Início » Brasil » Política » PT lançará campanha contra ‘versão única’ da mídia
'Regulamentação'

PT lançará campanha contra ‘versão única’ da mídia

'Não pretendemos fazer controle social, o que queremos é democratizar a informação', disse o presidente do partido

PT lançará campanha contra ‘versão única’ da mídia
Rui Falcão, presidente do PT (Fonte: Reprodução/Jornal do Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Partido dos Trabalhadores, que governa o Brasil há mais de oito anos, anunciou que dará início a uma campanha para pressionar o Congresso Nacional a aprovar um projeto de regulamentação da mídia no país.

Leia também: Encontro do PT tem homenagem a Dirceu e críticas à imprensa

“Aprovamos a ideia de fazer uma campanha forte para que se aprove, no Congresso Nacional, o marco regulatório das comunicações, que garanta liberdade de imprensa, direito a opinião, nenhum tipo de censura de conteúdo, mas que democratize as informações no país, que dê possibilidade de não haver uma versão única”, afirmou neste domingo, 4, o presidente do PT, Rui Falcão.

Partido não fala mais em ‘controle social’

A tese de regulamentação da mídia foi aprovada no 4º Congresso do PT. O partido defende, por exemplo, a restrição da propriedade cruzada de meios de comunicação e a proibição de que parlamentares sejam proprietários de veículos, ainda que a cúpula petista não pretenda revogar as concessões que já existem. Além disso, o partido abandonou a polêmica expressão “controle social” para se referir à sua intenção de regulamentar a mídia no país.

“Não pretendemos fazer controle social, o que queremos é democratizar a informação, ter múltiplas versões, não queremos ter um jornalismo partidário que muitas vezes se verifica em muitos veículos do nosso país”, disse Rui Falcão.

Fontes:
Portal Exame - PT defenderá no Congresso regulamentação da mídia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. jan disse:

    Seria muito bom se essa atitude contra a “Versão Unica” fosse aplicada a todos os temas em que a imprensa tem um ponto de vista tendencioso, especialmente aqueles que o PT apoia.

  2. Helo disse:

    A mídia é democrática. O que não é democrático é o país. Podemos ter os veículos partidários, o que não podemos ter é só uma versão, que me parece ser a vontade petista. Afinal, ligo a TV e vejo a mídia até Venezuelana, e os anúncios do governo e as emissoras amigas do poder. O PT se refere a Globo, uma entre várias emissoras. O Globo, um entre inúmeros jornais. Esse assunto é muito grave. Vemos ele surgir nos países que não primam pelo desejo do estado democrático.

  3. João Cirino Gomes disse:

    Alguma duvida, de que a sacanagem no Brasil se tornou generalizada?
    Quem sabe e diz que não sabe, é ou não é um banana ou conivente?

    E quem desconhece os detalhes citados no texto abaixo, pode até se passar por ignorante, dizendo que não sabe de nada!

    Que cada um que analise por si mesmo!

    Notem que nossos representantes políticos são os mais bem pagos do mundo!
    A questão, é que não se contentam; além de terem altos salários, cheios de exorbitâncias e de mordomias principescas, para fazer nadica de nada, ainda exercem variados cargos; todos ao mesmo tempo; tem direito a varias aposentadorias e não satisfeitos, superfaturam e desviam, como no caso das ambulâncias e das merendas escolares, onde davam lixo para as crianças!
    Esta é a justiça social, tão prometida e cantada em versos e prosa, pelos candidatos em vésperas de eleição?
    Note que: Pagamos pelo combustível quase o triplo do valor que paga o cidadão dos países vizinhos, onde nem um poço de petróleo tem; com a diferença, de que compramos “combustível adulterado e eles, puro! O mesmo acontece com o gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade!

    Mesmo sendo os donos do petróleo, como ostentam por ai, somos obrigados a pagar por ele, o preço mais alto do mundo!
    Já pensou se não fôssemos os donos?

    Veja os motivos, pelos quais pagamos o maior preço do mundo, pelo combustível e pelo gás de cozinha!
    Para quem não sabe; a Petrobrás já vem de longas datas, sendo cabide de empregos de parentes de políticos despreparados e pelegos incompetentes!

    Olhe que belo exemplo: Dilma ganhava mais de um milhão por ano da Petrobrás, será que conseguia ir aos dois empregos? Depois das denuncias em época de eleição, prometeu deixar o conselho de administração!

    Como ela conseguia conciliar e exercer dois cargos ao mesmo tempo; nós não sabemos, e quer saber? Nem o Lula sabe!
    Mas se espelhando no Lula, ela também se elegeu prometendo justiça social e justa distribuição de renda!

    E eu pergunto: Uma pessoa que age desta forma, pode dizer que defende justa distribuição de renda?
    Ainda mais em um país, onde uma parte da população ganha míseros quinhentos reais mensais, para trabalhar de sol a sol; e outra parte, esta desempregada e presa em currais eleitorais, dependendo das verbas, que são roubadas descaradamente dos aposentados!
    Isso é justiça social? Pois, parece mais um roubo desavergonhado!
    Enfim, daria um livro; digo uma imensa biblioteca, se fossemos citar a quantidade de escândalos e controvérsias que conhecemos nestas terras abençoadas, onde se plantando tudo da, e que deveria ser o país das maravilhas!
    Falar que luta por justiça social é fácil, mas só vamos ver quem é quem, na hora de dar os exemplos!
    Nesta terra, os maiores ladrões permanecem impunes, sem devolver um centavo daquilo que roubaram dos cofres públicos; melhor dizendo, do sangue e suor que sugam da população carente, pois além da lei de imunidade para acobertá-los; dominam os cabides de empregos, onde funcionários públicos estão escalados para limpar suas barras!
    Exemplo: O Juiz, que deu a liberdade ao banqueiro bandido Daniel Dantas, por ser sócio do Lulinha, o filho do presidente; e puniu o Delegado de policia que o prendeu!
    Mas lógico, neste caso, foi uma troca de favores; uma mão lavou a outra; e a corda arrebentou pelo lado mais fraco!
    Só que esta história não terminou, ainda tem muita lenha para queimar!
    Mas vamos em frente: Notem que Dilma promete fazer faxina; mas à maioria dos ladrões cassados, pertencem a outros partidos!
    O prefeito de Campinas foi cassado; e adivinha de que partido é o vice que assumiu?
    Será preciso acrescentar, que o vice já esteve foragido, por envolvimentos em corrupções e desvios de verbas da SANASA?
    Até parece que no PT não tem corruptos!
    Será que a população já se esqueceu do mensalão?
    E como se não bastasse, ainda acobertam bandidos de outras nacionalidades, dando-lhes cidadania, feito o italiano assassino!
    Logo este bandido, também estará se candidatando, ou assumindo cargo de confiança em algum ministério, quer apostar?
    É só aguardar e prestar atenção!
    Lula se elegeu criticando o enriquecimento ilícito: E o Lulinha se tornou empresário genial, fazendeiro e bilionário da noite para o dia, honestamente?
    O mais estranho é que, só se tornou gênio, depois que o pai se elegeu; antes ele era um simples empregado assalariado, em um Zôo em SP…
    Notaram este detalhe?
    O fedelho fez sociedade com o banqueiro Daniel Dantas, e teve livre acesso as verbas do BB, e BNDS!
    Desta maneira, qualquer Zé ruela se torna empresário genial, fazendeiro e bilionário!
    E o ministério público, que se faz de cego, que fique desacreditado, quem se importa com isso?
    Depois uns e outros rasgam seda, ganham promoções e o povo, que se dane!
    Pois bem: Esta deve ter sido uma das promessas que Lula cumpriu!
    Outra deve ter sido feita aos seus amiguinhos, que defendem o Italiano assassino! Pois este também ganhou cidadania, talvez seja indenizado e até ganhe uma aposentadoria por ter sido preso no Brasil!
    Por isso, não tem verbas para dar o aumento digno aos aposentados, não tem para a saúde, não tem para a segurança, ou para educação!
    Mas tem para viajar e roncar papo pelo mundo afora, tem para doar até aos países de primeiro mundo, feito a Grécia, tem para construir porto, rede de hotéis e estradas em Cuba!
    E a população simples e desinformada, nem nota que estão criando bodes expiatórios para desviar sua atenção, e justificar a irresponsabilidade pelos desfalques nos órgãos públicos e nos três dês-governos!
    É só contarem a mídia sensacionalista e vendida, armarem bem os policiais, dar uma volta pela periferia, ou subir nos morros; invadir residências, e apresentarem para a sociedade meninos descalços e sem camisas, aparentemente desnutridos, e dizer que, “tais meninos”, são os responsáveis pelo aumento da criminalidade e violência!
    Acham que desta maneira, estão justificando as falta de verbas para a educação, saúde e segurança?
    Ou justificando, cuecas e meias recheadas, mensalões, superfaturamentos na compra de ambulância, medicamentos e merenda escolar?
    Ou esperam estarem justificando seus altos salários e desvios, senhores onipotentes?

    Este sim é o ridículo crime organizado dentro do Estado!
    E os maiores criminosos continuam acobertados pela lei de imunidade!
    E poucos entre a sociedade e os policiais, percebem que as vitimas deste sistema enganoso, estão sendo jogados uns contra os outros, para fazer o joguinho sujo e promiscuo, e “defender o câncer político”, responsável pelo verdadeiro crime organizado, que “esta enraizado nas entranhas do país”, e é responsável, pela injustiça social, e pelo aumento da violência!
    Esta história é antiga; e os verdadeiros responsáveis; são aqueles que para se elegerem, prometem milhões empregos, prometem casas populares, prometeram justiça social e justa distribuição de renda!
    Mas depois de eleitos, se tornam bilionários da noite para o dia, extorquindo a sociedade com as mais altas taxas tributarias do mundo, passam a defender bandidos, e até aqueles que antes criticavam para se eleger!
    Veja as mais diversificadas formas de engodo: Pagamos impostos, para ter direito a Educação e Segurança; mas somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista e mesquinha, que manipula, compra, forja e distorce todos os tipos de pesquisas para se idolatrarem…
    Pouco, ou nada se importando com a Pátria, ou, com seu semelhante!
    Se não fosse desta maneira, há muito seriamos o País mais rico do planeta, em todos os sentidos!
    Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal!
    E os políticos tiram vantagens desta situação; pois, tanto montam suas escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo, a procurar escolas particulares!
    Desta maneira, a maioria sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi!
    Bom esquema não é mesmo?
    E as estradas, que são privatizadas?
    Primeiro eles as constroem, na maioria das vezes superfaturadas!
    Mas toda a construção sendo paga com verbas do IPVA e impostos do cidadão!
    Depois de construídas, é que eles as privatizam; ou seja, vendem, a eles mesmos por preços de bananas!
    Colocam seus parentes e amigos para administrá-las, e boa parcela deste povo desinformado, nem percebe que esta pagando absurdos, para rodar nas mesmas estradas, que foram construídas com seus impostos!
    Quase a mesma formula, não é usada nas empresas públicas que são privatizadas?
    A diferença é que: Boa parte destas empresas; são usadas como cabide de empregos, para dar bons salários e mordomias aos pelegos e parentes de políticos incompetentes; que na maioria das vezes, nem são fantasmas e nem vão ao trabalho! Por este motivo, é que as empresas ficam endividadas e com rombos!
    Então, os políticos usam verbas dos nossos impostos, para tapar estes rombos!
    Exemplo: gastam valores equivalentes a preços de diamantes, para tapar tais rombos, e as vendem a preço de casca de bananas!
    Mas tem um detalhe: Eles mesmos as compram em forma de ações!
    E as empresas passam a dar lucro!
    Esta é uma das formulas mirabolantes, para se tornar empresários genial, fazendeiros e milionários da noite pára o dia!
    Iguais a esta, existem milhares…
    Desde a falsa independência, até os dias de hoje, houve muitas formas de governos; só que as mentiras aumentaram e os cambalachos seguem a todo vapor!
    A população esta sendo tratada, igual aos índios, que trocaram suas terras por badulaques!
    Este é um dos motivos, pelo qual, querem a população desinformada e inculta!
    Desta maneira, fica mais fácil tosquiá-los feito cordeiros, e os empurrar para os currais eleitorais! Por isso as cadeias estão superlotadas de gente pobre e analfabeta!
    E ainda dizem que cada preso, daqueles que estão embolados em pequenos cubículos, custa ao governo; ou seja, para o cidadão pagador de imposto, quatro mil e quinhentos reais!
    Poucos se importam, se a maioria dos pais de famílias trabalham de sol a sol a troco de um salário de quinhentos e poucos reais!
    Isso quando consegue emprego: E muito menos se importam; se com este valor, o cidadão é obrigado a se manter e sustentar sua família!

    Enquanto isso, nossos representantes políticos, superfaturam desde a construção do presídio até a estadia dos presos! E isso já vem de longa data!

    E a mídia brasileira vendida e sensacionalista, não deveria estar divulgando algo a este respeito?
    É simples: Tem muita gente obtendo vantagens, para distorcer fatos e acobertar maracutaias!
    E eu aqui falando bobagem! Mas eu insisto: será que uma faculdade em período integral custa tanto quanto a estadia do preso?
    Será que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade em período integral, senhores canalhas?

    E os “senhores onipotentes”, continuam arrastando papo pelo mundo a fora, e fazendo suas turnês, à custa do sangue e suor deste povo cordeiro tosquiado, humilde e desinformado, que esta sendo mantido em currais eleitorais, “com os valores”, que os “senhores” continuam roubando descaradamente dos aposentados; se maquiando e usando mascaras, para se passarem por salvadores da pátria, não é mesmo?

    Onde estão os hipócritas e demagogos, com seus projetos felicidades?

    Precisamos lhes mostrar nossa insatisfação, e aproveitarmos para lhes perguntar, onde o tal projeto efetuara mudanças?

    Será que ao menos dariam uma dentadura aos desdentados, para que estes possam sorrir da própria desgraça?

    Nós subscrevemos o abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade! Ou voto Nulo, em quem promete, só visando vantagens!

    Se estiver de acordo, assine!
    Vamos demonstrar a insatisfação popular!
    Uma andorinha sozinha não faz verão!

    Abaixo-assinado Fim da imunidade e impunidade!
    Ou voto Nulo, em quem promete só visando vantagens!
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron

    Liberdade não consiste somente em se livrar das correntes!
    Substituir as senzalas, hoje lhes convém muito mais!

    Por isso, criaram as reservas indígenas e os currais eleitorais!

    A escravidão e o coronelismo ainda existem e não disfarça!
    Só não existe, a distinção, da cor, do credo, e da raça!

    Deveriam é mudar o slogan da Bandeira Nacional!

    Ao invés de ordem e progresso; deveria ser: Ordens aos humildes e progresso aos demagogos, hipócritas e poderosos!

    Abra sua boca a favor do mudo, pelo direito de todos que perecem!
    Provérbios Rei Lemuel!

    O cidadão que deseja justiça social!
    Precisa fazer sua parte, divulgando as injustiças!

  4. Carlos U. Pozzobon disse:

    Não se entende bem o que a palavra “democratização” quer dizer. Nas minhas conjeturas acho que segue o nefando regime de TV a cabo aprovado recentemente. Por este novo marco regulatório, foi aprovada a emissão obrigatória de 3,5 horas semanais, no horário nobre de programação, de audiovisual a ser organizado pela ANCINE. Com isso, as emissoras terão que abrir as grades de programação para os conteúdos nacionais.

    Acho que com a imprensa vai acontecer a mesma coisa. Vão criar um marco regulatório novo, e na esperteza das mãos-de-gato das comissões do Congresso, vão introduzir à socapa a obrigação de publicar um certo número de metragem jornalística com conteúdos reservados para uma entidade central organizadora das tais “organizações sociais”.

    Como resultado, a imprensa privada será obrigada a divulgar a opinião dos grupos sociais formados por profissionais inadaptados (o dos tais cursos fajutos). E quem comprar um jornal terá nas páginas nobres artigos escritos por correntes de opinião favoráveis ao racialismo nas escolas, ao talibanismo ambiental, ao onguismo picareta, ao sindicalismo selvagem, e assim por diante.

    Reitero que falo preemptivamente, uma vez que não está claro o que virá pela frente. Mas advirto para a probabilidade de grandes revezes do governo no quesito da TV a Cabo. Emissoras internacionais como CNN, BBC, FOX News, DW, TVE, TV5, RAI, etc., podem entrar em um Tribunal Penal Internacional contra a invasão de suas grades de programação. E o governo ser condenado a indenizações pesadas, senão a constrangimentos vexatórios na comunidade internacional. O Itamarati que se cuide porque o Brasil estará criando a maior rede de críticas contra o governo jamais existente em outro momento. Por enquanto, como os EUA não fazem parte do TPI, o governo pode levar uma pequena vantagem. Mas não pense que se imiscuir na programação das emissoras seja algo que se possa fazer sem praticar a mesma coisa que os bandoleiros rurais. Aliás, o que o governo está fazendo é apenas expandir o espírito emessetista para os meios de informações. Obrigar alguém a publicar algo contra sua política editorial representa uma invasão de propriedade. Só não vê quem não quer.

  5. João Cirino Gomes disse:

    Quando a mídia sensacionalista bajula, ou apresenta uma matéria que beneficia o PT, eles se gabam; quando faz critica, Mas se criticar estão prontos para a briga! Ai deixa de ser mídia imparcial! Eles acham que por comprar uns e outros, todos são obrigados a comungar com eles, ser coniventes e se venderem!

    Abra os olhos, ceguinhos!

  6. Hivitality disse:

    A melhor maneira de fazê-lo é contrariar as orientações de Lulla e começar a responder quando são acusados, ao invés de transferir o ônus da prova unicamente a quem acusa.

  7. João Cirino Gomes disse:

    É como diz o colega Claudio Schamis,não jogue lixo no chão!

    Não satisfeitos, em festejar com nossos impostos, os políticos continuam superfaturando merenda escolar, dando lixo para as crianças!

    E agora me aparecem com a nítida pretensão, de usar nossos impostos, para generalizar a compra da mídia, e jogar lixo em nossas casas, abusando de nossas privacidade e paciência, tentando nos obrigar a ouvir suas promessas enganosas e propagandas imundas!

    Idiota: Economize aguá, não lave a calçada,nem tome banho, assista o comício dos politiqueiros, que receberas uma lavagem completa!
    Estão pretendendo fazer uma bela faxina, mas é no seu cérebro eleitor!

  8. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Partindo do PT isso tem como objetivo se perpetuar no poder, o pior é que isso se torna possivel, é só fazer outro mensalão, com a moral dos nossos politicos é só oferecer dinheiro que tudo se torna possivel.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *