Início » Brasil » Política » Resultado das urnas fortalece PMDB para sucessão presidencial em 2010
Eleições municipais

Resultado das urnas fortalece PMDB para sucessão presidencial em 2010

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Com a votação municipal em segundo turno no país neste domingo, o PMDB empatou com o PT no comando das capitais brasileiras. O governador tucano José Serra foi um dos principais líderes políticos beneficiados com o resultado, uma vez que ajudou a reeleger Gilberto Kassab, com a maior votação já alcançada pela prefeitura de São Paulo. Enquanto Marta Suplicy, do PT, obteve 2,5 milhões de votos, Kassab alcançou 3,8 milhões.

Após apostar na forte aliança com o DEM, José Serra agora visa suceder Lula, em 2010. O governador já é favorito nas primeiras pesquisas de intenção de votos. A classe média do estado representa forte eleitorado de Serra. O PT, além da derrota de Marta, também perdeu em Porto Alegre, cidade que governou durante 16 anos. José Fogaça, do PMDB, venceu a petista Maria do Rosário, com diferença de votos de mais de 10%.

Atualmente, o Partido dos Trabalhadores governa oito capitais e passará a governar seis, em 2009. Já o PMDB aumentará de cinco para seis.

O governador tucano Aécio Neves, de Minas Gerais, e os peemedebistas Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima — que apoiou o candidato eleito em Salvador, João Henrique –, também foram beneficiados com as eleições, assim como Serra.

Fontes:
Estadão - Eleição fortalece PSDB e PMDB para sucessão de Lula em 2010
G1/Globo.com - PT perde espaço e agora divide liderança no comando de capitais com PMDB

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *