Início » Brasil » Política » Rebeldes se aproximam de Sirte, cidade natal de Muammar Khadafi
Líbia

Rebeldes se aproximam de Sirte, cidade natal de Muammar Khadafi

Ataques aéreos da coalizão internacional, agora sob o comando da Otan, expulsaram forças fieis a Khadafi a leste de Trípoli

Rebeldes se aproximam de Sirte, cidade natal de Muammar Khadafi
Forças rebeldes já controlam os principais terminais de petróleo no leste do país (Fonte: AP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os rebeldes da Líbia avançaram nesta segunda-feira, 28, rumo à Sirte, cidade natal de Muammar Khadafi, e já retomaram todo o terreno perdido no início do confronto. Os ataques aéreos da coalizão internacional, agora sob o comando da Otan, expulsaram forças fieis a Khadafi a leste de Trípoli, capital do país.

Sirte, que no último domingo foi bombardeada pela coalizão ocidental, marca a fronteira entre o leste e o oeste do país e tem importância simbólica como uma das fortalezas do ditador líbio, além de abrigar prédios do governo e depósitos de armamento do Exército.

“Não vai ser fácil controlar Sirte”, afirmou o general Hamdi Hassi, um dos líderes rebeldes na cidade de Bin Jawwad, em entrevista à agência AP. “Mas com os ataques da ONU aos armamentos pesados do governo, agora estamos lutando com as mesmas armas.”

Forças rebeldes se espalharam rapidamente ao longo da principal estrada costeira do país no domingo, avançando mais de 450 quilômetros desde que partiram de Benghazi, no sábado, e controlando todos os principais terminais de petróleo no leste do país. A oposição planeja exportar petróleo “em menos de uma semana”, disse um porta-voz.

Pela primeira vez, testemunhas também relataram o efeito devastador dos bombardeios aéreos sobre o exército líbio e as milícias de Khadafi. No domingo, a coalizão internacional bombardeou Trípoli, a capital, pela primeira vez desde o início das operações.

A oeste de Sirte está a grande cidade de Misrata, nas mãos dos rebeldes após uma tentativa de Khadafi para retomá-la foi frustrada por bombardeios aéreos. Misrata é o único reduto rebelde no oeste da Líbia.

Fontes:
The Guardian - Libyan rebels advance on Muammar Gaddafi's home town

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *