Início » Brasil » Política » Primo de Jean Charles foi vítima de grampos, diz ‘The Guardian’
Tabloide inglês

Primo de Jean Charles foi vítima de grampos, diz ‘The Guardian’

Família e amigos de Jean Charles entregaram dados telefônicos a polícia para confirmar o grampeamento ilegal de seus números

Primo de Jean Charles foi vítima de grampos, diz ‘The Guardian’
Morte de Jean Charles foi uma das mais polêmicas em Londres (Foto: Reprodução / AP)

Em reportagem divulgada neste quinta-feira, 14, o jornal britânico “The Guardian” informou que um primo do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no metrô de Londres em 2005, estaria na lista do tabloide inglês de pessoas grampeadas. O número de telefone do parente estaria em um dos documentos apreendidos na casa do detetive particular Glenn Mulcaire, contratado pelo tabloide para grampear telefones de políticos, celebridades e funcionários da família real em busca de informações exclusivas.

Leia mais: Escândalos obrigam Murdoch a retirar proposta de compra da BSkyB

Com medo de terem sido grampeados, familiares, ativistas e brasileiros que moram na Inglaterra passaram seus dados telefônicos para a polícia checar se ocorreram realmente os grampos.

Caso seja confirmado, a família de Jean Charles será mais uma das vítimas do tabloide britânico, que há anos vem sendo acusado de acessar ilegalmente mensagens de telefones para obter informações exclusivas. O escândalo ganhou novas proporções nas últimas semanas com denúncias de vítimas de crimes e também de familiares de soldados mortos nas guerras do Afeganistão e Iraque, que teriam sido grampeados.

A morte do brasileiro foi um dos episódios mais controversos da polícia londrina, acusada por uma sucessão de erros na operação. Jean Charles foi morto quando agentes o confundiram com Hussain Osman, que escapou com três cúmplices depois dos ataques terroristas frustrados de 21 de julho de 2005. O caso chegou a ir a julgamento, mas o júri considerou que não havia provas suficientes de que o homem foi morto em ação ilegal.

Leia mais:

Grampos ilegais ameaçam fechar mais um jornal londrino

Ex-editor do News of the World é preso em Londres

Tabloide de Murdoch grampeou famílias de soldados mortos

Fontes:
Folha de S. Paulo - Família de Jean Charles pode ter sido vítima de grampos de tabloide
G1 - Primo de Jean Charles foi alvo de escuta ilegal, diz jornal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *