Início » Brasil » Política » Quase metade das crianças latino-americanas vive na pobreza
Cepal e Unicef

Quase metade das crianças latino-americanas vive na pobreza

No Brasil, 38,8% das crianças e adolescentes estão na faixa da pobreza

Quase metade das crianças latino-americanas vive na pobreza
Pior situação é registrada em El Salvador (Fonte: Agência Efe)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo divulgado nesta quarta-feira, 18, pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pelo Unicef revelou que 81 milhões — ou 45% — de crianças e jovens da região com menos de 18 anos vivem na pobreza.

Baseado em dados de 2007, o estudo mostrou ainda que 38,8% das crianças e adolescentes do Brasil estão na faixa da pobreza. Deste total, 14% fazem parte do grupo de extrema pobreza.

Em sétimo no ranking, o Brasil aparece atrás da Costa Rica, Chile, Uruguai, Argentina, Venezuela e Colômbia. A pior situação é registrada em El Salvador, seguido por Guatemala, Nicarágua, Bolívia, Honduras e Paraguai.

É preciso investir

A pobreza atinge 86% das crianças e adolescentes de El Savador, sendo que 39% estão incluídos no grupo de extrema pobreza.

O estudo levou em conta fatores como nutrição, acesso à água potável, saneamento, habitação de qualidade e educação.

A Cepal e o Unicef defendem investimentos na promoção dos direitos das crianças latino-americanas e caribenhas.

Leia mais:

A verdadeira linha da pobreza

Fontes:
Portal Exame - Pobreza atinge 81 milhões de crianças latino-americanas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Luís Bustamante disse:

    Com relação à pobreza no Brasil, o que fez o Lula nos 8 anos de governo? Formou-se palestrante para empresários e ricos (nada contra empresários e ricos, hem?) e vai ficar milionário com isso, enquanto o pobre povo que o elegeu vai continuar cada vez mais pobres. Agora Dilma promete erradicar a pobreza no país…

  2. Carlos U. Pozzobon disse:

    Mas se existe criança pobre significa que os pais são também pobres, não? Ou existe pais remediados e filhos pobres? Acho que seria um absurdo. Então, se existe 38% de crianças pobres no Brasil, a população de pobres deve estar nessa faixa. Mas como é que o governo vem dizendo que a população pobre tinha caído para 8%? Está na cara que se trata de um embuste. Os países desenvolvidos possuem uma população pobre que vai dos 8 aos 18 porcento. Portanto, o Brasil não pode ter uma população pobre de 8%.

  3. Peter Pablo Delfim disse:

    Quando o último compromisso é com a verdade então qualquer um pode dizer o que quizer. Não importa se cinco ou quarenta. A verdade é única. Não se distorce a verdade. Se mente. Não se pode desamparar alguém pelo simples fato de ser pobre. Assim também não podemos permitir que um voto valha mais do que uma vida.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *