combater a corrupção. Esta Lei Poli política(mais abrangente)seria amarrada a outras normas(reforma) políticas necessárias a combater os partidos e seus partidários inidôneos. A Politização, obrigatoriamente, poderia fazer parte destas normas.
    Atenc.
    Alexandre Ataíde-Belém/Pá

  14. Marluizo Pires Cruz disse:

    Ao contrário do que falou o Rei, o Povo sabe votar, alguns políticos não sabe respeitar o voto do eleitor, após ser eleito, por isso alguns interesses doutrinadores propensos formadores de opinião tentam direcionar o voto até o último momento da eleição.
    Subestimando o direito livre dos eleitores escolher o candidato, mas esses doutrinadores ao vê sucumbir os seus interesses, descreve que eleger é por conta e risco do povo.
    Mas, eleger não é conta e risco, é os eleitores conscientimente escolher livremente os candidatos e votar e os eleitos representar os propósitos dos eleitores perante os poderes constituidos.

  15. helo, Rio de janeiro disse:

    Marluizio, Campanha é um direito que todo brasileiro tem. Você tentar convencer o outro das suas idéias é natural. Comprar voto é que inaceitável.
    Zé de Guarulhos, Assisti ao vivo os depoimentos do mensalão. Crimes confessos e que ficaram impunes. Lula foi vítima da indiscreção de Collor. Não sofreu processo porque disse deselegantemente a verdade. A família do Serra e companheiros de campanha tiveram seus sigilos quebrados por um orgão do Estado,às vésperas da eleição e há 5 meses nada foi esclarecido, assim como ficaram impunes tantos outras vítimas de atos políticos na Receita. É chocante o PT e a Dilma entrar com processo contra o Serra, na truculência de transformar a vítima em réu. Por muito menos, países democráticos levaram estes crimes com o dinheiro público para a cadeia. Este foi um crime comum e crime político. Assim pensa Plínio e Marina. Aliás bela declaração da candidata do PV sobre esse abuso de poder e impunidade. O Estado está cada vez menos democrático. E até Plinio, que não defende o regime democrático, se chocou.

  16. Marluizo Pires Cruz disse:

    Campanha eleitoral bem sucedida é o antecessor ou candidadato com à sua crédibilidade, adquirida através da vida, mandato ou do processo eleitoral, apresentar aos eleitores, as realizações do governo e os planos de governo que o candidato pretende implementar para receber à aprovação dos eleitores através do voto, que é um direito que todos eleitores tem para conscientimente livre escolher e eleger o cndidato.
    Sem doutrinadores para tentar convencer os outros das suas idéias dissimuladas de interesses.

  17. CARMEM disse:

    QUE ARTIGO CHATO DESTE AUTOR.ERA MELHOR ELE TER DECLARADO QUE VOTA EM SERRA E OLHA QUE EU NÃO SOU DO PT, MAS RECONHEÇO QUE DILMA SERÁ MELHOR COMO PRESIDENTE DO BRASIL DO QUE SERRA, SIMPLESMENTE PORQUE ACHO QUE ELE NÃO GOSTA DE NORDESTINO, É PRECONCEITUOSO, ENTÃO PELO BEM DE TODOS OS BRASILEIROS JÁ QUE SOMOS IRMÃOS DE TODA UMA NAÇÃO,VOTO NELA.

  18. Antonio disse:

    Ola
    Estou contigo e não abro, por uma questão simples, é muito fácil, enganar o eleitorado brasileiro, principalmente aqueles que mais necessitam do Governo.
    Assisti ontem no Programa da Band “CQC” ali ficou evidenciado tal fato, o cara dando voto a quem nunca conheceu e nem sabia se ele realmente era candidato mesmo, e o que mais me impressionou foi o fato da facilidade com que se compra o voto.
    Já trabalhei na rua, fazendo campanha eleitoral panfletando e tentando convencer o eleitor votar no nosso candidato e o que eu mais ouvia do povo era. “Se seu candidato me der uma cesta básica ou um emprego eu voto nele e olha eu conheço muita gente que pode votar nele”.
    Esta é uma das mais que eu ouvi, têm tantas outras que não da para escrever aqui, não terei espaço suficiente para tal.
    O que o pessoal do PT faz é mais ou menos isto, inventa que se o Serra ganhar vai tirar o que o Lula lhes deu sendo assim está sendo comprado pelo simples fato que não querem perder as migalhas que o governo lhes dá.
    Não importa se a Dilma, não tem nenhuma experiência na política o que importa é o agora o amanhã a Deus pertence, se ele ou alguém de sua família precisar de Saúde, Educação etc. não importa.
    Vender ilusões, ocultar verdades e propagar mentiras torna-se neste momento papel principal na campanha da Dilma e a sua companheirada que se ela ganhar nosso povo vai ver o que é bom para tosse.
    Esperando que nada disto se concretize, faço votos de que nosso povo (eleitores) reflita bem e não se torne cegos na hora do voto.
    NÃO VAMOS DEIXAR QUE A MENTIRA VENÇA A VERDADE

  19. helio, Rio de janeiro disse:

    Schamis quero o seu grito. O edital em um site do CO-Rio pro projeto das Olimpíadas (daqui a 6 anos) deu só 12 dias para propostas. Tempo impossível para uma proposta tão importante para o Rio. A pressa e a falta de transparência mostra o cuidado excessivo com alguns e a total falta de cuidado com a cidade.

  20. helio, Rio de janeiro disse:

    Carmem,
    Lula fez coisas boas para o Nordeste. Mas Dilma é que parece não gostar dos nordestinos. Você assistiu a entrevista em que ela diz: “Quando eles (nordestinos) vem de lá para o Brasil…” Repetiu isso 3 vezes na entrevista. Ato falho?
    O que escrevo não mudará o seu voto, mas não ouvi nehuma declaração do Serra, que só ocupou o cargo federal de ministro da Saúde, e que você como moradora de Recife, deve lembrar.

  21. sonia disse:

    A Dilma já se pode considerá Presidente…quem garante são as mulheres que vão coloca-la na presidencia e ningem pode fazer nada a esse respeito!!!

  22. Beraldo Dabés Filho disse:

    Caras, vocês me adoram!

    Pena que não sejam mulheres.

    A FHC/Serra e aos algozes avulsos do Presidente Lula, o ostracismo e o chororô, respectivamente.

    Aliás, nunca antes neste País, o choro foi tão livre.

    Sonho inconfessável destes covardes algozes : um “golpe de estado” que impeça mais 08 anos de PT.

  23. HERCULES BHERING disse:

    OTIMA! precisamos de materia desse nivel para que o acesso seja desse povo alienado da DILMA E SR ARROGANTE LULA O DONO DO MUNDO

  24. Maria Amélia disse:

    Acredito que de todos os candidatos, Marina parece ser a mais transparente e coerente com suas convicções. Precisamos de alguém real. Meu voto é dela. Voto de acordo com mimha consciência baseada em análise crítica.

  25. Bianca Moreira disse:

    Em minha opinião o problema todo do Brasil está na educação da população.Baixo nível escolar, a falta de conhecimento da população é a mesma coisa deles estarem cegos, pois não avaliam corretamente o candidato, não vêem que o que existe no Brasil é demagogia,e precisamos ficar atento a isso, principalmente no PT, muita coisa do que o atual presidente realizou foram obras do governo do F.H.C, cujo ele apenas modificou o nome e implantou,as pessoas estão sendo enganadas.
    A política brasileira virou brincadeira; pessoas com escolaridade básica incompleta se candidatando, o português de alguns candidatos é ridículo, é vergonhoso, a ignorância deles mais ainda, como um país com capacidade para desenvolver-se chega a este nível?
    Onde está a iniciativa na educação desse governo que diz que tornou o Brasil um país próspero? Acho que eles não investem nessas áreas para o povo ficar cada vez mais ignorante, e eles dando dinheiro a população mais pobre, comprando a “confiança” de cada um, ou melhor, enganando esse povo de que estão fazendo algo, para que a população não reconheça a burrada que eles estão fazendo, pois tudo está girando em prol dessa elite.
    O escândalo das quebras de sigilo contra o candidato José Serra é mais uma das provas que essa política virou palhaçada, o PT está trabalhando a candidatura da Dilma Rousseff com golpes,até parece que eles não tem capacidade de vencer estas eleições honestamente.É ridículo, e mais ridículo ainda se ela ganhar, mas infelizmente o povo não está enxergando a gravidade do futuro desse pais se continuar nas mãos de pessoas como Dilma, acusada de assassinato na época da ditadura militar.
    Um presidente cujo nem faculdade cursou. Que exemplo é essa pessoa para os jovens de hoje? Isso piora tudo, pois os jovens pensam da seguinte maneira:”se o nosso presidente não cursou faculdade e chegou a presidência do país, porque eu preciso estudar então?” Ai está um grande equívoco. Precisamos dar educação, dar conhecimento aos jovens, pois eles também fazem parte do futuro desta nação, precisamos mostrar a importância do conhecimento, até parece que estamos na Era Medieval, onde a Igreja Católica condenava os livros, tudo o que fosse científico,tudo o que trazia conhecimento as pessoas,que abria a mente delas, pois assim elas veriam que estavam sendo enganadas.
    Brasil vamos por a mão na consciência, analisar os fatos, buscar informações sobre, e ver se realmente é aquilo que quer para o seu país, analise tudo de seu candidato desde sua trajetória de vida ao seu comportamento. Pensem muito bem, será que alguém como a Dilma Rousseff, com comportamento agressivo, histórico de violência, ficou presa durante 3 anos, tem capacidade e potencial para governar um país tão grande quanto o Brasil? Será que ela tem intelecto suficiente para tanto? Ela nos representaria bem lá fora? Ela faria a coisa corretamente pensando em favorecer a classe mais pobre?O PT não está comprando o seu voto? Prometem mundos e fundos, cumprem? Pesquise sobre demagogia e coloca frente a nossa política vergonhosa.
    Não deixe seu país afundar de vez. A escolha está nas mãos de nós Brasileiros, vamos fazer corretamente, vamos atrás de nossos direitos, chega de “empurrar com a barriga” de ficar acomodado com a situação atual, vamos progredir e não regredir, nós temos capacidade para levar o país a frente, basta um voto, vamos cobrar dos eleitos todas as promessas, para que páre de ser demagogia e vire democracia.

  26. maridu lima disse:

    Parabéns pelo espetáculo de mensagem descrita aqui nesta página, e a relidade de um sentimento ferido, autuado pelo próprio sentimeto,nos repassando que escravo somos dos outros que pocuram impor os seus, ditadando e impondo regras as avessas das leis, onde todos nos sentimos enganados e violados como cidadãos.Estamos sem libedade,sinto as pessoas com um certo temor de falar, pensar e dizer o que sente, ameaçados e com venda para que não seja possível a nossa reaçao,Então o mêdo nos ronda, mas não temamos é disso que precisamos coragem e reagir as mentiras e promessas, que domina hoje o cenário politico de “os todos poderosos” do poder.A CPMF vai voltar será um dos projetos primordias da candidata, e logo no inicio do próximo ano,a reforma constitucional será feita para perpetuarem no PODER, ladeada pelo candidato do PT ao Senado pelo Ceará PIMENTEL o dito cujo criador do projeto, e aprovado, para o desconto de previdência após a aposentadoria cujo meu esposo com 36 anos de serviço prestado se aposentou, hoje com 74 anos, desconta o valor repassado para a previdencia, e que estes seriam utilizados para pagar a divida do INSS, e que até hoje ela cresce cada dia que passa.A concentração de renda e a desigualdade social está toda onde? na criaçao de cargos, comicionados para os politicos elitizados, e orgaizações do PODER.Vamos nos previnir,precisamos de consciência, paz e muito AMOR aos outros mas muito mesmo!!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *